Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft dá o Services for Unix de graça

Notícia publicada por brain em janeiro 15, 2004 11:03 AM | TrackBack


Rogerio Acquadro (racquad@uol.com.br) disse: "Parece que a Microsoft esta realmente empenhada na campanha de migracao Unix (leia-se Linux) para Windows. Noticias dao conta de que ela estara disponibilizando para download o SFU (Services for Unix), que antes tinha um custo de USD 99,00. Com o uso do SFU, a migracao fica simplificada."

O Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) complementa: "'Microsoft planeja aumentar seu ataque ao Linux e sistemas operacionais relacionados fornecendo gratuitamente um conjunto de ferramentas para migração de aplicativos para o Windows. A companhia espera liberar na quinta-feira uma nova versão do Services for Unix (SFU) (http://www.microsoft.com/windows/sfu/default.asp) , uma coleção de ferramentas que ajudam os sistemas Windows a funcionar em instalações baseadas nos sistemas operacionais Unix e Linux.' Na minha opinião até que essa oferta facilita ainda mais a migração para o linux, em vez de atrapalhar como quer a M$, já que agora teremos clientes NIS e NFS gratuitos para Windows, ou seja, nem precisaremos mais de usar Samba no servidor linux :-)".

O Manoel Pinho dá mais detalhes sobre o SFU abaixo.


A Microsoft anteriormente cobrava US$ 99 por cliente ou servidor para usar o SFU, mas a nova versão, 3.5, será gratuita para qualquer cliente usando uma versão atual do Windows."

Poupei vocês de ler o arquivo .doc de descrição do SFU e aqui estão algumas características mais importantes do produto:

1) Compartilhamento de arquivos entre UNIX e Windows usando NFS. O SFU fornece:
- Client NFS
- Servidor NFS
- Gateway NFS

2) Acesso remoto via linha de comando:
- Cliente Telnet
- Servidor Telnet

3) Shells e scripts:
- Korn Shell
- C Shell
- Mais de 350 comandos e utilitários muito usados no Unix.

4) Servidor NIS usando as funcionalidades do Microsoft Windows 2000 Active Directory.

5) Cliente NIS (sincronização de senhas entre Windows e UNIX).

O SFU pode ser instalado em Windows NT (Service Pack 6a ou maior), Windows 2000 ou Windows XP.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» anonymo () em 15/01 11:53

Acho que isso vai ser bom... será que tem a mesma qualidade dos mesmos aplicativos para Unix Like?
Se não tiver serão prato cheio para crackers...


» Me () em 15/01 13:26

nao acho tao boa ideia assim
hoje ela nao cobra , mas e amanha?

provavelmente ela vai direcionar uma tatica para sair no lucro e detonar o linux, como mudar com frequencia o SMB e patentear as mudanças


» Manoel Pinho () em 15/01 14:16

Esse SFU lembra a idéia do Cygwin, porém contém algumas coisas interessantes a mais do que ele, como esses clientes e servidores NIS/NFS. Em contrapartida eu acho que ele não possui um servidor X como o cygwin.

Eu particularmente odeio redes windows e embora o Samba resolva o problema no linux no momento isso é sempre perigoso e não natural, uma vez que a M$ pode mudar a qualquer hora os protocolos e quebrar o Samba. Eu acho bem mais interessante ter um cliente NIS/NFS nos Windows e assim poder acessar compartilhamentos NFS fornecidos por algum servidor Linux/UNix e usar NIS como uma forma de autenticação centralizada. Assim, esses compartilhamentos NFS seriam montados no Windows como alguma unidade de disco qualquer e o usuário não precisaria se preocupar em usar o ridículo " ambiente de rede" para procurar arquivos.

E se a M$ mudar de idéia pelo menos essa versão continuará gratuita.

Lembro que (pelo que eu saiba) não existe nenhum cliente NIS ou NFS para Windows que seja gratuito (não estou nem falando de software livre). Esse será o primeiro, e ainda fornecido pela M$ :-)


» Augusto Campos () em 15/01 14:34

O que eu acho interessante neste caso é que a intenção da MS é facilitar a migração do Unix para o Windows, mas a comunidade rapidamente descobriu que esta mesma ferramenta serve para facilitar as redes mistas. E até para fazer a migração no sentido inverso ;-)


» Gustavo () em 15/01 15:07

Imaginem uma tela azul no Linux ?


