Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Compartilhando o uso de computadores - sem rede!

Notícia publicada por brain em fevereiro 25, 2004 04:05 PM | TrackBack


osni_passos enviou este link e acrescenta: "Hoje em dia temos computadores pessoais com um poder de processamento enorme para tarefas diárias como edição textos e planilhas. Seguindo esta idéia existem aplicativos como o Betwin/Buddy - com ele você pode (adicionando uma placa de vídeo, monitor, mouse e teclado usb) usar até 5 sessões na mesma maquina local, sendo que não tem nada a ver com LTSP ou semelhantes. Tenho dois destes aplicados em uma empresa, e gostaria de passar a usar Linux nos dois, então encontrei este documento e fiz uma tradução (muito ruim por sinal, meio google e dicionário). Fiquem à vontade para melhorar a tradução ou contribuir com o autor original, que também é brasileiro."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodrigo () em 25/02 17:08

Poderia trocar "remendo" por "patch" .Blz .


» Pacozila () em 25/02 20:03

" Poderia trocar "remendo" por "patch""

Por que? Dê nos uma boa razão para isso? Sem Flames e Aldos Rebellos, por favor.


» osni_passos () em 25/02 20:06

A intenção é divulgar o trabalho do autor original, a qual eu acho muito util, quanto a ajuda na tradução está mais para a sintaxe do mesmo em relação ao original.

Abraços


» Sandro () em 25/02 20:07

Pacozilla,
afinal, qual é a dificuldade em usar "remendo" ?
que pode ser claro para os que trabalham com tecnologia, mas assim ajudamos a aumentar a lista de pérolas de expressões como "printar" a tela, "schedular" a rotina, etc.


» Fabio () em 25/02 20:21

Gostei!!!

Se esse tipo de uso fosse estendido para lan house seria muito bem empregado, é claro que se o projeto estivesse bem desenvolvido tornando a aplicação mais veloz, ninguém gosta de jogo lento e travando.

Além de escolas: Supermercados, Help Desk e até caixas de banco também seria uma aplicação excelente, acho que até mais viável do que lan house.

neste endereço http://www.applica.com.br tem um eles vendem um hardware que foi fabricado específicamente para compartilhar uma máquina em diversos monitores, teclado e mouse. Mesmo com hardware específico só suporta 4 usuários plugados no equipamento.

O ideal seria um hardware assim homologado para linux, porque a velocidade da USB também deixa bastante a desejar ;)


» Pacozila () em 25/02 20:24

Então Sandro,

Eu pedi justamente ao Rodrigo uma boa razão para se usar patch em vez de remendo. Não vejo dificuldade alguma, "muito antes pelo contrário", só vejo pontos positivos em se utilizar remendo.


» osni_passos () em 25/02 20:53

Fabio
Pelo que andei lendo sobre o kernel 2.6, ele melhorou bastante o suporte a USB além do USB 2.0... mas ainda não tive a oportunidade de conferir.


» osni_passos () em 25/02 20:56

Acho interessante usar patch ao invés de remendo porque o texto se destina a comunidade linux em geral que na maioria das vezes está familiarizada com o termo.
já alterei a versão traduzida...
Abraço


» osni_passos () em 26/02 07:48

Fabio
Sobre jogos, ao menos no sistema Betwin (win) jogamos duas sessões de Quake 3 na mesma maquina com certa tranquilidade, mas não conseguimos jogar um contra o outro (mesma placa de rede), embora o pessoal da empresa fornecedora diga que é possível, Queria saber como, será magica (?)



» Dalben () em 26/02 11:42

Fábio

"a velocidade da USB também deixa bastante a desejar"

O que trafega via USB é somente o que vem do teclado e do mouse. Não há necessidade de grande velocidade aqui.

O que eu acho mesmo uma pena é ter que aplicar um patch para implementar essa funcionalidade que está disponível desde 2001 (pelo que vi nas listas de discussão indicadas no texto original).


» Rafael Felipe () em 26/02 11:53

Estamos voltando pra era dos terminais burros, só que eles estão ficando coloridos! hehehehe!


» Augusto Campos () em 26/02 11:56

Rafael, o uso de tecnologias similares às dos terminais burros tem sido frequente sim, mas acho que não é o caso desta notícia de hoje. Pelo que ele descreveu, isso aí está parecendo mais uma CPU com múltiplos consoles...


