Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Atualizado: OSNews e Linux Journal testam o Fedora Core 1 e não gostam muito

Notícia publicada por brain em novembro 13, 2003 10:02 AM | TrackBack


O OSNews testou o Fedora Core 1, sucessor da série Red Hat Linux, e ficou desapontado com o que encontrou. Bugs, falhas de configuração, e dificuldade até para instalar os RPMs que fazem parte da própria distribuição. Será que faltou retorno dos vários betas que eles fizeram?

O parágrafo conclusivo diz: "Não há chance de eu usar o Fedora como meu sistema operacional principal agora. Ele tem tantos bugs quanto um queijo suíço tem furos, o desempenho multimídia (ao menos com o XMMS) e os recursos de multimídia incluídos estão abaixo do padrão, e não há mais suporte oficial para os bugs encontrados durante a experiência. Se esta distribuição estiver apenas servindo como plataforma de testes para as idéias da Red Hat para ver se elas dão certo e aí movê-las para seu produto Enterprise, isto significa apenas que o Fedora vai estar sempre em um estado Beta, não importando se eles o anunciam como final ou não."

Eu não testei o Fedora e portanto não posso me pronunciar diretamente, mas as análises do OSNews costumam ser diretas e isentas. Se alguém quiser escrever uma análise focando estes mesmos pontos, ou outros, não deixe de entrar em contato comigo!

Atualização: o Linux Journal também publicou uma análise do Fedora Core 1, e embora eles não usem palavras tão duras, parecem estar de acordo em linhas gerais com a análise do OSNews. O parágrafo conclusivo diz que o Fedora promete, mas não é tão polido como as edições recentes do Red Hat Linux. Ele é bom para quem já conhece Linux e não se importa de instalar alguns pacotes adicionais e mudar algumas configurações, mas quem quer tudo funcionando direto da caixa e quer ferramentas automatizadas funcionais pode querer aguardar pela próxima edição.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ruda () em 13/11 10:12

"My disappointment started when I tried to upgrade Gaim 0.71 to 0.72. The third party Shrike RPM wouldn't work because of pspell dependancy problems."

Bom, a pessoa instala um rpm de terceiro e espera que funcione tudo bem e certo? Depois ela (ou ele, tanto faz) tenta compilar o srpm de uma lib e não funciona do jeito que ela esperava... Perai, só tem mané nos EUA?

Quanto a parte multimídia... O Redhat (e por tabela o Fedora) não vem com suporte mp3/mpeg por padrão devido a questões de patente. Nada que uma busca no google não encontre uma solução para isso.

Bom, os comentários do artigo na osnews falam por si.


» Manoel Pinho () em 13/11 10:24

A Eugenia, autora do artigo e a "dona" do site, não é muito admiradora do linux, tendendo mais para o MacOS X (que nos EUA é mais popular do que aqui) e BeOS (o marido dela é ex-funcionário da Be).

Ela é mais uma hard-user de desktops do que propriamente alguém que gosta de "fuçar" o linux. Suas análises tendem muito a comparar com o Windows e Mac e não costuma perdoar muito quaisquer bugs ou deslizes. Ela não liga muito para a ideologia do software livre nem para fatores como custo e tende a comparar distribuições linux como meros produtos.

Na minha opinião, hoje é muito mais difícil convencer usuários avançados de Windows e outros sitemas a usar o linux do que usuários bem leigos. Essas pessoas ficam muito dependentes de programas e recursos encontrados nos outros sistemas e tendem a ser muito críticas quanto ao linux.

Quanto ao Fedora, essa é apenas a primeira versão e acho precipitada qualquer condenação baseada nela. Só o futuro dirá se a Red Hat acertou na mudança.


» Cavalo () em 13/11 10:35

Concordo quanto ao que se refere sobre a autora nao ser muito sabida das coisas, com uma leve tendencia a ser mane. Porem convenhamos ela disse uma coisa muito certa: o fedora vai ser sempre um beta, e para uma distro que espera ser de proposito geral, ela peca no uso em uma workstation, digo isso porque tenho instalado aqui para testes. Se alguem quer alguma coisa para fucar, que procure o LFS, se querem algo mais bem feito use o SuSE (for desktop) mas se querem uma distro que atira para todo lado, e quase que num acerta nada.. Tentem o Fedora, que apesar de ser bonitinho, e simpatico.. para mim nao vale o trabalho, pois eh uma distro feita "nas coxa".