» Gustavo () em 15/01 15:08

Me arrepia o desenvolvimento da Microsoft...


» Manoel Pinho () em 15/01 16:15

Pessoal,

Achei na internet uma documentação da versão 3.0 mostrando como instalar e usar o SFU e com vários screenshots:


http://www.microsoft.com/technet/treeview/default.asp?url=/technet/itsolutions/interop/unix/sfu/default.asp

Notem que os utilitários Unix que acompanham o SFU são citados como GNU, ou seja, devem ser os mesmos que usamos no linux, incluindo o gcc, GNU make, etc :-)


» jduarte () em 15/01 21:34


Todos sabem que o Linux esta detonando no mundo dos servidores, e esta começando a surigir a ideia de colocar linux nas workstations, pq é muito mais facil e com uma melhor qualidade quando toda a rede é Unix/Linux.

Mas agora, as estações com windows vão poder continuar no lugar com menos pressões

Uma prova da pressão que o windows esta sofrendo é a continuação do suporte do win98 e winME até 2006, quando o LongHorn deve chegar.


Um dos efeitos negativos é a possibilidade do projeto SAMBA perder um pouco do apoio, pela diminuição de interesse, e se a MicroSoft aprontar com o protocolo SMB pode tirar o SAMBA do jogo por alguns anos.


Lembrem que só recentemente o SAMBA conseguiu dar um suporte razoavel ao Active Directory, que já tem 3 anos.


O que seria bom mesmo é ver um projeto GPL com a mesma funcionalidade do SFU


» Manoel Pinho () em 15/01 21:59

jduarte,

Eu também acho o mesmo. Seria bem melhor se a comunidade desenvolvesse um cliente NIS/NFS livre para Windows do que usar engenharia reversa do SMB para fazer o Samba.

Notem que eu acho o Samba excelente mas eu creio que é muito mais sensato e provavelmente mais fácil suprir o Windows com utilitários e protocolos padrão e bem documentados como o NIS/NFS do que fazer o contrário, isto é, fazer com que o linux use um protocolo proprietário e mal documentado como o SMB.

O servidor X (o XFree86 portado) que existe no Cygwin, por exemplo, é um exemplo do que falei. Faz com que o windows possa acessar uma estação windows graficamente com um software livre. O PuTTY e cia, OpenOffice, vim, emacs e xemacs são outros exemplos de softwares livres PARA WINDOWS que tornam o windows mais interoperável com o padrão Unix.

Infelizmente por um bom tempo (talvez para sempre) ainda teremos que conviver com máquinas windows em nossas redes linux/unix porque certos programas profissionais só existam para a plataforma M$ e esses programas de "compatibilidade com o Unix" tornarão a coexistência mais fácil e uma menor dependência das vontades da M$. Aí, quando não houver mais a necessidade do programa que o prende ao windows a troca pelo linux será quase transparente.


» Manoel Pinho () em 15/01 22:34

Descobri que existe até um repositório de aplicativos e bibliotecas Unix portados para o SFU:

http://www.interix.com/tools/warehouse.htm

Apache, autoconf/automake, bash, postgresql, etc


» Bogdano () em 16/01 00:15

Ahh, assim não..
A microsoft jamais faz algo sem visar a 'conquista'.


» ofranja () em 16/01 02:10

Interessante, NIS? Olha, se você quer integrar redes UNIX antigas, tudo bem. Que nem usar software xyz com suporte a COBOL para interoperar com aplicações legadas. Agora, se você usa NIS nos seus novos projetos, você ou é aventureiro ou é desavisado, porque o protocolo NIS é uma peneira só. E não há como corrigir, porque é erro estrutural, no protocolo.

Dizem que NIS+ é seguro, mas não conheço uma implementação de servidor para GNU/Linux. Mesmo porque, atualmente é muito mais simples (e seguro) usar um servidor LDAP para administrar usuários - e informações diversas -, assim como mais organizado e - eu já disse simples? ;-).

