Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Governo Federal aperta o passo rumo ao Linux

Notícia publicada por Marco André em novembro 11, 2003 12:25 AM | TrackBack


Segundo esta notícia do Yahoo!, "O governo federal começou este ano a incentivar fortemente a adoção de softwares livres como o Linux na administração, reforçando medidas semelhantes de outros países contra a dominação do mercado por programas proprietários pagos. ".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» solano () em 11/11 07:25

Eu leio todo dia que o governo apóia o SL, que pretende reduzir custos com ele, etc.
Mas quando começaremos a ver os programas desenvolvidos pela SRF rodarem em Linux?
Quer dizer, quando o governo passará do discurso para a prática?


» Alessandro () em 11/11 10:00

O governo está mais na teoria do que na prática. Basta ver o portal do Fome zero para perceber que foi totalmente construído com .Net e Microsoft Visual Studio. Projeto para ontem ?

Ah sem desculpas.


» Rafael Goulart () em 11/11 10:05

Caro Solano,

Tenha em mente que anos direcionando o desenvolvimento para um determinado foco não serão modificados de uma hora para outra. Aliás, ao fazer desta forma o governo gaúcho recebeu muitas críticas, e cometeu alguns erros no radicalismo. Lembre que os desenvolvedores estão acostumados com ferramentas, os fornecedores também, e tudo isto deve ser feito à luz de licitações, leis, ou seja, de foram legal.
Não devemos nos afobar, pois não será desta forma que o software livre trará benefícios. Pode até se queimar ao se expor em demasiado. Existem sistemas grandes e até bem robustos, como o do FIES (antigo crédito educativo) rodando em ASP, isto não se muda de uma hora para outra... Mesmo que seu desempenho em épocas de pico seja sofrível, não dá para simplesmente dizer "agora é em Linux, PHP, sei lá mais ok livre..."


» Sandro () em 11/11 10:23

O governo levará um bom tempo para mudar os sitemas, por que teram que treinar as pessoas que seram os operadores, assim eles teram que dar treinamento a todos, imagina o que pode atrasar de trabalhos por este motivo.
Este projeto é otimo mais vai levar um bom tempo para ficar razoavelmente bom.


» welrbraga () em 11/11 10:41

Trabalho num órgão público federal ligado ao MMA e até agora não vi nada por aqui!

Como disse um colega: O Governo está só na teoria!

Quando falo aqui Mandar o office pro escanteio e adotar o openOffice, faltam pouco dizerq vão me exonerar se der essa ideia.

E não venham me dizer q é por causa de adaptação. Pq pra digitar oficios e memorando vc só precisa saber digitar e salvar (o q é igual em qualquier editor de textos e poderia ser feito até no bloco de notas!

O governo é gogó!!!


» Carlos Araujo () em 11/11 10:45

Concordo com o teor crítico das notas acima, o gov. federal ainda não fez o "dever de casa" na area de Software, o orçamento pro setor qe o diga.O fundamental agora, a exemplo da China, é efetivar a pesquisa e o desenvolvimento do SL, ainda assim, aconselho a todos darem uma olhada no site do MCT (www.mct.gov.br) tem inclusive dinheiro pra P&D na area, diversos editais envolvendo SL, pelo menos no MCT algumas coisas começaram a caminhar.


» Juliana C. Faria () em 11/11 17:03

Gostaria de saber qual a diferença do Linux com o windows xp?


» Flavio Moreira () em 11/11 17:43

Gostaria de saber qual a diferença do Linux com o windows xp?

Mais ou menos a mesma diferença entre a comida da "mãe" e o MaquiDonalds (é aparemente atrativa, custa caro e só traz prejuizo a sua saude) - Viva o Brócolis e o Espinafre (Linux) !


» critico[O verdadeiro] () em 11/11 18:50

=Gostaria de saber qual a diferença do Linux com o windows xp?=

- Simples. o XP ja encontrou Linux e mesmo assim vendeu milhares de vezes mais, mesmo com uma data de distros e downloads gratuitos por ai. Alem de ser recomendado pelos proprios caras do linux, o Windows seja XP ou nao tem uma grandissima vantagem em uso sobre o linux.
http://www.google.com/press/zeitgeist.html

Quer outra? Ela parece aquela banana natural e gostosa acabada de sair do pau sem defeitos, mas que tem mais veneno que cobra porque foi fabricada com produtos quimicos. Alem de claro ser horrivel no desktop. Leia um artigo interessante sobre as ilusoes do linux:
http://br.wired.com/wired/tecnologia/0,1155,14420,00.html


» Fein () em 12/11 08:45

Eu sou sócio de uma consultoria e presto serviços para o IPEA, um órgão do Governo Federal.
Desde que eu ouvi dizer que o Governo ia investir em SL eu pensei que poderia ser uma boa para o IPEA, pois os computadores aqui eram antigos e estavam falando em atualizar.

A partir do final de outubro deste ano (2003) os computadores começaram a ser trocados por Pentium IV 2.4Ghz 256mB de RAM e Windows XP... A previsão é que eles troquem TODOS os computadores para essa configuração em no máximo 6 meses....

Software Livre? aqui ainda nao!


» Manoel Araujo () em 12/11 15:05

No Paraná, o governo está dando um apoio efetivo ao software livre. Veja em http://www3.pr.gov.br/noticias/sl/noticias.php


» marcos () em 12/11 17:58


Conclusao da reportagem: o Linux eh pra gente grande. Eh bom (e usado) no q realmente precisa, e onde eh exigido q seja. Onde eh mais incentivado e onde mais cresce.

Pra usuario domestico - tah implicito, mantendo o nivel, o termo leigo - o Linux nao estah tao "preparado" assim.

Nao vejo nada de errado nem ruim pro Linux em afirmar q usuarios "mortais" devem continuar com Windows. Afinal o poder eh pra poucos! Poder d+ nas maos de qualquer um soh dah em m*** mermo... ;)

Mortais, fiquem com Windows mesmo! Jah q vao morrer de todo geito!!! hehehehe :)


» Rivanor Soares [w3b_kn0ws-] () em 13/11 14:02

Na verdade alguns governos dos Estados já desenvolvem e possuem programas _locais_ de ferramentas livres. E não têm divulgado isso. Acredito que, como eles, a luz da mídia antes da hora, deturpa. Depois do ato de José Dirceu, acredito não haver nome mais significativo que possa continuar impulsionando o avanço do software livre na Federação.


» Rivanor Soares [w3b_kn0ws-] () em 13/11 14:03

Na verdade alguns governos dos Estados já desenvolvem e possuem programas _locais_ de ferramentas livres. E não têm divulgado isso. Acredito que, como eles, a luz da mídia antes da hora, deturpa. Depois do ato de José Dirceu, acredito não haver nome mais significativo que possa continuar impulsionando o avanço do software livre na Federação. Leiam isto: http://www.mct.gov.br/comunicacao/textos/default.asp?cod_tipo=1&cod_texto=3542


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.