Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

PSL-PR divulga comunicado lamentando presença da MS em evento

Notícia publicada por brain em outubro 30, 2003 03:18 PM | TrackBack


O PSL-PR divulgou um comunicado lamentando a participação da Microsoft no evento 'Conferência Internacional Software Livre Brasil', em Curitiba. A participação da MS tem gerado polêmica, principalmente após o cancelamento da vinda do criador da Free Software Foundation, Richard Stallman - embora ele tenha dito que o motivo do não comparecimento seja a recuperação de uma cirurgia no braço, ele fez este comunicado no mesmo e-mail em que criticou a organização do evento pela maneira como foi tratada a participação da MS, gerando uma série de suposições [veja os detalhes].

Um trecho do comunicado do PSL-PR: "O Projeto Software Livre Paraná reforça o sentimento negativo da comunidade paranaense em relação a 'Conferência Internacional Software Livre Brasil'. Para nós, não se trata de uma conferência voltada para a comunidade de Software Livre. Ao contrário dos objetivos iniciais, estamos sendo convidados a participar de um evento comercial."

Atualização: O Dani Juliano (dani@cocel.com.br), assinando sua mensagem como membro da coordenação do GU OpenSystem (da SUCESU do Paraná), acrescentou: "Esta também é a posição do GU OpenSystem Paraná.".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Gustavo () em 30/10 15:26

Não entendo...
'Conferência Internacional do Software Livre' e eles ficam tristes pela Microsoft não vir...
????????????????????????????????????????????
estão loucos ? por acaso Microsoft é da comunidade de software livre ???...
por favor..................


» Augusto Campos () em 30/10 15:29

Gustavo:

Eles estão tristes porque a MS vem :)


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 30/10 15:35

Já que a comunidade livre decidiu assim - repudiar a Microsoft mesmo -, que pelo menos isso seja feito de um modo a prejudicar bastante a imagem da empresa, i.e. que ela seja vista como "persona non grata" por seus próprios deméritos.


» Augusto Campos () em 30/10 15:42

Patola, infelizmente não é tão simples assim. Alguns segmentos (representativos, claro) da comunidade estão expressando claramente seu repúdio. Outros continuam apoiando o evento, apesar da participação da MS.

Mas acho que cada um deve defender seus pontos de vista sim. Se o "outro lado" quiser se manifestar, publico como notícia também. A comunidade é ampla e abriga tendências e opiniões diferentes.


» Carlos () em 30/10 16:36

O linux é grande por ouvir seus usuários, ficar sempre atento ao demais sistemas, afinal ele não é o único e a idéia dele é justamente permitir o direito à escolas.

“Quem teme que o oponente fale, é porque não acredita no que disse.”

Não tem razão para tanto alvoroço com a ida da M$ á conferência, eles têm mais a aprender com a comunidade linux do que o inverso. Mas como um dos maiores pilares do software livre é a liberdade e não a guerra contra a M$, peço aos demais um comportamento mais coerente com a comunidade.


» chimpa () em 30/10 17:32

Carlos,
Não se trata de "temer o oponente" ou "a M$ tem a aprender com o soft livre". Eu que peço a vc e os que pensam igual a vc a serem mais coerentes. Pela N-éssima vez: o evento chama-se "Conferência Internacional do Software *********Livre*********" . Assim como seria incoerente se houvesse um estande do Linux na "Conferência Internacional do Software Proprietário-pago-gimmeyourmoney" . Não tem nada a ver com temer a M$. Agora, a presença de uma empresa que é escancaradamente (hehe) contra a idéia do soft livre, irá fazer propaganda de produtos/serviços *proprietários* num evento de soft livre - é o que eu não consigo entender.


» Douglas Augusto () em 30/10 17:40

Muita gente ainda não é capaz de entender que o evento *não* é um debate entre SL vs SP, mas sim uma discussão acerca *somente* do Software Livre.
Mesmo depois de tantas analogias condizentes a galera ainda teima em não compreender.


» hyperblade () em 30/10 18:11

Salve !

