Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell anuncia que está adquirindo a SuSE

Notícia publicada por brain em novembro 4, 2003 12:46 PM | TrackBack


A Novell anunciou o início do processo de aquisição da SuSE, que deverá estar concluído até o próximo mês de Janeiro. A SuSE também divulgou o mesmo fato, aqui e aqui, além de ter mandado anúncios para diversas listas de usuários (eu recebi dois, e mais 3 leitores me encaminharam cópias - obrigado!).

Complementando a recente compra da Ximian, aparentemente a Novell está buscando se fortalecer como uma grande força no mercado enterprise de sistemas operacionais, papel que ela deixou de ocupar já há um bom tempo.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 04/11 12:56

Para quem pensava que a Novell estava morta até que ela está mostrando bastante disposição em dar o troco para a M$.

A IBM colocando dinheiro na Novell para ajudar na compra do SuSe. Por outro lado, a IBM também venderá seu processador G5 para a M$ colocar no seu videogame X-box 2. Ao mesmo tempo, o processador da IBM equipa os novos micros da Apple. Mundo pequeno, não ? Só falta a IBM comprar a M$ :-)


» Carlos Araujo () em 04/11 13:00

Embora a Novell possa garantir um novo fôlego a distro Suse e, com isso, a inserção do Linux no mercado, observo também que isso pode mudar muitas coisas no cenário de aplicações.Um exemplo disso é o Gnome, continuará gratuíto, a Suse continuará usando preferencialmente o KDE, o que muda além do óbvio fato da Suse mudar de mãos? muita gente dizia que com a compra da Ximina o desenvolvimento por lám ganharia volume, não vimos esse "espetáculo de crescimento"ainda na Ximina.De concreto mesmo vejo o trabalho das formigas do movimento SL, diário,silencioso e sobretudo Livre.
Então, pra pensar na cama:

a)O que acontece agora?

b)O que acontece com a Suse e a relação dela com o SL, o Gnome e a Ximina?

c)O que as outras distros poderão fazer nesse xadrez?

d)O que, onde e como essa transação afetará o SL?


Uma ótima semana a todos/todas!
Carlos Araujo


» Neri () em 04/11 13:33

E como ficará a situação do United Linux, a Novell continuará participando?
Uma coisa me parece certa, a Comunidade Linux não ganhará nada com isso, essa turma da "velha guarda" só se satisfaz com milhões de $ no bolso e o resto que se vire.
Não se deve esperar nada desse barco aí.

Abraços


» mulder () em 04/11 13:36

serah que a ximian vai ser paga ???

se for adeus pra muita coisa daqui em diante ...


» Ronaldo Yoyart () em 04/11 13:45

Hummm,

Empresas são empresas, e para quem ja leu "A Meta" sabe que toda a empresa (inclusive nós somos uma empresa de um funcionário só) quer ou deveria querer ganhar dinheiro.
A Novell não é diferente.
Tem gente que ganha dinheiro com estilo, outras porque tem muito dinhero, outras por meios ilícitos, outras porque são competentes e organizadas, e outras que tem sorte de estar no lugar certo e na hora certa. Resta saber onde a Novell vai se encaixar em 1, 3, ou 10 anos.
Até agora vejo ela classificada como muito competente na parte técnica e péssima na área de estratégia, vamos ver se a parte da estratégia que me parece estar evoluindo, não se desvia em princípios impuros.

humm ?


» Xtian Xultz () em 04/11 13:46

Toda vez que uma grande empresa injeta dinheiro em alguma coisa de software livre, eu sinto um calafrio. Nao digo que sempre eh ruim, nao digo que a compra da Suse eh uma coisa ruim, mas eu nao fico muito animado nao... Aas vezes penso ateh que este eh o comeco do fim...


» Rick () em 04/11 13:48

Primeiro a Ximian e agora a Suse.

Legal.


