Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

MySQL altera licença para facilitar distribuição junto com o PHP

Notícia publicada por brain em março 15, 2004 08:43 AM | TrackBack


ralobao escreveu: ""Até agora havia um problema latente entre as licenças das bibliotecas do MySQL e o PHP, mas a notícia do noticiaslinux diz que a MySQL AB incluiu uma exceção para permitir que o PHP use suas bibliotecas." Na verdade, o PHP sempre pôde usar as bibliotecas do MySQL, mas pelo que entendi agora poderá distribuí-las também, embutidas no seu pacote, facilitando a vida de quem usa sistemas LAMP.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» George Tavares () em 15/03 09:00

Na verdade o mysql eh um produto GPL, porem o mysqlclient (biblioteca de conexao com o mysql) era LGPL. O php no entanto, eh regido por licenca opensource, mas nao GPL (PHP License, estilo apache).
Em virtude de produtos comerciais estarem usando a biblioteca mysqlclient embutida nos seus produtos, a MysqlAB resolveu trocar a licensa do mysqlclient para GPL tambem. A licensa GPL eh chamada de virotica, pois todo o codigo que usa ela (aquelas definicoes de codigo derivado) devem ser GPL. Isto implicaria em trocar a licensa do PHP para GPL, o que gerou toda a confusao.
Sobre a distribuicao da biblioteca, acredito que sempre veio junto com o PHP a biblioteca client do mysql, ate porque varias vezes que compilei o php com suporte a mysql, nao tinha o mysql propriamente dito instalado na maquina.
De qualquer maneira, louvor a mysql, por ter criado esta excessao para projetos opensource, apesar de ter demorado um pouco (o caso parecia se estender desde meados do ano passado).


» Renato () em 15/03 11:15

Até agora, não entendo esta licença. Uns falam uma coisa, outros falam outra. Por exemplo, tenho um aplicativo comercial utilizando o MYSQL. Como faria ? Vendo o aplicativo para o cliente e o mesmo compra o MYSQL ou pode baixá-lo sem ofender a licença ?
Seria bom que existisse uma explicação com casos (exemplos), pois tem muita gente que diz que o MYSQL é free.


» Marcos de Souza (mds) () em 15/03 11:43

O problema era referente a ultima versão do mySQL certo?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 15/03 12:12

Renato,

Por isso que você confunde: tratar o MySQL como "free" é no mínimo dúbio! Por que usar a palavra em inglês que tem dois sentidos diferentes ao invés da palavra em português "livre"? Ou você queria dizer "grátis"?

O MySQL é um produto inteiramente livre, na medida em que ele é GPL. Só que existem muitos tipos de licença e algumas delas não podem ser usadas juntas. Esse era o caso com a licença do PHP: ela teria que virar GPL pra encaixar com a licença das bibliotecas do MySQL.

Quanto a ter um aplicativo comercial utilizando SQL, a questão é o seguinte: ele se utiliza das bibliotecas do MySQL? Se sim, ele precisa ser GPL também. Ser GPL não significa deixar de ser comercial, mas significa que você perde o controle sobre a distribuição do fonte - que você tem que disponibilizar junto com o executável.


» Renato () em 15/03 13:18

Grande Patola,
Obrigado pelo esclarecimento. Quanto ao "free", é mais uma criada pelo "povo" como deletar, resetar, bootar, etc. Sei que é "livre", mas concorda comigo, que quando falam em "free" o que lhe vem a cabeça ?


» hamacker () em 16/03 08:16

Renato :
O FAQ em mysql.com responde a sua pergunta, se voce nao quiser distribuir os fontes do seu programa, voce ou o cliente precisa adquirir as licencas comerciais do produto. As licencas comerciais são apenas para as maquinas clientes, se forem 4 estacoes, pode-se comprar as licencas pontuais ou adquirir pacotes com preço + baixo. Realmente o termo "free" é dúbio, por isso eu uso + a palavra "open" que confunde menos.
inte+


» George Tavares () em 16/03 09:21

Como o patola comentou, o problema reside no: "ele se utiliza das bibliotecas do MySQL" .
Entao por exemplo, se voce faz um programinha Delphi que acessa o mysql pelo odbc, voce nao tem obrigacao de botar teu codigo em GPL. Agora se seu programa faz acesso nativo , usando componentes VCL diretos, que por sua vez usam a libmysql.dll (acho que eh esse o nome) ai sua situacao em mais complicada. Essa biblioteca obriga, primeiro, que o componente VCL seja GPL. Entao voce, por usar esse componente, tem que botar seu codigo em GPL tambem.
Acho que nesse caso o melhor eh ficar usando bibliotecas de versoes antigas, ainda regidas pela LGPL (acho que isso pode)