Com relação ao SFU.. Realmente, faltou visão do pessoal do pingüim; seria mais interessante trabalhar numa rede com o Windows aderido aos padrões UNIX do que o contrário. Este é um software muito interessante, e me incomoda o fato dele não ser livre. Se bem que, cá entre nós, converter uma rede toda para padrões UNIX facilita muito o processo seguinte: de remoção total das máquinas Windows. E isso sim é interessante! :^)

E é isso.


» hamacker () em 16/01 09:46

Existe sim, outros produtos Win para integrar ambientes Unix. Por exemplo, o Chameleon NFS que eu usei nos tempos do Windows 3.11. Se der uma procurada no google.com com certeza vai achar a empresa que o desenvolve. Claro que é comercial, como a maioria dos produtos Unix, que desde muito tempo, softs para ambientes Unix em geral sao bem caros, chega a ser até um paradoxo o Linux e varios softs para ele serem livres e na maior parte gratuitos.

inte+


» Manoel Pinho () em 16/01 14:54

E acabaram de soltar um monte de pacotes compilados para o SFU 3.5:

ftp://ftp.interopsystems.com/pkgs/3.5/


» Manoel Pinho () em 16/01 15:29

Só para acrescentar mais detalhes técnicos do SFU:

Esse produto (como a maioria das tecnologias M$) foi adquirido de uma outra empresa e já se chamou OpenNT e depois Interix.

Há alguma diferenças profundas de implementação em relação ao Cygwin, já que o sistema na realidade acrescenta uma funcionalidade POSIX ao kernel NT. Essa tecnologia deve ter sido adquirida pela M$ justamente para tentar convencer clientes acostumados ao Unix a migrar para o NT.

Vajam alguns detalhes técnicos tirados de:

http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/dnucmg/html/UCMGch02.asp

========================================

"The POSIX subsystem and Interix

Windows NT, Windows 2000, and Windows XP provide a fully standards-compliant subsystem that supports programs written for the POSIX portable operating system environment. Programs written for the POSIX environment on any other operating systems should perform in exactly the same manner on Windows. Although the POSIX subsystem is standards compliant and provides the majority of the system calls found in UNIX implementations, not all UNIX applications are POSIX compliant.

To add more comprehensive support for UNIX programs, Windows provides the Interix subsystem. Interix is a multiuser UNIX environment for a Windows-based computer. Interix conforms to the POSIX.1 and POSIX.2 standards. It provides all of the features of a traditional UNIX operating system, including pipes, hard links, symbolic links, UNIX networking, and UNIX graphical support through the X Window System (also called X Windows). It also includes case-sensitive file names, job control tools, compilation tools, and more than 300 UNIX commands and utilities, such as KornShell, C Shell, awk, and vi. See Chapter 10 for further information about Interix features and commands.

Because the Interix subsystem is layered on top of the Windows kernel, it is not an emulation; it is a native environment subsystem that integrates with the Windows kernel, just as the Win32 subsystem does. When you install Interix, you install a new extended subsystem that replaces the POSIX subsystem provided with Windows and that provides true UNIX functionality. Shell scripts and other scripted applications that use UNIX and POSIX.2 utilities run under Interix. (For more information about shell scripts, see the "Shells and Scripting" section later in this chapter.)

These behaviors of the Interix environment are different from open systems:

* Interix has no superuser.
* Interix has different user authentication.

User and group information is stored in the Windows Security Access database. While the database stores both users and groups, group names and user names must be unique; that is, no group can have a user's name and vice versa. (This database replaces the /etc/passwd and /etc/groups files or Network Information Service [NIS] map files in UNIX.) Users can belong to many groups.
* Interix supports user name mapping.

Interix uses user name mapping to associate Windows users with user identifiers (UIDs) and group identifiers (GIDs). Mapping allows the actual user and group names to appear as the file owner and file group when a long directory listing is requested. "

=========================================

"The Interix development environment

The Interix Software Development Kit contains documentation, tools, API libraries, and headers needed by language compilers for porting UNIX applications to Windows. With the Interix SDK, you can host your own tools and applications alongside SFU tools and applications.

