Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Tchau Red Hat Linux, olá Fedora e Red Hat Enterprise Linux

Notícia publicada por brain em novembro 4, 2003 12:23 PM | TrackBack


O anúncio da Red Hat de que estará encerrando definitivamente sua linha de produtos Red Hat Linux para se concentrar na linha Red Hat Enterprise causa opiniões controversas, principalmente entre as pessoas que insistem em confundir livre com gratuito - embora todo software que hoje consta no Red Hat como livre e como gratuito vá continuar estando disponível livremente e gratuitamente.

Não sou particularmente fã da distribuição Red Hat Linux, mas vejo nela muitos méritos - e um deles é manter livres as suas soluções, inclusive as mais caras, como o seu servidor CMS (cujos fontes e executáveis continuam podendo ser obtidos livremente via Internet), por exemplo.

Para analisar a questão do "fim da linha" do Red Hat Linux, é necessário verificar alguns pontos específicos:

- O código continua sendo livre, tanto no caso da linha Red Hat Enterprise quanto no (agora extinto) Red Hat Linux, que será continuado pelo projeto livre Fedora, que é patrocinado pela Red Hat mas mantido por uma comunidade aberta de usuários;

- O Fedora continuará mantendo a linha da Red Hat - sintomaticamente, a URL do projeto é fedora.redhat.com. E continuará sendo livre e *gratuito*

- Do ponto de vista das licenças envolvidas, não há falha nenhuma (conceitual, ética ou jurídica) em cobrar pela distribuição, como no caso da linha Red Hat Enterprise. A GPL exige apenas que o código fonte seja entregue sem custo adicional a quem tiver acesso ao executável, e que a licença permaneça sendo a própria GPL. A licença BSD exige ainda menos.

Gratuidade é bom e todo mundo gosta, mas não é algo que as empresas sejam obrigadas a oferecer. É bom que ofereçam, e de minha parte fico feliz que a Red Hat tenha tomado a atitude de fomentar o projeto Fedora. E os usuários descontentes com a comercialização sempre podem optar por alguma das distribuições que não são mantidas por empresas, como o Debian ou o Slackware.

Para completar, a Red Hat oferece um comparativo entre o Fedora e o Red Hat Enterprise para facilitar o entendimento. Além da óbvia igualdade de licenças (ambos são completamente open source, segundo a tabela) e das óbvias diferenças no tempo do ciclo de desenvolvimento e na origem dos pacotes, quem precisar de características típicas de distribuições comerciais (garantias diversas, certificações variadas, compatibilidade garantida com pacotes comerciais como o Oracle, atualização através dos serviços de valor adicionado da própria Red Hat, etc.) deve optar pelo Red Hat Enterprise. Usuários domésticos ou de nichos específicos que não precisam de nada disso (e que já instalavam versões de Red Hat Linux obtidas via Internet, sem contrato ou garantia) aparentemente podem continuar usando o Fedora mal notando alguma diferença.

Complementando, o Gustavo Rocha (gustavo@toptrend.com.br) avisa: "Aqueles que aguardavam ansiosamente a versão oficial do Fedora, terão que aguardar mais alguns dias..." Embora já tenham sido lançados vários betas, a primeira versão "oficial" estava agendada para ontem e foi adiada devido a razões não divulgadas no site.

E para opiniões um pouco diferentes das minhas, focalizando o fim da gratuidade, veja os DETALHES!

Christian (christian.reichel@cei.sp.senac.br) disse: "Quem é um "Red Hat Network customer" deve ter recebido um email sobre a descontinuacao do suporte as versoes 7.1, 7.2, 7.3 e 8.0 em dezenbro, e da versao 9 em Abril. Trocando em miudos, Red Hat agora so o enterprise, e pegando (muito).. Se quiser uma caixinha Red Hat "generica", deve-se esperar o Fedora. Que nome feio."

Alvaro Carneiro (alvaro@acplanet.net) disse: "A RedHat vai acabar com o RedHat Linux em Abril de 2004, e só vai ter o RedHat Enterprise, em 3 versões pagas. Da própria Red Hat nada mais será gratuito, somente o projeto FEDORA, onde você poderá baixar uma versão de desenvolvimento da RedHat, sem suporte, e contra indicado para ambientes de produção. Lamentável"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» mbn () em 04/11 12:58

Segundo alguns sites internacionais, a grande possibilidade versão final Fedora, sair dia 05/11 (quarta-feira)


» Gian () em 04/11 13:51

Pra quem usa o rawhide, o release já está no Fedora Core 1.0 (Yarrow) há pelo menos uns 5 dias e não tem havido atualizações dele no site da redhat.


» Tiago Cruz () em 04/11 14:18

Alguém sabe como vai ficar a 'continuidade' de quem ja tem um RH8/9 rodando? Necessidade de alterar repositorios no source.list por exemplo?


» Arx Henrique () em 04/11 17:02

Basta instalar o rhn-applet e o up2date do fedora que ele faz o resto para você :)


» Wander de Castro Silva () em 04/11 21:26

Alguém sabe se retomarão o suporte a MP3?


» Carlos Araujo () em 04/11 23:25

Depois da "ratada" do CEO da Rede Hat, para quem Linux não está pronto pro Desktop (http://zdnet.com.com/2100-1104_2-5101690.html) é dificil dizer alguma coisa a respeito do "pra onde vai a RH", quem sabe qualquer hora dessas eles não viram VAR da MS !!!


