Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Vulnerabilidade no Messenger, oportunidade para o GAIM

Notícia publicada por brain em março 10, 2004 09:15 AM | TrackBack


"A Microsoft revelou três novas vulnerabilidades em seus programas, incluindo a primeira a afetar o MSN Messenger 6.0. A falha do MSN Messenger permite a visualização de arquivos no HD." A contribuição vem de Anônimo (anon@imo.com), acompanhada deste link do news.com para maiores detalhes.

Se você conhece alguém que usa MSN Messenger, não deixe de avisar. E aproveite para fazer propaganda do GAIM, que é software livre, conecta-se transparentemente à rede do MSN (e do ICQ, e de vários outros protocolos) e possui versão para Windows. Faça sua parte pela disseminação do software livre, mesmo que seja pelas beiradas ;-)

O artigo da news.com destaca a falha do MSN, mas menciona ainda dois novos anúncios de falha do Outlook e do Windows Media Services.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Lordello () em 10/03 09:30

O único problema da substituição do msn no Desktop Linux é que os usuários desse programa querem conversar com áudio, para não pagar ligação interurbana e conmversar com qualquer parte do Brasil. Tudo bem, existe o gnomemeeting que é compatível com o netmeeting (nunca testei, mas me disseram que é), mas as pessoas não querem usar dois softwares, elas querem tudo em um programa só.
Mas fica aí a brecha para usuários pararem para pensar....
Falow!


» Andrei () em 10/03 10:48

Porém o gaim ainda tem um problema, não possui suporte a transferência de arquivos.


» José Colzani () em 10/03 12:19

Tentem : http://sim-icq.sourceforge.net
Cliente ICQ, MSN e jabber. Versoes para windows e linux. Muito bom !!!!


» Leandro.SS () em 10/03 12:35

O novo AMSN tá o bicho também http://amsn.sourceforge.net


» Carlos Araujo () em 10/03 12:39

Existe uma grande chance do Gnome 2.6 (em marcha) vir com uma versão nova do Gaim que permitirá a transferência de arquivos.http://www.gnome.org/bounties/IM.php3


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/03 13:27

O GAIM se comunica bem com o MSN, mas não tem muitos recursos que o AMSN tem. Em especial, eu não posso utilizá-lo aqui para acessar a rede MSN porque ele não entende conexões pela porta 80.

O AMSN, no momento, parece ser a implementação do MSN mais funcional nos sistemas Unix livres. Permite até ver a figurinha do indivíduo do outro lado da conversação.

O GAIM também está com um problema na versão atual, a 0.75. Ele está incompatível com o protocolo do Yahoo (veja nos fóruns do projetos) e a versão 0.76, que deveria sair com esse protocolo consertado, não saiu até agora porque os desenvolvedores entraram numa pendenga em que foi dito que o protocolo novo do yahoo "engenheirado reversamente" seria, por isto, ilegal. (Isto foi o que eu pude entender - e não entendi realmente porque os outros protocolos, ou mesmo versões anteriores do yahoo, não o seriam então!)

Se você usa a versão 0.75, cuidado também que várias vulnerabilidades (mais de 10, acho) foram descobertas. Eles disponibilizaram na página os patches, mas não uma versão patcheada.

Aqui em casa e no trabalho eu tive que preparar um .deb patcheado com os consertos de segurança e a compatibilidade com o protocolo novo do yahoo (isto é, o tal patch "ilegal"). Ficou perfeito, mas espero que incorporem logo isso na versão 0.76.


» Emerson () em 10/03 14:14

A microsoft adotou o OpenSource faz tempo...só que ninguém sabia!!!

Tipo...o que ela compartilha é o HD dos usuários de seus produtos :p (podre :p)

Outra podre: Novo programa para compartilhamento de arquivos: Qualquer um da familia: MS Office, Windows, e derivados :p

O que é teu...é do mundo !! viva o compartilhamento do conhecimento !!! Pena que uns arquivos não era bom compartilhar :)

[ ]'s
Emerson


» x () em 10/03 14:40

O Kopete também é muito bom...

http://kopete.kde.org/

No Windows, minha opção #1 é mesmo o GAIM.


» rafa () em 10/03 14:41

o miranda é a melhor opção livre para im no windows: http://miranda-im.org


» Tuxmirim () em 10/03 19:32

A local user can see the another local users buddy list .
MSN messenger stores all the Buddy list at this locations on registry of
all
the local users
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\MessengerService\ListCache\.NET
Messenger
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\MessengerService\ListCache\MSN
Messenger
That is a DWORD value ,the program for displaying the buddy list is
given
below

Hirosh
india


» Douglas Augusto () em 11/03 05:46

Acho a interface do GAIM simplista demais e, atualmente, sem transferência de arquivos impede de tentá-lo usá-lo. O protocolo MSN já não uso mesmo (questão de orgulho), mas para ICQ poderia ser uma alternativa ao LICQ (que já é excelente, só carece de uma melhor interface gtk*).

Gostaria mesmo que o jabber fosse mais utilizado, pois é um protocolo totalmente aberto, nada de ficar a mercê da Microsoft ou Mirabilis, e sem qualquer engenharia reversa.


» Bogdano () em 11/03 08:00

Mas o protocolo do ICQ não é aberto?
Não é muito melhor estimular o uso do ICQ?


» Augusto Campos () em 11/03 09:11

Não, o ICQ não é aberto. Se fosse o caso de focalizar protocolos alternativos, o ideal seria estimular o uso do Jabber.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.