Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do Fedora Core 1

Notícia publicada por brain em novembro 18, 2003 11:11 AM | TrackBack


Bruno Kussler Marques (bkm_br@yahoo.com) mandou uma análise da sua experiência com o Fedora Core 1, a primeira edição do sucessor da série Red Hat Linux. A íntegra do texto dele está disponível nos DETALHES desta notícia.

Fedora Core 1

Bruno Kussler Marques (bkm_br@yahoo.com)

Para fazer uma analise do Fedora Core 1 vou dispensar a parte da apresentacão dele. Acredito que todos já sabem da história que culminou na criação (ou renomeacão) do Red Hat para Fedora.

O Fedora obviamente segue a mesma linha de evolucão dos seu irmãos mais novos. O sistema é ainda um sistema mais orientado a uma "solução de escritório", o forte dele é mesmo um mercado corporativo que é onde foi que a Red Hat se especializou nos últimos anos com grande sucesso, coisa que a Conectiva está tentando fazer no Brasil mas a impressão que se tem é de que não estão obtendo tanto sucesso.

Depois de puxar as imagens dos CDs pelo Bit Torrent em uma noite queimei os CDs e resolvi instalar por cima da já então surrada versão do Kurumin que estava no meu Hard Drive. O processo de instalacão não difere praticamente em nada do que era o Red Hat 9. O que se observa a primeira vista é a troca da cor do Anaconda ( instalador do Fedora / Red Hat ) de vermelho para azul e a atualizacão da alguns pacotes da Distro.
Fiz a instalação do Fedora em inglês e não em português do Brasil ( mania minha ) sendo que selecionei o perfil de Workstation com alguns pacotes adicionais, utilizando o Gnome como interface gráfica junto com o Open Office 1.1 que já vem junto dos CDs.

A instalação transcorreu sem maiores problemas, em mais ou menos 30-35 minutos ele copiou os quase 2Gbs de informações para o HD pedindo somente para trocar os CDs e depois reiniciar. Feito o reboot da maquina já se cai de cara direto com o Grub do Fedora. Uma das coisas que se percebe na inicialização do Fedora é o bootspash do projeto ( muito bonito na minha opinião ) que depois de alguns segundos mais acabar em um assistente de configuração que quem já mexeu com Red Hat 9 deve conheçer. Colocadas as definições e as aceitando você é mandando para a tela de login do Fedora, uma interface bonita e mais bem acaba na minha opinião que aquela que tinha nos Red Hat.

Depois de alguns segundos abre-se o Gnome com a típica tela "azulada" do Red Hat. A primeira coisa que se observa é que no icone que abre o menu eles não trocaram o icone do "chapéu vermelho". O menu continua bem organizado por temas ( como Escritório, Multimídia, Internet, Configuração do sistema e afins ) e com bastante racionalidade, evitando icones excessivos que as vezes são capazes de deixar qualquer usuário meio aflito.

Fiz o download do xmms-mpg123-1.2.7-21.i386.rpm para colocar o suporte do MP3 nele ( que assim também como os Red Hat 8 e 9 não vem "de fábrica" ) e começei a ouvir minhas MP3s normalmente pela AC97 on board que havia sido reconhecida logo na instalação, junto com a GeForce 4 que tenho ( mesmo que não tenha instalado os Drivers 3D ).

Conseguindo ouvir minha música resolvi entrar na internet e tentando puxar e instalar o Java e o Flash não consegui instalar mesmo puxando pelo RPM do Java e colocando na "unha" o suporte do Flash no recém instalado Mozilla Firebird ( que funcionou perfeitamente e com algumas configurações passou a ser o browser mozilla "padrão" do sistema ).

No Open Office não cheguei a mexer e instalar os dicionários em português, mas uma grande resalva fica não só no Open Office mas que acontece de forma generalizada no Fedora é que o teclado configurado para US International quando você tenta fazer um cecidilha sai um bizarro c com acento agudo ( Ć ) que não cheguei a correr atrás para configurar porque estou para deixar puxando o Kurumin novo.
No geral o Fedora é uma boa distro principalmente se você for do tipo de usuário corporativo. Para usar em casa para instalar alguns jogos e fazer experiências mais ousadas ele não é a melhor das escolhas, papel que cabe ao Debian ou ao Slack na minha opinião, se quiser mesmo é usar um desktop domestico a opção já seria o Mandrake mas se você tem um escritório e não quer fazer nenhuma grande revolução no trabalho é uma ótima opção.