» Carlos Araujo () em 04/11 13:51

Xtian Xultz, não é o fim de nada meu caro, nossas preocupações dizem respeito a alguns pilares, quais sejam:

-Manutenção da Integridade e do Conceito de Software Livre por essas distros (todas);

-Se isso pode afetar a Inovação

-Se isso pode afetar -negativamente - projetos existentes (Gnome,KDE...), se for positivamente ninguém vai reclamar certo :-)

empresas comprar e vendem empresas todos os dias...Ronaldo está certo,finalmente podemos dizer....ainda bem que temos GNU.No mais....tomara que a Novell INOVE O LINUX e o torne melhor.


» Tiago Cruz () em 04/11 13:58

Na pior das hipóteses, aguardemos o Hurd :-p


» marsguo () em 04/11 14:12

de qualquer forma quando uma grande empresa injeta dinheiro no linux, este dá um salto em desenvolvimento como é o caso da IBM. Imagino eu que a Novell tb trará beneficios,
mas, o quê aconteceria se as grandes empresas resolvessem comprar as grandes distribuições e derrepente fechá-las ???

Certamente isso causaria um atraso de anos no progresso do linux, pois sabemos que estas grandes distros atingiram patamares elevadissimos de qualidade e penetração no meio corporativo.


» Romano () em 04/11 14:19

Vamos pensar pelo lado positivo .
O SYSTEM IV é NOVELL , mas SCO alega ser dela.
Como ficaria ela briga agora?


» marsguo () em 04/11 14:23

ou melhor como fica agora a briga:
UnitedLINUX vs Redhat Enterprise vs Novell/SUSE ???

por enquanto eu fico feliz da vida com meu Mandrake : )


» byCE () em 04/11 14:27

... cenas dos próximos capítulos:

1. Novell Enterprise Linux 1.0 - US$ 1.000.000,00 (contrato mínimo)
2. Novell PoorUser Linux 1.0 - Baixe os dois dvds gratuitamente. Versão nova semanal. Sem garantia. Sem suporte. Sem manual.

Caixas com manuais para usuários por preço justo e acessível? Esqueça.

Sempre sobram os Debians e os Slacks... Ops! Ouvi alguém falando em IBMSlack ou DebSUN ? :)

=============================================


» Oliver Pereira () em 04/11 16:22

Nossa que desespero :-)
Calma se fosse assim não existiria o open office por exemplo !
Essa compra ou mudança de mãos e normal, principalmente se falando da Novell, primerio os caras tem muito dinheiro rsrs, A estrategia de incluir ou substituir o novell(SO) pelo linux,na
minha visão tudo se encaixa, a Ximan casa com as ferramentas de workgroup da novell e a SUSE com a nova versão do seu produto para redes.
Se o SUSE vai melhorar ou paralizar isso nimguem sabe quanto a ximam ela sempre demorou para lançar novos produtos 12 a 18 meses segundo o Icaza,com a aquicisão vai atrazar mais um pouco ... etá pessoal apresadinho..rsrs
A SUSE sempre foi uma distribuição mais fechada, versões enterprise servidor de eamail po US$3000 etc etc..não acho que vai mudar muito.


» Ironman () em 04/11 16:24

É claro que um fato destes sempre desperta um certo interesse e curiosidade da nossa parte, mas preocupação ? Não... Preocupação não ! Porque ? Aproveitando a analogia com o Matrix (cuja terceira parte estréia amanhã), as grandes corporações podem comprar, vender, negociar ou subjugar empresas de software livre (assim como outros tipos de empresas), mas elas NUNCA, JAMAIS vão aprisionar nossas mentes e nossa liberdade. Enquanto isso não acontecer, sempre que comprarem um empresa como a SuSe, mesmo que seja para destruí-la (o que não acredito ser o caso), outras 2 ou 3 surgirão no lugar dela, com tecnologia igual ou superior.

Por isso não devemos nos preocupar: nossas mentes e nossa vontade são livres, e assim sempre vai ser. Deixe a IBM, M$, Novell e quem mais quiser dispurar um "osso" como se fosse galinha dos ovos de ouro - pessoas que pensam como nós (e que são literalmente milhões) sempre vão tornar possível o pensamento do open source, e da evolução da informática como ciência, e não como mercado financeiro.

Lembrem-se do que dizia Einstein: "A mente que se expande, jamais volta ao seu tamanho original"

May the force be with you !