Como ja vimos em algumas repostas, cada um com seu ponto de vista, prefiro não comentar.

Irei somente mesmo na conisli mudei meus planos


» aCiDBaSe () em 30/10 18:31

Pra mim é simples: Eu vou. Não vou assistir às palestras da MS (não pq eu seja contra, mas pq tem outras palestras interessantes na mesma hora). Quanto ao fato da MS patrocinar o evento: *Eu* não gosto. Mas não vou perder a oportunidade de participar de um fórum com pessoas interessantes, idéias interessantes só porque a MS está patrocinando o mesmo. Espero que nos próximos eventos esse tipo de coisa não ocorra novamente.


» Guilherme Yan () em 30/10 19:44

A M$ conseguiu dividir a nossa comunidade. Que tristeza! :/


» Carlos Araujo () em 30/10 19:49

A MS participar de um evento de SW Livre tem implicações políticas,importa não perdermos de vista que o SW Livre não é uma religião secular e sim um Movimento, sujeito a contradições e sobretudo plural.A MS é um ator Capitalista e como tal deve ser avaliado,ao contrário do SW Livre que atua como sujeito coletivo de emancipação, apesar disso, ir ao evento é uma questão de decisão própria.Precisamos ter cuidado, não queremos trocar o big brother do sistema por um oposto, vai quem quiser!

Carlos Araujo


» andarilho () em 30/10 21:27

É, Guilherme, estou achando que ele conhece a comunidade.

1) A divisão de idéias para um debate é benéfica, mas vista por alto pode parecer confusão interna: Gnome/KDE, emacs/vi, open/free... Sempre houve esse tipo de divisão. Agora, eles estão forçando que se torne pública a "ContraM$/ConiventeM$". Quer queira, quer não, isso *pode* prejudicar a imagem do país-Oasis do Software Livre para empresas e para o mundo.

2) Divulgando sua própria visão de software livre (que de livre não tem nada), eles fazem seu processo de desinformação.

3) Além de passarem a idéia de que está tudo sob controle e que o SL não a ameaça: "Vejam, até patrocinamos eventos deles!".


» Leonardo Serra () em 30/10 21:57

Se a MS tem interesse de "aprender" mais sobre Software Livre que ela esteja no papel de convidada e veja as palestras. Mas ir nos "ensinar" sobre Software Livre acredito ser o apogeu da falta de concordancia.


» praque () em 30/10 22:17

1 - Se para o Stallman cancelar a ida a Curitiba, pesou também o patrocínio da MS ao evento, dou-lhe toda razão. Também não me sentiria a vontade em participar de um evento financiado por empresa, instituição, partido político ou associação de bairro que defendesse justamente o oposto dos meus ideais. Principalmente levando em conta o tipo de contra-informação utilizada pela MS para ridicularizar o uso de SL.

2 - A MS SEMPRE se posicionou A FAVOR do software livre. Livre mas sob licença BSD ou similar, da qual podem tirar todo o proveito e não dar nada em troca. Vão comparecer ao evento para dizer a todos que apoiam SL, que até muita empresas e universidades tem acesso aos fontes do windows, que GPL é viral e toda aquela baboseira a que estamos acostumados.


» Deyson Thomé () em 31/10 07:47

No final do evento, junto com lanchinhos , botons, bonés, flamulas e camisetas evidenciando a Microsoft como patrocinadora do Software Livre no Brasil, a imprensa local publicando o magnanimo e social evento patrocinado pela microsoft, revistas e jornais, também, claro e porque não, e ta feita a coisa. Opinião pública favorável, políticos indecisos, e o projeto do Software Livre no Brasil 100 passos atrás.
Quem teve a idéia genial de promover tal incoerencia, apenas conspirou contra o Movimento Livre, só issso , mais nada, GENIAL, Valeu !!!!!
O Software livre precisava mesmo de um empurrãozinho desses. AAHHHHH!.......TUMMMMMM !!!!!

