Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre a doação do servidor RISC à nossa campanha para as escolas secundárias brasileiras

Notícia publicada por brain em fevereiro 27, 2004 03:43 PM | TrackBack


Desde a semana passada estamos anunciando e convidando a comunidade a colaborar em nossa campanha para doação de recursos de software livre para as escolas secundárias do Brasil. A partir da próxima quarta-feira vamos começar o cadastramento das escolas interessadas e a divulgação detalhada dos doadores e doações recebidas.

Mas a primeira doação de vulto que recebemos (e que deve ter ajudado a inspirar vários dos outros doadores que surgiram nos dias subsequentes) chegou como um telefonema em pleno sábado. Ao contrário da maioria das contribuições, esta não veio de uma empresa, e sim de um membro individual da comunidade Linux brasileira. Escreve o João Negrão, do interior de SP: "Lendo a newsletter do www.br-linux.org de 20/02/2004, senti interesse em colaborar com a iniciativa da br-Linux dar prêmios para as escolas que incluíssem o Linux em seus currículos.
Este interesse não é apenas comercial e sim um sentimento puro de colaborar com a br-linux pela iniciativa que ela tomou em doar vales livros para as escolas técnicas.
" Como se vê, é uma reação em cadeia: eu doei vales-livro, o João doou o servidor (que ele normalmente comercializa para provedores, mas inclusive para escolas secundárias), e no dia seguinte pipocaram doações de livros, cursos, etc. Este é um caso em que a divulgação de uma boa ação leva a ampliar seu valor, pois inspira mais gente a repeti-la.

Veja abaixo o relato do João Negrão sobre o seu envolvimento com estes servidores RS/6000 e o uso do Linux neles, além de uma foto do equipamento e um desafio para a escola que vier a recebê-lo:

Escreve o João Negrão:

Vou escrever um resumo da minha experiência com a IBM RS/6000, pois quando eu comprei estas máquinas eu sabia apenas que elas rodavam o OS AIX, mas também nunca tinha o visto - embora já tivesse instalado o Linux em desktop.

A foto acima é da própria máquina que estou doando. Como usuário curioso que sou, comecei aí uma batalha. Comecei a pesquisar o AIX, e logo de cara já descobri que ele era proprietário. Como eu sou teimoso, entrei em contato com a IBM para comprar - sem condições, para um curioso é muito caro.....

Parti para o Linux. Perguntei para um e para outro mas ninguém conhecia a plataforma RISC, e o tempo foi passando... Foi quando descobri a distro SuSE; mas ela não afirmava que daria para instalar. Com muito custo e com ajuda de um amigo, encontramos o site http://www.solinno.co.uk/7043-140/ onde tentei novamente com os amigos baixar o SuSE, sem sucesso - morando no interior de SP em uma chácara a 11 km da cidade, a conexão com a internet a 19200 bps, porque aqui a linha telefônica é a WLL (?pagamos um refrigerante gelado só que eles entregam quente, sem opção de reclamar?). Já estava com o passo a passo nas mãos e não tinha o Linux.

O primeiro dinheiro que eu peguei na mão, sem dúvida, foi para comprar o SuSE Linux 7.3 PPC na caixa. Não é propaganda, mas só encontrei na Tempo Real e o preço era meio salgado, mas a vontade de ver a máquina rodando era maior. Consegui instalar com a indicação do site, mas só via console, não tenho a parte gráfica. Todo este processo levou somente um ano para se realizar.

Para a escola que receber o servidor que estou doando, ficará o desafio de instalar a parte gráfica e escrever um passo a passo para nós, os curiosos da informática.

Para finalizar fica um chamado para todos que estão lendo até aqui: ?Oi, é você mesmo, para e pense um pouco!!! Olhe do seu lado e veja quantos Livros, objetos que você tem e não usa e poderia doar para alguém, uma escola, amigos e etc. .. o tempo passa e você fica olhando para eles. Mas caso você não tenha nada do seu lado para doar, olhe para dentro de vc mesmo e veja quantas informações existem dentro de você e que poderia compartilhar com outras pessoas. Tome uma atitude, seja forte e derrote o seu egoísmo e sinta quanto é gostoso e gratificante colaborar com o próximo, mesmo que ele esteja longe de você.?

[nota do editor: o e-mail do João Negrão é negraojoao(arroba)hotmail.com]

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Augusto Campos () em 27/02 15:48

Quem se inspirar e quiser doar algum material (livros, cursos, software, hardware, etc.) pode entrar em contato via http://brlinux.linuxsecurity.com.br/feedback/feedback.htm


» Tiago Cruz () em 27/02 16:33

Muito bom João, meus parabéns!

Quem tiver um adslmodem e um gravador de Cd's sobrando para doar para mim eu adoraria... (brincadeira....)


....


Mas se estiver sobrando... :/


» Carlos Araujo () em 27/02 16:40

Parabéns João !!!


