Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nova edição da Coluna Livre fala sobre os direitos dos autores

Notícia publicada por brain em março 3, 2004 01:08 PM | TrackBack


A nova edição da minha coluna no site da Revista Geek foi publicada ontem, com o título "Software livre e os direitos dos autores". Nela tive oportunidade de descrever com detalhes os direitos que os autores dos artigos e tutoriais nossos de cada dia devem ver respeitados, e os deveres dos editores, à luz das leis de direitos autorais e também das licenças livres como a GPL e a FDL.

Aproveitei a oportunidade para falar sobre os motivos pelos quais alguns editores desrespeitam os direitos e as licenças, mesmo podendo publicar todo o conteúdo livre sem necessidade de permissão ou pagamento, e analisar alguns casos recentes ocorridos no Brasil.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» h4d3s () em 03/03 14:06

Augusto,

Por coincidência li seu artigo já no inicio da noite de ontem e achei muito interessante e importante para tentarmos conscientizar nossos amigos da comunidade quanto a importância de tudo isso.
Parabêns e obrigado por sua grande contriuição a comunidade.

[]´s

h4d3s


» r_linux () em 03/03 14:49

Parabens pelo seu artigo, é uma assunto importante de ser tratado nos dias de hoje em que a popularidade do GNU/Linux cresceu tanto.
E sobre revistas publicarem conteudo sem os devidos créditos é comum por aqui, inclusive, por ser um revista, você é quem corre o risco de se passar por "copião" :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.