Apesar de ter alguns erros tipicos de algumas distros em RC o Fedora tem potencial para crescer se seguir os moldes iguais ao do Open Office a qual ele que se propõe e se tornar uma boa distribuição a ponto de talvez infuênciar negativamente as vendas do Red Hat Enterprise quem sabe. Em palavras gerais hoje para mim o Fedora é uma Distro Corporativa que ainda tem que ser polido para ficar no nível que ela merece.

Bruno Kussler Marques (bkm_br@yahoo.com)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Aridnei () em 18/11 11:53

Eu também fiz teste com o Fedora Core 1 neste fim de semana. Porém no meu caso fiz uma instalação de atualização no Red Hat 9, que uso em casa para teste, estudo e lazer (DVDs). A instalação transcorreu perfeitamente.
Como padrão no RH 9 e agora no Fedora uso o gnome, e foi atualizado corretamente.
O unico problema que tive foi com o galeon que era o meu navegador por padrão. Apenas instalei novamente o apt, então através do apt removi o galeon e instalei o epiphany que substitui o galeon no gnome.
Como o flash player e o java já estavam instalados no RH 9, no fedora tudo funcionou sem problemas. Estou navegando em sites java e flash sem problemas.
Também testei o novo yum com funcionamento parecido com o apt. Até o momento pareceu-me uma ótima opção. Porém da minha experiência com os dois ainda prefiro o apt.
Nos DVDs também foi muito bem com o mplayer 1 e Matriz Reloaded.
Acredito que o Fedora irá muito bem, porém para o desktop.


» Alexandre Figueiredo () em 18/11 15:46

Estou curioso,

* O Fedora está mais rápido que o Red Hat 9?

* Dos três desktops, qual é o mais rápido: Red Hat 9, SuSE 9, Fedora 1?

Hoje estou usando o Slackware 9.1 e funciona perfeitamente no meu notebook. Falta meu modem Conexant HSF e o Ximian Evolution. O detalhe maior, meu notebook é Celeron 550 Mhz, 64 Mb RAM e 6 Gb de HD. Meu perfil é de um típico usuário corporativo.

[ ]s


» Nascimento () em 18/11 15:52

Através do Fedora seremos uma comunidade de teste eleita pela RedHat para testar novas tecnologias que futuramente serão incluídas no Red Hat Enterprise.

Ou você realmente acredita em coelho da páscoa?


» Paulo Zambon () em 18/11 15:59

Bruno,

Foi uma pena que voce instalou em ingles, pois se tivesse escolhido a nossa linguagem teria ficado com raiva em relacao ao OpenOffice.org. Eu baixei e instalei o Fedora 1 e nao gostei. Pedi para instalar em PT_BR e ele instalou o OpenOffice em Portugues de Portugal (ieca), o mesmo erro que acontecia no Red Hat 9. No caso do Mandrake 9.2 isso nao aconteceu. O que eu pedi (PT_BR) foi instalado com sucesso. Nao gostei do Fedora, creio que ele tem que crescer mais ainda. Meu principal motivo da nao aceitacao do Fedora foi quantoa a "descaracterizacao" do KDE, que nem parece KDE nesta distro. Tudo bem que e software livre e cada um faz o que que. Tambem tenho o direito de nao gostar. Estou com o Kurumin 2.05a neste instante e estou feliz da vida. Como sou um usuario domestico preciso de poucas coisas, um desktop basico mesmo. Instalei o OpenOffice.org 1.1RC4 em PT_BR no meu micro e quase chorei de tamanha perfeicao das letras no OpenOffice.org, ainda mais a Times New Roman, que esta perfeita sem serrilhado. Eu amei. Kurumin agora e padrao por aqui e para os amigos a quem recomendo o Linux. Parabens pela sua iniciativa de escrever aqui.


