Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

LinuxRápido ensina a configurar seu ADSL

Notícia publicada por brain em novembro 20, 2003 09:43 AM | TrackBack


Tiago Cruz (tiagocruz@forumgdh.net) disse: "Abordando vários tópicos, espero que esse artigo resolva o problema de muitas pessoas. Temos percebido que muitos usuários entram em nosso site procurando esse tipo de documentação, digo muitos usuários, resolvemos preparar essa documentação para vocês. Aproveitem!"

O artigo dele ensina a instalar o rp-pppoe a partir da compilação do código-fonte, mas é bom fazer a ressalva de que isso pode não ser necessário: a maior parte das distribuições de Linux inclui suporte a pppoe pré-compilado, basta usar o gerenciador de pacotes fornecido com ela e ativar. Eu tenho ADSL 600 da Brasil Telecom em casa, e para ativá-la basta preencher meu login e senha do provedor na janela do configurador "genérico" da distribuição de Linux que uso lá.

Aliás, se alguém quiser mandar dicas de como configurar ADSL de forma simples na sua distribuição de Linux, eu acho que seria interessante ;)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» joao () em 20/11 11:23

Acho mais fácil transformar o modem em router. Com isso, não preciso de nenhum software adicional no windows ou linux. Basta configurar a rede de modo que o modem seja o dns e gateway.

No meu caso o modem não é alugado, eu o comprei. Não sei se é possível fazer isso com um modem alugado.


» Daniel Fonseca Alves () em 20/11 11:34

João,

Nunca configurei um modem como roteador, mas acho que o Linux tem opções melhores que o do modem ADSL.
Exemplos:
Firewall Avançado, Controle de banda , Proxy , caching , Servidor de email(para email internos e com o auxílio do fethmail para servidores externos), VPN e etc....
Além disso o PPPoe pode autenticar automáticamente o serviço de ADSL, tanto no PPPoe como na página do servidor.
Certo mano ?
E pelo que eu sei transformar um modem em roteador é meio que ilegal, estou certo ?


» Augusto Campos () em 20/11 11:54

não sei se é legal ou ilegal,mas transformar o modem em roteador não elimina a possibilidade de usar os recursos avançados do Linux. Dá de fazer as duas coisas.

Mas claro que nem todo modem adsl pode ser transformado em roteador.


» Joao () em 20/11 11:58

Se o modem for alugado certamente não poderei fazer a transformação. Mas se o modem for meu, não vejo problema. Desde que utilize o modem de acordo com o contrato. No meu caso utilizo apenas um micro, uma hora com o windows e outra hora com o linux. O motivo de transformá-lo em router foi a eliminação da necessidade do CD da Telemar que deixava meu micro lento quando usava o windows e a facilidade da configuração.


» Phr34k3r () em 20/11 14:43

Não tenho dúvidas de que ter um modem/router hoje em dia é algo bem comum, configuração fácil? Oh, sem dúvidas, por isso que ensinei no final do artigo os passos de como fazê-lo. É a minha realidade também.

Por favor, não esqueçam o "por quê?" fiz o artigo.

--

Daniel,
O quanto é esse ilegal a que vc se refere?


» Andretti () em 20/11 14:54

Pelo menos por aqui (ADSL Velox Telemar RN) não é considerado ilegal, mesmo o modem sendo alugado. O que acontece é que a telemar não dá suporte ao modem convertido para router. Eles também não restringem a quantidade de pcs que acessarão o serviço. Afinal se você contrara 256Kbps e compartilha entre 20 máquinas, vai continuar usando os 256Kbps contratados.
Um detalhe quanto à configuração no conectiva. Não funcionou com o rp-pppoe que veio com a distribuição. Somente quando eu atualizei o pacote para a versão mais nova.


» TerminaT () em 20/11 15:33

Oia... eu sou mais configurar o modem/roteador ADSL pra se autenticar automaticamente via PPPoE
do q qualquer script ou coisa similar...


» Daniel Fonseca Alves () em 20/11 16:02

Phr34k3r,

Acho que vc está confundindo as bolas, o negócio que eu acho ilegal e tranformar um modem ADSL(tipo o speedstream) de bridge para router.
O porque ? Pelo que eu sei para fazer isso vc precisa configurá-lo para ip fixo, se vc usar ip fixo está mudando o tipo de contrato que possui.
Mas posso estar viajando na maionese!!!


» Phr34k3r () em 20/11 16:18

Daniel,

Quem confundiu foi vc. Eu sei o que estou falando e só gostaria de saber a que tipo de coisa vc estava se referindo, dizedo ser ilegal.

Aqui no ES também, não é ilegal transformar o SS5200 em router, falo isso, pois, já conversei numa boa com um atendente (advanced) do velox, como o amigo aqui em cima já disse, ele me respondeu "Sr. não damos suporte a esse tipo de coisa, mas alguma dúvida?" Fora outros casos que já conteceram em amigos.

Bom, sobre o ip fixo a que vc se refere trata-se de um ip não válido, o que há de errado nisso? Nada. É igual a todos os modem/router inclusive o DSlink, existe a necessidade de configurar um ip não válido no mesmo, pois, este é tratado como um novo micro na rede.

Ip fixo no velox, não existe, nem para as conexões empresariais.

Certim?


