Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Fust não vai custear software proprietário

Notícia publicada por brain em março 3, 2004 11:42 AM | TrackBack


"Aparentemente a credibilidade do software livre está crescendo mediante a visão dos nossos governantes. Eles já perceberam que a adoção e implantação do software livre faz com que o dinheiro investido na aquisição de licenças de softwares proprietários não seja utilizado para este fim e possa ser melhor investido em outras necessidades da sociedade. 'O edital do novo Serviço de Comunicação Digital (SCD) trará explícito que os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações - FUST não poderão ser utilizados para financiar o uso de softwares proprietários nos computadores. O afirmação é do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Pedro Jaime Ziller. '" A contribuição vem de edgalvao (ed.galvao@linuxmail.org), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Léo () em 03/03 11:58

Em contrapartida ouvi hoje na CBN que dos 3 bilhões disponíveis no FUST apenas 40 milhões será utilizado este ano.


» Manoel Pinho () em 03/03 12:19

"Em contrapartida ouvi hoje na CBN que dos 3 bilhões disponíveis no FUST apenas 40 milhões será utilizado este ano."

Como acontece muito por aqui, eles acham que a transição para software livre sempre deve ser feita a custo zero.

Devem estar guardando a grana para desviá-la num próximo governo...


» Cassio Eskelsen () em 03/03 12:50

Agora peraí! Vamos com calma! Tudo bem o governo incentivar o uso de soft livre, mas não pode haver imposição.
Acho que tem gente metendo os pés pelas mãos já.


» aCiDBaSe () em 03/03 13:48

Na *minha* opinião tem que impor o uso de SL sim.

Eu quero que o dinheiro público seja usado da melhor forma possível. Mesmo que ficasse mais caro usar SL (que não é o caso) eu ainda daria preferência a ele.

Simplesmente porque eu acredito que usar Software Livre não é gasto, é investimento. Enquanto que no uso de SP estaremos apenas gastando esse dinheiro.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/03 14:38

Existe outro motivo pra impor: romper a inércia de uso, coisa que inclusive costuma ser a razão para a preferência de software da Microsoft nas licitações. Software proprietário como o Windows, a que todos estão acostumados, se disseminou desse jeito: todo mundo usava, então o sujeito levava pra empresa aquilo que ele conhecia. Por isso Linus já dizia que para realmente conquistar o servidor temos que conquistar o desktop - para gerar familiaridade.

Bom, como o governo tem, além de obrigações econômicas, obrigações sociais, acho que isso, sim, diz respeito a ele - ajudar a penetração do software livre como um todo para romper o ciclo vicioso de "Uso Windows porque todo mundo usa, e todo mundo usa Windows porque... porque todo mundo usa Windows!" - É a tragédia dos comuns da Teoria dos Jogos. Se todos abdicassem de uma pequena vantagem no uso individual, o coletivo seria favorecido.


» hamacker () em 03/03 17:24

Ei cuidado ! Não se deve confiar em politicos.
Se falarem para mim que a economia de recursos será usado para educacao, saude, segurança, ...
voce acha que irei acreditar ?
Nem a pau, juvenal. Vai é pro bolso de alguns, e o que sobrar do bolso deles vai para a educação, saude, segurança,...
Pelo menos uma coisa positiva, obrigando uso do SL dará oportunidade para mostrar aos "cabeças duras" o quanto alguns softwares livres são bons.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.