Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Receita Federal informa que IRPF 2004 estará disponível em Java

Notícia publicada por brain em janeiro 6, 2004 03:20 PM | TrackBack


Vejam que interessante a informação da Receita Federal para o Solano Krabbe informando que teremos IRPF2004 em Java: "Segue resposta obtida da SRF quanto à minha solicitação de uma versão para Linux: 'Prezado contribuinte, A Receita Federal está desenvolvendo outra versão do programa IRPF2004 em java para atender a todas as plataformas. A Receita Federal agradece a participação.'" Esta versão Java ainda não está disponível, mas deverá ser divulgada até o início de março.

Imediatamente antes, ele mesmo havia mandado outra contribuição sobre o mesmo assunto: "Na página da Secretaria da Receita Federal há um link para uma versão beta do programa do Imposto de Renda 2004. A novidade é que desta vez eles estão aceitando sugestões! O e-mail é irpf-beta@receita.fazenda.gov.br. Esta é a nossa chance de solicitar uma versão para Linux, já que o Governo Federal está (ou pelo menos diz que está) tão empenhado na promoção do software livre (veja www.softwarelivre.gov.br). Embora eu ache que dificilmente o Serpro vá lançar uma versão para Linux (Serpro, há vida além da Microsoft), acredito que "não tá morto quem peleia". Quanto maior o número de sugestões, melhor."

Aposto que ele não ficou triste ao saber que sua descrença tem grande chance de ser infundada ;-) Aparentemente, em 2004 poderemos declarar nossos rendimentos sem ter de recorrer a sistemas operacionais proprietários.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Welington R. Braga () em 06/01 15:48

Vivaaaaaaa!

Finalmente vou poder declarar renda!

Depois de todos esses anos sonegando porque aquele lixo não roda no wine... agora não tenho mais desculpa! :-D


» Tiago Cruz () em 06/01 15:53

Putz, tem que madnar comentários até amanhã!!!
Vou correr aqui, ehheheh...

Valeu, ótima notícia!


» rafael () em 06/01 16:15

enfim, adorei a notícia, já tinha mandado a sugestão para utilizarem o kylix (pq pela cara o irpf ele parecia na época ser feito em delphi, pelo menos pra mim), mas nunca me responderam...


» Lordello () em 06/01 16:23

Adorei a notícia, pois muitas pessoas sofrem usando o wine e quem não consegue rodar via wine acaba praguejando o sistema operacional porque não existe a versão do programa xyz para o mesmo. Espero que mais empresas invistam em tais ports para GNU/Linux, mesmo que o programa não seja GNU.
Falow!


» Tiago Cruz () em 06/01 16:27

Ja mandei a minha paulada... segue abaixo para quem quiser reforçar os pedidos :-)

-------

Boa tarde!

Testei a versão beta do software IRPF 2004 e, neste e-mail, deixo minhas
sugestões para a próxima versão:

Sobre o backup

Poderia existir uma opção "sim para todos" ao criar um backup em um
local que ja existe o mesmo, assim não preciso dar "sim" em cada um dos
declarantes.

As duas caixas de mensagens ('msgbox') durante a restauração complicam a
vida de quem tem que restaurar ~800 declaraçoes, como no meu caso :-)

Tenho que deixar o mouse segurando a tecla [enter], imagina só!

Poderia ter uma opção de quando ja existe a declaração, algo como
"substituir todas", entende? Acho que era possível nas versões
anteriores a 2002.

Enfim: Algo que deixe essa rotina mais rápida, uma opção em um menu para
desabilitar esses dois msgbox seria uma boa também... sabe? Algo como
"Não pedir confirmação ao sobrescrever" :-)

Última sugestão: Na hora de imprimir os recibos, poderia ser como a
rotina de impressão da declaração: Ter uma forma de selecionar *todos* e
mandar imprimir

De resto, está tudo otimo!

Agradeço a oportunidade de dar sugestões a este programa tão importante
a nós brasileiros, e informo que ajudei a testar a versão em Java da
mesma.

Atenciosamente,


» Eri Ramos Bastos () em 06/01 16:33


Finalmente esse governo fez alguma coisa que preste
hehehe...


Mas falando sério. Isso é ótimo. IRPF sempre foi uma pedra no sapato pra tentar convencer as pessoas a usar software livre (durante aquele maldito período do ano)


» Rodrigo Messias Barros () em 06/01 16:44

Bom, pra quem ainda tem dúvidas se haverá a possibilidade de efetuar sua declaração de imposto de renda através do Linux em 2004 é: "Infelizmente" SIM!!!(Não terá mais desculpa pra sonegar, ok?!(hehehehe)

Pois li, em uma edição de dezembro/03 da Gazeta Mercantil, uma entrevista com o Diretor do Serpro onde ele afirma que haverá uma versão compatível com o GNU/Linux. Viva!!!