Thomé


» Pedro Spoladore () em 31/10 08:52

Como um dos que viram o gerente de estratégias da Microsoft, Eduardo Campos, detonando o Rodrigo Stulzer da Conectiva há 3 semanas atrás no debate "Software Livre X Software Proprietário" que ocorreu aqui em Curitiba, é assustador saber que a Microsoft estará atacando nesse congresso, por todos os flancos, o software livre. Se naquele debate eu recebi como "material", CDs *originais* do Windows XP, Office XP e um pacote de aplicações para o Windows 2003 Server, é assustador saber que haverá um lobby muito forte em cima dos empresários. Quem saber?
Tô nem aííí, tô nem aíííí... é desespero, meus caros! Desespero da M$!
Mas seria legal também se a cumunidade distribuísse CDs do Linux Kurumin no congresso PSL-PR, não??


» Ark () em 31/10 09:08

Comentário postado pelo Kiss The Blade no .BR, o qual eu concordo:

Vc não entendeu... eu também não entendi, mas juntando as peças dos comentários dos GNU/Chatos consegui obter o seguinte painel:

1 - Se o evento é de SL, a IBM, CA, Oracle e outras podem participar. Continua sendo de SL.

2 - Se o evento é de SL e a Microsoft participa, logo é um evento imundo, nojento, capitalista e de puro marketing que deve ser repudiado. Note que isto não implica necessariamente que a IBM, CA e Oracle precisem deixar o evento para que este volte a ser de SL.

3 - Com relação ao ponto 2, não importa se a Microsoft produz software livre ou vende software proprietário que rode em Software Livre. Continua sendo um evento comercial, imundo, nojento e capitalista que deve ser repudiado. Outras empresas comerciais que vendam software livre ou software proprietário que rode em Software Livre não precisam ser repudidadas.

4 - O evento na verdade não é de Software Livre. É de Linux e GPL. Se uma empresa (digamos, uma Microsoft) apóie outros softwares e outras licenças de Software Livre que não a GPL, e esteja competindo com o Linux, é automaticamente nojenta, imunda, comercial e capitalista e deve ser repudiada. Note que isto NÃO se aplica a outras empresas que não se chamem Microsoft.

Conclusão lógica: o evento, para ser de Software Livre, não precisa ser sobre Software Livre. Precisa apenas ser anti-Microsoft.


» Mandark () em 31/10 09:24

Concordo com o Ark, mas vale lembrar que a galera tem repúdio a M$ também por ela estar por trás do caso da SCO. Tá aí! Outra empresa que estragaria a festa também seria a SCO...


» MediaSonic () em 31/10 10:00

A comunidade parece estar com medo da MS!
Qual o problema? Afinal de contas os argumentos do S.L. são imbativeis não? Os beneficios do S.L. são unanimes! Cade os debatedores da comunidade? Não adianta ficarmos varrendo o lixo pra debaixo do tapete! Vai ter empresarios? Diretores de TI? Ótimo, boa hora pra mostrar com a presença da MS que o S.L. é melhor! Boa hora de convencer as pessoas que decidem!

O caminho da adoção não é este, agir como adolescentes. Não vou a festa pq fulano e siclano vão. Ah, por favor, dá até desanimo!

Enxerguem isso como um meio de desmoralizar a MS diante de muitos! Ah, mas a MS é boa em seus argumentos! A comunidade tb é boa em argumentos sim! Tanta gente que argumenta aqui mesmo nesse site! Tem que ir sim! Ir e assistir as palestras da MS! Questionar o palestrante da MS! É assim que se vence, não é ficar emburrado como muitos ficaram! Assim a MS vai lá, faz a sua, ninguem questiona e fica nisso, forte como é, por que? Porque o pessoal do S.L. age como adolescentes! Simples assim!


