Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna de Piter Punk: "Coisa pra quem sabe"

Notícia publicada por brain em março 3, 2004 11:59 AM | TrackBack


Toskinha (toskinha@noisemakers.org) enviou este link para a coluna do Piter Punk e acrescentou: "A revista Geek tem inovado colocando no ar coluna de vários nomes conhecidos na comunidade, e tem colhido várias pérolas com isto. O melhor exemplo, para mim, é o impagável artigo do Piter Punk 'Desabafo: coisa para quem sabe'. É um artigo que deixa a gente de alma lavada. E continua vindo coisa boa por aí, vi a prévia do próximo artigo e está na mesma qualidade. Segue um trecho: 'Estes dias, estava conversando com um indivíduo e ele me perguntou qual a distribuição que eu instalava em clientes. Quando respondi Slackware, ele arregalou os olhos e disse: 'Putz! Mas isso é coisa para quem sabe!'. ... De onde vem essa idéia de que administrar um sistema é coisa para quem não sabe? Afinal, é esta a conclusão lógica do medo em usar uma ferramenta 'para quem sabe': se a pessoa tem receio de que seja instalado algo 'para quem sabe', provavelmente o administrador atual seja um dos que 'não sabem' e todos os dados da firma estão nas mãos de uma pessoa que não tem a mínima idéia do que está fazendo!'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/03 12:22

Me arriscando a atrair a ira dos ímpios (afinal, já é conhecida minha postura sobre Slackware), acho que essa analogia foi bem colocada por ele e é sobre ela que quero comentar:

"Você (e nem ninguém) vai fazer uma cirurgia com "o pior médico", sempre procuramos o melhor, assim como quando o carro quebra, procuramos um bom mecânico, alguém que tenha boas referências e "sabe o que faz". Por que com assuntos relacionados à informática a coisa muda de figura?"

(Primeiramente, acho que faltou um "nem" no começo da frase: "nem você e nem ninguém vai fazer uma cirurgia com o pior médico...") Bom, é verdade, idealmente todos faríamos a cirurgia com o melhor médico, iríamos no melhor mecânico. Só que o melhor médico e o melhor mecânico são caros, e acabamos indo para "o melhor médico que podemos pagar" ou, pior ainda, "o melhor médico que encontrarmos que não pesar muito no nosso orçamento".

Quando as empresas procuram funcionários, não vão contratar o cara para um cargo de administrador de sistemas só porque ele é um súper administrador experiente em 12 plataformas Unix, 20 anos de estrada e conhecimento íntimo dos menores detalhes de cada uma. Ele tem que ser tudo isso E ter um preço acessível. Não adianta, por exemplo, um pequeno provedor que tem 3 servidores Linux e 10 máquinas Windows contratar um desses. Até pra empresas grandes: pode ser que os problemas que pintem não exijam tanto, ou que os 5% de problemas não resolvidos por um profissional médio e bem mais barato tenham "workarounds".

Pode-se falar que isso é lastimável, que desvaloriza o bom profissional, etc. e tal. É verdade. Mas também é verdade que todo mundo quer economizar na medida do possível, desde pessoas até empresas. E portanto não sair sempre em busca do "melhor possível" faz algum sentido. Até mesmo a natureza fabricou nossos organismos com esse raciocínio - "o melhor possível dentro de determinado limite de recursos".


» Piter Punk () em 03/03 12:33

O problema patola, é que sequer procuram o "melhor dentro dos nossos recursos". Eles contratam praticamente qualquer um.

Não precisa saber 12 Unix diferentes. Mas, para administrar um servidor Linux, é de grande valia conhecer o Linux, para não dizer imprescindível.

O foco do artigo é: "Contratem alguém que sabe para o serviço e não qualquer um."


» Toskinha () em 03/03 12:34

Patola, como vc mesmo diz, isto desvaloriza o profissional. Você pode escolher o "melhor profissional que você possa pagar". Mas se fosse só pelos mais acessíveis, acho que o Pitangy seria bem pobre ein...


» toledo () em 03/03 12:42

"Muitas vezes o barato sai caro!"


» r_linux () em 03/03 12:44

Apartir do momento que dizemos Profissional, estamos querendo dizer algo do tipo, pessoa qualificada para tal profissão.
A experiência não está em questão mas sim a qualificação para a profissão.


