Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Pesquisa Nacional de Compatibilidade Br-Linux.org 2004

Notícia publicada por brain em janeiro 21, 2004 10:27 PM | TrackBack


Após quase 2 meses, saiu o resultado final! Durante três semanas do mês de novembro de 2003, pedimos aos usuários de Linux brasileiros que indicassem quais equipamentos e serviços funcionavam bem com o Linux na sua experiência pessoal. Para nossa própria surpresa, o número de respostas ultrapassou a marca dos 4 dígitos, formando assim uma excelente massa de dados sobre as experiências da comunidade Linux brasileira.

Após tabular milhares de campos, o br-linux.org publica hoje um conjunto de tabelas de equipamentos, serviços e periféricos compatíveis com as diversas distribuições de Linux conforme a experiência dos próprios usuários.

A seguir você encontra links para as tabelas, organizadas por distribuição. Lembre-se de que os dados foram fornecidos pelos usuários e não passaram por validação - se sua experiência for diferente, escreva um tutorial e envie para publicação!

Sinta-se à vontade para comentar aqui, indicando possíveis pontos de melhoria e até sugerindo novas categorias para a próxima edição desta pesquisa.

A pesquisa está disponível sob a licença GNU FDL, permitindo assim a livre inclusão em seus trabalhos.

As tabelas

Vamos ao que interessa: nos links abaixo você encontra os detalhes sobre cada uma das distribuições, e mais detalhes sobre como interpretar os dados.

Parte 1 - Conectiva
Parte 2 - Debian
Parte 3 - Fedora
Parte 4 - Gentoo
Parte 5 - Kurumin
Parte 6 - Mandrake
Parte 7 - Red Hat
Parte 8 - Slackware
Parte 9 - SUSE
Parte 10 - Outras

Caso você note algum dado incorreto, entre em contato.

Agradecimentos

O br-linux.org agradece em nome de todos os usuários de Linux brasileiros aos membros da comunidade que preencheram os longos formulários para compartilhar conosco sua experiência com os diversos equipamentos e serviços que interagem com nosso sistema operacional favorito.





Agradecemos também à Livraria Tempo Real, Editora Digerati/Revista Geek, Conectiva/Revista do Linux e LinuxMall, que apoiaram todas as fases do processo de geração desta pesquisa.

Finalmente, agradecemos a todos que ajudarem a divulgar os resultados desta pesquisa, ajudando a disponibilizar os dados para toda a comunidade de usuários nacional.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Lucas Martinez ( hyperblade ) () em 21/01 23:43

Salve Augusto !

Que trabalho maravilhoso =)

Saludos
Lucas Martinez
lucas.martinez@linuxdicas.com.br


» Augusto Campos () em 21/01 23:48

Me ajuda a divulgar? ;)


» SS_Sputnik () em 22/01 02:23

Augusto,

Tem de corrigir a tabela pois a um erro grave. Foi omitido todas as notas zero da tabela. Por exemplo, no meu caso, distro Debian, verifiquei meu monitor(Mazellan 400a), placa de som(mozart), modem(cirrus isa) entre outros dispositivos mas não achei o Scanner Genius EasyScan Color Deluxe que infelizmente NÃO FUNCIONA no linux, portanto, NOTA 0. Verifiquei em todas as distros e não encontrei um zero sequer. Duvido muito que alguem nao tivesse dado essa nota além de mim.


» Aldrey () em 22/01 07:41

Adorei essa pesquisa e principalmente o resultado. Agora posso montar um servidor ou computador pessoal totalmente compatível com a distribuição a qual pretendo instalar. Ótimo trabalho. Você e toda a comunidade envolvida estão de parabéns.


» Cruvinel () em 22/01 08:02

Augusto, concordo com o SS_Sputnik.

No passado tive um Winmodem US Robotics 56K que simplesmente não funciona no Linux por falta de driver.

O trabalho é excelente, mais "talvez" precise de um pouco mais de atenção.

Apenas minha modesta opinião.

