Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Revista do Linux de outubro

Notícia publicada por brain em outubro 22, 2003 11:42 PM | TrackBack


Comprei ontem na banca de jornal a edição 46 da Revista do Linux, e como ela ainda não está anunciada no site da Revista, resolvi dar uma dica do conteúdo. Além das seções tradicionais com notícias curtas, cartas, editorial, descrição do conteúdo do CD e índice, na parte política da revista há uma entrevista de 2 páginas com Sérgio Amadeu (presidente do ITI), uma reportagem de 3 páginas sobre o papel do software livre (o "companheiro Gnu") na administração pública federal, uma breve análise da opção da prefeitura de Munique pelo software livre, duas páginas sobre a implantação do Linux pela Pastoral da Criança, uma matéria sobre a migração da Universidade de Caxias do Sul para o Linux, cobertura de 3 páginas sobre um evento de software livre no Peru.

Já na área técnica temos uma página sobre o livro "Programação orientada a objeto com C++", outra sobre o Aberium Supervisor, um produto capaz de transformar um PC em uma servidor de segurança cuja versão de avaliação (válida por 30 dias) vem incluída no CD desta edição, outro sobre uma parceria com a Bradford Learning para prover capacitação para as provas do LPI, uma longa matéria sobre interfaces para acesso a bancos de dados para desenvolvedores (ODBC, Kylix, PHP, Perl/DBI, Java/JDBC), uma página sobre Mozilla Thunderbird, 3 páginas sobre técnicas de depuração em C, mais três sobre o uClinux (linux para sistemas embarcados), 9 páginas de uma tradução de um artigo sobre o áudio publicado originalmente pelo Linux Journal, a minha coluna (não vou adiantar o tema!), Dicas & Truques e a página final com um texto de um diretor da Cyclades.

O CD vem com o Aberium Supervisor (trial), VDKBuilder, Opera 7.11, Mozilla 1.4, Firebird 0.6.1 e Thunderbird 0.2.

Eu acharia legal se vocês mandassem para cá suas opiniões sobre cada nova edição das revistas nacionais sobre Linux - é justo dar espaço para todas, e aí o povo pode comentar, recomendar e criticar. Pode até virar uma nova coluna. Interessados, favor entrar em contato ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» decko () em 23/10 08:06

Eu gostei da edição 46. É interessante que se façam entrevistas com pessoas importantes da area, para que o segmento industrial/comercial, comece a acreditar mais no poder do software livre. Mas que a revista não se esqueça que (acredito eu)seu publico-alvo, são "usuarios"(vide nivel medio-avançado) e portanto querem mais artigos não somente sobre programação, mas também sobre hardware. Ponto para a revista do mes de Outubro de 2002, que trouxe o esquema para montar um sensor para controle remoto. Sintetizando: Mais artigos técnico, por favor Conectiva...


» algorix () em 23/10 08:28

Ae, so por curiosidade, fora a 'Revista do Linux', alguem pode citar o nome (e a url se possivel :) de outras revistas nacionais sobre linux ?!


» tux-br () em 23/10 08:34

colocar browser em cd acho um atraso...
veja só as versões...
opera,mozilla,firebird e thunderbird (todos estão desatualizados) :)
seria bem mais interessante colocar o kurumim ou outras distros menos mainstream.


» Manoel Pinho () em 23/10 08:51

Eu que sou assinante justamente para receber a revista antecipadamente e não ter que ficar "caçando" a revista pelas bancas, ainda NÃO recebi o número 46. Aliás, recebi o número 45 esta semana, depois de ter mandado um email reclamando do não recebimento !

E não adianta nem procurar nas bancas do meu bairro. Aqui no Rio de Janeiro capital a RDL só é encontrada com certa facilidade no centro (e bem no centro) da cidade...

Para ser justo, até que o número 45 estava bom em termos de conteúdo, compensando em parte o desastre do número anterior (aquela fininha e que trazia um poster do Gnu).


» Haroldo Lage () em 23/10 08:58

Vou ser bem sincero.
Eu comprei quase todas as revistas do Linux até a edição 25 aproximadamente, mas as reportagens foram perdendo conteúdo e acabei desanimando. Não sei se novidades rolaram, espero que sim, pois era uma referência e tanto.
Achei interessante a idéia de comentar revistas nacionais, e se eu conseguir por as mãos em alguma antes de ler algum comentário aqui, eu mando.


» marsguo () em 23/10 09:10

eu particularmente gosto da revista. mas parei de comprar pois os CDs nao estavam me interessando mais, e como eu pago pelo CD tb. achei que nao vale a pena pagar 9.90 (ou sei lá quanto que tá agora) apenas pela revista.


» Peter Parker () em 23/10 09:12

Eu sou um ex-fã da revista que deixou de comprá-la a muito tempo. Espero que ela esteja boa como vocês estão comentando. Vou dar uma olhadinha :)


» Augusto Carlson () em 23/10 09:17

Fui assinante da Revista do Linux duas vezes. O servićo de entrega foi ficando cada vez pior. Todo mês eu tinha que enviar um e-mail reclamando que não havia recebido a revista. E também não há interesse algum dele em manter o assinante. Minha assinatura terminou em setembro e não recebi nenhuma proposta de renovacão. Isso aconteceu da outra vez que fiz a assinatura. Lamentável.