» joaocep () em 13/11 10:35

Sempre considerei a RH como a distro mais instável. e agora com este Fedora cheio de erros... acho que eles deveriam testar um produto antes de lançar uma release "não" teste.

Deus salve o Debian...


» Giuliano () em 13/11 10:36

Eu baixei e testei o Fedora Core 1, e admito, fiquei desapontado, mesmo instalando 2 vezes ele, achei varios bugs e coisas q nunca ocorriam no RH9. Sim, ele está mais "bonitinho" que o RH9, mas nao funciona tudo direito. Até no Gnome tem pau. Mesmo tentando configurar da melhor forma possivel para o desktop, ele não se adaptou bem. Bom, gastei um tempão para "tentar" deixar ele legal, mas mesmo assim continuo com o meu REDHAT9. Espero q o tempo leve este projeto ao amadurecimento.


» Daniel Fonseca Alves () em 13/11 10:51

Será que foi por causa disto que a red hat anunciou que o linux não está pronto para o usuário final ?
Os usuário de Red Hat que me perdoem mas se não se organizarem para levar o projeto fedora adiante vão ficar orfãos de pai e mãe. Acho que a Red Hat está começando a abandoná-los a própria sorte.
Acho melhor começarmos a apoiar projetos como o do kunrumin para não ficar vendo navios.
E viva o Debian !!!!


» RedCzar777 () em 13/11 11:02

Estou usando o Fedora Linux Core 1 já faz alguns dias. Quanto a parte multimidia simplesmente não houve nenhuma grande mudança com relação ao Red Hat 9, ou seja, não tem suporte a quase nada, felismente não tive problemas para instalar o mplayer e o plugin mpg123 para o xmms. Assim como todas as outras distros que já testei na minha máquina (Suse, Red Hat, Conectiva e Mandrake) a minha placa de som (intel i810) foi detectada mas o sistema não conseguiu configurá-la e tive que compilar o ALSA, mas o processo normal não funcionou e atualmente estou fazendo downloads de alguns rpms que achei em um tutorial sobre como instalar o ALSA no Fedora (vamos ver se da certo). O driver da NVidia não queria instalar, mas não foi nada que setar a variável IGNORE_CC_MISMACH (ou coisa parecida) não resolvesse. O plugin flash não quer funcionar, só recebo uma mensagem de erro na libstdc++ e libc6, mas ainda não tentei resolver isso. Todo o resto está funcionando bem e o sistema me parece bem leve e estável. Eu só não sei porque atualizar o gaim, porque o meu esta funcionando bem para o ICQ, para o Yahoo! messenger e para o MSN...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 13/11 11:09

Daniel Fonseca Alves, não por isso - o Kurumin, com sua política de (alguns) pacotes bem recentes, também tem seus bugs. É conseqüência direta dessa política de "bleeding-edge". (Não estou exatamente reclamando, inclusive estou usando o kurumin com vários pacotes do unstable pra redigir essa mensagem)

Mas acho que realmente algumas distribuições deveriam das mais atenções a bugs tão evidentes. Redhat (Fedora), Conectiva e Mandrake, em especial.


» Daniel Fonseca Alves () em 13/11 11:47

Patola,

O principal problema é que as distribuições como a Mandrake e a Red Hat estão se distanciando do usuário comum.
E para resolver isso os usuários devem se unir em torno de comunidades.


» The Darkness () em 13/11 13:27

Ao que parece a RedHat realmente não está agradando na sua mudança.
Acho que ainda é cedo para saber qual o rumo o Fedora vai seguir, mas os usuários RedHat tem motivos para se sentir abandonados.
Se o Fedora não emplacar o que será dos usuários que usavam o RHL, terão que pular para outra distro???
Não sou exatamente contra a atitude da RedHat, eles são uma empresa e se querem focar em seus produtos corporativos tudo bem. Só acho que esta mudança poderia ter sido feita de forma mais gradual e sem traumas. Erraram feio nessa.
Espero que eles consigam acertar o rumo, por que senão será um grade desapontamento.