Abraço a todos,
Rodrigo Messias Barros


» aCiDBaSe () em 06/01 18:46

Aviso: Vou ser GNU/Chato nesse comentário.

O software para declaração do IRPF2004 vai ser livre? GPL? Vai rodar em alguma implementação Java que seja 100% livre?

Até que exista uma implementação Java, completa, que seja 100% livre é impossível ser *realmente* livre e rodar uma aplicação Java. Afinal de contas, para executar esse software livre eu precisaria ter um software proprietário instalado na minha máquina. Seja ele IBM ou Sun.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 06/01 19:03

aCiDBaSe: um passo de cada vez...


» Ark () em 06/01 19:39

Qual o problema de não ser GNU a JVM? A Sun nunca cobrou nada de ninguém, e a especificação é aberta. Tem aquela coisa da licença, que diz que sua JVM vai pertencer a Sun teoricamente, mas ela também nunca cobrou isso (exemplo BlackDown). Enfim, vai rodar no Linux, tá bom... vem aqui tentar fazer software de rastreamento de cargas GPL e tentar pagar o povo que é especializado nisso.


» Icarus[L-22] () em 06/01 20:41

A versao em java eh aquele arquivo .EXE que esta lah na pagina, ou a versao esta em algum outro lugar?


» Cadu () em 06/01 23:00

"Qual o problema de não ser GNU a JVM? A Sun nunca cobrou nada de ninguém, e a especificação é aberta. Tem aquela coisa da licença, que diz que sua JVM vai pertencer a Sun teoricamente, mas ela também nunca cobrou isso (exemplo BlackDown). Enfim, vai rodar no Linux, tá bom... vem aqui tentar fazer software de rastreamento de cargas GPL e tentar pagar o povo que é especializado nisso."

A questão não é se é GPL ou não. A questão é: o código-fonte das bibliotecas e executáveis Java da Sun é aberto? Posso modificar e distribuir para quem eu quiser? Não, não e não. Ou seja, *NÃO É LIVRE*.

Sugestão: Leia o comunicado do Stallman em comemoracão aos 20 anos da GNU. :)


» Sonâmbulo () em 07/01 09:17

"Serpro, há vida além da Microsoft"

Mas o Serpro *está* usando o Linux extensivamente. Tudo que é interno ao Serpro está sendo migrado para Linux há mais de um ano, e a previsão é que durante este ano as estações sejam todas migradas. Eles estão investindo pesado no pingüim.

Já a Receita Federal é outra história - é Microsoft de alto a baixo.


» gpsilva () em 07/01 10:50

Opa !, tenho a mesma dúvida do Icarus[L-22]
Vlws


» Marcos Alexandre () em 07/01 10:55

Tenho um professor na UFU (Universidade Federal de UBerlandia-MG), Silvio Bacalá, que é coordenador do software de declaração pra Receita Federal.
Era pra versão Java ter saído em 2003, mas como atrasou, continuaram com a versão pra Delphi mas já tinham preparado o código fonte para ser fácil migração.
Segundo ele, a maior dificuldade para passar para Java é que o contribuinte teria que instalar a JVM, que é um arquivo grande (a MS não vai mais colocar uma JVM no Windows). Isso dificultaria o download e difucultaria a instalação para usuários leigos.

Outra sugestão que eu dei para o programa é eles criarem um campo separado para entrar com o CPF do dependente, pra acabar com aquele negócio de um monte de pessoas colocar a mesma como dependente. A mesma coisa coloquei para declaração de veículos, já que o sistema não valida quem comprou com quem vendeu.


» Julio () em 07/01 11:30

"A questão não é se é GPL ou não. A questão é: o código-fonte das bibliotecas e executáveis Java da Sun é aberto? Posso modificar e distribuir para quem eu quiser? Não, não e não. Ou seja, *NÃO É LIVRE*."

E pra que vc quer alterar a biblioteca do Java??? Existem milhares de aplicações Open-Source em Java e todo mundo usa e naum precisa pagar nada por isso. Se a receita disponibilizar uma versão do IRPF em Java, qualquer pessoa que tenha a JVM instalada vai poder usar sem problema algum.