» dr4cul13 () em 05/11 04:01

Em meio a tanto rebuliço entre compras e vendas ... novel, ximian, redhat, suse e etc ...
Sempre existirá o Debin Gnu/Linux e seu Contrato Social que impede a distro de se tronar comercial ...
[]'s


» Bogo () em 05/11 09:22

Alguém já experimentou esse Fedora?? Ficou melhor que o RH9? Ficou meio pesado no meu PIII 500/256Ram.


» The Darkness () em 05/11 10:43

A minha opnião sobre a atitude da RedHat de ficar somente com o RH Enterprise e apenas suportar o projeto Fedora é que eles estão tentando tirar o melhor dos dois mundos.
Eles apoiam o projeto Fedora para terem acesso as inovações e ficam o o RHEL para terem controle da parte comercial.
Não sei se sou contra a atitude que eles tomaram. Se eles realmente suportarem o projeto Fedora, e este continuar evoluindo não haverá grandes mudanças. Não sou contra empresas quererem ganhar dinheiro desde que elas ajudem a comunidade a evoluir.

A mudança da forma que ocorreu com certeza será traumática para alguma pessoas, e isso irá pesar negativamente contra a RedHat. Mas ela é apenas mais um passo da transformação que está ocorrendo no mundo LINUX.

Só o tempo dirá o que será melhor.


» Carmo Juiz de Fora () em 05/11 19:47

Compreendo a RedHat, nenhuma empresa pode viver sem cobrar algo, mas o valor que ela deve cobrar e sobre suporte e não na venda, isso vai levar o Linux a uma decadência, todos os usuário vão treinar no Fedora e quando forem utilizar o RedHat, tudo vai ser diferente, a experiência prova que ambos vão tomar caminhos diferente, são mercados diferentes, tenho pena da RedHat, vou passar a utilizar mais o Debian e Slackware, acho até que devíamos ter um orgão na GLP que registrasse os nomes das distribuição para não acontecer isso. A comunidade levantou o a marca RedHat. Gente o linux somos todos nós, não tem uma ou outra empresa construindo tudo.


» Eduardo Pavan () em 06/11 09:09

Realmente, a confusão feita por muitos usuarios e principalmente empresários com relação a software livre e gratuito, gera toda está desinformação, acreditar que qualquer empresa, ou mesmo pessoa fisica, não queira ganhar dinheiro é no minimo ingenuidade, mas confundir isto a liberdade de informação e sua democratização, a distancia é a mesma da pré-história e os dias de hoje.
A grande revolução que estamos presenciando hoje está claramente no fato de uso e direitos sobre a informação, o conhecimento, está nuvem de fumaça criada com o tal direito "intelectual", se não for realmente discutida, irá criar abismos muito maiores entre as populações do mundo, está é a verdadeira questão a ser discutida; quem tem direito a monopolizar o CONHECIMENTO ?


» Carlos Wagner () em 07/11 00:08

Realmente uma pena, fã da distro desde sua versão 5.2, decepcionado por parte da empresa, largar os usuarios domesticos não entre "aspas".
Mas quem sabe o projeto fedora não vem para substituir com vantagens, vamos aguardar.


» wegriston teixeira () em 07/11 13:25

talvez a red hat tenha sido infeliz em anunciar o fim da red hat linux, poderia ser menos desastroso se ela mantesse o nome red hat linux ao invés de "fedora", mantendo paralelamente o projeto red hat enterprise.
é aguardar pra ver !!!!!!!!!!!


» Deyson Thomé () em 07/11 22:26

A RedHat e qualquer outra empresa pode sem problemas cobrar, as empresas são livres como livre é a proposta do SL, a fim de disponibilizar os avanços, para que em cima desses, outros aconteçam e o progresso seja constante, mas livre e gratuito, tem significados diferentes. Além do mais, todos temos liberdade de opção, tipo quero comprar...não quero comprar, simples né ?

Agora, o que alguns querem é errado. Como uma empresa pode viver sem cobrar ? Isso é utópico. Disponibilizam livremente, mas precisaram desenvolver, envolveram pessoas, tempo, recursos, dedicação,,,,precisam comer para continuarem se dedicando. Além do mais, temos Slackware, Debian, Kurumin e assim vai.

Agora, ficar só reclamando é que não dá, só querem,,,,, isso é egoísmo. Assim nada vai em frente. Gostou da distro ? Colabora, né? compra uma caixinha, para de chorar......


» Natal () em 08/11 15:24

Instalei o Fedora e não obtive sucesso.
Não consigo apagar as partições criadas em meu HD.
Já tentei FDISK /MBR, FORMATAR PELO LINUX, VÁRIOS PROGRAMAS P/ FORMATAÇÃO E NADA.
Por Favor me ajudem........


» Mockba the Borg () em 11/11 15:23

É, encerra-se assim um relacionamento de 8 anos, vou sentir saudades.
Comecei na versao 2.0 e agora vou para o Slackware, Linux de "tarado", tudo na munheca.
Na boa: vai ser divertido.


» spideroot () em 07/12 22:34

Não instalei o Fedora ainda por não ter achado ele,acho que com o Fedora será muito melhor,já que o codígo do hed-hat foi totalmente aberto e todas as pessoas podem mecher no seu codígo,uso Red-Hat há mais de um ano e acho ela a melhor distribuição Linux.A simoples mudança de nome não significa o fim da mais simples distro de todos os tempos.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.