» Flávio Mendes () em 18/11 16:00

Boa está..
mas particularmente eu prefiro o Suse 9.0
tá muito bom esta distro.

[]´s


» George () em 18/11 16:12

Não concordo com esse artigo ser tido como análise do Fedora. Na minha opnião, análise de distro, remendações sobre utilização e benchmarks devem ser feitos seguindo alguns critérios. Simplesmente instalar uma distro, achar bonitinha e dizer que ela pode ser utilizada em uma organização é um absurdo. Não é esse o argumento que gerentes de projetos de TI querem ouvir, muito menos usuários que já tem um *lindo* XP em suas máquinas...


» Augusto Campos () em 18/11 16:20

George, há gente que escreve para gerentes de TI, outras pessoas escrevem para usuários domésticos, e outros ainda escrevem para públicos completamente diferentes. Eu ofereço espaço para publicar todos os pontos de vista. Esteja à vontade para mandar uma análise com o ponto de vista que você achar mais adequado!


» Dyego Souza Dantas Leal () em 18/11 16:21

Concordo com o george,

a analise foi BEM superficial e deu para concluir uma coisa:

"O Fedora está mais bunitinho."

Please , alguem tem alguma analise mais a nivel técnico ?!?!?


» Tiago Cruz () em 18/11 17:08

Dyego,

Use a busca daqui do site, foram, publicadas *várias* análises do Fedora.


» danieldefloripa () em 18/11 17:33

Alexandre Figueiredo: Já tentou os drivers para linux da Conexant? http://www.linuxant.com/drivers/hsf/index.php

[]´s

danieL


» Bruno Kussler Marques () em 18/11 18:19

Olha eu fiz uma analise bem superficial mesmo no nível de um usuário do tipo "ha vou experimentar essa tal de linux que todo mundo fala".
Obviamente há "mercado" pra muitas outras analises, desde de quanto bonitinha é a distribuição até aquelas que 0,1 flop a mesmo faz a distro ser considerada um lixo. Obviamente pra quem usa como eu falei no texto o computador como maquina de escrever de luxo não está dando a mínima pra se o tempo de acesso a memoria ram é 5 milesimos mais rápido que no RH9. O OSNews e o Linux Journal já fizeram a analise deles, mas acho que ficar proclamando guerrinhas de benchmarks por ai porque isso é a coisa mais microsoftiana que existe ( o pior que ainda é feito por "institutos de pesquisa MUY idependentes" ). Sinceramente, acho que pra mim e pra uns 80% dos usuários de linux em micros desktop saber que o Apache com PHP e SQL rodam mais rapido assim ou assado não faz diferença nenhuma.
O que eu digo é que se você deixar um micro instalado pra uma secretária usar e ela conseguir fazer o trabalho dela já é mais realista que muito teste de benchmark idealistas, porque é testado justamente no campo onde a Microsoft vende mais, que é dos que não entendem o porque e como as coisas funcionam, só querem que faça as coisas que elas querem na hora que elas querem. Afinal de contas, qual é a função de um micro de secretária por exemplo ? Hospedar páginas ou fazer processamento paralelo em um cluster bewoulf ?


» Bruno Kussler Marques () em 18/11 18:25

Fora que essa é uma análise que eu fiz em 2 dias de uso mediado do sistema, não resolvi desmontar o sistema pra ver como ele funciona.
Querendo o ou o ponto de vista do Fedora sempre vai ser corporativo do tipo "nosso custo é mais baixo e fazemos a mesma coisa que o windows". Pra usuários de empresas que usam Pentium 4 com 256 de ram pra abrir windows 2000, word e IE não importa filosofia ou tecnicismos, o que importa é se funciona ou não.


» Alexandre Figueiredo () em 18/11 18:34

Obrigado Daniel,
Eu já tinha compilado uma vez no Slackware 9, não funcionou, apesar de tudo correr bem. Desta vez, baixei o rpm, espero que funcione.

[ ]s

P.S.: Minha outra pergunta não foi respondida ainda.

