Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais um governo escapa do Office, e MS começa a distribuir cópias gratuitas nos EUA

Notícia publicada por brain em março 11, 2004 10:57 AM | TrackBack


Salomon (salomon@techisa.srv.br) enviou este link da matéria do The Register e acrescentou: "Segue a tradução (apressada) do texto original: A Sun Microsystems driblou a Microsoft com uma vitória do StarOffice no estado indiano de Haryana. O governo de Haryana assinou um memorando de endentimento com a Sun para usar o StarOffice 7 em todos os departamentos do estado. Isto marca um grande negócio para a Sun e o software open source na Índia e soma à tendência de governos procurarem usar software livre ao invés do produtos da Microsoft. 'O MOU marca um acordo importante para nós em nossos esforços para aumentar a adoção de TI no estado. Este acordo com a Sun pertimirá ao governo de Haryana aumentar significativamente a penetração do desktop nos seus departamentos já que esperamos que o custo de instalação caia dramaticamente.'" O StarOffice não é propriamente um software livre, mas pode ser um bom primeiro passo.

E o Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link do Gildot com um belo complemento (grafado em português europeu): "'Com o intuíto de parar a vaga inexorável de difusão do Software Livre, a Microsoft enviou milhões de cópias do seu recente Office 2003 a diversos trabalhadores da função pública americana, onde se destacam o Departamento do Interior e o Departamento da Defesa, cópias estas que constituem uma violação ética e que, como tal, foi aconselhado pelos chefes de cada departamento a sua imediata recusa, afirma um dos sítios do costume. Os chefes de cada departamento foram ainda mais longe, enviando uma carta a Bill Gates pedindo gentilmente que pare de enviar cópias gratuítas, isto é, sem custos, aos seus trabalhadores. Segundo alguns analistas, isto foi uma medida em desespero da Microsoft para parar a marcha da incontornável evolução do Software Livre, que agora é ponderada em UK, com o auxílio da IBM, segundo o news.com.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Sérgio Ritter () em 11/03 11:51

Olhando para a história, observamos que todos os Grandes Impérios chegam ao fim.

O império da microsoft começa lentamente, mais constantemente, a ruir-se.


» Carlos Araujo () em 11/03 12:23

Foi uma medida desesperada mesmo, e aprofundou o papelão ridículo que MS tem feito nos últimos tempos.


» Alexandre Martins () em 11/03 12:25

Só tem um detalhe, embora seja a base do OpenOffice, o StarOffice 7.0 não é software livre...
Não deixa de ser promissora a notícia pois é mais um golpe no monopólio da M$ neste segmento (Officce) que é o mais demandante do mercado, entretanto, a SUN cobra licenças pelo StarOffice desde que o adquiriu. É importante não confundi-lo com Software Livre.


» welington () em 11/03 12:43

Seria interessante se eles doassem cópis aqui no órgão q eu trabalho tb. Certamente eu iria adorar, mas não tenho certeza se teria coragem pra instalar na minha máquina.
Quase tres anos de OpenOffice.org, me fizeram ver que não preciso das 1000.000 de funções do Word, as 999.999 que existem no OpenOfficeorg me satisfazem muito bem.

ps.: A função que falta ao OO para ser identica ao MSOffice é a função que mostra aquela telinha azul! ;-)


» x () em 11/03 13:00

Primeiro A Microsoft reduz o preço do Windows+Office para cerca de $35 na Tailândia.

Em seguida, a Microsoft estuda a possibilidade de oferecer preços diferenciados para cada país.

E agora essa: a Microsoft está distribuindo softwares de graça?!

Ao que tudo indica, a Microsoft está se dando conta de que o preço de seus principais produtos está rapidamente tendendo a zero.

Isto mesmo: aquele CD que até ontem o tio Bill vendia por milhares de dólares, não vale muito mais do que o custo da própria mídia.

A máquina de fazer dinheiro enguiçou.


» z () em 11/03 13:02

Está cada vez mais difícil responder a pergunta: "Quanto vale um software da Microsoft?"