Included in the Interix SDK is a UNIX development environment, with tools such as the GNU gcc, g++ and g77 compilers, and the gdb debugger. The Interix SDK also provides user interfaces, through the cc and c89 compiler drivers (that is, interfaces to the compiler and linker programs CL.exe and Link.exe, respectively) for Microsoft Visual C++ version 5 and later, with which you can compile C programs to provide the benefits of the native compiler for Windows. The cc and c89 utilities work only with the Visual C++ compiler; they do not work with gcc. You cannot compile C++ code by using the cc and c89 interfaces. You must use g++ for C++ code.

The SDK documentation includes developer guides and references for all POSIX.1 system interfaces and headers, Interix extensions to POSIX.1 and POSIX.2 interfaces, and the International Organization for Standardization/American National Standards Institute (ISO/ANSI) C libraries. Development guides contain information about designing and building UNIX daemons as services, curses, and X Windows–based applications, and porting UNIX code, as well as documentation and header files for the following categories of APIs and services:

* POSIX.1 APIs
* Cryptography
* User interface services
* Curses and terminal routines
* X Windows
* Database (dbm)
* RPCs
* Sockets
* Memory-mapped files
* System V IPC mechanisms
* BSD string and memory functions
* Pseudo terminals
* Controlling terminals
* Security
* Setup and System Administration
* Tools and Scripting

Interix provides a rich set of command-line and stand-alone tools for building, debugging, and testing applications. Tool categories delivered with the SDK are:

* Compiling (cc, c89, gcc, g++, and g77)
* Linking (ld)
* Debugging (gdb)
* File management
* Performance
* Testing

Interix integration with Visual C++

If Visual C++ is installed, SFU Setup will configure the Interix SDK to work with Visual C++.

If Visual C++ is installed after the Interix SDK, the location of the Visual C++ compiler and linker is provided manually to the cc(1) and c89(1) utilities. The developer does this by using the Windows System Properties dialog box to create a Windows system variable named INTERIX_COMPILERDIR and setting its value to the path of the directory where Visual C++ is installed, in POSIX format. For example, if Visual C++ is installed in directory C:\MSDEV, the value of INTERIX_COMPILERDIR would be /dev/fs/C/MSDEV. If the path contains spaces, the MS-DOS version of the path should be used."


» Jose Penha () em 16/01 23:01

"Na minha opinião até que essa oferta facilita ainda mais a migração para o linux, em vez de atrapalhar como quer a M$, já que agora teremos clientes NIS e NFS gratuitos para Windows, ou seja, nem precisaremos mais de usar Samba no servidor linux :-)"

NIS/NFS porque alguem em com mente sã iria preferir usar o NIS/NFS nas redes com clentes windows do que usar o AD que mais completo, que tem funções que deixariam qualquer administrador Linux super feliz em não ter tanto trabalho quanto tem ao usar o NIS/NFS???

Só se justificaria a adoção do NIS/NFS se só existissem servidores Linux nesta rede "fantastica".

:-) Cai na real!


» jduarte () em 16/01 23:58

AD é muito bom

mas tente autenticar uma estação Linux em um servidor com AD. ( sem usar o recente SAMBA 3 ).

LDAP é uma boa solução, que pode dar a flexibilidade e elegâcia de forma muito mais madura que o velho NIS.

Nunca usei mais sei que para ambientes linux pode ser feito, mas não sei como ficaria as estações windows.

Alguem sabe de alguma solução boa, razoavelmente simples de implementar e manter, que possa autenticar estações Windows e Linux ???



» Manoel Pinho () em 17/01 11:01

@Jose Penha,
Active Directory tambem so eh uma alternativa se voce usa servidores Windows (o que nao vejo necessidade em muitos casos). O LDAP realmente seria uma alternativa de autenticacao mais recente e mais elegante do que o NIS, mas o NIS eh ainda muito popular em redes Unix/Linux. O NFS, apesar de antigo, para mim eh muito bom e atende perfeitamente a maioria dos casos de compartilhamento de arquivos. Se quer ser mais moderno, experimente sistemas de arquivos distribuidos como o Coda, AFS ou Intermezzo. E funciona ate no Windows...

