Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Entrance - uma alternativa diferente de gerenciador de login

Notícia publicada por brain em fevereiro 10, 2004 09:45 AM | TrackBack


Leonardo Dias (leosouzadias@ig.com.br) disse: "estava pesquisando um bom gerenciador de login para substituir o KDM que acho muito pobre e foi assim que eu descobri o Entrance, o gerenciador de login do Enlightenment. Ele é sem dúvida nenhuma um projeto promissor, a interface é linda, é uma pena estar disponível apenas via CVS, segue trecho da apresentação do Entrance."

Eu gosto do KDM. E do GDM. E até do XDM. Mas dou as boas vindas ao Entrance ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eduardo Jaremicki Moreira () em 10/02 10:37

Realmente parece muito bonito, mas é de fácil configuração???


» domus () em 10/02 11:47

Realmente o Entrance é muito bom, mas eu acabei desistindo nesse momento por motivos maiores de configuraçao achei a documentaçao ainda muito limitada, segue o link do meu problema

http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=126502

das experiencias que tive, vi ser um gerenciador de login, muito leve, mas bem leve mesmo, mas há algus aspectos que precisam ser revistos, como uma configuraçao mais documentada, instalei pelo portage do gentoo sem a menor dificuldade :)


» Marco Maximo () em 10/02 12:36

Realmente, o Enlightenment é uma obra de arte! Adoro esse ambiente. Não conhecia esse gerenciador, agora, a minha paixão aumentou ainda mais.
Valeu pela dica.


» Xuxa () em 10/02 14:44

Enlightenment esta acima dos outros ambientes graficos.
Além de sexy ele é funcional.
O Entrance tbm é muito bom


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/02 15:48

Agora só falta o E17 ficar pronto. Por enquanto ele é puro vapourware, mesmo que haja algumas partes funcionais no CVS. Qualquer produto que seja software livre tem um ciclo:

1. Quanto melhor ele é, mais usuários tem;
2. A porcentagem dos usuários que é desenvolvedor de software é fixa, mas quanto mais usuários, mais desenvolvedores. Uma porcentagem fixa destes contribui para com o projeto.
3. Quanto mais (e melhores) desenvolvedores contribuem para com o projeto, melhor ele fica. Voltamos ao passo 1.

O Enlightenment quebrou este ciclo esquecendo um dos fundamentos de projetos de software livre ditos por Eric Raymond: "Release early, release often". O software precisa ser ativamente desenvolvido tendo versões toda hora, senão perde usuários e desenvolvedores e cai no esquecimento. O Rasterman resolveu jogar tudo fora, parar com as melhorias incrementais, e recomeçar tudo do zero, reprojetando o Enlightement 0.17. É um objetivo nobre, mas faz ele perder o bonde. Ele perde o momento, o impulso que necessitaria para manter-se ativo e preferido pela comunidade.

Já faz 4 anos que não temos um enlightenment novo. Sim, temos os bugfixes da versão 0.16, mas não são suficientes. Hoje está todo mundo usando KDE (+kwm) 3.1/3.2, Gnome(+metacity) 2.4, mas... quem usa Enlightenment agarrou na versão 0.16. Não faltam recursos, o enlightenment é ótimo, mas fica sempre aquela sensação de obsolescência.

Eu gostaria que o desenvolvimento dele fosse mais acelerado e saísse logo o 0.17 pra eu ver se é tão maravilhoso quanto descrito.


» Xuxa () em 10/02 19:14

Ae Patola,
Interessante seu post, porem nao concordo com vc.
O que voce quer dizer com "enlightenment novo" ? Em novembro de 2003 saiu o E16.6, eu considero ele novo ,vc nao ? Tudo bem que nao é uma versao revolucionaria como esta sendo prometida a E17, mas isso significa que o projeto do Rasterman e sua equipe ainda esta vivo!
O E nao esta ai pra competir com o KDE ou Gnome ou pra ganhar mercado, o proposito do Rasterman é mais nobre, ele prega a evolucao!
"...It will not compete with GNOME or KDE, but be a completely new way of visualizing your desktop, based around the EFL which was built from the ground up for this task."
---


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.