Augusto


» Jack () em 23/10 09:36

Tb sou assinante da revista, e compro desde a numero 1, e acho uma falta de respeito da conectiva, ou sei la de quem, essa historia de assinante ficar por ultimo... Desculpem a palavra, mas eh uma merda.. coisa de F.D.P., pois na jora de pagar a fatura, se houver atraso, ja era...
Mas esta edicao esta boa, tem uma distro no cd, que vc instala e configura via browser... Uma dessas de seguranca.. super facil de usar, o tal do Supervisor eh bem legal.. essa empresa Aberium parece ser uma nova distribuidora de linux... Nota 9, nao leva 10 porque a distro eh trial (30 dias..)
;-(


» Magno K. Nardin () em 23/10 10:02

Fui assinante da revista e nunca mais serei. Foi frustante receber a revista vários dias depois dela estar na banca...

O conteúdo piorou e muito. Desculpem os meus prezados amigos que desenvolvem software livre de forma pioneira no Brasil, mas é uma angústia sem fim esse ocaso da RdL... Não aproveitei nada (ou quase nada - só a coluna do Augusto...) deste número.

Os "casos" nada mais são do que cartões de visita da Conectiva. É duro pagar por uma revista que não é uma revista, mas um cartão de visitas de uma empresa.

Só estou comprando porque compro desde o número 1, mas paciência tem limite :-(


» Saulo (PRGuser) () em 23/10 10:43

Pessoal,
já fui assinante da RDL e a 1,5 ano não renovei a assinatura passei a comprá-la nas bancas, isso quando conseguia achá-la aqui em Cuiabá - MT. A edição do mês sempre chegava no mês seguinte nas bancas, com raras casos de adiantamento, se é que pode-se dizer quando a revista chega ainda durante o mês. Quando minha assinatura encerrou (2002) recebi uma carta, dentro da revista, sugerindo a renovação, mas ficou apenas nisso. Hoje está fazendo uns três meses que não compro a revista. Concordo com o tux-br, a RDL deveria valorizar mais o conteúdo dos CDs.
Sds a todos

PRGuser
Linux em Mato Grosso


» ScroowHar () em 23/10 11:59

Concordo com algumas opiniões, realmente a Revista do "Conectiva" Linux - Como alguns costumavem chamar no NewsGroup do UOL - perdeu muito conteúdo, deixando de ser atrativa.

Algumas matérias ficaram muito superficiais e outras nem tiveram continuidade ou conclusão, demonstrando a falta de organização da revista.

Cito, um "Curso de programação C" q foi iniciado em alguma edição e q foi muito superficial. Além de uma outra sobre "Programação usando GTK" (se não me engano)...

Outro ponto negativo foi a enorme quantidade de distribuições e atualizações do Conectiva Linux.
Se é uma revista q "deveria" cobrir o Linux de um modo geral, por que a maior ênfase no Conectiva?
Concordo q existe uma infinidade de distros, mas acho q outras distros - que tbém possuem uma gde qtd de usuários - deveriam ter mais atenção. Cito: SlackWare, Red Hat, SuSE, Debian e Mandrake.

Outro ponto q tbém me desmotivou a continuar com minha coleção foi o fato de a revista já ter muita matéria defasada. Digo isso pq certa vez ao compilar um kernel novo mandei um e-mail p/ a revista pedindo q fosse publicada uma matéria sobre o novo kernel e a resposta q recebi foi q na edição xx (acho q era umas 4 ou 5 anteriores) já havia uma matéria sobre o assunto.

Os softwares estão evoluindo, precisamos de um material q tbém evolua. Concordo q a maior parte da configuração (por exemplo) dos mais atuais é muito parecida com os antigos, mas alguma versões implementam ou retiram algum ítem. Se a revista está sem matéria, ao invéz de publicarem uma revista com meia dúzia de folhas com assuntos superficiais custando R$12,00 só pq veio com 2 CDs (alias do Conectiva), deveriam revisar e refazer matérias defazadas, pelo menos valeria os R$12,00.

Essas são algumas opiniões q tenho em relação a Revista do Linux, mas infelizmente não temos uma revista ou publicação q fosse mais comprometida com o Linux.

Infelizmente os caras do ITJournal (www.itjournal.com.br que hoje está fora do ar) não deram continuidade, pois o material publicado no site - na minha opinião - era MUITO BOM.


» Cássio () em 23/10 12:27

Eh lamentável que uma das únicas se não a única revista nacional de nossa comunidade tenha esse descaso com seus assinantes, eu particularmente estou esperando vencer minha assinatura que é desde a concepção para nunca mais voltar a assinar, assim como outros também não recebí a revista e cansei de cobrar, eles sempre dizem a mesma coisa"estamos com problemas mas já estamos resolvendo"... "desculpe-nos...bla...bla...bla." Você pede desculpa uma ou duas vezes no máximo e não sempre, isso não pode ser rotina...Augusto sei que vc escreve a coluna somente, mas poderia encaminhar pelo menos essas indignações postadas aqui. Um abraço a todos.