» Medur () em 04/11 16:26

Isso só pode ser bom.
Não existe isso dos programas acabarem. Estão falando que aquisição da Ximian por exemplo vai prejudicar... bom, mas o Ximian Evolution (que é o carro-chefe da Ximian) continua sob a licença GPL. Se a Ximian mudar a licença (o que duvido que aconteceria), é muito fácil para alguém pegar a última versão que ainda estava sob a GPL e desenvolvê-la paralelamente, certo? Não há perigo. Além do mais, fazendo esse tipo de coisa a Novell só vai prejudicar a integridade da empresa aos olhos da comunidade. Não é saudável de jeito nenhum.
O mesmo acontece com qualquer outra distro que for comprada, e que está sob a GPL. Além do fato de que muitas distros não estão à venda.


» dfsd () em 04/11 16:41

gfh


» Décio Manoel () em 04/11 17:21

Eu também sinto um calafrio, tudo bem que é a Novell e a SuSE é uma empresa tão séria, competente e tem um EXCELENTE produto a qual eu uso há anos sem medo, mas como já disseram, a Novell é uma empresa das grandes e é claro que o objetivo disso tudo é lucro e MUITO lucro, pode ser que algumas coisas deixem de ser gratuitas e desapareçam (ou não) o que seria uma ENORME pena. Só nos resta torçer para que o já é BOM fique melhor ainda.


» Daniel Fonseca Alves () em 04/11 17:34

Ok ! Dá medo sim.
Mas lembrem-se que o Software livre vem com os fontes abertos, ou seja se uma empresa acabar é só pegar os fontes e recomeçar.
Nenhum trabalho se perde com o software livre.


» Pierre () em 04/11 17:38

Amigos,

O que acontece não é novidade, apenas algo que estava escrito há muito tempo. Primeiro a Red Hat desistiu do pequeno usuario e esta com o Fedora agora, para nao dizer que abandonou a comunidade, A Suse agora é comprada pela Novell, que corre atrás do bonde da historia, depois de perder sua liderança no mercado de redes, e encontrar no Linux, um momento de dar o troco.
É assim mesmo, quanto a preço, imagino que não fique tao longe, afinal a Suse já cobrava por muita coisa. Mas o Linux continua sob GPL e pelo pouco que sei, nao tem como mudar. O mercado Linux esta se definindo, de um lado as empresas que querem realmente nada mais do que toda empresa querer LUCROS, LUCROS e mais LUCROS.
Do outro lado os idealista, sonhadores, os que realmente vao levar esta revolução a frente, os herois da Debian, Richard e seu radicalismo tao contestado por tantos, mas benefico para a comunidade. o Slackware, enfim, o mundo nao acabou e a vida continua. A suse já era a menina rica mesmo e diga-se de passagem nao era tao popular entre os usuarios desktops mesmo.
Diante disso, a pergunta como um nobre colega citou é para a briga entre eles mesmo, e o United Linux?? A Caldera se rebelou com a SCO, A Suse foi vendida e o resto??? Bem, nao ficarei surpreso de forma alguma se em breve nao chegar o dia da nossa conectiva também.
Enfim, vamos esperar, enquanto isso, vamos aprender a compilar os fontes, quem sabe nao esta por vir os dias que nao teremos tantos binarios disponiveis.

Um abraço a todos e que o SOURCE esteja com vocês.


» Jairo Duarte () em 04/11 17:58

O que esta acontecendo é muito simples, o mundo Linux esta amadurecendo e se tornando grande.

Para tal, as empresas que trabalham com Linux devem passar a jogar da mesma forma como o velho mundo.

A seleção natural esta acontecendo, porque não existe espaço para muita coisa grande juntas.

Mas sempre, sempre vai existir os pequenos que sabem atender muito bem nichos de mercado.


O mesmo aconteceu com placas de video, som, sorvetes, carros .......


» Flood () em 04/11 20:14

Amigos,

Concordo com Jairo. A comunidade deve lutar pelo respeito à GPL. A GPL sendo seguida, colheremos os frutos da concorrência entre os gigantes que trarão cada vez mais usuários para o Linux, principalmente os corporativos; aumentando, assim, a demanda por serviços e soluções.

