Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre as novas políticas da Red Hat

Notícia publicada por brain em novembro 11, 2003 11:01 AM | TrackBack


Complementando nossa notícia anterior desta mesma semana também com manifestação do Alexandre Oliva, o Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: "Vi esta notícia no site do LinuxHard e achei muito esclarecedora. 'Alexandre Oliva contribuiu para o Dicas-L com uma bela explicação sobre o fim do suporte a distribuição Linux por parte da RedHat. Mais uma vez ele escreveu um texto muito coerente e com argumentos válidos, contestando de vez aqueles que se precipitaram e abandonaram a plataforma RedHat.' Vale a pena ler o artigo e pensar antes de criticar a Red Hat."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wiliam a Souza () em 11/11 11:33

Quem abandonou o RedHat não migrando para o Fedora não tem ideia do que esta perdendo, foi lançado no ultimo dia 5 e no dia 8 já estava instalado em minha maquina onde trabalho em ambiente de produção, rodando software tal como o VariCAD, acessando servidor CVS com interface gCVS, OpenOffice.org 1.1.RC4 que são usados para a confecção de desenhos de projetos eletricos para automação


» George Tavares () em 11/11 13:30

Fiz a migracao do meu sistema em casa, um RedHat 9 para o Fedora. Realmente, poderia ser chamado de RedHat 10. A migracao foi perfeita, todos os pacotes foram atualizados com sucesso. Ele conseguiu criar corretamente meu boot (uso LVM para a particao root). Ele foi complacente com pacotes que nao existem mais, deixando-os instalados (o dev86 foi removido, uso ele para compilar kernel 2.2 ainda). O Kernel continua com o nptl compilado de fabrica, o que acho muito bom (poucas distribuicoes fazem isso).

Vamos as falhas, afinal , nem tudo eh um mar de alegrias. Como era de se esperar, o up2date passou a nao funcionar. A RHN acusava a inexistencia de algum canal para meu linux. Tentando configurar pela interfacce web, realmente, no big deal. Sem chances. Intalei entao o tal de yum, que logo descobri que sanava meus problemas, ja vinha configurado para acessar o site de updates do fedora. Exelente. A primeira rodada ele demorou um pouco , pois ele baixou o header de todos os pacotes disponiveis. Mas rodadas subsequentes foram bem mais rapidas. Eh claro que nao se compara ao antigo up2date, visto que esse usava uma arquitatura cliente servidor, e que os meus pacotes ficavam registrados no RHN (faz diferenca na minha conexao dial).

Como ouvi comentarios que o up2date poderia funcionar com repositorios yum, resolvi tentar descobrir como configurar o up2data para isso. Realmente nao descobri. O que fiz entao foi remover o up2date, deletar suas configuracoes e reinstala-lo. Ai funcionou de primeira, ja com as configuracoes corretas para usar o yum.

De resto, me parece muito bom mesmo. Nao me arrependo do update. Vejamos como sera a disponibilizacao de updates agora. Se notar seriedade no processo vou migrar meus servidores para o fedora no ano que vem, quando acabarem os updates do Redhat 9

Aconselho a todos adeptos do RedHat a darem uma olhada no Fedora. A mim parece estar tendo a mesma seriedade que a RedHat costumava fazer, nao botando pacotes desenecessarios na distribuicao. Sem falar nas inovacoes, parece que eh possivel realizar a instalacao do fedora usando VNC. Amazing.


» Daniel Brooke Peig () em 15/11 00:18

Fico feliz que alguém tenha analisado racionalmente as vantagens do Fedora.

Parece que as pessoas gostam de crucificar a RedHat e agora que o desenvolvimento é aberto estão atirando no próprio pé.

Ainda não substituí minha versão de trabalho (RH 9) pelo Fedora, estou aguardando a versão 1.x entretanto pelos testes que fiz não notei nenhum problema que já não existisse nas outras versões.


» Daniel Brooke Peig () em 15/11 00:18

Fico feliz que alguém tenha analisado racionalmente as vantagens do Fedora.

Parece que as pessoas gostam de crucificar a RedHat e agora que o desenvolvimento é aberto estão atirando no próprio pé.

Ainda não substituí minha versão de trabalho (RH 9) pelo Fedora, estou aguardando a versão 1.x entretanto pelos testes que fiz não notei nenhum problema que já não existisse nas outras versões.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.