Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análises sobre os lançamentos da Mandrake

Notícia publicada por brain em março 12, 2004 12:10 PM | TrackBack


O site MadPenguin publicou uma análise positiva sobre o recém-lançado Mandrake 10.0, atribuindo a ele 5 estrelas no quesito Desempenho e 4 estrelas nos demais itens analisados. No Brasil o site LinuxIt publicou também uma análise do Mandrake Move, versão do Mandrake 9.2 que dispensa instalação, rodando diretamente do CD.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Gaira () em 13/03 15:34

Mais uma vez parabéns para o pessoal da Mandrake, essa empresa está demostrando um enorme profissionalismo e dando a volta por cima nas dificuldades, sem dúvida o Mandrake é a distro que mais me agrada, pois é uma distro focada no desktop, já usei muitas outras distros, debian, slack, redrat, mais a que mais me surpreendeu foi o Mandrake, pois ele pode ser utilizada tanto por usuários novatos como por experts em linux, não vejo a hora de colocar a mão nessa nova versão!


» anom () em 13/03 15:36

Estou usando aqui e o que posso dizer é que o visual melhorou, o menu está mais organzado e o KDE 3.2 traz algumas pequenas melhorias. Infelizmente, algumas pessoas me avisaram que a versao Community era um beta disfarcado e não quis acreditar. Achava que a versao Community estaria no mesmo nivel das versoes anteriores e que a versao Official seria uma versao mais estavel do que as anteriores ja foram. Pelo menos a propaganda da Mandrake dava a entender isso, mas não é assim nessa versao 10. Aqui vao algumas impressoes:

Instalacao: o mandrake é famoso por ter uma das instalacoes mais simples, mas pelo menos os CDs que eu baixei, embora testados com o md5sum, vieram com um pequeno problema: nao dava boot pelo CD-1. Resultado, o boot foi pelo CD-2 e depois mudei para 1 a fim de instalar o sistema. Tambem se pede um quarto CD que nao esta disponivel para download. Depois fui descobrir que este CD tem alguns pacotes que considero importantes numa versao free, como citarei mais a frente. Mas vamos a utilizacao:

- KDE (versao 3.2 BRANCH >= 20040204): primeira vez que vejo tal nomenclatura. O que é isso, verao beta? Espero que sim, por que o KDE ja vinha bem estavel desde a versao 3.0 e este agora tem alguns problemas: Kontact trava quando tento abrir o Knotes, problemas de dispositivo ocupado quando uso o CD-ROM, varios erros ao tentar arrastar um icone sobre o kicker, toda vez que incluo um atalho no desktop ele aparece com extensao .desktop e na proxima entrada da sessao some a extensao.

Alguns pacotes nao foram instalados, provavelmente estao no tal CD-4. Entre eles espero que esteja o libstdc++-2.10 por que, salvo engano, ele é necessario para o j2sdk 1.4. Na falta dele, o java nao funcionou no konqueror. Peguei o pacote libstdc++- do mdk 9.2, instalei-o e funcionou. O mesmo não posso dizer do mozilla, cujo plugin pra java ainda não funciona. Vou ver se resolvo depois. Também não detectou meu hardmodem (na verdade acho que esquecram de pôr a ferramenta de configuracao de ppp, pois na instalacao quando tentei fazer deu um erro, como se nao houvesse a ferramnta) e foi o que pude constatar até agora.
Pior, não achei na Internet aonde baixar os pacotes (pelo menos os que sejam S.L.) que suponho que estejam no CD-4, que antes ocupavam os tres primeiros CDs, como o glade 2 e wvdial, por exemplo. Um noticia boa é que o kernel-source voltou a fazer parte dos tres primeiros CDs.
Depois dessa talvez seja hora mais uma vez de mudar de distro. Embora todos os problemas tenham sido resolvidos, a menos do plugin do mozilla, achei a qualidade ruim e achei o fato de porem pacotes num CD-4 sem que os pacotes free fossem postos em algum repositorio meio chato. Depois de um tempao usando RH, depois outro tempao usando Debian e usar a Mandrake desde a 9.0, talvez seja hora de mudar de novo. O diacho é que acho a interface do Fedora, minha primeira opção, intragavel e o KDE que vem nele meio estranho. Eu sei que virá a versao Official, mas enfim, achei que a Mandrake cometeu uma mentirinha quanto a propaganda da versao Community.