» Daniel Fonseca Alves () em 20/11 16:29

Opa!!!
Desculpe o engano sobre o IP fixo do modo router do SpeedStrem ADSL.Fiz uma busca no google e vi que não é necessário.
Mas, prefiro as soluções de servidores de internet para este caso. Tanto que utilizo CPUs antigas como um Pentium 133MHZ e 16Mb de memória que são muito baratas e o Debian.Funciona que é uma beleza!!
Consigo rodar nele NAT,DNS e DHCP sem problemas e com os devidos scripts a conexão pode cair que volta rapidinho.
Fora o script de firewall que gosto muito.
E se tiver memória ainda uso o Squid para caching e controle de uso da WEB.
Para cada caso é um caso.


» Phr34k3r () em 20/11 16:44

Sem dúvidas, tenho alguns amigos que se utilizam do coyote como o carrasco em máquinas bem "modestas".

Também tenho outro amigo com um p133, animal demais, cbq, squid, snort, apache, ftp, etc. segurando uma rede de 45+ micros.

Soluções?
Só aqui nessa conversa já temos umas 4 delas. Cada um usa como quiser, só tentei ajudar algumas pessoas a conhecer a internet com o linux. Por incrível que pareça, existem muitos usuários com essa dificuldade.

[]'s


» Daniel Fonseca Alves () em 20/11 16:47

Phr34k3r,

O IP fixo ao qual me refiro não é o da interface LAN e sim da WAN. Acho que estamos nos confundindo.
Mas de qualquer forma vejo que não é ilegal, perde-se o suporte mas não a legalidade.
Mas posso abrir uma discussão sobre o que é melhor numa empresa pequena e média, somente mudar o modem para router e entregar a internet diretamente ou usar um "box" Linux ?
Vai ai a pergunta, a minha resposta vcs conhecem.


» Gustavo Felicio Rebuzzi () em 20/11 18:42

Minha opinião sobre a pergunta do Daniel é a forma que uso aqui na empresa: usando o linux e deixando o modem como bridge. Aproveitando, alguém pode me indicar como fazer controle de banda? Estou usando CL8 com squid e iptables, rp-pppoe e o script de autenticação do "Fabio Vilan aka/nick Duwde", feito em Perl.

P.S.: pro Phr34k3r, eu tb to "falando" do ES, aqui de Aracruz, vc é daonde?


» Joao () em 20/11 22:02

Respondendo a pergunta do Daniel, acredito que uma empresa certamente deva utilizar um "box" linux, que lhe dará maior flexibilidade e segurança. Contudo, para um usuário doméstico, não podemos descartar as várias possibilidades de configuração que o modem no modo roteador oferece (pelo menos o speed stream): firewall, redirecionamento de portas, etc e tudo isso facilmente configurável numa interface www.

No meu caso tudo fica facilitado, posso configurar o redirecionamento de portas no modem apenas uma vez e as mesmas valem para o linux e windows. Por exemplo, mantenho um pequeno servidor de ftp e sempre posso acessar meus arquivos de fora, mesmo quando meus filhos estão usando o windows. É claro que no linux os arquivos ficam numa partição Windows montada e no Windows fica com um servidor de ftp rodando. Ou seja, independentemente do sistema que esteja rodando na hora, consigo ver meus arquivos. Há o incoveniente da mudança do IP a cada nova conexão do modem, mas isso não traz muitos problemas, as vezes o modem fica dias sem desconectar e sempre tem alguém por perto do micro para me informar o número.

No mais, foi legal participar dessa "conversa", aprendi várias coisas aqui.


» marsguo (vila velha-ES) () em 21/11 09:49

acho que na maioria dos casos tantos faz router ou bridge. por exemplo na minha empresa tenho um speedstream rodando como bridge, funcionando redondinho perfeitamente. Nao vou fuçar no firmware do meu modem, sendo que está perfeito assim.
Somente o faria, se fosse realmente necessario.


» Ricardo Pletsch Kuntz () em 03/04 09:11

Aí pessoal!!
Poderia me passa um link onde eu possa baixar o pppoe do modem DS-Link 200U/E em plataforma Linux?
Valeu pela força....


» Bruno () em 19/04 12:57

Alguem pode me ajudar a transformar meu modem, ds link em router....


» Manoel Pinho () em 19/04 13:12

Bruno,

Veja o tutorial em

http://www.abusar.org.br


» anderson () em 29/04 03:34

olá pessoal.
olah minha duvida é cruel... gostaria de saber se vocês teriam alguma ajuda em questão do modem adsl Speed Stream 5600 ...
Gostaria ter uma instrução completa de transformar meu modem de router para brigde
como poderei fazer isso ????
só que gostaria de uma ajudar utilizando metodos de outros sistemas operacionais por exemplo windows xp. no prompt do dos.

obrigado de qualquer forma mesmose não puderem me ajudar e parabéns pela a pagina belissima!!


» raphael () em 17/05 17:12

Para quem se bate com a mudança do IP do modem/roteador, acessa o www.no-ip.com.
Eles tem um servico que traduz a URL que vc cadastrar pro IP atual da máquina e um software que atualiza este IP de 30 em 30 minutos....


» Daniel () em 31/05 10:39

Awe galera, me ajudem por favor.. Cofigurei um modem SSL5660 (SpeedStream 5660) psra o modo bridge e ativei um tal de "Filtro Bridge" e com isso lascou tudo. Não consigo mais acessar a configuração do modem.. Como faço pra restaurar as configurações de fábrica? :(


» Jorge Correa () em 22/06 11:00

Alguém pode me ajudar a configurar o modem ADSL,
DS-Link 200 U/E no Linux Suse 9.0

Jorge


» Ragnno () em 08/07 18:15

Prezados amigos,

alguém já conseguiu fazer o nat no modem dslink 200u/e? tentei diversas conigurações do manual porém nao consegui. Há algo mais a ser feito? filtros?rotas?

saudações.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.