» scorpion () em 27/02 17:02

Legal isso :) Pena a UnderLinux não ter o mesmo apoio... como varias pessoas sabem nosso servidor um pentium 3 600 mhz ja nao suporta mais a quantidade de usuários simultaneos ja tem bastante tempo o que vem ocasionando travamento da maquina por varias vezes durante o dia... Infelizmente nossa equipe e formada por garotos que moram com os Pais e não tem recursos para comprar uma maquina nova.

Sabemos que o nosso portal e de grande ajuda pra comunidade e gostariamos de um apoio estou correndo atraz da linuxmall pra ver se vendo umas camisas para tentar juntar uma grana para comprar este servidor mais acho que esta proposta vai ser meio dificil...

Nao sei se a comunidade nao leva a UnderLinux a serio mais certamente se tivesse condicoes financeiras ja teria comprado uma maquina nova para o site.

O mais chato de tudo é que enviei pedidos de ajuda para Novell IBM HP e varias outras empresas.

E ate hj o unico site que veio procurar para fazer propaganda por incrivel que pareca foi a microsoft.. na realidade nao sei pq ainda nao saiu ainda a propaganda mais foi o unica empresa mesmo nao tendo nada haver com a area de software livre que demonstrou algum interesse em apoiar o projeto.. Tudo bem que nao anunciou ainda na underlinux nem entraram mais em contato mais foram os unicos que deram alguma esperanca isso chega a ser triste.
[]´s
Marcus Maciel(ScOrP|On)


» Augusto Campos () em 27/02 17:06

Só esclarecendo, o servidor doado pelo João não virá para o br-linux - ele entregará direto para alguma escola secundária brasileira que se candidatar e for escolhida através de votação da própria comunidade, conforme será explicado na data informada acima!


» scorpion () em 27/02 17:13

show de bola augusto incrivel a forca que vc tem com a comunidade a gente poderia marcar um encontro nacional da comunidade quem sabe um feriado desses em algum lugar do brasil acredito que com seu apoio teria tudo pra dar certo :)

Ia ser Legal Encontro Nacional de Usuarios Linux ;)
quantas pessoas será que daria em ?? heheh :)


» Augusto Campos () em 27/02 17:14

po, mas ja tem anualmente o Forum Internacional do Software Livre, em Porto Alegre. Melhor oportunidade não há ;-)


» scorpion () em 27/02 17:15

eh realmente vou ver se apareco este ano tem muita gente que gostaria de conhecer pessoalmente :)


» João Carlos () em 27/02 21:46

Parabens pela iniciativa, João.
Sou professor em escola secundárias, porem home nosso foco está em pedagogia de projetos utilizando software logo.
Tenho planos para implantação de softwares livres a medida que a garotada for familiarizando com a coisa.
já instalei o Suse no IBM/6000 inclusive ele está rodando em uma empresa que trabalho, mas tabem não instalei a interface.
Mas o quero te dizer é que estou feliz de saber que existe um projeto desse e pessoas como você .


» João Carlos () em 27/02 21:48

Há esqueci de dizer, será mais divertido se essa maquina doada for multiprocessada.


» CBral () em 28/02 08:32

UM pc com tecnologia Risc e muito melhor que um x86 ?


» Augusto Campos () em 28/02 10:27

Acho que nem importa o quanto é melhor - o fato é que a tecnologia RISC é bem diferente. E se os alunos de qualquer escola técnica que tenha cursos na área de desenvolvimento (por exemplo) tiverem chance de interagir com um equipamento destes durante seu curso, certamente sairão da escola enriquecidos.

Fiz meu segundo grau em uma escola técnica, e nela tínhamos acesso a um velho mainframe. Imagino que ele tinha até mesmo *menos* capacidade que alguns dos PCs lá disponíveis, mas o fato de termos acesso a um mainframe e podermos ver na prática a diferença de paradigma entre as arquiteturas realmente fazia muita diferença.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/03 13:45

Uma 43P, legal. A máquina não é muito possante, mas é muito boa para aprendizado. E é bastante compatível com GNU/Linux.


» Leandro () em 09/03 10:40

Muito legal a iniciativa dessas pessoas que estão fazendo as doacões e ajudando de alguma outra forma.
Eu quero viver pra ver o dia em que o Linux irá dominar o mundo. hehe


» Pedro Bordin Hoffmann () em 10/03 14:57

Gostaria de poder ajudar, moro em Caxias do Sul - RS, mas não tenho nada que eu possa doar, então pensei em instalar, caso tenha alguma escola em Caxias do Sul que queira instalar ou configurar alguma coisa, concerteza eu vou ajudar. Basta eu ser avisado.

Abraços
[M]orpheus
ICQ# 152965097


» Amilcar de Abreu () em 20/04 15:13

Grande iniciativa, grande idéia, grande trabalho ! parabéns.

Aparentemente, existe um tutorial para instalar e rodar o X nesta máquina...

http://www.tldp.org/HOWTO/IBM7248-HOWTO/

Go check it!


» luciana () em 27/08 19:15

se tiver algumas dicas sobre s.o. aix me mande e-mail. Por favor!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.