Como o Daniel Fonseca Alves comentou, o Linux é livre. Todas as mudanças e implementações estarão disponíveis para a comunidade.

Um abraço


» Cesar Cardoso () em 04/11 20:27

Esta pedra havia sido cantada, a Novell já havia tentado comprar a SUSE antes - há duas semanas atrás havia saído uma notinha na LinuxWorld (http://www.linuxworld.com/story/35554.htm) sobre isso.

O mais importante é que agora existe um vendedor dominante na arena Linux: a Novell. Grande, com uma rede mundial de suporte (só não têm jogo de cintura pra vender, mas isto não vem ao caso) que certamente vai pressionar todo o resto do mercado - e aí inclui-se todo mundo que tenta vender Linux para engravatados.
(Infelizmente a vida vai ficar *um pouco* mais difícil para Ian Murdock, ele tem umas idéias legais à frente da Progeny.)

Agora faz sentido a saída retirada-de-Dunquerne da RedHat do mercado doméstico. Ela vai precisar de todas as suas forças concentradas, ou então que arrume um bom comprador (Deus, digo, Oracle Entreprise Linux, anyone?).

Quanto ao UnitedLinux: qual a razão de existir, agora que a Novell sozinha faz o papel que a união de Caldera, TurboLinux, Conectiva e SUSE faria para as empresas?

Só espero que eles NÃO coloquem o comando 'fire phasers' no Novell SUSE Linux :)


» Carlos () em 04/11 21:28

Se a novell vei para ajudar? BLZ! Se não: ADEUS!


» Lewis () em 05/11 00:38

Hehehe, VIVA....
Agora eu posso falar pros "VELHOS" daqui da empresa que agora a Novell também tem Linux!!!!!


» Cesar () em 05/11 08:15

Como li em outro site, a United Linux pode ser qualquer coisa mesnos "United"....

[]'s


» Daniel Fonseca Alves () em 05/11 08:54

Bom, este lance foi bom para que voltemos a realidade e o bom entendimento de que o que realmente criou este nosso universo do software livre foi a GPL e não o Linux.
Claro, tem grande participação o Linux no avançao técnico, mas estes movimentos de empresas de uma lado para o outro não destroem os programas livres que são protegidos pela GPL e seus derivados . A GPL é a licença que protege e exige a liberdade para todos. A proteção que ela fornece é o seu grande diferencial e acho que está na hora da comunidade exigir o seu cumprimento.
Falamos muito no Linux e seus diferencias que ele é agora uma realidade, vamos fazer o mesmo com a GPL e seus derivados e torná-la uma realidade !


» Cesar Cardoso () em 05/11 09:14

Eu vejo muita gente preocupada com o futuro do SUSE LINUX (qual foi o gênio do marketing que inventou essa de colocar tudo em maiúscula? Parece que estão gritando!). Talvez o que MENOS haja para se preocupar é com a distro - certamente foi *por isso* que a Novell comprou a empresa do camaleão doidão. Além disso, a Novell tem se comportado até bem (bem melhor que a Sun, por exemplo) como cidadã da comunidade de Software Livre.


» Knuckles () em 05/11 09:40

Olá,

No idgnow, foi reportado q a novell pagou 210 milhões em dinheiro pela Suse... oq me leva a uma pergunta: dinheiro?!

o dono da novell pensou assim: "olha só! acho que vou comprar a suse... vou dar uma passadinha no caixa eletronico, tirar 210 milhões e vou comprar esse empresa."

ou será q voi só um erro de tradução...?


» Adriel Lyra () em 05/11 09:51

O futuro que nos espera:

1- A Red Hat deu adeus ao Red Hat Linux. Concentra seus esforços no RedHat Entreprise Linux (Corporativo;

2- A SUSE, que já não disponibilizava os ISO´s para ser baixado, e agora é adquirida pela Novel tende a se fechar ainda mais, e dificultar o acesso gratuito a sua distro;

3- A Conectiva, ha Conectiva, proibe até que sejam distribuidas as cópias de sua distro (como vimos no meu recente caso com a Conectiva e um site de leilão de respeito, onde a Conectiva vem solicitando ao site que retire do ar a venda de cópias de sua distro);

4- A Mandrake agora prende seus ISO´s , dando prioridade aos membros do Mandrake Club e a seus colaboradores (acho até justo, mas eles poderiam colocar o Mandrake Club mais popular, ou seja, ao invés de baixar ISO´s , enviar os CD´s para a casa dos seus membros, afinal eu não tenho banda larga :-) ,

Qual o fi]uturo que nos espera então?