» Cleyton () em 03/03 12:51

Senhores,
Vocês não estão vendo a coisa pela ótica do mercado. O Patola está corretissimo.
Administrador de sistema não é funcionário que dê lucro para a empresa, é funcionário que reduz prejuízo. A empresa vai pegar um que atenda a sua necessidade pelo menor preço que conseguir. Se você não concorda com essa afirmação, é por que você é míope em relação a realidade.


» Daniel Fonseca Alves () em 03/03 13:43

Mas não conhecer nem o grep ?
Pelo amor de Deus, o Piter está certo!
Mas eu acredito que somente um processo natural irá eliminar tantos fajutos neste nosso mundo da computação. Deixe a seleção natural cuidar de tudo.
No final vencem os mais aptos.


» Davi Dalben () em 03/03 13:57

Acho que falta um detalhe na análise: mesmo o pior médico que encontrarmos é um sujeito que cursou seis anos de faculdade e normalmente mais dois de especialização antes de ir para o mercado de trabalho. E não deve ter feito nenhuma bobagem grave desde então, ou teria seu registro no CRM cassado.

O mesmo vale para dentistas, engenheiros, contadores, advogados, etc...

Mas e quanto a nós, profissionais de informática? Qual é o órgão que diz quem estudou e praticou antes de chegar ao mercado de trabalho?

É por isso que as certificações são tão valorizadas. Conseqüentemente, profissional certificado é profissional caro. E nem assim dá para garantir qualidade.


» Bode () em 03/03 14:04


Deve ser engraçado ver o sabe tudo de linux chegar numa empresa, aterrorizar o pobre recem formado técnico em PD que tá fazendo papel de admin instalando o slack... e depois faturar uma grana em suporte, pq o coitado do estagiário ainda está aprendendo linux fazendo o treinamento da Conectiva...

Na boa, tem muita gente que gosta de usar slack pra contar vantagem...


» chimpa () em 03/03 14:07

Concordo plenamente com o Patola.
Tenho a nítida impressão de um problema aqui neste fórum: uma mistura constante entre o mundo fictício e a selva de pedras. Lindo seria se toda empresa tivesse um seleção de profissionais 100% a prova de balas e de quebra ainda conseguisse o melhor dos melhores a um preço acessível. Sim, por que se vc é bom e reconhece seu valor (tecnicamente, socialmente, etc) vc VAI querer ganhar muito bem. Nada mais justo. Não acho que desvalorize ninguém. É uma hierarquia totalmente normal - existem os ruins, os bons, os médios , etc, como em qualquer profissão do planeta. É como entrar no stand center pra escolher um cd-player pra carro e descobrir que teu orçamento simplismente não permite vc levar o melhor. Ou pior: vc achou que levou o melhor quando levou um médio.

Em outras palavras: vc achar absurdo ciclano não saber instalar o Sl4Ckz pode ser a mesma moeda quando um outro administrador acha um absurdo vc instalar essa distribuição e não a distribuição Adamantix com 102 patches que ele julga necessário. Isso faz de vc um administrador ruim ? Depende de vc e das necessidades da sua empresa. É muito relativo, não se trata de 0 ou 1, 'saber' ou 'não saber'. Sempre existirão aqueles que estão sempre evoluindo, os que estão parados, os que sabem muito para seu local de trabalho, os que sabem pouco, etc.
Em terra de cego quem tem um olho é rei.
Em terra de quem tem 1 olho, quem tem 2 é rei.


» r_linux () em 03/03 14:12

Cleyton,
Vc tentou entender o que eu quis dizer no meu comentario anterior?
O preço de um profissional se dá pelo quanto ele conhece? Pelo tempo de experiência e seus feitos acredito eu.
Em uma empresa pequena esse tipo de profissional (o que não sabe nada) não dura muito, na maioria das vezes este tipo de "profissional" sobrevive em empresas grandes e mau adiministradas.
E referindo-se ao comentário sobre o Admin de Sistemas não dar lucro pra empresa é correto, pois o que ele dá é prejuizo quando não sabe o que está fazendo, e isso só se vê quando o sistema fica indisponivel ou falha.
Eu não tenho conhecimento e nem experiência para tal analise, mas acredito que a as empresas que contratam esse tipo de "profissional", ou não tem noção das consequências ou tem uma árvore gerencial pobre e desorganizada. Minha analise pode ser considerada ou não.


» Toskinha () em 03/03 14:13

Nossa... não sabia que tinha tantos aqui que não sabem... conseguiram distorcer todo o sentido do artigo... o que o PiterPunk falou é que "coisa pra quem sabe" não deveria ser uma desculpa, que quem não sabe não deveria estar administrando. E alguns conseguem distorcer tudo, pra variar...