» osni_passos () em 26/02 13:16

Segundo o que me consta as licenças Windows/Office são restritas a maquinas (cpu, placa mãe, hd), não cita nada de usuarios simultâneos (como a do AutoCAD) então neste caso não seria correto afirmar que mesmo pagando só um licença e acessando simultaneamente, eu ainda estaria dentro da lei?

Abraço


» fabio () em 26/02 18:58

Dalben

>O que trafega via USB é somente o que vem do teclado e do mouse. Não há necessidade de grande velocidade aqui.

Concordo com vc, mas a minha proposta seria ter um computador bala, tipow umas 5CPU's, 40G de RAM e um monte de monitor, teclado e mouse conectados em hubs ou switch USB. Tem uns monitores USB de 17" Matrix Ativa com 32MB interna que são show!!!(acho que vi esses monitores navegando pelo site da IBM mas agora não consigo achar)

Se desse prá fazer como o Algusto falou, "uma CPU com múltiplos consoles" o preço da supermáquina seria abatido ao se plugar a 20ª console compartilhada, seria show de tecnologia prá ninguém botar defeito.

É por isso que sugeri que se alguém quiser fazer isso então não deve utilizar a USB, pelo menos um hardware específico como fizeram os nossos amigos da applica, mas homologado para linux tenho certeza que os recursos de hardware seriam muito melhor utilizados.

osni_passos

Além disso o kernel 2.6 melhorou em muitos outros pontos tbm, tow louco prá testar pessoalmente o desempenho... acho que vou fazer isso nesce final de semana. E eu não conhecia esse BetWin... legal!!!


» osni_passos () em 27/02 08:12

Vamos relembrar novamente:
O tutorial é meio antigo, e ainda não testei, embora a vontade seja grande, vamos contribuir, principalmente com autor original.

Abraço


» Dalben () em 27/02 10:14

Fabio,

Você pensa longe, hein? Legal, continue assim. Mas mesmo o BetWin (de quem eu já tinha ouvido fala há algum tempo) está limitado a 5 "estações". Acho que isso é uma limitação do barramento PCI, onde estariam espetadas as placas de vídeo.

Não conheço esse monitor USB. Ele é compatível com XFree? Se for, deve ter um jeito. Aí esse limite some e o Linux vence o Windows novamente! :-)

E, ainda assim, acho que se a MoBo tiver um bom suporte a USB (a do micro que estou usando tem 5 hubs on-board, dois 2.0 e três 1.1) a velocidade não seria problema, a não ser para jogar.

Mas o legal da solução é poder usar hardware padrão, bem testado e barato. Sem imprevistos.


» fabio () em 27/02 15:40

Dalben

Pesquisei rapidamente e encontrei os seguintes links:

http://www.apple.com/displays/asd17/

http://www.mysimon.com/Elo_Entuitive_1525L_flat_panel_display_TFT_15_1/4014-3174_8-30085096.html

Acho que ainda naum vai funcionar no linux, fiz uma busca no site da IBM mas ainda nao concegui encontrar mesmo, acho que os caras desistiram do projeto.

O melhor de tudo eh que, como vc citou a limitacao dos slots pci, cada monitor USB tem sua propria placa de video interna, entao calcule quantos monitores, teclados e mouse vc pode pendurar em varios hubs e switch espalhados pela area do lugar.


» osni_passos () em 27/02 18:07

fabio
Me corrija se eu estiver errado mas são 256 possibilidades de cascateamento USB não?

Alguem sabe algo sobre o que comentei das licenças, sei que é sobre windows, mas fiquei curioso...

Abraço


» fabio () em 28/02 00:05

osni_passos

Isso mesmo: 256 dispositivos; daria para conectar 85 conjuntos de tres elementos e ainda sobraria espaço para uma impressora. Desculpe mas eu não intendiu nadia de lecencia de uindious... mas acho que não existe porque esse tipo de uso não é disponibilizado pela M$ e sim por programas de terceiros, tipo BitWin.

Pessoal

To vendo que muita gente se interessou por esse negócio de "compartilhamento de CPU" com tudo USB, tow pensando em desenvolver um projeto e tornar isso viável e assessível... quem topa??? por onde começamos??? <;^p


» osni_passos () em 28/02 15:01

O problema de se usar USB é custo do periférico, teclado, mouse e principalmente o monitor (que eu nem sei o preço). A tendência é diminuir, no meu caso eu usei um adptador que USB/PS2, para caso de ter que trocar mouse ou teclado (como acontece frequentemente)
Quanto a licença do windows/office mandei um mail para licenciamento@microsoft.com.br, espero resposta.

