Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: "Acelerador" de páginas e solução alternativa para NTFS

Notícia publicada por brain em outubro 31, 2003 04:22 PM | TrackBack


Você já deve ter ouvido falar na oferta de um provedor nacional, que se propõe a acelerar várias vezes a sua navegação sem alterar nada na sua linha, certo? Sabe como funciona? É com uma solução similar ao ziproxy, uma proxy web especializada cuja tarefa é compactar (usando gzip/zlib) as páginas antes de enviá-las ao navegador - a maior parte dos navegadores sabe descompactá-las transparentemente, e o usuário nem percebe a diferença (exceto quando nota que as páginas estão vindo um pouco mais rápido). O ziproxy tem ainda a opção adicional de transformar todas as imagens em JPEGs compactos, acelerando ainda mais a navegação.

Se você quiser experimentar, a mecânica da coisa é assim: Você instala o ziproxy em uma máquina com acesso rápido à Internet, e configura seu navegador em outras máquinas com acesso mais lento a buscarem as páginas através da máquina rápida. Como seria bom se todos os provedores dial-up oferecessem este tipo de opção...

Para completar a coluna de hoje, uma sugestão do Anamim nos DETALHES.

Captive 1.0.1

por anamim

http://www.jankratochvil.net/project/captive/

O acesso a partições Windows ainda é necessário em várias situações, e com a tendência da Microsoft em migrar para o NTFS vários projetos tentam oferecer meios de acesso eficiente a esse sistema de arquivos.

O Captive é um projeto que aborda o problema no mesmo estilo que o Wine. Ele oferece acesso para leitura e gravação usando o próprio driver ntfs.sys do Windows. Os subsistemas do kernel são emulados usando o executável original (ntoskrnl.exe), ou partes do ReactOS, ou implementações próprias do Captive, conforme o caso. O Captive usa o lufs para montar o NTFS como um filesystem regular no Linux e oferece certa segurança ao sistema mantendo o NTFS numa sandbox, tendo apenas uma conexão via CORBA/ORBit, o que permite ao Linux "matar" o filesystem NTFS quando algo vai mal evitando que o sistema congele por causa de algum problema na emulação do NTFS. A página do projeto traz instruções para instalação, inclusive com rpms, .debs, e requerimentos, além de explicações técnicas detalhadas a respeito do Captive. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Flavio Moreira () em 31/10 19:30

... e o squid pode ser configurado como "acelerador" ?


» JOb () em 31/10 20:33

Qual provedor oferece este recurso?


» Tsumuji () em 31/10 20:48

sei lá desse negócio. Acho que alguma coisa vai parar de funcionar. Alguma coisa sempre dá errado nesses tipos de gambiarra.


» Thiago () em 01/11 00:18

Aquele provedor do macaco


» Marquinhos () em 01/11 00:49

Isso tambem funciona em acesso via radio (Wireless)? como?


» jcarlos () em 01/11 01:23

acredito que funcione via wireless já que o ziproxy deve estar atuando em tcp/ip.. acho que deve funcionar em todo hardware que se possa instalar tcp/ip


» Marco Carvalho () em 01/11 02:11

"... e o squid pode ser configurado como "acelerador" ?

Postado por Flavio Moreira (flaviao@bol.com.br) em outubro 31, 2003 07:30 PM, 200.180.176 "

Pode, mas não é dessa forma, é fazendo "caching"


» Augusto Campos () em 01/11 08:09

O enfoque do squid é outro, né? Mas acredito que com o suporte a hierarquia de proxy que o squid oferece, pode-se deixá-lo cuidando de fazer o cache e o controle de acesso, e encaminhando as requisições ao ziproxy, que faria o acesso real e a compactação - e já entregaria compactado ao squid.


» Carlos Wagner () em 01/11 16:30

Se não me engano já existe um projeto do Squid enviar conteúdo compactado para os clientes, mas ainda não vi nada em prática.

Quem sabe nas próximas versões?

Ou então existe uma maneira de fazer com que o ziproxy aja como "módulo" do Squid e enviar o conteúdo solicitado para os browsers.


» Douglas Augusto () em 02/11 19:13

Essa solução deve ter um custo computacional relativamente caro para o servidor proxy, pois é necessário a compactação/conversão de formatos. Para o cliente também há um gasto de CPU, visto que o navegador terá a obrigação de descompactar os pacotes.
De qualquer forma me parece ser bastante interessante, principalmente porque hoje os custos com processamento estão bem mais acessíveis que os de tráfego.


» ofranja () em 02/11 21:27

Douglas Augusto:

É por isso existem empresas que fornecem implementações do GZIP via hardware (numa placa PCI, por exemplo). :-)

Ainda assim, os servidores normalmente suportam mais do que a carga habitual de trabalho. Usando a dupla squid + ziproxy, pode-se fazer cache de páginas já compactadas e evitar recompactação. Consigo ainda ver uma outra solução, onde o servidor ficaria de olho no loadavg e desabilitaria o ziproxy caso necessário (carga muito elevada). Com um sistema flexível como o GNU/Linux - e a família BSD -, existem 1001 soluções. ;-)


» Eider () em 03/11 15:59

Quem tem o acelerador é o UOL, e funciona muito bem. Não tive nenhum problema!


» André () em 07/04 11:30

É possível eu saber se eu estou recebendo páginas compactadas no meu navegador???


» halam () em 15/04 21:57

achei interessante pelo caso da melhoria da comunicaçao mas tem que rever se isto nao dara problema de comflito de software.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.