Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Plone lança versão 2.0

Notícia publicada por brain em março 24, 2004 09:26 AM | TrackBack


Alcançar a versão 2.0 é um marco importante para qualquer software livre, e o anúncio da nova versão do Plone nos deixa muito satisfeitos por saber que este engine livre pouco conhecido é o responsável silencioso por gerenciar o conteúdo dos sites Intranet e Internet de muitos órgãos públicos e empresas no Brasil, além de ser relativamente popular no exterior (o Slashdot informa que o site das atuais explorações da NASA em Marte é baseado nesta ferramenta, por exemplo. Saiba mais sobre o Plone, e compare com seus CMS favoritos.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» cuca () em 24/03 16:50

Fiquei impressionado com o Plone, vou utiliza-lo com certeza !! Valeu a dica.


» Marcelo R. Minholi () em 24/03 17:11

Na verdade o Plone não é tão desconhecido assim, tanto que pretendemos migrar o portal e a intranet para o Zope/Plone até o final do ano.

Dentre os diferenciais do Plone em relação à outros CMS o mais interessante talvéz seja o fato dele possuir suporte à WorkFlows além de recursos para criação de níveis personalizados de aprovação de conteúdo, editor WYSIWYG, suporte à importação de documentos do OpenOffice.org, etc.

O conceito de separação entre a apresentação e a programação é muito funcional e o uso das ZPT (Zope Page Templates) e do DTML (linguagem dinamica para construção de templates semelhante ao que é feito pelo Smarty no PHP) é muito simples.

O conjunto Zope/Plone é sem dúvida a melhor solução para gerenciamento de conteúdos em ambientes heterogeneos ou altamente complexos, além de ser também uma ótima plataforma para desenvolvimento de web applications, fazendo uso da linguagem Python e de uma série de produtos (assim são chamados os componentes de terceiros) que facilitam muito o desenvolvimento.


» Luciano () em 24/03 20:28

é possivel com o zope/plone ter a base de usuarios do sistema para que eles possam logar e poder fazer download e upload dos arquivos que estao no servidor?


» hamacker () em 25/03 10:31

Nao consegui acessar o site, alguem ai conseguiu ?


» chou () em 25/03 11:00

Luciano: Com o plone não posso garantir(já que não tentei fazer isto :-D) mas com o ZOPE dá(acho que se você configurara direito o Plone consegue).


» spectra () em 26/03 10:31

É Possível fazer com que o site autentique seus usuários de várias maneiras, como NTLM, LDAP, SQL, etc..

Vá até zope.org e procure mais informações, pois o plone usa a estrutura padrão do Zope com algumas melhorias.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.