Slackware


» André Luiz Rodrigues Ferreira () em 22/01 08:06

Parabéns Augusto!!!
Ficou show de bola! Principalmente a separação pelas distros mais conhecidas.
Indicarei este link para todos os usuários que conheço...

Forte abraço,

André Luiz Rodrigues Ferreira
http://freecode.linuxsecurity.com.br


» Michel Thadeu Sabchuk () em 22/01 09:09

Tem muito periférico que foi votado por apenas 1 pessoa e dado como funcionando, eu por exemplo fiz a configuração do scanner genius vivid 3x, não deu muito trabalho, foi até fácil mas tive de executar uma série de processos...

Sugiro criar-mos uma forma de comentar a configuração de tais periféricos, agrupar as duplicatas (como por exemplo as placas de vídeo GF4 MX440) para organizar e centralizar um espaço para este tipo de documentação...

Não sei se já existe algo assim, mas se não, eu posso ajudar nesta tarefa...

Sugestões?


» Augusto Campos () em 22/01 09:16

Ok, SS_Sputnik. Revi o programa de tabulação e de fato as notas zero não estavam sendo computadas devido a um erro na rotina que tentava remover preenchimentos com valores inválidos.

Já está corrigido, obrigado por avisar.

Augusto


» Augusto Campos () em 22/01 09:17

Michel:

A tabela foi divulgada usando uma licença livre. Se você quiser criar algum trabalho derivado, tem meu apoio. Depois avisa!

Augusto


» Michel Thadeu Sabchuk () em 22/01 09:42

Olá Augusto!

Como você está armazenando estes dados?


» Augusto Campos () em 22/01 09:54

Michel, a tabela publicada é em HTML. Não é dinâmica não, não tem nenhum armazenamento externo envolvido.


» Oliver Pereira () em 22/01 10:41

Parabens otimo trabalho,só uma duvida teria como criar um ranking para ter ideia de qual distribuição tem um maior suporte de hardware.
Tipo - Melhor para multimidia(maiores notas em video som).
Melhor para servidor (dispositivos de rede, scsi,raid) e por ai vai..
Não sei se isso iria gerar muitos flames, mais seria um dado estatistico interessante não ?



» Emilio Carlos () em 22/01 10:41

Seria interessante um artigo sobre as situacoes onde o linux enfrenta incompatibilidades, como no caso de algumas winmodems, notebooks; E o que ques sendo feito pela comunidade para contornar estes problemas.


» Eduardo Souza () em 22/01 10:54

Augusto, não tem como pegar os dados dessa tabela dinamicamente, algo como um RSS, para que a gente possa escrever um script em php, que faça por exemplo, uma filtragem com os equipamentos com as maiores notas e montar a configuraçao nota 10 compativel com o Linux???

[]'s
Eduardo


» Augusto Campos () em 22/01 11:03

Eduardo:

A tabela não é dinâmica - ela está ali, versão final. Não vai mudar, a não ser que alguém ache mais algum bug nela ou na próxima edição da pesquisa.

Por que fazer uma conversão de formato então? Faça um parse direto da tabela HTML e processe os dados como achar melhor!

Oliver: mas por que fazer uma coisa dessas? E você acha que com dados obtidos desta forma é possível criar rankings? Eu acredito que não, tanto que evitei qualquer tipo de classificação.

Emilio Carlos: concordo!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 22/01 11:10

Achei muito boa a sugestão dos comentários para cada periférico.

Nesse meio tempo eu comprei mais algumas coisas pro meu computador, e gostaria de incluir também a configuração do computador do serviço. Quando será a próxima rodada?


» Augusto Campos () em 22/01 11:19

Patola: Calma né? Divulguei hoje uma e você já quer saber da outra? :)

Pretendo fazer uma nova no final deste semestre.