» zyk () em 13/11 17:20

Como eu já havia manisfestado a minha opinião num dos tópicos do forum sobre Fedora Core 1, não vi nada de novo nesta distro em relação ao RedHat 9.0, que eu usava. para mim é uma versão, onde o pessoal do prjeto teve a preoculpação de retirar o nome RedHat e substiluí-lo com nome fedora. Os mesmos defeitos do RedHat continuam no Fedora. Fiz um upgrade do RedHat 9.0 para Fedora 1 e fiquei arrependido, pois não valeu o tempo gasto com download, 3 cdrs e disperdicio de tempo com a instalação. E pior, perdi a configuração fina (tunning) que levei semanas para deixar o RedHat do meu jeito. Provavelmente vou gastar algum tempo para arrumar isto. Acho que voce muito precipitado lançar esta versão do Fedora como 1.0 final. Eu esperava um pouco mais. Fiquei decepcionado.


» Jef () em 13/11 20:02

Estou usando o Fedora Core 1 aqui sem muitos dos problemas que a autora acusou. Os plugins flash e java funcionam sem problemas.

Quanto à:

"And on top of all that, you frequently get RPM-locking (I found rebooting to be the only method to get RPM functionality back) an annoying bug which is with us since Red Hat Linux 8" tambem tenho esse problema, alguem já sabe como resolver???



» Paulo Zambon () em 13/11 23:18

Eu tambem baixei o Fedora Core 1 naquela ansiedade e fiquei extremamente decepcionado. A comecar pelo visual (coisa de leigo, pois assim sou, ainda). Eu escolhi o KDE para entrar e assim o fiz por tres vezes ate descobrir que estava dentro do mesmo, porque ambos (KDE e GNOME) sao extremamentes parecidos. Fique igual a um tonto nessa jogada. Tudo bem. Um erro horrivel que (na minha opiniao) e inadimissivel foi o OpenOffice instalar o Portugues/Portugal, quando tinha escolhido o Portugues Brasileiro no inicio da instalacao. Com o Mandrake 9.2 foi correto, instalou o OpenOffice.org em nosso idioma. Agora em relacao ao Mandrake 9.2 eu baixei o download edition e (como de costume) foi facil a instalacao e a traducao para o nosso idioma esta nota 10! Mas tambem nao fiquei usando esta distro nao. Estou atualmente usando o Kurumin 2.05a e estou amando. Pela facilidade, visual (ja disse, sou leigo) aprimorado, o OpenOffice matador, com a fonte Times New Roman sem serrilhado, como se estivesse usando o MS Office, perfeito mesmo, instalem e verao, pela quantidade de icones magicos disponiveis e aumentando posso dizer que hoje o Kurumin e a minha distro favorita e, se continuar assim, vai ser dificil eu sair dele. Procuro ajudar sempre la no forum do kurumin, pois sou tao interessado em que ele melhore quanto todos.


» Normal () em 14/11 09:00

Acho isso normal, trabalho com redhat desde a versao 5, lembram-se quando o redhat saiu do 7.3 e foi para o 8? que Rebolisso que deu, que sistema ruim que era?
E quando chegou o redhat 9, todos acharam pessimo e todos falaram que era uma m.....

O que acontece que os srs querem tudo perfeito, lindo, maravilhoso e cheiroso. O sistema operacional nao e pago, se vcś querem algo perfeito, utilizem o windows XP, ele é bem perfumado. Mas se quizerem desafios utilizem o fedora, publiquem os erros e as solucoes dos mesmos, ai irao construir conhecimento. Mas antes de criticar o trabalho dos caras, construam vcś mesmos suas distribuicoes e tirem suas conclusoes....O que acontece e que se alguem fala mal, todos tambem acham mal....