Abraço


» Cadu () em 06/05 13:16

Sinceramente,

Só alguém muito "tanso" ( talvez não seja essa a palavra ) usa uma palavra em inglês quando pode usar uma substituta em português.
Nosso país, nossa tecnologia, nossa sociedade e muitas outras coisas brasileiras são desvalorizadas no mundo inteiro. Por que nós, brasileiros, precisamos desvalorizar a nossa própria língua? Só um TANSO faz isso.


» PAULO () em 26/05 23:31

ALO PESSOAL, SOU REPRESENTANTE DOS PRODUTOS APPLICA NO BRASIL,NO ESTADO DE SAO PAULO,estou cadastrando firmas idoneas ,para dar suporte aos meus produtos, quem se habilitar passe um e-mail .COMPARTILHAMENTO de um mesmo CPU,COM 5 USUARIO ,VIZITE NOSSO SITE. ABRAcos.


» PAULO () em 26/05 23:31

ALO PESSOAL, SOU REPRESENTANTE DOS PRODUTOS APPLICA NO BRASIL,NO ESTADO DE SAO PAULO,estou cadastrando firmas idoneas ,para dar suporte aos meus produtos, quem se habilitar passe um e-mail .COMPARTILHAMENTO de um mesmo CPU,COM 5 USUARIO ,VIZITE NOSSO SITE. ABRAcos.


» Zeniel () em 10/07 17:30

Pra quem interessar, eu estou pesquisando essa solućão de multiplos usuários a algum tempo. Ainda não implementei nada. Mas tenho bastante links interessantes que vcs poderiam dar uma olhada:

Procurar (palavras chaves):
www.google.com.br/linux -> X screen two terminals and two monitors, "multiple
keyboard"

true dual-head, multi-user support, XFree86 4.0, multiple keyboard, multiple
mouse, multiple video card, dual user, XFree86 instances, dual keyboard, USB
keyboard under X, two mices two keyboards, multi-desktop

HOWTO
http://www.linuxplanet.com/linuxplanet/tutorials/3100/ (Miguel Freitas)

Dual Keyboard
http://www.ussg.iu.edu/hypermail/linux/kernel/9809.3/0351.html

Multidisplay *Um usuário

http://www.ssc.com/pipermail/linux-list/1999-November/028191.html
http://www.ssc.com/pipermail/linux-list/1999-November/028195.html
http://www.linuxquestions.org/questions/archive/18/2003/03/3/50103 (código)
http://www.linuxquestions.org/questions/archive/1/2002/05/2/9973

>> Tutorial:
http://linuxdocs.org/HOWTOs/Xinerama-HOWTO.html

Soluções
>> Windows:
http://www.thinsoftinc.com/products_betwin_info.html
http://officeone.mvps.org/powershow/powershow.html
>> Linux:
http://linuxconsole.sourceforge.net/
http://startx.times.lv/ (ou o mirror) http://www.schuldei.org/aivils
http://dmx.sourceforge.net/ (multiX e multiServidores)

Multi-desktop
>> Windows:
http://www.downloadfreetrial.com/desktop/desk6569.html
http://www.8848soft.com/multidesktop/index.htm
http://www.8848soft.com/multidesktop/index.htm
http://www.multidesktop2003.com/

Multidisplay *Mais de um usuário
>> Motivação:
http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2002-04-17-005-26-OS-CY-KN
http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2002-04-17-005-26-OS-CY-KN-0005
http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2002-04-17-005-26-OS-CY-KN-0006

>> Projeto:
http://cambuca.ldhs.cetuc.puc-rio.br/multiuser/
http://www.kerneltrap.org/node.php?id=146
http://www.google.com.br/linux?q=cache:xPhsASvH4UUJ:www.uwsg.iu.edu/hypermail/linux/kernel/0302.1/1145.html+%22multiple+keyboard%22&hl=pt-BR&ie=UTF-8
http://www.linuxquestions.org/questions/archive/1/2003/01/2/36893
http://www.tldp.org/HOWTO/XFree-Local-multi-user-HOWTO/

>> Enquete:
http://www.linuxgazette.com/node/view/825
http://seclists.org/lists/linux-kernel/2003/Feb/2466.html

>> Aprender mais:
http://www.xfree86.org/3.3.6/Linux4.html

>>> Olhar aqui > USB
http://www.usb.org
http://www.usb-linux.org
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?act=confirmbid&site=MLB&id=11882709&qty=1&price=200.00&autoof=N (hub 7 portas para usb)
http://www.frogmouth.net/hid-doco/linux-hid.html



Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.