» Eri Ramos Bastos () em 22/01 11:22

Fala, Augusto.
Show de bola a idéia, mas acho que poderia dar mais uma refinada...
Posso estar errado, mas acho que 1 usuário dizer que alguma coisa não funciona não serve como parâmetro.
Outra coisa que observei (tabela do Debian):
ATHLON XP2400+ 0,00 1
ATHLON XP 2400+ 5,00 1
Um usuário falou que o processador é detectado automaticamente e outro diz que não funciona (!?), mas como foram incluidos de forma diferente não está feita a média.

Tem mais umas coisinhas desse tipo, mas acho que a galera achando e comentando dá ajustar os detalhes.


» Augusto Campos () em 22/01 11:34

Eri Ramos Bastos:

Sim, eu conto com a comunidade para ajustar o trabalho, e foi por isso que insisti na idéia de liberá-lo sob a licença FDL. Assim, todo mundo que achar que este detalhamento não é o suficiente pode melhorá-lo e contribuir para a comunidade.

Portanto, sinta-se à vontade para modificar os dados à vontade, nos termos da licença GNU FDL, se você achar que eles não servem para os seus propósitos. Mas devo dizer que eu acho que eles atualmente já servem bem para a maioria dos usuários - e é claro que sempre vão poder ser melhorados e refinados mais.

Quanto ao seu comentário sobre o fato de um usuário dizer que não conseguiu fazer funcionar não ser suficiente para concluir que o periférico não funciona, eu concordo plenamente. Tanto que isto está bem claro na introdução dos resultados de cada uma das 10 distribuições.


» Lucas Martinez () em 22/01 12:51

Salve !

Augusto Campos logico que ajudo a divulgar sem problema nenhum. Irei comecar pelo LinuxDicas

Saludos
Lucas Martinez ( hyperblade )


» Spook () em 22/01 13:24

Olá Augusto!

Informei que minha impressora HP Deskjet 3650 não estava funcionando.. de fato, no Slackware 9.0 foi um pouco chato... mas havia informado que não funcionou pois respondi antes de ter resolvido o problema... no slack 9.1 ela tb funciona perfeitamente... se fosse possível, peço pra corrigir os dados... já que eu fui o único a dar nota para essa impressora... e tá 0... seria o correto nota 4. Digo isso não desejo que outras pessoas pensem que este modelo não funcione no slack.

Agradeço a atenção


» oliver Pereira () em 22/01 16:37

Ok entendi, mais acho que a ideia de "os mais compativeis" em relação aos perifericos.Seria interessante e talvez determinate para a compra principalmente daqueles usuarios que usam linux apenas e não "o estudam" :-)
Talvez da forma que foi feita a pesquisa não seja possivel mais fica a sugestão para uma proxima, se esta moda pega seria uma boa forma de precionar os fabricantes a desenvolver drivers para linux.
OBS: Pois, eles até aqueles que desenvolvem,mais geralmente não contamos com ferramentas de monitoração e outros recursos(impressoras(tinta), scaners(fotos),webcans,etc).
Virou uma carta :-) Desculpe rsrs


» Edivaldo () em 23/01 09:21

Concordo com a idéia dos hardwares mais compativeis, só que acho que ela deve ir mais longe. Sugiro juntar voluntários, criar um site com um nome tipo compativelcomlinux ou algo mais sujestivo e continuar repassando as informações, para que os usuários consultem antes de comprar algum hardware e as empresas de hardware comecem a enxergar o linux como um sistema a ser suportado e não um sistema a ser "favorecido" com o suporte deles. um exemplo tenho uma placa wireless da sansung, o driver dela sóexiste em cd, é instável e até um driver open source que existe na internet é superior ao do fabricante. Isto é o resultado do descaso dos fabricantes em realção ao linux (sem citar os tais winmodens). É preciso impor o sistema aos fabricantes de hardware, eles (não todos, é claro) não estão levando o linux a sério.