P.S.2: Augusto Campos (AC) e Bruno, concordo com vocês. Cada artigo têm seu público. Eu por exemplo, não escrevo artigos técnicos, tanto é que não publico aqui. Mas, sem eles, não há usuários Linux. Fui claro!? Precisamos um dos outros. Sem briga, golpes baixos e flames!


» lsdr () em 18/11 22:11

Só respondendo algumas perguntas que apareceram por aqui.

O Flash no Fedora precisa da 'compat-libstdc++', para baixá-la basta dar um 'yum install compat-libstdc++' que a coisa rola.

Os drivers de modems para o Fedora são uma incógnita. Aliás, desde que a Linuxant fechou seus drivers (só o 14.4Kbps é livre) a coisa tá difícil. Dá para resolver mexendo no código do drivers, mas me parece muito mais fácil comprar outro modem.

E por fim, o que a de errado em ser 'testador' das tecnologias da Red Hat. Todo usuário Linux, de certa forma, testa o kernel e ninguém vê problema nisso. E para manter seus testadores, a RH vai ter que reinvestir no Fedora, senão o RHEL fica prá tras e perde mercado.

O sistema funciona.


» Rodrigo Barbosa () em 19/11 00:16

Totalmente off-topic, mas estou com o meu Conexant HSF funcionando bonitinho no notebook, com os drivers que foram citados anteriormente.


» Fábio () em 19/11 00:20

Eu tentei instalar o Fedora Core 1 aqui em casa (tenho o Red Hat 9 instalado) e o instalador abortou. Acredito que seja algum problema com a minha placa de vídeo (uma Espartana Sis 6326). :-(
Não consegui nem mesmo ver o instalador dele...


» Manoel Pinho () em 19/11 07:40

Rodrigo Barbosa,

O seu modem Conexant está funcionando com o driver atual a mais de 14.4 k ? Vc pagou a licença ?

Eu tenho ainda os drivers antigos (beta), que eram livres (?) antes da mudança da licença. Não sei se compilam nas versões de linux atuais, pois só testei há muito tempo, na época do Conectiva 6. Funcionava perfeitamente. Estou pensando até em colocar numa homepage para quem quiser, mas não sei se seria legal.


» Cesar Cardoso () em 19/11 11:40

O artigo está bem interessante, só faltou a observação quanto à existência do yum, isto resolveria o problema das instalações "na unha" :)


» Ederson () em 19/11 14:11

Fábio: Tive o mesmo problema com minha GeForce4 MX 440 SE ... e para resolver bastou eu desligar o framebuffer.
Para isso na hora do boot, onde vc geralmente aperta ENTER para iniciar a instalação gráfica, vc digita linux nofb + ENTER ...
Testa ai ...
[]'s

Ederson.


» Ricardo J Pinheiro () em 19/11 14:13

Olha, pus Fedora Core 1 em 3 máqs no meu trampo ontem... Notei algumas coisas q n gostei e outras q gostei. Particularmente a instalação me desagradou um pouco, pois cortaram o LILO fora (logo comigo, q sou um LILO-freak); tiraram a opção de selecionar pacotes individuais (depois vou ter q tirar uma lista e sair removendo pacote inútil), o boot fica sempre no modo gráfico (por + q ficou bonito aquele esquema c/ framebuffer) e ainda n colocaram uma opção de gerar um disco de kickstart daquela instalação. Uso RH desde a 5.2 (usei todas menos a 7.0), achei a instalação bonitinha, legalzinha... Mas ainda falta muita coisa. O melhor instalador q eu já vi ainda é o da Mandrake 9.1. Mas vamos ver se a Fedora dá certo, eu espero sinceramente q sim (senão eu migro de vez pra Gentoo...)


» Ricardo J Pinheiro () em 19/11 14:13

Olha, pus Fedora Core 1 em 3 máqs no meu trampo ontem... Notei algumas coisas q n gostei e outras q gostei. Particularmente a instalação me desagradou um pouco, pois cortaram o LILO fora (logo comigo, q sou um LILO-freak); tiraram a opção de selecionar pacotes individuais (depois vou ter q tirar uma lista e sair removendo pacote inútil), o boot fica sempre no modo gráfico (por + q ficou bonito aquele esquema c/ framebuffer) e ainda n colocaram uma opção de gerar um disco de kickstart daquela instalação. Uso RH desde a 5.2 (usei todas menos a 7.0), achei a instalação bonitinha, legalzinha... Mas ainda falta muita coisa. O melhor instalador q eu já vi ainda é o da Mandrake 9.1. Mas vamos ver se a Fedora dá certo, eu espero sinceramente q sim (senão eu migro de vez pra Gentoo...)