» chimpa () em 03/03 14:31

Sabe o que ?
Sabe administrar o que ?
Sabe administrar uma rede doméstica .. ?
Sabe administrar uma rede com 2 servidores win2k samba e smtp ?
Sabe administrar uma rede com 20 servidores solaris, aix ?
Saber administrar uma rede com 25000 servidores híbridos, mais 50 em clusters ... ??

Toska , acho meio vago dizer 'coisa pra quem não sabe' ou 'sabe ou não sabe administrar' .
Ou isso foi mto vago ou estou ficando doido..


» inaddy () em 03/03 14:32

eu acho essa discussao uma puta estupidez.. nao vejo porque se incomodar se o barbudinho do CPD eh ruim ou nao.. se vc se garante, tem seu trampo, etc etc... eh problema de quem contrata gente ruim.. nao preciso provar pra ninguem o que sei, nem porque uso o sistema que uso nem nada.. preciso fazer meu trampo para que meu chefe fique feliz.. ideologias a parte, freesoftware a parte, no final todos nos acabamos trampando para uma multi nacional fdp que nos suga ateh nos fodermos e nao termos vida social..

dai chamamos nossa pseudo vidinha social de "geek"

foda-se essa cultura


» r_linux () em 03/03 14:43

Toskinha,
Estão fazendo uma confusão a meu ver "tola", pois estão confundindo "quem sabe" com o profissional experiênte.
A frase "coisa pra quem sabe" no artigo não necessariamente está dizendo que para administrar um Linux o profissional tem que saber tudo ou quase tudo sobre, mas está tentando mostrar que alguêm que quer ser ou é um Administrador (ou qualquer outra profissão) corra atras das soluções, procure aprender sobre, e se aperfeiçoe a cada dia (pode não ser a analise mais correta).
O artigo ou eu em nenhum momento mensionamos que para ser um Administrador de Sistemas tem que saber muito sobre, e sim que o profissional ou o estágiario seja realmente um profissional e não use o emprego apenas pelo salário.
A essência do artigo ou do que digo em meus comentários não se restringe ao mundo Linux. Não se pode ver desta maneira só porque foi citado o nome de uma distribuição ou do linux, este é um problema que atinge qualquer ramo de atividade profissional.
Por favor, não postem comentários sobre lucro ou prejuizo da empresa porque não é este o foco da discussão, e sim, as pessoa que se propõe a seguir uma determinada carreira ou exercer uma determinada profissão, deseja isso pra ela e que não seja apenas um "ganha pão", pois assim os dois lados perdem.
E isso vale também para as empresas que contratam estágiarios para fazer o serviço de um profissional para baratear os custos.
Parando por aqui... não quero gerar threads desnecessarios... :)


» CAFECRAFT () em 03/03 15:36

Penso diferente de vc´s!.. Acredito muito nós Administradores que não sabem muito e que tem atitude pra procurar saber!... Trabalhar com gente que sabe muito não e bom!.. eles se fecham e querem ser muito sabichões!.. procuram soluções para problemas simples de forma complexa!.. onde ficam dizendo que e a rebinboca da parafuseta!.. mas não e apenas um simples problema que eles não conseguem ver. oO


» Bode () em 03/03 15:50

Só sei que nada sei! :-)


» Bardo (Cárlisosn Galdino) () em 03/03 15:55

Às vezes é bom ler o artigo antes de comentar, sabiam? :)


» r_linux () em 03/03 16:15

CAFECRAFT,
"Acredito muito nós Administradores que não sabem muito e que tem atitude pra procurar saber!"
Este é o ponto, ninguêm sabe tudo, tem que se aperfeiçoar a cada dia, buscar soluções... mas ai já não concordo com o segundo ponto:
"gente que sabe muito não e bom!.. eles se fecham e querem ser muito sabichões!"
Pois quem não sabe muito e tem a atitude de procurar saber, um dia vai saber muito.
E não se pode generalizar, pois se todos que sabem muito se fechassem não deriamos os Artigo nosso de cada dia, não teriamos ajuda nas listas de discussões, eu não teria ajuda aqui na minha empresa :)