» Augusto Campos () em 23/01 09:42

Eu desejo boa sorte, acharia bem legal se alguém se dispusesse a fazer este serviço com qualidade. A minha parte já estou fazendo ;)


» Michel Thadeu Sabchuk () em 23/01 10:14

Eu estou formulando as idéias, penso em um portal com pesquisa contínua, cadastro de periféricos para evitar duplicidade, comentários sobre os periféricos, etc...

O que precisa é de um portal único e de constante atualização, hoje existem vários pontos de procura, tem o site do sane, tem o linuxusb, tem o linuxprinting.org, minha idéia é concentrar ou pelo menos tentar concentrar tudo num só portal.

Tõ meio sem tempo nos próximos dias (provas na faculdade), mas quem tiver idéias pode me mandar um e-mail dizendo...


» Nelson Kashima () em 23/01 12:24

Parabéns, excelente trabalho.

Fiz os testes com a Asus A7n266-Vn (chipset nvidia) com a Redhat 9.0 e Kurumim 2.10 com nota 2,0.


» Nely Bom () em 23/01 13:26

Senhores,
Estou com um grande problema em relação as Placas Wireless que suportam o Sistema Linux. Minha empresa forneceu 65 peças de Wirelees da Linksys WMP11, esse modelo foi homologado pelo nosso cliente que é governo, no entanto as placas que foram entregues não suportaram o Linux mesmo tratando-se no mesmo modelo que está rodando perfeitamente. Agora preciso descobrir que marca e modelo de Placa Wirelees suporta o sistema LINUX. Com urgência, por favor.

Nely Bom
Gerente de Licitações
Fone Direto (19) 3237.4740
e.mail: nely@lstar.com.br


» Randolph () em 23/01 14:57

Muito interessante a iniciativa! Acho ideal podermos continuar com o aumento da base de dados. Gostaria de cadastrar meu hardware e outros hardwares com qual trabalho e também possuo experiência. Onde posso fazê-lo?


» Eduardo Peters () em 25/01 09:47

Olá Augusto
Interessantíssima sua pesquisa, é de trabalhos assim que o mundo Linux brasileiro esta precisando, para quebrar essa barreira de que hardware em Linux é problemático. Existem sim problemas, mas pela pesquisa podemos notar que já são bem menores que a algum tempo atrás, e desta forma é que conseguiremos acabar com eles.


» Augusto Campos () em 25/01 11:04

Randolph: Em breve teremos uma segunda edição da pesquisa, e aí você poderá incluir os seus dados também!

Augusto


» Lemoel Marques () em 25/01 12:16

Fantastico esta iniciativa. Isso que deixa o mundo linux mais Interessante. Valeu.


» Muito bom. () em 27/01 13:01

É o que estava faltando! Agora teremos onde consultar para cotar nossas máquinas. Cada vez mais o GNU/LINUX ganha mercado e com esta iniciativa com certeza vamos alçar vôos mais altos.


» Muito bom. () em 27/01 13:01

É o que estava faltando! Agora teremos onde consultar para cotar nossas máquinas. Cada vez mais o GNU/LINUX ganha mercado e com esta iniciativa com certeza vamos alçar vôos mais altos.

Wander Martins


» crazyboy () em 27/01 20:57

Essa Pesquisa que foi realizada e muito boa e compara o numero de usuários brasileiro aos outros usuarios mundialmente falando ..


» Godsmack () em 20/03 21:54

Bem...

As placas de som com Chipset Via Ac97 8235 parecem q não foram testadas, pois o Fedora Detecta mas não sai som algum!..
Tentei de várias maneiras aumentar o som com o aumix, tirar o mute...
mas não funcionou...
A placa de som eh on board originada da placa mae A7v8x-x da Asus. Espero um suporte melhor as placas de som de chipset via.

Grato.


» Jadna Chirley () em 28/04 21:21

Boa Noite!!!
Gostaria de Saber se está no mercado e se tem um novo lançamento sobre(Compatibilidade entre hardwares).

Desde já agradeço!!!
Jadna


» Jadna Chirley () em 28/04 21:26

Gostaria de saber sobre as Compatibilidade entre hardwares.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.