Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO, Linux, MyDoom, websites, DDoS...

Notícia publicada por brain em fevereiro 2, 2004 11:21 AM | TrackBack


Wendell - ThLux (thluxx@yahoo.com.br) disse: "Achei interessante este texto do WebInsider e acredito que seria de grande importãncia para os amigos da comunidade. A matéria é assinada por Ricardo Bannfy: Articulações entre a fragilidade do Windows, a posição duvidosa do SCO Group ao afirmar que partes do Unix foram copiadas para o Linux e a fúria de vândalos tidos como representantes do Mundo Linux."

O texto dá um belo panorama, e merece leitura. E esta notícia do UOL fala sobre os efeitos do vírus MyDoom, que levou milhões de computadores rodando Windows a atacar ontem o site da SCO, que acabou tendo que tirar o nome "www.sco.com" do DNS. Um trecho: "Segundo a [F-Secure], o Mydoom é, em termos de propagação, "o pior vírus de computador da história", apesar dos sinais de fadiga apresentados na sexta-feira, quando registrava uma taxa de infecção de 40% de todos os e-mails no planeta." 40% dos e-mails do mundo não é pouca coisa...

E embora já tenhamos falado sobre a carta aberta de Bruce Perens, não custa repetir. Roger de Almeida (rogerdealmeida@yahoo.com.br) disse: "De acordo com Bruce Perens, há possibilidade de que a SCO pode estar envolvida na criação do vírus MyDoom, com a finalidade de difamar o Software Livre. Além disso, na sua carta aberta, Perens pede à Comunidade GNU/Linux que, não apoie o mega ataque.
A InfoExame traz uma reportagem nesse sentido em português.
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Oliver Pereira () em 02/02 11:36

Acho dificil a sco ter desenvolvido o virus, mais não impossivel,em relação aos ataques ao site da SCO, sei que isto é ilegal,mais tb acho que foram eles que começaram a briga e agora colhendo os frutos.Ataques DOS em sites hoje são os antigas manifestações com cartazes na porta da empresa de antigamente onde isso tb gerava perda "$" e desmoralização de imagem da empresa.
Coisas da modernidade !!
Não acho esta a melhor forma de se resolver problemas como este mais não custa nada instalar um windowsXp navegar um pouco ler uns emails com anexos estranhos e esquecer ele ligado amanhã :-)
Afinal um usuario comum é apenas uma peça desse jogo onde, uma empresa faz e vende um sistema operacional com varios bugs e outra tentando ganhar dinheiro facil através de advogados e não com produção de algo bom.
"Cada um tem o castigo que merece" (ditado popular)


» Manoel Pinho () em 02/02 11:47

Acessem http://sco.com e verá que o site está no ar. Eles só tiraram o www.sco.com do servidor DNS para darem uma de coitadinhos...


» Augusto Campos () em 02/02 11:56

Acho que não foi pra dar uma de coitadinhos, Manoel. Segundo as estatísticas que eu vi, o site deles realmente recebeu muito tráfego de milhares de vírus pelo mundo. Mas como o vírus ataca www.sco.com, e não sco.com, eles tiraram o nome atacado do ar - o que não apenas foi uma manobra esperta, como evitou muito tráfego inútil pela Internet, já que o vírus vai tentar atacar e não conseguirá, pois o nome do seu alvo não existe mais...

Se eles ao invés disso tivessem apontado o nome www.sco.com para o IP de qualquer outro lugar (ou até mesmo para 127.0.0.1, como sugeriu - de brincadeira - o Netcraft), nós teríamos visto um fenômeno muito interessante. Conseguem imaginar?


» LinuxNewsReader () em 02/02 12:01


"De acordo com Bruce Perens, há possibilidade de que a SCO pode estar envolvida na criação do vírus MyDoom, com a finalidade de difamar o Software Livre."

Acho que o Bruce Perens deveria pesar melhor o que fala. Principalmente por ser uma figura de destaque no mundo linux.

Se sem nenhuma prova, ele sai falando que existe possibilidade de a SCO estar envolvida na criação do vírus, então ele age da mesma forma que a SCO quando ela diz ( sem apresentar provas ) que o partes do código do linux foi roubado do unix dela.


» LinuxNewsReader () em 02/02 12:04


Sim, eu sei que ele falou em possibilidade. Mas não deixa de ser uma forma de acusação.


» Lyma () em 02/02 12:14

Augusto Campos,

Poderia acontecer algo realmente interessante não fossem as configurações de egress filtering... :)


» Augusto Campos () em 02/02 12:22

Mas você acha que estas máquinas que hoje estão infectadas e tentando mandar pacotes para o www.sco.com tem isso?


» Peter Parker () em 02/02 12:48

40%???
Minha inbox tem cerca de 85% de mails com mydoom!


» Welington R. Braga () em 02/02 12:53

40% ? 85% ?

Pq será que eu não recebi nenhum e não fiz nada pra isso acontecer?!


» tsbega () em 02/02 13:32

Eu acho que ele Bruce esta certo
vejam vc´s mesmo

o site ta fora do ar coisa nenhuma


216.250.128.21

só não esta respondendo pelo dominio
pelo menos agora neste momento que escrevo


» lilux () em 02/02 13:55

poxa.. eu achei muito engraçado e criativo esse tal virus ae.. apesar de eu nao gostar muito e nao aprovar esse tipo de coisa.. mas eu igualmente achei engraçado... parece que amanhã 03/02/2004 a versao b do virus vai atacar o site da microsoft e talz.. vamos ver se ela consegue se livra.. ja que parece que ele crio o maior ataque DDoS da história.


» RSM () em 02/02 14:31


SCO lança novo site após ataque do vírus MyDoom

http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI263099-EI559,00.html

Para ir direto ao site "alternativo": http://www.thescogroup.com


» Cesar Cardoso () em 02/02 16:20

Bem, o que importa é que www.sco.com foi retirado do DNS, o que levou a internet a ter uma segunda-feira calma.


» Marcus Grando () em 02/02 17:14

Deem uma olhada no site da netcraft, ela está monitorando os ataques.

http://uptime.netcraft.com/perf/reports/sco-alert@netcraft.com

Abraços


» mulder#1 () em 03/02 14:02

o site da sco em LINUX ??? como ???

expliquem !!!


» WESLEY AKIO () em 05/02 20:43

Eu ainda naum recebi nenhum mail com my-doom, mas isso naum vem ao caso. Se a SCO se acha a "toda poderosa" e critica tanto o software livre, principalmente o linux, me respondam, porque o servidor deles é linux?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.