» Carlos Araujo () em 13/03 15:55

anom,

esta versão testada por vc. segue a lógica do Cooker, ou seja...versão disponível mas com resalvas sobre estabilidade e funcionalidade dos recursos.Corresponde ao que baixávamos pelo Dev, ou seja...algumas coisas funcionam, outras não, sempre sabíamos disso quando fazíamos instalação via Cooker.Agora, quando sair a OFICIAL, portanto o produto estabilizado e com bugs corrigidos, aí sim, espera-se que tudo esteja a funcionar.


» anom () em 13/03 18:21

Carlos, eu acho muito interessante o pessoal da Mandrake buscar tambem a establidade, mas o que eu reclamo é que no texto deles dá a entender que a versao Community segue o mesmo conjunto de testes das versoes anteriores e que a versao Oficial seria ainda mais estavel, em detrimento dos pacotes menos atuais quando do lancamento dela. Aqui está uma parte do texto tirado do site da Mandrake:

What follows is the development process for our next major release, Mandrake Linux 10.0:


1) After the traditional debugging of several Beta and Release Candidates, the final version of "Mandrake Linux 10.0 Community" will be released in February/March. This version will be available for download and as a DVD-set through e-Commerce.

Ou seja, não esperava nada muito mais estavel do que eu ja estava acostumado, mas tambem não esperava o numero de problemas que encontrei. Torco para que a Mandrake lance um bom produto lá pra Maio, pois dá pra identificar no MDK 10 qualidades pra isso. Por outro lado, não acho que eles testaram tanto assim como disseram. Muito pelo contrario.


» André () em 15/03 01:16

Isso é muito pareciso com o que aconteceu com o 9.2, cheio de bugs (CD_ROM LG,ícones dos menus que sumiam etc) ainda mais com o kde novo é de se esperar esse bugs mesmo (até em outras distros). A ídeia de lançar uma versão posterior é muito boa pois essa community vai ser muito mais testada do que um simples beta. Vai ficar show!


» Tiago Cruz () em 15/03 14:09

Eu adorei!!!

Instalou minha ASUS A7V8X-X sozinha, som, rede...
(Para quem nao conseguiu:
http://www.linuxrapido.linuxdicas.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=628 )

E minha Radeon 9200 SE com suporte a 3D :-p


» Felipe Raposo () em 15/03 15:45

André,

o negócio do CDR da LG não foi bug da Mandrake e sim da própria LG.


» Marcello Chagas () em 15/03 20:48

Tiago

Tem alguma coisa errada no seu link:

Fatal error: Call to undefined function: message_die() in /home/httpd/vhosts/linuxrapido.linuxdicas.com.br/httpdocs/db/db.php on line 88


» ozp () em 16/03 14:05

Eu instalei o mdk 10 e aqui vao alguns problemas:

1- nao consegui mais bootar no XP (fat32), o problema foi reportado em outros foruns e parece q tem relacao com setar o HD para LBA na BIOS. Tive uma dor de cabeça para conseguir bootar o XP depois


2- Nao consegui instalar o flash plugin, pois nao funciona em versoes recentes, tem essa informacao nas paginas do mozilla, e tem um flashfix mas nao sei como usar.....

3- nao sei como habilitar os icones no drakconf dos servidores apache samba etc, ou seja, nao tenho como configura-los (nao sou adepto a configuracoes em console ou arquivos texto etc)

4- nao consegui imprimir via Samba no windows XP com uma impressora/scanner HP PSC 1210. nao consegui com o kurumin tb..


Infelizmente nao temos o easyurpmi para a versao 10 ainda.... e entao nao tenho como atualizar e instalar coisas legais no sistema


Sei que tudo isso tem solucao, mas para alguem que nao eh expert a coisa ainda complica algumas vezes

se vc sabe como resolver algum destes problemas me mande um mail ok?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.