» Henrique Paiva () em 03/03 19:44

Acho besteira discutir se o cara é bom ou ruim, uma coisa é certa sempre vai haver péssimos profissionais, e esse cara não pode usar linux ? Só porque é incopetente ? Não. Na minha opinião o linux é pra todos, e até o mais estúpido deveria ser capaz de usar um sistema linux. Enquanto o linux ficar limitado aos experts ele não crescer/expandir. E esse cara vai instalar o windows na sua empresa, e a rede da sua empresa vai expandir com o windows e vai chegar num ponto que sua rede vai estar tão grande e complexa que o "senhor incopetente" não ter mais disposição de migrar tudo para linux.
Portanto se o cara é bom ele instala a melhor distro que ele encontrar, e se ele é ruim (leigo, iniciante ...) ele deve instalar a distro mais simples e mais fácil que encontrar.
Lembrando que fácil nem sempre quer dizer ruim, pois trabalho linux desde o conectiva marumbi e hoje uso o mandrake que pra mim é melhor distro e a mais fácil (opnião pessoal: sem flames).

Davi Dalben:
Na pense que só porque um médico cursou 6 anos de faculdade que dizer que ele seja capacitado, e que se ele fizer algo errado o crm vai ""chutar"" ele, pois não vai. Sou Farmaceutico-Bioquimico lido com médicos todos os dias, e te garanto que 80% deles fazem burradas (algumas possívelmente letais) todos os dias e o CRM acoberta todos eles. O CRM é muito corporativista e protege muito a profissão, e como o número de médicos incopetentes é grande ele tem que acbertar esses casos.


» Oriadne () em 03/03 21:17

Caros já dizia Descartes "Penso logo existo" "A cada coisa que aprendo concluo que nada sei". Dizer que sou especialista nisso ou naquilo e presunção pois o cara que mais conhece deste ou daquele sistema acaba no dia a dia usando as velhas receitas, pois para as empresas só importa duas coisa sistema no ar e fatura saindo, então se alguém se julga especialista e bom começar a revisar os métodos que os levaram a acreditar nisso.


» Ark () em 03/03 21:59

Bom, pelo que entendi, somente quem usa Slack sabe. O que eu não entendo é isso: em todas as distros eu posso configurar tudo manualmente. Na maioria, exceto no Slack, eu tenho um bom sistema de pacotes. Na maioria, exceto no Slack, eu tenho um modo centralizado de upgrade e de remoção de programas.
Enche as paciências essa de "sou o fodão porque sei o mais difícil". O ideal da computação é facilitar, e não complicar para afastar usuários. Acredito que Slack seja bom pra ensinar. Só.
E Augusto, sinceramente: essa notícia foi só pra causar flames, né? Afinal, todo mundo sabe que você também é um fã ardoroso do Slack. Provavelmente se fosse um texto sobre outra distro, não estaria publicado. Algo do tipo "Debian - um sistema somente para quem sabe Linux de verdade - de lavar a alma".


» Augusto Campos () em 03/03 22:09

"E Augusto, sinceramente: essa notícia foi só pra causar flames, né? Afinal, todo mundo sabe que você também é um fã ardoroso do Slack."

Todo mundo quem? Essa é boa. Vou até guardar a URL deste comentário para quando alguém vier de novo me acusar de odiar o Slackware.

E não foi para provocar flame não, embora eu *saiba* que não é possível mencionar alguns assuntos aqui sem antes colocar luva de amianto. Discordo da tua análise, e não acho que a coluna do Piter Punk possa ser parafraseada do jeito que você parafraseou.

Fala sério...


» Nagios () em 04/03 00:01

No meu ponto de vista...

O foco é a solução que o cliente deseja. Se ele quer uma solução X, você a mostra, mas também a Y e Z. Cabe a ELE escolher a que atende bem a sua necessidade. Profissionais ruíns existem em todas as áreas, claro. Questão de distro é polêmica sempre. O que importa é GNU/Linux, seja ele qual for.


» Arnaldo M. Pereira () em 04/03 00:05

Concordo com o artigo do Piter Punk.

Mas não vejo necessidade em se ter tamanha discussão para o tal tema.


» inaddy () em 04/03 00:58

o arnaldo.. :*** heauhaeuhaeueha
foda-se a discussao.. vamos tomar uma breja essa semana ? me liga! ehauhaeuaeh


» Bogdano () em 04/03 08:22

Em terra de cego quem tem um olho é rei,
e quem tem dois é muito mal visto.