» noname () em 31/10 11:29

Srs.
Triste será o dia que um usuário/colaborador de SL tiver que tremer frente a MS. Eu acho que temos que ir a esse evento e, como se faz com todo bom incoveniente, ignorar a MS. Eu acho disrespeitoso com os outros palestrantes. Eu vou ver os outros palestrantes e se algum MScravo for me abordar irá receber um "Não, não aceito os seus produtos e nem a filosofia de sua empresa. VocÊs não são bons para o meu micro, para mim e nem para o meu país." com toda a educação e tranquilamente. E sempre que ver um Newbie parado meio que indeciso, converse com ele e explique o maximo para que ele não tenha nenhuma dúvida e conheça o que é linux. Nada de RTFM. Agora as coisas ficarão mais pesadas para quem é partidario do SL. Cabe a nós ficarmos unidos e angariar mais apoio, e não indo ao campo de batalha só perdemos.


» chimpa () em 31/10 11:44

Sobre o comentário do Kiss The Blade no .BR , colado pelo Ark:

O alvoroço foi criado e direcionado para M$ por ela ser a empresa que mais representa (abertamente) uma guerra contra o SL. Sobre outras empresas participarem ou não, creio que isso depende do que será apresentado. Se o universo do encontro é SL, qualquer empresa que fuja deste tópico estará fora de contexto. Agora, cá entre nós: IBM, Oracle e outras podem não ser santinhas ($$ no final), mas com certeza fizeram algum investimento no Linux e SL (mesmo que pequeno e/ou mesmo que almejando retorno) mas a M$ foi o cúmulo do cúmulo.
Realmente não sei se todas empresas que participarão do evento fugirão do tema SL para vender seus brinquedinhos, mas certamente o repúdio em específico contra a M$ não é de se estranhar, pois ela, de todas, é realmente a rival número 1.


» Ark () em 31/10 13:25

http://www.microsoft.com/suf


» Odair () em 31/10 13:27

Os dirigentes da Microsoft posseuem posição clara contra a licença GPL. Eles chegaram ao limite de declará-la anti-americana e anti
economia de mercado. O problema é que muitos brasileiros encaram o SL apenas como coisa gratuita e não um movimento para ampliar a
**liberdade** de programadores e usuários
de programas de computador. Algumas empresas, a IBM por exemplo, não atacam a licença GPL e traçaram uma estratégia de ganhar dinheiro sem lançar uma guerra contra a GPL.
A licença GPL não torna gratuito o uso
de um código, como é o caso da licença BSD
de alguns códigos que a Microsoft incorporou em alguns produtos. Ao atacar a GPL a Microsoft gostaria de se apropriar da criação
de vários programadores sem ter o compromisso
de abrir o seu código em troca.
A Microsoft, pelo seu poder econômico, é a que
está melhor posicionada para tentar colocar na ilegalidade o preço que alguns homens livres estipularam para seu trabalho via licença GPL.
Aqueles que dão valor a liberdade e a verdadeira
liberdade econômica, sem monopólios, ***nunca***
realizariam um evento de SL e convidariam a Microsoft para patrociná-lo. Quem foi o pai da criança? É necessário crucificá-lo e dar-lhe
um tratamento exemplar para que tal barbaridade não se repita.


Odair


» EdCryupt () em 31/10 15:15

Quem concorda com a flosofia do Soft Livre e vaqi nessa conferencia, tem que nop minimo fazer uma maanifestaçÃO "ANTI-m$" lá!


» MediaSonic () em 31/10 15:45

A melhor manifestação anti MS é ir lá e conferir com argumentos. Se espernear, fazer protesto, esticar faixa, as pessoas vão pensar que a comunidade é baderneira! É isso mesmo! A visão que pessoas gerenciais tem é diferente dos técnicos. E atitudes como essa soam como rebeldia.

Se continuarem pensar assim a MS vai sempre estar a frente. Não se esqueçam que o melhor troco nem sempre é com a mesma moeda.


» Osvaldo de Souza () em 31/10 17:36

Caros, durante muito tempo, temos ouvido e engolido tudo o que a MicroSoft quer.
Não concordo com aqueles que são Software Livre, assim como eu, e não irão ao evento.

Devemos ir, em caravanas se necessário, e inundar a palestra com nossas perguntas!

Vamos até eles e vamos deixar a coisa desconfortável!!!!!