Alguem ser humano disse que informatica é perfeita? Quando o Linux foi criado ele nao era ruim? ou nasceu perfeito?

ok


» marsguo () em 14/11 14:29

bom, nao acho que faz sentido alegar que o fedora ainda está na 1ª versao, por isso esta imaturo. Pois ele veio diretamente do red hat 9, e a propria redhat falou que só mudaram o nome por questoes jurídicas. Pois na verdade ele se refere ao redhat 9.alguma coisa ou 10 (BETA). ou seja, um produto final muito mal acabado - provavelmente por descaso. E cabe aos usuarios do redhat consertar isso, pois a redhat é uma empresa que visa lucro, e por isso é óbvio que darão mais importancia ao redhat enterprise.
só que nao quero perder meu tempo me aventurando com disseram anteriormente, quero um produto estável que funcione. nao posso perder tempo consertando cada instalacao que eu fizer.
mas, certamente se eu quizer algo perfeito a ultima coisa que escolheria seria o XP.
Pra mim o mais proximo disso que eu encontrei foi Mandrake. (nunca testei debian ou slackware).


» Andretti () em 14/11 21:59

Jef:

Com relação ao problema do rpm, passei muito por isso. Nunca descobri a causa disso nem como evitar que aconteça, porém pelo menos descobri como fazer o rpm voltar a funcionar sem ter que reiniciar a máquina.
Primeiro mate todos os processos referentes ao rpm que ainda por ventura sobrarem (tem uns que começam com phyton...).
Depois a parte mais importante: Apague no diretório /var/lib/rpm uns arquivos que começam com __* (dois underlines).
E pronto. A mágica está feita. Sem reboot :-)
Alguém poderia ensinar esta tática a autora do "artigo" :-)


» Daniel () em 15/11 00:10

Ainda não entendo porque as pessoas estão metendo o pau no Fedora 1.0.

Agora o desenvolvimento do Software esta aberto a todos, ao invés de apontar problemas deveriamos estar apontando soluções.

Também tenho minhas dúvidas quanto aos usuários que com tantos anos de experiência em informática deixam enganar-se com uma versão 1.0 (leia-se um ponto zero!). Parece que ninguém aprende que um software se torna mais estável depois de lançados os minor releases (1.1, 1.2, 1.3). Quem mergulhou de cabeça e substitiu seu RH 8 ou 9 pelo Fedora 1 não podia esperar milagres.

Vou colocar alguns pontos positivos que ninguém considerou ainda:
- A divulgação do software no esquema "OpenOffice" deixa o PROJETO Fedora em boas mãos já que tem nas costas uma empresa lucrativa e estável como a RedHat. Não sei se tem alguém sabendo que o Mandrake ta pendengando para todos os lados após ter aberto concordata.
- Foram dezenas de mudanças em mais ou menos 3 meses até sair o core, é normal que apareçam bugs para um tempo de desenvolvimento tão curto (e tantas mudanças).
- O Fedora está disponibilizando atualizações para os Bugs rapidamente, mais rápido que qualquer outra distro.
- Já existe uma equipe de tradução do Fedora para o Portugues do Brasil.
- O desenvolvimento do Core 2 já está em andamento, estou por dentro do processo e o pessoal está fazendo um trabalho realmente sério.


Qualquer coisa entrem em contato comigo
http://www.brookepeig.com


» Dorival Boege Júnior () em 15/11 11:13

Instalei todos os recursos sem nenhum problema, Java, Flash, mp3. Posso indicá-lo pra qquer pessoa. Agora, osnews.com, é um site pago pela Micro$oft, eles nunca falam bem do Linux.
Com certeza instalaria e rodaria em qualquer eqto sem nenhum problema, ha, tem que ter capacidade técnica suficiente... Em comparação com o Conectiva, nossa, é mil vezes melhor, e olha que posso dizer isto pois fui por 3 anos técnico certificado Conectiva.
Acho bem melhor usar o fedora, que pagar para usar um $U$E e mandar o dinheirinho lá pra Provo em Utah.


» lilux () em 16/11 10:15

Nunca usei o Fedora, acho o nome deste projeto muito feio, pois me lembra da palavra "fedor". Não sei se talvez este tal Fedora cheire mal, talvez não seja um projeto ruím, basta esperar que ele fique pronto!