As distros acima todas serão pagas, seja para empresas seja para home user.

Nos restará somente Debian e Slackware.

O Debian tende a ser a distro dos usuários domésticos devido a seus excelentes pacotes .DEB. Quem sabe no futuro não acrescente ferramentas gráficas para controle do sistema ( assim como o YsAT2 e o Mandrake Control Center). E por fim temos o nosso já consagrado Kurumin, que peca por não vir completo, com mais programas.
Fica aí a previsão um pouco catastrófica para o futuro do Linux.......
O Linus deve estar muito preocupado com tudo isso, o Richard Stalman mais ainda.....
No final, só quem pode sair ganhando é o próprio Linus , pois ele detem a patente do nome LINUX.
Será ele o substituto de Bill Gates??????


» Aridnei () em 05/11 10:03

Acredito que a entrada de grande nomes no software livre como IBM e Novell ajuda a dar mais solides ao uso do Linux.
Porém por outro lado perde-se algo pelo qual passei uns meses atrás. Precisei instalar o Linux em um servidor Dell, e o unico suportado pela Dell para instalação era o Red Hat. O problema é que os grandes fabricantes não irão suportar Debian e Slackware que são ótimas soluções. E para colocar os nomes suportados (Suse e RedHat) ficou ou está ficando muito carro para pequenas e médias empresas principalmente no Brasil. Outro exemplo é o microsiga que é suportado para instalação apenas no Suse. Com certeza existem muitos outros exemplos assim.
Nesse ponto vejo que a utilização do Linux regrediu um pouco, esquecendo-se das pequenas e médias empresas, que no Brasil são a maioria.


» Lucas Ces () em 05/11 10:31

E a United Linux, está cada vez mais indo pro buraco. Primeiro foi a Caldera/Sco, e agora a SUSe, quem será o próximo?


» Tiago Cruz () em 05/11 11:06

Concordo com o Aridnei, tb tenho um DELL aqui que só o Red Hat para fazer a controladore SCSI do danado funcionar.

Outra duvida: A SuSE vai sair do UL 'só' porque a Novell comprou ela?

Debian será uma excelente alternativa com o Anaconda do RH, mas infelismente faltará ainda a tal da homologação junto aos fabricantes de Hardware.

Mas, pelo menos, custe o valor que custar, nos pagaremos o valor de uma unidade, e poderemos instalar em qtos micros quisermos


» Cesar Cardoso () em 05/11 15:29

Knuckles: não foi um erro de digitação não, vai ser USD 210 milhões cash. Certamente o saldo deles no banco deve ser maior que isso :)

Tiago Cruz: United Linux is dead. A Novell não precisa dela, certamente ela é *muito* maior que a UL *sonharia* em ser. (Aliás, alguma vez a UL esteve realmente viva?)


» Jairo Duarte () em 05/11 19:15

Sobre as empresas fornecedoras como a DELL de "suportarem" apenas 1 ou 2 distribuições é questão de prática, basta tentarmos imaginar a DELL ter que treinar os macacos que setor de suporte para aprender a fazer a mesma coisa 10 vezes, cada uma um pouco diferente, para cada distro.

Não matem o UnitedLinux ainda, pois muita coisa pode acontecer, e abandonar uma união dessas pode não ser muito util.

Red Hat Linux já estava perdendo o ritmo, ficando para traz das concorrentes.

A Suse a muito tempo dificulta a distribuição das ISO mas têm sempre um vizinho que consegue uma cópia. A coisa não vai mudar com a Novell, pq se o Suse-Novell desktop for bom, vamos sempre ter uma maneira de ter uma cópia.




» Adriano () em 07/11 19:27

Gostaria de adquirir alguma versão do Linux Suse acima da versão 8. Onde posso encontrar para fazer download ou para comprar mais barato?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.