Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Reflexões sobre a monocultura MS nos browsers

Notícia publicada por brain em outubro 27, 2003 02:55 PM | TrackBack


O Mahna Mahna (dbth@dbth.net) mandou o este artigo do Jonas Galvez sobre a situação do mercado de browsers, comantando: "Dê só uma olhada nesse artigo que vale a pena ;)" E vale a pena mesmo, é uma reflexão profunda sobre a monocultura da MS, mas desta vez sob a ótica dos navegadores web.

Eu lamento a aparente extinção do dbth.net, site do Mahna Mahna que eu lia todos os dias. Mas quem sabe assim sobra tempo pra ele mandar mais contribuições pra cá ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» albrecht () em 27/10 15:09

Eu lamento a aparente extinção do dbth.net, site do Mahna Mahna que eu lia todos os dias.

O que mais exatamente aconteceu com o dbth ?


» Douglas Augusto () em 27/10 15:34

Este link também é interessante:

"Porque não utilizar Internet Explorer, Outlook, Messenger e Windows Media?"
http://maracuja.homeip.net/geral/artigos/IE_nao


» Joubert Vasconcelos () em 27/10 23:01

Bem, concordo que a Microsoft só pensa nela mesma...

Mas me sinto obrigado a defendê-la em um quesito já que sou desenvolvedor corporativo e uso Delphi (logo, para Windows, mas por força do mercado) e fui "salvo" por sua tecnologia em dado momento de desenvolvimento conforme relato abaixo.

Alguns de meus problemas só foram tiveram soluções possíveis graças ao Office e ao Internet Explorer (não me batam! vou explicar). A tecnologia OLE que permite controle dos objetos fez com que alguns dos problemas mais críticos que nós tinhamos fossem resolvidos com certa facilidade. A fragilidade do código da Microsoft é muito grande e isso posso afirmar. Nas aplicações que desenvolvo preciso ter cuidado triplicado ao acessar objetos MS. Mas não houve outra alternativa até aquele momento.

Entrei em contato com desenvolvedores de alguns softwares livres informando dos meus problemas e se seria possível implementar alguma forma de integração com softwares de terceiros mas não obtive resposta. Faz muito tempo que não "corro atrás" disso novamente então se eu estiver desatualizado me perdoem.

Trabalho numa empresa cujo foco é atender o cliente 100% e isso exigiu algumas decisões na época que levaram a usar o Windows e seus produtos familiares. Pelo menos uso o Delphi e não o VB :)

Posso citar dois casos que precisei dessa "ajuda" da MS: um gerador de documentos oficiais que manipulava o MSWord e precisei inserir o browser na minha aplicação. Tentei vários mas para funcionar mesmo a solução (na época) foi o IE 4.0.

Mas a empresa está dedicando esforços para não dependermos mais do Windows, como uso do Kylix, Java, etc. Tenho esperança que em breve eu possa parar de programar somente para o Windows mas com certeza a facilidade da OLE sentirei falta.

Não quero provocar ninguém aqui ok? Não me entendam dessa forma. Apenas quero ser justo. A Microsoft tem 90% de problemas mas tem 10% de tecnologia interessante e de acertos também. Só que cobra (e caro) por isso.


» Marcelo Siqueira () em 28/10 01:19

Bom, li o artigo e resolvi baixar pra testar o FireBird e o ThunderBird, e achei que é um browser muito leve e poderoso e já defini este como padrão... ;)


» andarilho () em 28/10 06:48

A quem interessar, estou traduzindo o XUL Tutorial para português. Vejam o grupo http://br.groups.yahoo.com/group/braxul/ .

A quem interessar também, uma ajuda viria a calhar... Acabei de traduzir o quarto capítulo e falta revisar todos os quatro (além de mais 8 por traduzir...).


» Victor Zucarino () em 28/10 08:36

Mt bacana o seu relato Joubert, tb já passei por problemas assim. Infelizmente sou obrigado a usar uma estação de trabalho Windows no meu trabalho, mas os servidores são tds Linux. Vejo q estamos em um (longo) processo de transição e tenho fé de q em breve teremos ainda mais opções, onde aos pouco o OLE será menos utilizado. Abraço!


» Gustavo () em 28/10 10:22

DEPOIS DE LER O ARTIGO INSTALEI O FIREBIRD !!!
Neste momento navego com o mesmo e curti pra caramba !!!