» Ricardo J Pinheiro () em 19/11 14:14

Olha, pus Fedora Core 1 em 3 máqs no meu trampo ontem... Notei algumas coisas q n gostei e outras q gostei. Particularmente a instalação me desagradou um pouco, pois cortaram o LILO fora (logo comigo, q sou um LILO-freak); tiraram a opção de selecionar pacotes individuais (depois vou ter q tirar uma lista e sair removendo pacote inútil), o boot fica sempre no modo gráfico (por + q ficou bonito aquele esquema c/ framebuffer) e ainda n colocaram uma opção de gerar um disco de kickstart daquela instalação. Uso RH desde a 5.2 (usei todas menos a 7.0), achei a instalação bonitinha, legalzinha... Mas ainda falta muita coisa. O melhor instalador q eu já vi ainda é o da Mandrake 9.1. Mas vamos ver se a Fedora dá certo, eu espero sinceramente q sim (senão eu migro de vez pra Gentoo...)


» Ricardo J Pinheiro () em 19/11 14:14

Olha, pus Fedora Core 1 em 3 máqs no meu trampo ontem... Notei algumas coisas q n gostei e outras q gostei. Particularmente a instalação me desagradou um pouco, pois cortaram o LILO fora (logo comigo, q sou um LILO-freak); tiraram a opção de selecionar pacotes individuais (depois vou ter q tirar uma lista e sair removendo pacote inútil), o boot fica sempre no modo gráfico (por + q ficou bonito aquele esquema c/ framebuffer) e ainda n colocaram uma opção de gerar um disco de kickstart daquela instalação. Uso RH desde a 5.2 (usei todas menos a 7.0), achei a instalação bonitinha, legalzinha... Mas ainda falta muita coisa. O melhor instalador q eu já vi ainda é o da Mandrake 9.1. Mas vamos ver se a Fedora dá certo, eu espero sinceramente q sim (senão eu migro de vez pra Gentoo...)


» Jonathan () em 19/11 14:24

Olá pessoal! Instalei o Fedora, mas não estou conseguindo acessar a internet. Tenho Velox, configurei o adsl, que é bem fácil. Ele conectou à Velox, mas não abre o autenticador de provedor (www.veloxzone.com.br) em qualquer navegador. É como se não tivesse online. Sou iniciante em linux, mas já acessei o velox no Conectiva e Kurumin, sem maiores problemas. Se alguém puder me ajudar, agradeço!


» Ricardo J Pinheiro () em 19/11 18:27

1 milhão de desculpas por meu comentário ter saído com tantas repetições, eu estava escrevendo no links, não sabia q tinha saído c/ 4 cópias...
Agora, no caso do Jonathan, pegue o script do Fabio aqui, configure tudo corretamente e seja sábio, pequeno gafanhoto.


» RJP () em 19/11 18:29

Script do Fabio: http://www.isec.com.br/velox


» Aldoir () em 20/11 08:27

Estou com problemas com DNS+chroot (padrão). Alguem conseguiu usar?
O named está ativo mas não responde pelos nomes (ou apelidos).
Há algum endereço para discutir?


» omorp () em 21/11 15:28

fedora = distribuicao mais bloated que eu ja vi na vida.

isso denota que eh realmente uma continuacao do RH, que desde a versao 7.x ja vinha cada vez mais bloated, com cada vez menos opcoes avancadas de instalacao, com cada vez mais dependencias ridiculas (bom, no quesito dependencias ridiculas o mandrake ainda ganha) etc etc..


» Betto () em 16/12 10:12

Estou tendo problemas para instalar o modem no meu Fedora Core 1. Sou novato no mundo linux e ainda to aprendendo muitas coisas. Na minha maquina tenho 2 modens, o conexant HCF e o Motorola SM56, mas não consigo instalar nenhum dos dois...

