Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Livro sobre PHP + GTK brasileiro

Notícia publicada por brain em março 12, 2004 12:21 PM | TrackBack


"Como usuário do bom (e free) software gerador de relatório Ágata Report, me sinto na obrigação de sugerir a publicação do livro do seu autor, Pablo DallÓglio, conforme texto do próprio que circulou na lista: 'Quem vem acompanhando meu trabalho há mais tempo, sabe do livro sobre PHP-GTK que venho escrevendo. E é em PHP-GTK que venho desenvolvendo o Agata Report e outras ferramentas como o tulip (http://tulip.solis.coop.br). Pois bem, finalmente o livro está pronto, revisado, impresso e disponível para aqueles que queiram adquirí-lo com desconto no site da livraria Tempo Real. O foco do livro é bem direcionado a quem queira aprender a construir aplicações gráficas em PHP, tanto para Windows quanto para Linux, recheado de exemplos.'" A contribuição vem de xtcorp (south@netpar.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» henrique () em 12/03 12:43

Sou suspeito em falar, conheço o Pablo a bastente tempo, mas o pouco que eu li ta MUITO BOM!

Parabéns Pablo!


» Manoel Pinho () em 12/03 12:54

Parece muito bom e o preço está razoável. Vou encomendar um para mim.

Acho que essa combinação PHP-GTK tem um grande futuro como alternativa ao desenvolvimento com tecnologias proprietárias como VB. A sintaxe fácil do PHP e a facilidade de conexão com bancos de dados e, agora, de geração de interfaces gráficas, faz com que possa ser usado para o desenvolvimento de sistemas nas empresas.


» aCiDBaSe () em 12/03 17:46

Manoel,

Eu sou suspeito em falar isso, mas acho que seria mais interessante usar Python no lugar de PHP :)

É tão fácil quanto usar PHP, funciona com GTK, tem um mecanismo de OO melhor que o do PHP (que disseram que ia melhorar mas não sei se já fizeram), é modular, tem uma sintaxe mais limpa do que PHP, ... e por aí vai.

O problema é que não tem muitos livros sobre Python e existe muitos deles sobre PHP.


» Manoel Pinho () em 12/03 18:57

acidbase,

Realmente o python parece ser muito interessante mas linguagem de programação é que nem religião: cada um tem uma e discutir isso é inútil.

Eu sinceramente ainda gosto muito de C++ mas realmente não é fácil usá-la em desenvolvimentos rápidos. É OO, possui velocidade de execução e está disponível em qualquer plataforma. É uma pena que o pessoal do GTK+ não dê muita importância a C++ (o GTKmm parece estar sempre incompleto ou atrasado) e o Qt não seja gratuito para desenvolvimento comercial ou no Windows.

Uma biblioteca que parece muito interessante para GUIs e que ainda não recebeu muita atenção é o WxWindows (http://www.wxwindows.org). Junte isso a uma biblioteca como a SQLAPI++ (www.sqlapi.com) e pode-se fazer programas gráficos, multiplataforma, com conexão a múltiplos bancos de dados e com excelente desempenho.


» Job () em 13/03 12:01

Realmente a muitos que tratam linguagem como religião. Particularmente, acho que cada "Ambiente" possui suas vantagens e desvantagens. Fico muito feliz em ver um livro de autor nacional e de boa qualidade.

Parabens, pelo trabalho!


» Pierre () em 13/03 19:55

Oi amigos,

Eu tive um contato inicial com o PHP-GTK e achei bem interessante. com certeza irei comprar o livro do Pablo, já fiz até a encomenda.
Eu gostei muito de usar a TCL/TK muito poderosa e fácil para aprender, estou uando ela atualmente, mas como é uma marca no mundo do Software Livre, temos várias alternativas, PERL, PHP, PYTHON, TCL e tantas outras.

Parabéns ao Pablo pelo livro.

Pierre


» Rodrigo Romano () em 13/03 20:19

Já peguei meu exemplar.


» Fábio () em 15/03 14:58

Já recebi o exemplar que recebi da livraria Tempo Real. hehehehe.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.