» Thomas () em 28/10 10:40

Já utilizo o Mozilla há bastante tempo.
No começo haviam muitos sites que simplesmente ficavam ilegíveis.
Agora não tenho visto muitos sites com problemas do tipo "IE only".
Bom, mas pode ser porque navego nos lugares certos, como o br-linux.org :-)


» x () em 28/10 10:46

Gostei do artigo.

Em especial, eu achei muito interessante o comentário de que a Microsoft já está planejando um XUL para sua próxima versão do Windows (um tal de "XAML").

Como sempre, eles chegam atrasados, embutem a "nova" tecnologia no Windows e derrubam a concorrência.

Foi assim com o Java, com o Netscape, com o ICQ, etc...


» Haroldo Lage () em 28/10 11:27

Concordo que a Microsoft derrubou o Netscape. Mas tenho esperança no Mozilla.
Mas acredito que é errado afirmar que ela conseguiu derrubar o Java e o ICQ. Ambos estão bem, mesmo a SUN não estando as 100 maravilhas.
Obs: Tentei usar o FireBird, mas deu problema, estou gerando relatório de bug e enviando, quem sabe na próxima :-)


» Rafael Goulart () em 28/10 15:38

Bom, a única coisa que faltou comentar é o utilitário IEradicator (http://www.litepc.com/ieradicator.html), que arranca fora o IE do Windows 98 e Millenium(ME).
Você desconbre que o Windows pode realmente ser melhor quando o utiliza sem o IE. É mais leve e menos problemático. Há um bom tempo navego com o Firebird, desde a versão 0.5 (será que é tanto tempo assim?), e o Thunderbird 0.3 está, sem sombra de dúvida, muito bom.

Para que quiser a as versões em português para Windows, baixe em http://www.openoffice.org.br/mozilla


» Matheus Villela () em 29/10 06:31

Ninguém pra defender o Opera :-)
Bem, apesar de ser um software proprietário na minha opinião é de longe o melhor navegador, o Mozilla(e similares) também é ótimo, mas devo confessar que me decepcionou um pouco quando o conheci, mesmo no windows ou no linux ele é mais lento que o Opera e não tem os mesmos recursos que facilitam a vida de qq um que usa opera, mas uma coisa que percebo é que no mozilla há uma maior facilidade de instalação de plugins, no opera acho meio confuso isso

Muita gente na comunidade linux discrimina o opera por ele ser proprietário e pelo banner, mas acredito que compensa bastante apesar disso, e mesmo sendo proprietário ele tem um grande foco no cominudade em torno dele, bugs e sugetões são sempre bem vindos no fórum do opera

Quem não conhece o Opera deve experimentar, aliás todos devemos experimentar várias soluções para vermos quais se adaptam melhor a nós, e quem tenha experimentado ele e não gostou muito dêem uma lida nesse ótimo texto
30 Days to Becoming an Opera7 Lover
http://www.tntluoma.com/opera/lover/7/01/
que mostra muito bem as capacidades do navegador, não é feito por ninguém da empresa responsável pelo opera, achei o texto bastante imparcial por sinal
Se mesmo conhecendo as capacidades do Opera optarem pelo mozilla, muito bem, gosto é gosto, tem que ser respeitado e o mozilla é um ótimo navegador também, usei ele por um tempo(até arrumar as fontes do meu opera no linux, sou novo nisso :-)) tem a questão ideológica de usar SL livre também acho que isso conta e tb é de se levar em consideração e de ser respeitado

Agora, quem usar IE acredito que seja por um desses 4 motivos: é burro mesmo, ou usa só porque pagou por ele pra não dizer que pagou por algo inútil, ou é do contra(sim insistir em algo ruim é ser do contra) ou simplesmente não tem conhecimento sobre outras navegadores(acho que a grande maioria mesmo)


» O Pregador () em 29/10 08:21

O Opera é na minha opinião um excelente browser porém minha maior decepção realmente é o fato de ser um software proprietário.

Mesmo assim acho ele quase.... perfeito.

t+


» Emerson () em 29/10 08:37

Olá,

Achei o artigo interessante, só não gostei da seguinte citação:

"Browsers alternativos como o Mozilla Firebird e Opera também estão ganhando mais popularidade."

Quem disse ao autor que o Internet Explorer é o navegador padrão da W3C ? Do jeito que foi citado, "browsers alternativos" dá a impressão que esses coitados são como uma peça genérica para seu carro Chevrolet onde o Internet Explorer seria uma peça genuína.

Bom, como o autor mesmo disse, o Internet Explorer não respeitas os padrões da W3C, logo também não pode ser taxado como o padrão da Internet.

[ ]'s
Emerson
http://www.softwarelivre.ufsc.br



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.