» depassagem () em 04/03 08:26

Alguém já leu o livro "A corrosão do caráter"? O autor estuda a relação pessoastrabalho, fazendo uma comparação com uma pesquisa que ele fez 20 anos antes. Um dos casos curiosos é o de uma padaria em Boston. No início dos anos 80, quando ele fez o primeiro estudo, os padeiros eram profissionais especializados que tinham orgulho do seu trabalho artesanal (bolos, doces, pães de diversos tipos, ...), empenhavam-se duramente nele e sempre procuravam aprender novas receitas, novas técnicas, etc e tinham um nível de desperdício mínimo. Quando ele retornou a esse estabelecimento, encontrou um monte de funcionários mau-pagos de meio-período: adolescentes, imigrantes e outros desassistidos. Por que essa mudança? Agora o trabalho não é mais artesanal, os computadores controlam tudo. Não há mais necessidade de profissionais qualificados, basta apertar alguns comandos na tela touch-screen e pronto. Claro, é um sistema sujeito a inúmeras falhas e, quando elas ocorrem, joga-se toda uma fornada no lixo. No entanto, devido à redução dos custos com pessoal, a lucratividade da padaria aumentou. E a qualidade das fornadas que "sobrevivem" é tão boa quanto as de antigamente.

O mesmo se dá em outras áreas da economia: se com um administrador de sistemas "ruinzinho" e barato o sistema funciona razoavelmente em 95% do tempo, poucas empresas terão a preocupação de procurar um profissional de maior qualidade. É uma pena, mas é uma realidade.


» cvp () em 04/03 09:08

E viva o debian!!!


» Daniel Fonseca Alves () em 04/03 09:44

He he he , que panacéia!
Bom o que o depassagem falou está certo mas deve-se considerar que este problema de mão de obra é um problema universal e é a causa do desemprego.
E a solução para este problema é a constante adaptação do profissional.
E acho que é exatamente o que Piter Punk comenta.


» inaddy () em 04/03 11:17

EU INSISTO NA IDEIA DA CERVEJA


» bla () em 04/03 13:15

Seu porco barrigudo :-P


» Marcos Pitanga () em 04/03 13:50

Vamos lá...

Quanto a informação que as pessoas que conhecem a fundo o GNU/Linux usam Slack, Debian, Gentoo é uma imagem que a própria comunidade rotulou nessas distribuições..

Eu, a menos de 1 ano passei a usar o Slack, já que sempre usei o RH & SuSe... E não sou nenhum bobo com o pinguim ;-)

Com certeza, as pessoas que procuram profissionais de TI tendem primeiro a olhar para o bolso, mas depois que este profissional "menos qualificado" mostra suas credenciais fazendo um monte de besteiras, com certeza será persona non grata naquela empresa (vejo isso todo santo dia), pois tenho que ir lá e desfazer as besteiras por ele cometida, seja ela por falta de conhecimento ou simplesmente total desleixo e cobrando um preço justo pela minha qualificação.


Esse profissional que não sabe administrar um **nix então, deverá se qualificar para tal, pois ocasionará sérios problemas para a empresa e com certeza será demitido.

Quanto ao que o Patola disse eu tenho a seguinte postura, o profissional qualificado sabe exatamente quanto custa seu conhecimento, ele pode se adaptar a realidade do mercado ou não. (Se for inteligente deverá saber contrabalancear a realidade nua e crua ;-) )

Na maioria das vazes o barato sai caro, basta que o contratante comece a sentir isso na pele.. Por isso meus clientes não me largam nunca, e olha que não sou nada barato...(sei quanto vale meu conhecimento)

A coluna do Piter demonstra uma realidade que presencio nos meus quase 19 anos de TI...

A afirmação do Daniel é perfeita, a seleção natural irá separar o joio do trigo.

Abs

Marcos Pitanga


» Moisés () em 09/03 00:55

Boa essa... Roberto meu filho, você devia aprender a ajoelhar e levantar as quatro patinhas pro céu e agradecer que existem admistradores assim, ao invés de escrever um artigo como esse. Coisa feia... Veja, esse tipo de "administrador medíocre" garante que você tenha *bastante* trabalho e consequentemente consiga ganhar o pão de cada dia de forma honesta. Sinceramente, o título do artigo deveria ser "Enlarge your p3nis", pois segundo ele você passa ao leitor a visão do administrador *fodalhão* que zoa daqueles que não tiveram tempo/oportunidade de aprender as coisas. Ao invés de sair por aí criticando os outros que tal ser *humilde* e tentar ajudá-los? Não precisa sentar os caras no colo, ensinar a usar o grep ou fazer as coisas por eles não. Apenas indique livros ou documentos onde eles possam encontrar informação e aprender. Já passei por essa situação algumas vezes e sabe o que eu fiz? Indiquei documentação e incentivei os "administradores medíocres" a aprenderem Linux. Com isso consegui o respeito dessas pessoas e de quebra fiz grandes amigos. Interessante não? Experimente fazer isso ao invés de ficar falando besteira menino. Sua vida vai melhorar uns 874%, acredite.