A resposta depende de quanto você estiver disposto a pagar.


» Marcos Alexandre () em 11/03 13:46

É isso mesmo. Nas escolas aqui de Uberlandia, o Windows sai por 50 reais e o Office 70, com o desconto educacional.

Eu como sou desenvolvedor (da MS também, infelizmente), recebo tanto o Windows 2003 quanto o Office e o Visual Studio de graça. E a cada produto comercial que lançamos para um SO novo da MS, ganhamos 5 licenças de cada um desses aplicativos, mais aquelas tranqueiras do MSDN. Detalhe, que os produtos que lançamos são em Java. heheheh


» Logan () em 11/03 14:43

Isto está diretamente ligado ao modelo de negócio padrão da Microsoft, que se baseava em um segmento de mercado monopolizado. Sem competidores, não existe parâmetros de preço nem de qualidade. Só que agora o cenário (felizmente) está mudando.


» Carlos Araujo () em 11/03 15:01

Marcos Alexandre,


O único modo de você ter estas, e outras, escolas mudando para o SL é convencendo os decisores de compras a mudar os rumos.Vale inclusive denúncia contra o erário público,quando existem equivalentes free.Estes preços passados por vc. não incluem os custos de suporte/manutenção, tampouco o custo de (RE)compra de novas versões, sem falar da dependência, custos de propriedade,etc.Esta é uma das abordagens que podem ser discutidas com quem está decidindo pela aquisição de SW proprietário.Ou seja, é se mexendo para mudar o que ai está que agente avança.


» Adilson Oliveira () em 11/03 15:34

Uma curiosidade nesta notícia do envio "generoso" de cópias do MS Office 2003 é que, segundo um comentário que lí escrito por um oficial das forças armadas americanas, isto pode ser considerado até mesmo tentativa de suborno e com consequências muito sérias pois é crime federal e muito grave lá.


» Deyson Thomé () em 11/03 22:08

O pior vai ser quando o s produtos da M(porcaria)$
forem dados gratuitamente e ninguém mais aceitar. aí é que eu quero ver.


» Douglas Augusto () em 12/03 10:14

A Microsoft não aderiu ao software livre, mas mudou a licença para freeware, com um adicional: eles pagam até a mídia e custos de envio. rs


» Manoel Pinho () em 12/03 12:29

Exército americano manda M$ parar de distribuir "drogas":

http://zdnet.com.com/2100-1104_2-5171976.html


» Julio Cesar () em 14/03 10:51

Sobre o comentario do Sérgio Ritter... A unica diferença é que todos os grandes imperios que ruiram não tinham uma mente genial como a do Bill Gates no comando, tanto que o que mais chegou perto foi a Macedonia com Alexandre que só não dominou o mundo pq ele morreu antes.
Não sou nenhum defensor da M$, tanto que neste micro q estou usando tenho apenas o RH9 mas sei que ele está sempre um passo a frente de todos os outros, por isso não se espantem se ate o final do ano chegar nas lojas o Microsoft Linux com um window manager proprio (muito semelhante à GUI do win que ja conhecemos) pra faxzer frente ao KDE e/ou GNOME.


» João Carlos () em 14/03 11:54

Não se espantem !!!!!!????????

Não se espantem se daqui a algum tempo deixe de ser "gratuito" e passe a ser cobrado!!!!!!


» Claudio () em 19/03 08:40

Pessoal
Dei uma olhada geral nos comentários, o que quero dizer que não adiante querer derrubar a Microsoft, xingar, etc... O que tem que ser feito é aprimorar o Linux, se doar um pouco para ensinar o próximo, e o mais importante não instale o MS pirata, deixe a pessoa decidr pagar muito dinheiro ou instalar um novo sistema oprecional na faixa.
Pra mim a maior propaganda da MS é a pirataria, pois vc acaba sendo obrigado a usar nas empresas o que a maioria sabe usar.


» Parafuso () em 27/04 08:32

ô gente, seis num tem u q fazer naum?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.