Alguem pode por favor me contactar por e-mail com alguma ajuda sobre algum desses dois modens...

Não to afim de pagar 15 dolares em um driver, praticamente foi o q eu paguei qd comprei esse conexant novinho...

Agradeço desde já...


» CRISTIANO () em 24/12 00:44

OLÁ PESSOAL, ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR EM CONSEGUIR UM DRIVE DO MODEM CONEXANT HSF V92 56K RTAD SPEAKERPHONE PCI PARA O FEDORA CORE 1, CLARO QUE NÃO SEJA PAGO E NEM TENHA 14,4 DE CONEXÃO, CASO CONTRÁRIO PODERIAM ME INDICAR OUTRA DISTRIBUIÇÃO LINUX QUE TEM ESSE DRIVE DE MODEM!!!


» CRISTIANO () em 24/12 00:52

CARAMBA, NO MOMENTO DA POSTAGEM AS LETRAS SAIRAM ERRADAS!!VOU TENTAR DE NOVO!

OLÁ PESSOAL, ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR EM CONSEGUIR UM DRIVE DO MODEM CONEXANT HSF V92 56K RTAD SPEAKERPHONE PCI PARA O FEDORA CORE 1, QUE NÃO SEJA 14,4 DE CONEXÃO E CLARO QUE NÃO SEJA PAGO, CASO CONTRÁRIO PODERIAM INDICAR-ME OUTRA DISTRIBUIÇÃO LINUX QUE TENHA O DRIVE DE MODEM APRESENTADO!!!


» Pedro Henrique () em 24/12 18:57

No fedora não conseguir instalar o velox ....
gostaria de uma orientação


» Maicon () em 23/01 01:12

olá
Estou usando o fedora core, e gostaria de saber como instalar oum modem NetDragon 56k v92.
Obrigado


» Igor () em 24/01 01:44

Cuidado ao configurar o servidor DNS no fedora. O named.conf a ser configurado está em /var/named/chroot/etc, e os arquivos de dominios devem ficar em /var/named/chroot/var/named


» Alessandro () em 09/02 14:22


Ae no Fedora Core I, tem a opcao de instalacao selecionando os pacotes individualmente, se eu nao me engano é alguna tecla de funcao


» Renato de Oliveira Diogo () em 17/02 02:11

Olah....

gostaria de saber se alguem jah fez um CD de instalacao do Fedora no modo Kickstart.. estou tentando fazer um aki mas num consigo fazer ele capturar as informacoes do ks.cf que criei, ele entra nas instalacao normal do CD...


» jasonn () em 24/03 15:39

Na realidade não tenho nada de mal a falar do Fedora. Uso ele aqui no lugar do GRANDE Slackware, estou testando ele para usar como servidor. Breve falarei algo sobre.


» Daniel () em 17/04 16:12

Bom, eu to me ferrando bastante aqui com o fedora,
estava instalado o redhat 9, que por sinal também tava incomodando bastante, principalmente em relação ao kernel(não vou entrar en detalhes), peguei uma versão chamada Yahra Linux(fedora mexido), que eh ditribuida no estado de SC para corporativo publico do estado, MUITO BOA ESSA VERSÂO vale ressaltar, nunca vi um linux tão rapido! limpo..
ae baixei o fedora no site do fedora normalmente, acontece que estou instalando pelo disco rigido, e o instalador frufru da redhat ta dizendo que o cd 3 não está presente, sendo que está tudo certo, ainda estou resolvendo isso.


» Rafael Nunes () em 28/04 13:13

Betto, blz!!! cara eu também tenho um winmodem motorola sm56, já tem um tempão que estou tentando configurar no RH9, mais já migrei para Fedora core 1, sou novato também no mundo linux mais estou estudando packas..., nesta ultima semana, achei um site http://sm56.tk/ que tem a versão source do drive do motorola.. até consegui por para funcionar mais deu um pau esquizito .. mais vou mecher ainda.. , entre neste site.. e vê se consegue por para funcionar .. e depois manda email para mim se consegui.. e me ajuda..


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.