Para concluir (aka "golpe de misericórdia"): "Piter Punk", se você é realmente o "Motumbo do Linux", que tal mandar o currículo para a IBM dos EUA, ir estudar no MIT e começar a assinar seus artigos com nome de gente?

Grande abraço,

Moisés

Ps.: Considere o comentário acima como uma crítica construtiva de alguém que vive no mundo real e está cansado desse ver esse tipo de coisa. Ahh, seu eu fosse você pensaria muito antes de responder à este comentário... ;D


» faken () em 12/03 15:22

Sabe, posso até estar enganado, mas não importa a distro que se usa e nem vi uma exaltação tão grande do Slackware no artigo do Piter, embora ele cite esta distro. Acho que não importa também o SO que roda em seus servidores, desde que você tenha competência suficiente para analisar o que está rodando e saber se precisa melhorar algo.
Não acho que quem mexe com Slackware é, necessariamente, "melhor" que alguém que administre um Conectiva. Entretanto, por força da necessidade, nós, que mexemos com Slackware somos obrigados a aprender a fazer algumas coisas, como dizem, no braço. Não existe uma ferramenta completa para Slackware, como o Yast e Linuxconf (o yast, inclusive, é muito bom). Assim sendo, somos obrigados a configurar as coisas usando comandos e vi em grande parte das vezes.
Além disto, a maioria das empresas e projetos lançam pacotes em .rpm, para Conectiva, RH..etc..etc..O que nos resta? tar xvf....Quanto a Ganhar melhor, acho que não preciso ganhar 20 mil por mês, desde que não exista um cara que nunca mexeu em computador ao meu lado, se auto-entitulando administrador de sistemas, ganhando o mesmo que eu. Todos gostamos de ser valorizados.
Com relação a regulamentação, é realmente uma lástima que um administrador que sabe o que faz tenha que disputar mercado com um primo do colega do amigo do neto de alguém, que começou a mexer ontem em computador e ainda não largou o mouse.
As facilidades como mouse e ferramentas de configuração são ótimas, mas alguns se escondem atrás delas para não ler manuais e tentar resolver os problemas sozinhos.
Bom, fora isto, que se profilerem os administradores que não sabem o que fazem, porque eu ganho dimdim com consultoria!;) (brincadeirinha)

[ ]s faken


» LeoNarDo () em 19/08 12:53

Olá pessoal,boa tarde,prazer em conhecer a todos vocês,sou novo por aqui,bem,lendo os posts,acho que consegui enxergar as dúvidas de vocês,e uma grande dúvida minha também,que esclarevi agora numa matéria que estou cursando na minha faculdade.
Existem 2 tipos de conhecimento,o conhecimento tácito,e o conhecimento explícito.
O conhecimento tácito é aquele que você adquire praticando,errando,acertando,vivenciando,e ganhando experiência nas coisas.
O conhecimento explícito é a mídia,jornais,revistas,livros,etc.
Vou dar um exemplo,aqui em casa,tem um no-break,e um estabilizador,e ninguém sabe ligar.
Ninguém sabe conectar na internet.
E se eu instalo memória,placa de rede,placa de vídeo e dispostitivos no PC,entao sou um hacker,é mole.
Ao mesmo tempo,existem pessoas que tem muita facilidade para fazer amizades,e ter relações.
Nada se consegue de uma hora pra outra.
Tenho 21 anos,e mecho com informática desde os 11 ou 12 aproximadamente.
Isso é como você pegar um "moleke" da zona nobre da sua cidade,e pegar um "moleke" de rua.
Qual resolverá mais rápido as coisas...
Qual tem mais experteza...
Qual raciocina mais rápido e é mais malandro...
Por isso,hoje,as empresas pedem tanto essa tal de "experiência profissional" no currículo.
Acho que os ditados certos são:
"Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje
Não deixe para hoje o que pode fazer amanhã" e
"Dê um peixe a um homem e alimente-o por um dia e ensine-o a pescar e alimente-o para sempre"
Para mim,o que importa não é estar sempre aprendendo...
O que importa,é estar sempre aprendendo,mas nunca cansar de aprender...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.