» hamacker () em 16/03 12:39

George Tavares, nao é o uso da lib cliente do mysql que irá dizer se deve comprar as licencas ou nao, veja o faq (http://www.mysql.com/doc/pt/Business_Services_Commercial_licenses.html):

O banco de dados MySQL é liberado sob a licença GNU General Public License (GPL). Isto significa que o programa MySQL pode ser usado sem custos sob a GPL. Se você não deseja estar limitado pelos termos da GPL (tais como a exigência de que a sua aplicação também deva ser GPL), você pode comprar uma licença comercial para o mesmo produto da MySQL AB; veja http://www.mysql.com/products/pricing.html. Desde de que a MySQL AB é dona dos direitos do código fonte do MySQL, estamos aptos a empregar o Licenciamento Dual, que significa que o mesmo produto está disponível sob a GPL e sob uma licença comercial. Isto não afeta o nosso comprometimento com o Open Source de forma alguma. Para detalhes sobre quando uma licença comercial é exigida, veja section 1.4.3 Licenças do MySQL.

Para usar o programa sem custo tem de se enquadrar nos termos descritos na propria licenca :
http://www.mysql.com/doc/pt/Using_the_MySQL_software_for_free_under_GPL.html

Nao há em nenhuma parte da licenca mysql que se defina que nao se deve pagar quando usasse o banco de dados mysql, mas nao se usa as libs dele. Porque até mesmo provedores sao encorajados a comprar a licenca mesmo nao usando nenhuma lib cliente (quem vai usar isso sera o cliente).
Esse negocio do MySQL nao precisar ser pago com uso comercial é bastante discutido, mas o fato é que as licencas sao baratas e acessiveis. O que eu vejo por aí é gente querendo dar "aquele jeitinho" de nao ter que pagar. Ja diria o Boris : "Isso é uma vergonha". Minhas desculpas antecipadas se ofendi alguem.
[]'s


» George Tavares () em 16/03 13:18

hamacker, acho que voce nao esta entendeno o topico da discussao. O problema todo reside no espaco do cliente que se conecta com o banco , e nao na licensa do banco em si. Se a empresa que vai usar o banco vai precisar comprar o mysql ou nao, eh um outro problema.
Existiam uma serie de aplicacoes NAO GPL, que se valiam a mysqlclient (LGPL) para se conectar no mysql (que eh GPL). Isto era possivel porque a LGPL nao apresenta a caracteristica virotica da GPL. Desta forma existem tanto clientes opensource para o mysql (como o php) como clientes Closed Source( Tipo componentes Delphi, por exemplo). Tudo isso era permitido pelo fato da libmysqlclient ser LGPL.
Os links que voce mandou tratam sobre o mysql propriamente dito, e nao do problema da biblioteca client, exposto nessa thread, por isso os links nao sao pertinentes.
O primeiro movimento da MySQL AB foi transformar entao a libmysqlclient para GPL (especificamente para acabar com o uso da libmysqlclient por produtos comerciais sem eles ganharem pilas). Mas o problema eh que transformando para GPL a mysqlclient, somente projetos GPL legitimos poderiam usar a biblioteca, o que excluiria o PHP, por exemplo. Por isso foi criado essa excessao para projetos opensource. Desta forma o cenario que temos eh que o PHP pode usar a libmysqlclient, pelo fato dele ser opensource, apesar de nao GPL e um componente para mysql no delphi, pago, por xemplo, nao pode, a nao ser que o fabricante do componente licencie a libmysqlclient com a MySQL AB de uma forma nao GPL(que seria a licensa dual, que creio que va existir, se ja nao foi criada).
O que acontece era que antes a MySQL AB soh faturava no servidor do banco de dados. Se alguem quisesse desenvolver uma aplicacao de monitormanto para o mysql, um admin da vida e quisesso cobrar, podia. Agora nao pode mais. Tem que licenciar a limysqlclient com a MySQL AB para poder desenvolver esse tipo de ferramenta


» asdf () em 30/04 08:35

asdf


» Fábio () em 30/04 08:51

olá


» asfd () em 30/04 08:54

asdf


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.