» Eduardo () em 16/11 23:53

Acho que este ainda não é o momento de abraçarmos o Fedora como uma solução. Vou aguardar ele se consolidar, para ai sim tirar uma conclusão final.

Ele Tem BUGS sim, mas o Suse 9, lançado recentemente tbm tem velhos BUGS... E Aquele erro chato da libpixmap.so, isso enche o saco...

Todos os sistemas tem BUGS, claro que não chegam ao nível do Ruindows.

Neste presente momento, não sei qual distro escolher como solução...
- Suse vendida para Novell
- RedHat abandona RHL (somente o Enterprise continua)
- Conectiva Baseado no RedHat e varios BUGS
- UnitedLinux não saiu da versão 1
- Debian ultimo release.... do tempo do onça
- Mandrake detonou meu cdrom LG, mas n tenho opinião formada sobre ele... nunca usei muito

Fica esta pergunta a vcs:

Qual distro esta mais qualificada e com maior respaldo atualmente??
windows n eh otimo, mas a MS diz: Nunca te deixamos na mão... Quem sera este no mundo linux?


» Vinícius Piedade () em 17/11 11:26

Da lista citada acima, pelo nosso amigo Eduardo, eu particularmente prefiro o bom e velho Slackware (que não está na lista hehehe) eu sei que é muito difícil, mas não é impossível, por ser muito dificil, é obvio que ele fica com mais estabilidade e agilidade, ou seja, slack=simplicidade.

Também gosto muito do Kurumin, pois alem de ser uma produção totalmente Brazuca, é um ótimo produto para usuários iniciantes, que na qual difunde mais o mundo linux no Brasil.

OBS.: Não adianta ficar falando isso ou aquilo, o que é certo ou o que é errado, sobre as distros, o que importa, é que ela se adapte as suas necessidades, BUGS: isso tem em todas elas, e o pior de tudo, por incrível que pareça, o Windows além de ser um produto relativamente muito caro, tem o pior aproveitamento em relação a sistema operacional, sendo com o que é gasto com este tipo de sistema, daria para o Sr. Bill Gates além de melhorar o sistema/suporte (coisa que ele não faz), pelo menos que ele fizesse doaçao do dinheiro que ele ganha para instituiçoes de caridade etc.

Por isso que eu digo: Bem feito, ele mereceu aquela tortada na cara.


» Deyson Thomé () em 17/11 23:08

Concordo com o Paulo Zambon, o Kurumin está muito bom, a gente usa e não quer largar, funciona tudo , no meu caso baixei o Fedora 1 que era o RH pré-10 , selecionei KDE, fui configurar o Ximian e pronto !
Travou, no Kurumin o mesmo Ximian Evolution, instalou fácil, sem dramas, é isso aí, o Kurumin, na minha opinião de leigo, está servindo de exemplo para muitas distros , na realidade, eu quero ver todos os linux's muito bem, nosso meio é variado, temos muitas escolhas e esse é o nosso diferencial, podemos mudar de distro, mas não de sistema, linux é linux, e eu sou do Linux como voces.


» Duker () em 23/11 19:11

Engraçado o pessoal meter o pau na RedHat pela mudança. A empresa RedHat, apesar de estar lucrando com linux antes mesmo de existir o Enterprise Linux, deu uma contibuição memorável à comunidade até sua versão 9.
Eu atualizei meu RedHat 9 para Fedora 1 apenas trocando pacotes. Não notei tantos transtornos e bugs. Sabe por quê? Não utilizo window mannager default. O povo tem mania de confundir cara do ambiente gráfico com distribuição, que vai muito além disso.
Os objetivos do fedora project são claros: fornecer uma distribuição livre aos usuários que não precisam de suporte profissional. E o Fedora 1 atende aos objetivos.


» Estranho () em 03/06 20:34

Não sei pq muita gente vive metendo o pau nessa ou naquela distribuição, outros vivem defendendo uma ou outra, será q nao perceberam q todas as distribuiçoes, inclusive os projetos particulares, tem seus mais variados bugs, acho q todos deviam se unir, pois fazem parte do mundo linux, e procurar fazer o melhor pela distribuçao de sua preferencia.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.