Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Borland usa e suporta wxWindows

Notícia publicada por brain em novembro 11, 2003 11:42 AM | TrackBack


Esta vem do Slashdot: contrastando com a nossa notícia de ontem sobre o aparente abandono do Kylix, o responsável pelo framework wxWindows (open source, e usado desde 1992 para construção de GUIs multiplataforma) anunciou que a Borland vai usar e suportar o wxWindows no seu C++BuilderX. E ele destaca que não teve que fazer concessões: a empresa se adaptou bem à natureza aberta do desenvolvimento do wxWindows.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» welrbraga () em 11/11 12:27

preferiria q fosse o gtk, mas ... é melhor q nada!!!


» George Tavares () em 11/11 13:16

Respeitando a preferencia do Welington pelo GTK, acho que o wxWindows eh uma opcao melhor devido a sua estabilidade em diversos ambientes, desde do windows/unix ateh os sistemas embutidos. Uma descricao mais completas de sobre GUI Toolkits pode ser obtida em http://freshmeat.net/articles/view/928/ . Vale a pena dar uma lida.


» Guaracy Monteiro () em 11/11 15:36

O problema da GTK+ é que o suporte no Windows é uma porcaria. A Borland necessita de algo ultiplataforma e certamente a GTK+ não seria a escolha ideal. A biblioteca é apenas uma camada de abstração e utiliza a API do Windows (se for utilizada neste SO ;-) e no Linux pode utilizar a GTK+ (a 2 está em testes), basta baixar a wxGTK e compilar. A utilização da QT poderia trazer efeitos indesejados devido a licença.

Finalmente é necessário salientar que, geralmente, um toolkit gráfico não se resume a desenhar janelinhas (que não é o caso da GTK, basta ver a glib). Certamente a biblioteca que acompanha a wxWindows é muito boa.

Pessoalmente achei a escolha muito acertada. Acho que esta escolha deveria ter sido feita já para o Kylix.


» Marcos Alexandre () em 11/11 16:21

A Borland pretende fazer uma IDE única para todas as suas linguagens, a exemplo do que a MS e a Oracle já fizeram. Se eles optarem pelo wxWindows, com certeza todos os outros vão ser também.

Não sei. Eu gosto demais do Qt e não consegui me adaptar ao GTK. Mas o que mais me desanima nas toolkits é que o sistema fica bem mais lento e pesado do que um código nativo. O wxWindow eu não conheço, mas pelo menos eu leio muita coisa boa dele.


» welrbraga () em 11/11 19:34

Exatamente por essas limitações que eu prefeririria a escolha do GTK.

O GTK é excelente, mas possui uns problemas que com certeza a Borland iria dar um capricho!


» welrbraga () em 11/11 19:40

Exatamente por essas limitações que eu prefeririria a escolha do GTK.

O GTK é excelente, mas possui uns problemas que com certeza a Borland iria dar um capricho!

Não conheco nenhum programa (pelo menos ão veio nenhum a mente) que rode sobre o X e usando o wxWindows.

Sei que o Antivirus AVG (pra windows) é feito com esta lib. Mas e pra Linux, quais aplicações já existem!?


» Douglas Augusto () em 11/11 21:15

Foi o máximo essa notícia! Uso o wxWindows e FLTK e são realmente muito bons (e suportam bem OpenGL, o FLTK mais "nativamente"). Não tem aquela gambiarra que o Qt usa de pre-processador não padronizado C++ (MOC - Meta Object Compiler).

Quanto ao GTK+, lembre-se que o mesmo é para C e não C++. Existe o GTK--, em C++, mas este ainda está imaturo. Ademais, o wxWindows é muito mais multiplataforma, funcionando em Linux (unix), Windows, OS/2 e MacOS. O wxWindows (wxGTK) é uma abstração C++ que utiliza as bibliotecas GTK+ (C), que por sua vez utiliza a biblioteca X (xlib - C).

Além disso, não há licença restritiva como o Qt, que para Windows a licença é paga (diga-se de passagem um valor bem alto).


» Alex () em 11/11 22:21

Este projeto é feito em wxWindows http://unthesis.web.aplus.net/index.php


» dermeister () em 11/11 23:11

Perfeito! Adorei isso! Assim teremos uma IDE baseada em componentes multiplataforma e livres.

IMHO, prefiro GTK+ ao QT: Até hoje não consegui aceitar aquele MOC. GTK+ se limita ao C, deixando o caminho livre para que outras linguagens a usem da melhor forma possível. O wxWindows faz um excelente uso do que a GTK+ disponibiliza no X...

"Não conheco nenhum programa (pelo menos ão veio nenhum a mente) que rode sobre o X e usando o wxWindows."

Que tal o xMULE ? (http://xmule.sf.net)


» jcarlos () em 12/11 23:37

quanto a programas que utilizem a wxWindows, o emulador bochs (bochs.sourceforge.net) pode utiliza-la (se for compilado para utilizar)


» Ark () em 13/11 08:55

É, logo a Borland vai ter um produto pra C++ tão bom quanto o JBuilder...
Quanto a QT, não viaja, ela é livre... ou vc esqueceu que o Kylix usava qt?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.