Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

A revolução dos feeds RSS: notícias e mais notícias sem perder a produtividade

Notícia publicada por brain em março 1, 2004 10:22 AM | TrackBack


O Yahoo publicou um artigo da Associated Press sobre o RSS, chamando os news feeds nossos de cada dia de a próxima mania da Internet. Como a Geek e a Info também publicaram matérias sobre o assunto nas suas mais recentes edições impressas, acredito que a matéria do Yahoo esteja com a razão ;-)

E concordo plenamente: eu não conseguiria mais me manter atualizado com os cerca de 20 sites de tecnologia que leio diariamente se a maior parte deles não possuísse feeds RSS, permitindo a concentração das notícias que me interessam em uma única interface.

E sempre é bom lembrar que o br-linux.org oferece um feed padrão RSS há quase 2 anos ;-) Veja como acompanhar nossas notícias em seu programa RSS preferido (pode ser até na barra do KDE ou no Evolution!), e também como incluir automaticamente (e grátis) nossas notícias em seu site.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fábio Berbert de Paula () em 01/03 10:52

Além dos feeds RSS, um recurso que acho muito interessante para nós, usuários de Mozilla, é o sidebar que ele nos oferece. Muitos sites nos oferecem o recurso do sidebar no Mozilla e inclusive deixo aqui minha sugestão para que o Augusto também o faça.

Ao pressionar a tecla F9 no navegador, ativamos a visualização de uma barra lateral que pode funcionar de maneira similar a um leitor RSS.

Por exemplo, entrem no site www.osnews.com, no rodapé do site há um ícone com o texto "add mozilla sidebar". Cliquem no ícone e observem o resultado.

Acabei de adicionar esse recurso no www.vivaolinux.com.br, se quiserem oferecer recurso similar, basta pegar o código do JavaScript chamado pelo link do respectivo ícone. Bom, e sem querer ser pretencioso, a quem interessar há um RSS desse site também em: http://www.vivaolinux.com.br/index.rdf

[]'s


» Rodrigo Gonçalves () em 01/03 13:07

Inseri o RSS do VivaOLinux no RSS Reader do Firefox porém ele retorna um "XML Parse Error"...

O mesmo acontece com o Slashdot em alguns momentos do dia.


» Fábio Berbert de Paula () em 01/03 13:34

Descobri o erro. A propósito, quem tiver problemas com sintaxe de RSS, segue um link bem útil, Redland RSS 1.0 Validator and Viewer:
http://www.redland.opensource.ac.uk/rss


» Guaracy Monteiro () em 01/03 14:48

E para o pessoal que não usa Mozilla e passa a maior parte do tempo no modo texto, uma sugestão bem legal para não ficarem por fora das noticias
http://www.raggle.org/shots/


» Augusto Campos () em 01/03 15:09

Na notícia abaixo eu incluí (nos comentários) uma dica de como inserir as notícias do br-linux (ou de qualquer outro site que suporte RDF/RSS) na sidebar do Mozilla: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001611.html

Eu não acho simpática a idéia de inserir links para o suporte a uma grande variedade de aplicações - a idéia do RSS/RDF é justamente tornar desnecessário este tipo de coisa.

Lamento que o projeto Mozilla não tenha tido a sacada de suportar RSS/RDF diretamente na sidebar, mas tenho certeza de que isso não vai demorar ;-)


» Adriano () em 01/03 22:17

Pessoal, também vale lembrar (com a ajuda do Augusto Campos e sugestão de clientes), criamos o RSS/RDF com os últimos lançamentos da Linux Mall. Adorei a ideia e coloquei em prática.

Para os interessados, apontem seus aplicativos para http://www.linuxmall.com.br/lancamentos.xml


» NaArea () em 03/03 09:02

Sobre Rss, vocês tem sujestões de sites brasileiros que oferecem RSS?

Akele site q reunia isso esta Off

vlw


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.