Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux - e um servidor RISC - para as escolas secundárias

Notícia publicada por brain em fevereiro 23, 2004 10:20 AM | TrackBack


Ao fechar dois novos contratos de patrocínio para o br-linux.org na semana passada, me vi em condições de realizar uma antiga intenção: poder doar material para os grupos de estudo de Linux de escolas técnicas e outras escolas secundárias do país (onde tambei comecei meus estudos de informática, no milênio passado). Mas enquanto operacionalizava minha doação, me veio o estalo: por que não transformar esta intenção em algo maior?

Assim, entrei em contato com algumas empresas que costumam topar este tipo de iniciativa, e começamos a acertar os ponteiros para doação de livros, publicações, cursos para professores, etc. O feriado prolongado prejudicou um pouco a conclusão das negociações, mas já posso anunciar que graças à publicação de chamado para colaborações na terceira edição da newsletter, teremos até mesmo a doação de um servidor de rede com tecnologia RISC para uma das escolas selecionadas.

É isto mesmo, um leitor da newsletter que trabalha neste mercado vai doar um servidor IBM RS/6000 (no qual ele roda SUSE Linux PPC) para uma das escolas selecionadas. Mais detalhes sobre o doador e o equipamento serão publicados na sexta-feira ;-)

Outros interessados em doar, entrem em contato - não há doação pequena demais. Todo livro, software, assinatura de revista, bolsa de estudo em curso, equipamento, etc. vai ajudar a compor um todo maior, e garantir a menção do nome, logo e link do doador em todos os comunicados referentes à promoção. Mais do que isso: eles vão garantir a presença da semente do Linux em um dos terrenos intelectuais mais preparados para recebê-lo, e mais carentes de recursos que possam salvá-los do currículo tradicional baseado em tecnologias proprietárias (com honrosas exceções).

A terceira edição da newsletter, publicada na semana passada, já dá alguns detalhes sobre como as escolas poderão se candidatar, e como serão escolhidas. Tudo será publicado com detalhes quando estiver definido, mas por enquanto você pode ir se informando na newsletter. E é um bom momento para os alunos e professores usarem suas redes de contatos e ativarem o grupo de usuários Linux de sua instituição, ou acelerarem a participação dos alunos no grupo de usuários de sua região!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Hugo () em 23/02 10:59

Muito interessante essa iniciativa, em tornar o linux uma ferramenta de ensino, para novas gerações. Parabéns Augusto pela iniciativa do projeto, que tente a crescer cada vez mais e mais, se contar com a ajuda de pessoas como você.


» PEB () em 23/02 13:37

Augusto,

Sua iniciativa é gloriosa ! Como seria bom que empresas de porte tivessem uma iniciativa semelhante a sua ! O país seria um polo de profissionais de TI sem dever nada a qq país desenvolvido. É uma pena que empresários com capacidade financeira para doações não consigam enxergar da mesma forma.
Mas eu, como educador, agradeço sua iniciativa e espero que as escolas que recebam as doações consigam desenvolver seus programas educacionais através da sua iniciativa.

Parabêns !


» Gustavo () em 24/02 09:22

Augusto, meus parabéns por sua iniciativa, e seu eu puder ajudar de algum modo, pode contar comigo.
Trabalho a partir das 13:00 portanto na parte da manhã estou livre.
Acho que não só a iniciativa de doar, mas podemos criar uma escala de pessoas (experientes) que possam ir nestas escolas como voluntarios para ensinar os que tiverem interesse.
Seria uma troca muito interessante ao meu ponto de vista.
Um forte abraço,

Gustavo Vieira
Rudah - Tche linux group


» Augusto Campos () em 24/02 09:57

Gustavo:

Toda ajuda é bem-vinda! Mas você deve conhecer aquela lista dos 5 fatores para um projeto bem-sucedido, né? São eles:

1 - Nunca espere agradar a todos
2 - Nunca tente resolver todos os problemas de uma vez só
3 - Nunca revele tudo o que você sabe de uma vez só

O que nos interessa no momento é o (2), que ensina a manter o foco. A minha idéia com a campanha atual é distribuir recursos de software livre (livros, treinamento, hardware, etc) para as escolas secundárias. Eu sei que mais entidades além delas precisam destes recursos, e sei também que elas precisam de mais coisas além disso - mas não tenho como gerenciar tudo ao mesmo tempo, por isso resolvi fazer uma coisa de cada vez, e ter chance de fazer bem-feita.

Mas se você tem interesse de ceder seu tempo para entidades que precisam de orientação, não espere o final da minha campanha- mãos à obra! Mobilize o seu grupo de usuários, monte uma escala, e pé na estrada!


» Augusto Campos () em 24/02 10:03

Só para mantê-los informados: até o momento já temos confirmação do interesse em doar os seguintes itens (mais detalhes, e o nome dos doadores, serão informados oportunamente e com o devido destaque):

- 1 servidor RS/6000
- 6 lotes de 5 cursos online de OpenOffice
- 1 conjunto de placa mãe, CPU, memória RAM e placa de vídeo com aceleração
- 3 lotes de livros, cada um contendo 6 livros de programação com ferramentas GNU e 2 guias de referência Linux, mais acesso a um curso online de Linux básico
- 1 livro sobre administração de proxy squid
- dois vales-livro, de R$ 100,00 cada
- número indeterminado de matrículas de professores em um curso presencial de Linux


» Ricardo Jurczyk Pinheiro () em 24/02 11:34

Augusto, sou professor de escola técnica estadual no Rio de Janeiro (curso técnico de informática) e mexo c/ Linux desde 1998. Tenho interesse em cadastrar a minha escola p/ concorrer de alguma forma p/ alguma doação.
Não vou falar minha opinião sobre o sucateamento do ensino técnico pq não vem ao caso, mas estou tentando enfiar Linux no currículo faz um tempo, e ano passado usamos Linux no curso de introdução a sistemas operacionais - remotamente via uma conexão SSH, mas já era alguma coisa.
Como eu procedo p/ q minha escola (Escola Técnica Estadual República) concorra a uma doação (qualquer coisa vale, mas se rolasse essa RS/6000 eu iria me deliciar - afinal, eu administro tb o firewall e o "servidor de internet").

Parabéns pela iniciativa, se eu tiver algo aqui q possa ser doado (tenho uns gabinetes bons e umas tralhas como placas de som, etc. Serve?), tá valendo.


» Augusto Campos () em 24/02 11:44

Ricardo, as instruções para a "candidatura" das escolas logo irão ser divulgadas, e não vai ser nada complicado. É só aguardar ;-)

Doações de hardware são bem vindas sim, se a sua escola possuir disponibilidade para assumir as despesas de envio para a escola que venha a recebê-las!

Augusto


» Alvaro Campoy Neto () em 29/02 21:43

Ótima iniciativa essa, todos só vão ter a ganhar com isso. Eu queria que esse tipo de coisa acontecesse aqui tb em Bauru, SP. Se tiver algum interessado quanto a isso que seja de bauru, poste alguma coisa aqui para trocarmos e-mails e quem sabe, fazer a coisa acontecer aqui também.


» Rubens () em 13/04 10:05

Bom dia
Estou fazendo um trabalho sobre "Software Livre e Proprietário", e gostaria de receber bibliografias que eu pudesse encontrar esses tipos de softwares.
Aguardo vossa atenção
Desde já grato

Rubens


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.