» Bani () em 07/01 11:39

Para quem se preocupa com a implementação do Java ser livre, tem a Kaffe: http://kaffe.org/
(mas depois não venham dizer que Java é lerdo, que não sei o que não funciona, etc, porque essa JVM até onde eu sei não tem nem JIT compiler).
De qualquer forma, ainda recomendo que usem a versão oficial (qualquer uma homologada pela Sun, que pode ser dela mesma, da IBM, da Oracle, da BEA, etc).
O Java da Sun não é "tão livre" porque quer garantir o padrão nas especificações. Através disso fica segura a liberdade absoluta para o desenvolvedor escolher o fabricante sem preocupar-se se sua aplicação vai continuar funcionando ou não. Se você quer modificar e redistribuir sua modificação do Java, não seja tão rebelde fazendo algo que só vai funcionar para você, entre no JCP e entregue suas idéias e colaboração a toda a comunidade. Quanto ao código fonte das bibliotecas, ele acompanha o JSDK.


» Daniel () em 07/01 12:24

Trabalho no SERPRO e pelo menos lá dentro mesmo o pessoal ta entusiasmado com o bam bam bam do software livre. Alguns sites da intranet e internet do serpro estão sendo feitos em ZOPE ao invés de ASP, ASP.NET...


» SS_Sputnik () em 07/01 14:24

Hoje pela manhã depois de ler a notícia cobrei o BETA para Linux e obtive a promessa de que em Março teremos a versão definitiva em JAVA:
Vide resposta da SERPRO:
-------------------------------------------------
O programa IRPF2004 em java não terá versão teste e deve estar
disponível na página da SRF na internet no início de março.
A Receita Federal agradece a participação.

Atenciosamente,
Cristóvão Barcelos da Nóbrega
Supervisor dos programas IRPF
SRF/Cotec


» Carlos Araujo () em 07/01 14:25

Em Java?


» Tonho () em 07/01 14:26

Putz, o link no site da receita aponta para a velha versão em Delphi...
Achei que já iria encontrar o beta, feito em Java...


» Neo () em 07/01 15:59

Alguém consegui baixar a versão Java do IRPF 2004 ou é só aquele programa horrível feito em Delphi ?


» aCiDBaSe () em 07/01 23:05

errr... C e C++ tem uma especificação aberta e o gcc segue ela direitinho. Na verdade, uma parte considerável dos compiladores C/C++ são compatíveis. O que não é compatível entre eles são as 'extensões'.

Então esse negócio da Sun não liberar a VM deles sob GPL por não querer trazer incompatibilidade entre a linguagem é balela. Ela pode até continuar com a marca Java e com o processo de homologação dela para certificar que uma VM é 100% compatível com a linguagem.

Quanto ao kaffe, é um projeto que tem um p*ta mérito, mas ainda não está pronto. Alguém aqui sinceramente tem coragem de usar ele em produção? :)

Quanto à VM da Sun ser grátis:
1 - Livre é *muuuuuito* diferente de grátis.
2 - É grátis hoje, mas o copyright e a licença é dela, logo, ela pode cobrar quando ela quiser. Aí eu quero ver quando nós tivermos "Java everywhere"(tm) quem é que não vai pagar pra poder usar suas aplicações Java :) Torçam para que até lá o Kaffe esteja 100% :)
2.1 - Alguém vai falar: "A Sun não seria louca de cobrar pelo Java!" eu respondo: "A SCO não era louca de processar usuários de Linux quando tinha dinheiro e vendia Linux, e a Sun anda tendo uns prejuízos ultimamente..."

De resto, parabéns ao Serpro que está resolvendo o problema da declaração de imposto de renda para todas as plataformas.


» vicente vieira () em 28/02 19:42

Resposta da Receita Federal sobre o irpf2004 pra linux:

Para : Incluir Endereço
Recebido : 26/02/04 17:14
Assunto : Re: Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2004/Programas DIRPF 2004 e Receitanet - 1077556048


Prezada Ingrid,

A versão em Java somente estará disponível a partir da 2ª
quinzena de março.

Atenciosamente,
Serviço de Correio Eletrônico
Coordenação de Integração Fisco-Contribuinte
Secretaria da Receita Federal

; em 23/02/2004 14:04:49

Para: ;
cc: <>
Assunto: Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2004/Programas
DIRPF 2004 e Receitanet - 1077556048

=========================================================
IP do cliente: 200.169.33.98 [omega]
Data e hora: 23/02/2004 as 14:07:28
Nome: vicente isaias de lima vieira
E-mail: ingrid.vicente@click21.com.br Estado: AL
CPF: 198.222.784-20
Número deste email: 1077556048
=========================================================


Quero registrar minha indignação pela não disponibilização do programa IRPF
2004 em versão para linux, uma vez que o próprio governo estimula sua
utilização em http://www.softwarelivre.com.br.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.