Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

IBM dá seu sinal verde para o Linux no desktop

Notícia publicada por brain em novembro 10, 2003 10:53 AM | TrackBack


Segundo esta nota do Slashdot, a IBM está se preparando para dizer publicamente que a hora do Linux nos desktops já chegou. Mas eles não estão falando ainda do usuário doméstico com sua imensidade de dispositivos e aplicações, mas apenas das estações com poucas funções (inclusive o desktop empresarial básico).

Aparentemente, eles e a Red Hat acreditam na mesma coisa. Mas quem ganha mais pontos nesta: a IBM, que declara que o Linux está pronto para vários tips de desktop (mas não para todos), ou a Red Hat, que diz que como o Linux ainda não pode atingir todos os casos, ele ainda não está pronto para o desktop?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Vinicius Piedade () em 10/11 11:15

É galera, ja esta chegando a hora para os usuários domésticos mudarem para o Linux, com apoio de empresas grandes, para forçar a microsoft pelo menos a baixar o preço dos produtos, eu ja trabalhei com maquinas IBM, e eu digo por experiencia propria, que os Servidores IBM, são os melhores do mundo na categoria, e um outro exemplo bem basico da migração da parte fisica para o Linux, e os hds da Seagate, ja estao vindo de fabrica com o Lindows já instalado, forçando o usuário final, pelo menos a testá-lo.


» Ronaldo Yoyart () em 10/11 13:51

Ainda estou esperando uma versão do Cliente e Servidor LotusNotes para linux, quando será que a IBM vai fazer isso ? Usar o Notes pelo Wine é muito estranho.
Para nós que conseguimos frequentar sites como este, é muito facíl instalar um linux, particionar um HD, etc..., mas para quem trabalha ou ja trabalhou com helpdesk sabe que o usuário comum em uma empresa (que não é de informatica), é muito pouco conhecedor do que esta fazendo, ele precisa de um sistema operacional que seja intuitivo e a prova de usuários, que seja facíl de reinstalar/reconfigurar.
Imagine o caso aqui da empresa, temos servidores Novell que são servidores de arquivo e impressão, como poderia ficar isso? Nao posso trocar o servidor Novell por políticas da Matriz americana, mesmo porque o servidor Novell é muito bom, mas do lado do usuário existe outro problema, como vou expicar para ele ir buscar um arquivo que antes ficava no A: e agora esta no /mnt/floppy ? ou que antes ficava no G:\sp-marketing\documentos e agora fica em /mnt/netware/user/grupos/sp-marketing/documentos
Parece muito basico, mas para o usuário que mal sabe fazer um altofiltro no excel, e que quando pergunto, onde você gravou seu documento que sumiu e ele me responde no WORD, isso é estressar demais o pessoal. Isso com certeza vai elevar custos de treinamento e suporte, portanto mesmo que o linux tenha suporte a todos os softwares do Windows, pelo simples fato de ele ter outro conceito, isso requer mudanças na cultura que leva muito tempo.


» Fatal () em 10/11 15:50

Olá Ronaldo,

o Servidor do Notes (Domino) já existe para o servidor (e faz algum tempo), e funciona muito legal.

O único problema ainda é o cliente.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/11 16:29

Ronaldo, pelo menos dá pra usar o Lotus Notes perfeitamente pelo Wine, não? Mesmo sendo muito estranho. Bom, a idéia do Lotus Notes (o cliente) agora é abandonar a parte específica de win32, partindo pra web. Se você procurar nos 'whitepapers' (como se traduz isso?) o Lotus Notes 6 já vem com a característica da interface web, que torna o uso pelo GNU/Linux igual ao pelo Windows - e eles tomaram até o cuidado de certificar o produto com os browsers do nosso sistema livre.


» Carlos Romel () em 10/11 17:05

Olá.

Concordo em parte com a IBM.

Mesmo existindo distribuições voltadas para o usuário doméstico, elas são pouco difundidas, além do que é mais prático administrar apenas uma distribuição no lugar de duas (uma para o desktop e outra para o servidor).

Além disso, acredito que ainda haja um longo caminho até que o GNU/Linux chegue ao desktop em massa. Muitos dispositivos comuns para o usuário Windows devem ser previstos numa distribuição padrão (WinPrinters, WinModems, WinADSLClients).

Mas, acima de tudo, acredito que as distribuições comerciais devam trabalhar com maior sincronia.

Seja se comprometendo com o LSB seja tornando a política de dependëncias em comum, seja criando um RPM-o-matic (inspirado no Compiler Farm da SourceForge.net).

É irritante ver uma versão X do programa Z ser lançada para a distribuição S e levar meses até que esteja disponível para a distribuição C (ops!).

Um abraço, paz e sucesso.


» Carlos Araujo () em 11/11 10:50

Uma coisa que a IBM poderia fazer seria abrir algumas coisas descontinuadas que ela tem, só pra citar um produto:Lotus Smartsuite,....mas,o setor de vendas/merketing da big blue ainda tem os pés atolados demais ao win, de todo modo, só podemos comemorar o apoio dela ao Desktop Linux.


» Victor Zucarino () em 11/11 11:26

O Carlos Araújo lembrou bem, o SmartSuite foi praticamente abandonado pela IBM depois q adquiriu a Lotus. Mas ñ acho legal investir nisso, mas sim no OpenOffice q está 10 anos à frente.

O Linux como desktop empresarial já é realidade em mts empresas fora do Brasil e aqui está aprecendo aos poucos. O q falta mesmo é a simplicidade em tarefas q exigem um pouco mais de conhecimento do usuário.

Outra coisa q impacta MUITO é o seguinte: a MS consguiu uma coisa q é mt importante com o Windows: a padronização. Com o Linux isso fica mais difícil, pois a liberdade de escolha gera uma divercidade enorme de soluções. Fica estranho p/ um usuário ver o KDE depois o Gnome depois o IceWM depois outro, sem falar nos menos intuitivos como o WindowMaker, Enlightment, etc... Isso gera uma confusão na cabeça do usuário, pq td é Linux!

Esse problema pode ser facilmente contornado adotando-se um padrão, mas isso ainda está engatinhando...


» Deyson Thomé () em 15/11 13:54

As vezes não consigo entender, ficam falando que ainda não tem Linux apto ao desktop, ficam esperando IBM e sei lá mais o que. Acho que gostam é de complicar...... Usem o KURUMIN !!!! ele já é, desktop ou então fiquem com a M.... do R$ para entupir de softwares, para ficar igual a uma arvore de natal, softwares que nunca serão usados. Não dá para entender. No meu Kurumin até simulador de voo está rodando, tudo redondinho, muito melhor que o windows e eu já usei a maioria das distros> MDK, Yoper, RH , Slack e etc, são todos excelentes, o Debian é maravilhoso, mas o Morimoto achou o caminho . O brasileiro Kurumin é muito bom.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.