Querem vir ao NOSSO ambiente, pois venham! , mas venham preparados, EU VOU, NÃO VOU AGREDIR NINGUÉM, MAS VOU INCOMODAR COM MINHA PRESENÇA , PERGUNTAS E QUESTIONAMENTOS.

Vou justamente porque eu sou LIVRE, eu tenho escolhas!

Espero você lá


» MediaSonic () em 31/10 19:20


E isso aí Oswaldo! Só assim é que dá pra mostrar a forca, mas sem agressão e nem falta de educacao! :-)


» Peter Parker () em 31/10 22:42

É isso aí Oswaldo. Isso sim é uma posição inteligente!


» EdCrypt () em 01/11 00:49

E manifestação quer dizer baderna agora?...


» MediaSonic () em 01/11 22:42

"E manifestação quer dizer baderna agora?"

Esticar faixas, vaiar sem argumentos é bardena sim! Foi nesse sentido que quis colocar. Desculpem-me os mais radicais, mas assim não tem futuro. Assim o S.L. vai ser visto com preconceitos. Olhem, sou frequentador assiduo deste site há mais de 4 anos e desde lá passei por muitas funções, minha função hoje permite-me observar o comportamento dos que tomam decisões, até porque muitas vezes participo delas.

Este tipo de coisa, não ir porque alguem que não agrada vai e fazer a questão de tornar isso publico é extremamente prejudicial, isso pode significar que as pessoas envolvidas não querem saber de outros pontos, que só querem e enxergam os seus, que tudo é absoluto. Isso é ridículo! Nem tudo é apenas ruim. A MS não é exceção! Nem tudo na MS é ruim, desculpem-me novamente mas é verdade. E alguém aqui sonha que existe alguém da esfera decisória que acha isso legal, produtivo? NÃO!

Podem espernear, dizer que os CIOs, CEOs, DT, e outras denominações são trouxas, não querem economizar, não enxergam o S.L. e coisas do tipo, que já ouvi por diversas vezes. Não adianta, sempre vai existir pessoas que decidem isso, sempre será necessário pessoas que vêem as coisas sob pontos de vista que fogem ao âmbitro técnico. E nem sempre as escolhas serão como gostariamos que fossem.

Ir lá, questionar os pontos, discutir de maneira satisfatória, isso sim ajuda na saúde da comunidade. Mostrará a outra face, a face não radical, que sabe discutir, que não age como adolescente em plena efervecencia de seus hormonios. Tenho certeza que existirão coisas que terão que concordar com a MS, nessas horas a humildade será de suma importancia. Não é porque é da MS que a idéia é ruim, podem haver segundas intenções? Sim! Cabe saber identifica-las e mais uma vez questiona-las. É simples.

Ah a MS está patrocinando esse evento em conjunto com outras empresas! Ótimo! Isso significa que é também um interessado, está vendo a grande ameaça. É uma chance de virar o jogo perante os que comparecerem! É a chance de colocar a MS na parede! É a chance dos grandes defensores do S.L. mostrarem suas faces! Mas onde estão eles? Chateados, aborrecidos, emburrados? Muitos estão. Lamento por isso. Desta maneira não haverão essas faces que terão ousadia para questionar a MS. Nos eventos da MS só haverão meia duzia de protestantes e os demais pessoas da alta cúpula tecnológica que vão engolir tudo que a MS disser, ninguem vai questionar e ficará por isso mesmo. Ficará a imagem de que a comunidade só sabe reclamar e não tem argumentos. É isso que voces querem? Se sim. Boa sorte. Vamos ter a MS em mais de 90% dos computadores por mais um bom tempo.


» EdCrypt () em 02/11 01:03

Ainda bem q você entendeu que tipo de manifestação eu quis dizer. É como o RMS pediu: a M$ deve debater. MAs 1:10 da matina é muito tarde pra mim pra ficar discutindo esse assunto...


» MediaSonic () em 02/11 22:21

EdCrypt, com certeza esse é o caminho! :-)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.