OBS: Estou escrevendo sem acentuacao porque estou usando o links do livecd do Gentoo para postar esta msg enquanto espero a compilacao do Gentoo 1.4 acabar... Estava querendo experimentar essa distribuicao ha muito tempo e com esse CD da Revista do Linux deste mes na mao eu resolvi instalar. Por enquanto estou achando bem legal.


» Gnomer () em 17/01 12:08

IMHO, sem dúvida alguma utilizar o LDAP é uma solução *bem* melhor que o NIS e do que o NIS+. O problema agora é justamente outro: como fazer que suas máquinas Windows 95/98/98SE (e em até alguns casos Windows 3.11) autentiquem no seu servidor LDAP?


» Manoel Pinho () em 18/01 12:12

Gnomer,

Para autenticar um windows baseado no NT (2000, XP, etc) num servidor LDA use esse programa

http://pgina.xpasystems.com/

"pGina is a GPL'd replacement for the authentication portion of Windows 2000/XP.

Why replace that portion of the OS?
Because we hate not having choices. So pGina uses plugins to achieve user authentication via ANY number of means."

Note que há plugins para LDAP e até para NIS...


» Gnomer () em 18/01 13:16

Manoel,

realmente esta página é *muito* interessante. E sem dúvida esses plugins serão muito úteis! Obrigado!
Mas ainda existe um outro problema: e os Windows não -NT (95/98/98SE/ME) como autenticariam em um servidor LDAP?

Pelo que vejo, se instalarmos um servidor LDAP, podemos fazer com que máquinas Linux, *BSDs e Unix autentiquem normalmente.
Máquinas baseadas no NT também. Só que ainda teríamos de manter o Samba para autenicar as máquinas windows não-NT, certo?
Então se encontrassemos um modo de fazer com que as máquinas não-NT autenticassem em um servidor LDAP, não precisaríamos
do Samba *para autenticar* (pelo menos em teoria).

Mas uma coisa me ocorreu agora: o Samba pode ler as informações (login/senha) de um servidor LDAP?
Se puder, ficaria mais fácil manter a base de usuários.


» Manoel Pinho () em 18/01 19:58

Gnomer,

"Mas ainda existe um outro problema: e os Windows não -NT (95/98/98SE/ME) como autenticariam em um servidor LDAP?"

Eu realmente não sei, mas creio que não deve haver algum jeito. Mas se a própria M$ está fazendo de tudo para se livrar dos win9x isso não chega a ser um grande problema a médio e longo prazo. Infelizmente aqui no Brasil ainda temos muitos win9x e s Samba pode autenticá-los.


"Pelo que vejo, se instalarmos um servidor LDAP, podemos fazer com que máquinas Linux, *BSDs e Unix autentiquem normalmente.
Máquinas baseadas no NT também. Só que ainda teríamos de manter o Samba para autenicar as máquinas windows não-NT, certo?
Então se encontrassemos um modo de fazer com que as máquinas não-NT autenticassem em um servidor LDAP, não precisaríamos
do Samba *para autenticar* (pelo menos em teoria)."

Sim, exatamente.

"Mas uma coisa me ocorreu agora: o Samba pode ler as informações (login/senha) de um servidor LDAP?
Se puder, ficaria mais fácil manter a base de usuários."

Sim ! Eu até encontrei usando o google um howto sobre samba+ldap:

http://www.unav.es/cti/ldap-smb-howto.html

Eu nunca usei LDAP mas pretendo aprender...


» ozzy () em 20/01 18:40

http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=9029&z=4


» Gustavo () em 24/05 11:59

Gnomer e Manoel Pinho,

Estou em fase de testes com o openldap+samba2+postfix+imap+pop3. Todos integrados até o momento. Ainda preciso melhorar a sincronização de senhas pois apesar de autenticar na base ldap estou usando respositórios diferentes dentro da base. É um passo à frente mexer com LDAP. Até para autenticar aplicações java ele serve.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.