Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conectiva libera Beta 2 do Linux 10

Notícia publicada por brain em março 23, 2004 01:50 PM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) enviou este link do IDG Now e acrescenta um trecho: "Nesta segunda-feira (22/03) a Conectiva informou que a segunda versão beta do novo sistema operacional de código-fonte aberto, o Conectiva Linux 10, está disponível para download. Segundo a distribuidora brasileira, o sistema ainda está em fase de testes e deve ser finalizado ainda no primeiro semestre. A empresa informa que já foram apontados mais de 491 bugs entre as duas versões Technology Preview e o Beta 1 ? lançado há um mês ? sendo que o líder do ranking parcial de contribuições já reportou 65 diferentes bugs."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Lordello () em 23/03 14:24

Estou achando muito estranho, está todo mundo anunciando, mas não existe nada no site sobre o Conectiva10 Beta2....
Muito estranho... e que estória é essa da Conectiva ser vendida?!?!?!


» Andreas () em 23/03 18:47

Está disponível a partir de agora:
https://moin.conectiva.com.br/TechnologyPreview


» Manoel Pinho () em 23/03 18:53

Bootsplash ? Legal ! Isso impressiona muito os usuários finais.

O CL10 está ficando muito bom (estou com ele numa máquina)...


» Lordello () em 23/03 23:29

É bom consertar o link então....
A única coisa que não gosto no Conectiva é ver que os pacotes são compilados para i386... Quem iria usar uma distribuição atual num 386?!?! O Mandrake já vem compilado para i586 a muito tempo, já era hora da Conectiva fazer o mesmo...
Falow!


» Ademar () em 24/03 01:30

Lordello escreveu:

> A única coisa que não gosto no Conectiva é
> ver que os pacotes são compilados para i386...
> Quem iria usar uma distribuição atual num 386?!?!
> O Mandrake já vem compilado para i586 a muito
> tempo, já era hora da Conectiva fazer o mesmo...

Por que razão? Você já fez algum teste alguma vez pra conferir se há ganhos significativos de desempenho nessa mudança? Você sabe o que quer dizer esse i586 no nome do pacote? Sabe a diferença pros pacotes que tem i386? Ah... e reparou que não existem relatos técnicos a respeito dos potenciais ganhos dessa mudança?

Mudar pra i586 é uma grande jogada de marketing... A Mandrake, por exemplo, surgiu com o slogan "Distro compilada pra Pentium, 30% mais rápida que as outras", algo que nunca teve fundamento técnico mas que na época enganou e pelo jeito continua enganando muita gente.

O mesmo é defendido por vários usuários do Gentoo: "compilo meus próprios pacotes, com as flags de compilação pro meu processador... *muito* mais rápido" (Veja artigo no slashdot sobre isso: http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=03/08/02/2037221).

E antes que reclamem: Não tenho nada contra Mandrake ou Gentoo, só estou dizendo que é errado escolher uma dessas distros achando que "o desempenho é melhor porque foi compilado pra i586, i686, Athlon ou whatever.

Enfim, se você acredita que o CL é ruim porque os pacotes são compatíveis com i386 (mesmo sendo otimizados pra i586, veja nossas flags de compilação), você precisa acreditar menos no marketing e rever seus conceitos técnicos.

Nos pacotes onde isso realmente importa (geralmente onde o código é diferente - utilizando, por exemplo, extensões de um ou outro processador), nós preferimos gerar múltiplos pacotes, cada um para uma arquitetura (é o caso do kernel e alguns pacotes multimídia, por exemplo).

A Conectiva está pecando no quesito Marketing? Talvez... O CL é ruim porque não é "otimizado pra i586"? Definitivamente não.


» SdnNv () em 24/03 09:34

Colaborei com a indicaçao de um bug, que parece não ser propriamente um bug, mas uma limitaçao do Linux/BSD/GNU que seria o suporte integral ao processador Centrino da Intel. O Miura prontamente respondeu. Esse é o tipo da coisa que se deve aplaudir. Reconhecer que existem erros e tentar corrigí-los. Não sei se antes a Conectiva tinha um Beta teste... gostei e espero que dê tudo certo... boa sorte....


» Paulo () em 24/03 10:17

Não vejo a hora de poder testar o Beta2....

Já estou há uma semana com o Beta1 direto na minha máquina e estou satisfeito.

Muito acertado a escolha da Conectiva de deixar a comunidade participar dos betas e das correções e sugestões.

Pena que poucos acabam dando valor para essas aberturas e ficam só criticando, mas colaborar que é bom, nada!


» hamacker () em 24/03 12:50

ALLguem que ja usa o beta, poderia dizer se o processo de instalacao mudou, ou ainda é aquele mesmo da versao anterior. Apenas curiosidade.


» andreas () em 24/03 16:28

hamacker, você está perguntando em relação ao beta anterior ou em relação ao CL9? O instalador do CL10beta sofreu várias modificações em relação ao CL9.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.