» Um cara triste. () em 23/10 13:45

Caraca! negócio tá feio!


» EDILTON TAVARES () em 23/10 14:44

Sou leitor da revista do linux, desde da número 1, sinceramente acho a revista muito cara, esse papo de ser caro por causa do cd é mentira, nos sabemos quanto custa um cd, e comparando com as revistas americanas de informática poderia ser mais barato, devido o número de reposttagens e folhas.Seria interressante, já que eles não tem estrutura suficiente para uma grande revista, que pelo menos traduzissem as novidades que vão aparecendo com o linux, pelo menos a que tem na linuxtoday por exemplo. Uma sugestão: explorem mais a questão dos banco de dados free, comparações etc.


» Frederico () em 23/10 14:51

Galera,

assinamos aqui na fabrica, a revista desde o numero 1, e nunca tivemos problemas com entrega, inclusive estamos com a 46 faz 4 dias.

Outra coisa eh que o conteudo eh razoavel, eh difici l fazer uma revista zerada e lotada de informacao todo o mes.


» Bruno Kussler Marques () em 23/10 16:15

A muito tempo a RdL virou uma espécie de press relase pago da Conectiva. Faz uma babação de ovo danada em cima da conectiva ( que agora tá descendo a ladeira com Mandrake e Kurumin tomando muito espaço que era dela ) e que fala de outros assuntos linux para disfarçar. Comprei os primeiro 6 números dela e parei de comprar justamente porque cada edição que passava ela ficava mais fina, menos informativa e mais puxa-saco da Conectiva ( não que seja errado, mas eles podiam pelo menos tentar disfarçar um pouco não é ? )


» jcarlos () em 23/10 17:26

comprei a RdL do numero 1, até mais ou menos agosto do ano passado, e cheguei a comprar essa edição /c o conectiva9 pra testa-lo.. como usuário do linux, eu tenho mais interesse em artigos técnicos, cursos, tutoriais e coisas do tipo.. acho uma pena a descontinuação do curso de C, e sobre programação em GTK.. acho que a quantidade de informação que pode-se colocar em uma revista sobre linux é enorme, pode-se abordar, desktop, servidores, programação, segurança.. configurações, uso, instações, etc.. falta de assunto é o que não podem dizer.. talvez seja falta de gente capacitada pra escrever sobre esses assuntos..

a coluna do Augusto, e a antiga coluna do Aurélio (por que sumiu? por não trabalhar mais na conectiva ele não poderia continuar escrevendo na RdL??) me agradavam

a revista sempre vem lotada /c casos de migração de linux.. mas será que o público que teria interesse em fazer essas migrações lê a revista??? acho mais fácil esse pessoal estar lendo info exame...

sinceramente eu não tenho o mínimo interesse nos cds, preferiria que fosse só a revista, mais barata, e com artigos sobre os assuntos que falei a cima..

cheguei a comprar algumas edições de uma revista chamada Arquivo LinuX.. a primeira edição veio /c slackware, tinha bastante coisa técnica, configurações, etc.. a segunda edição lembro que veio com diversos programas, tinha uns tutoriais sobre programação em tcl/tk.. muito boa.. porém a publicação não era constante (até hj não sei se eh trimestral, bimestral, etc..) e nunca mais encontrei ela nas bancas.. achei o conteúdo dela mais interessante que da RdL


» Thor () em 23/10 18:05

Eu também assino a revista do linux e quase todo mês eu tenho que enviar email's cobrando a minha edição, sempre demora muiiiiiiito pra chegar, eles tem uma péssima logística.
E as vezes o conteúdo da revista como foi o caso da edição que cuidou do lançamento do conectiva 9 se não me engano, só se dedicou ao conectiva e não tinha quase nada além disso, essa edição nao tinha umas 20 folhas...uma decepção...
Essa é a minha bronca...
Brain, puxa a orelha deles pra nós...pelo que estou vendo eu não sou o único com problemas na entrega.

t+


» revoltado () em 23/10 22:39

Poxa, se for assim como estou lendo, é lamentavel a forma amadora o tratamento com os assinantes.


» revoltado () em 23/10 22:40

Poxa, se for assim como estou lendo, é lamentavel a forma amadora de tratamento com os assinantes.


» Peter Parker () em 24/10 00:46

O Augusto, como você é feio!!!!


» Luciano Giordani Bassani () em 24/10 04:07

Barbaridade! Pensei que eu era o único que tinha problemas com o recebimento da revista!

Sou assinante e cansei de ficar ligando para lá para reclamar das vezes que a revista não é entregue... Aliás, eles só mandam a revista quando eu ligo para reclamar! Lamentável a forma como a RDL está tratando nós assinantes. :o|


» Douglas Augusto () em 24/10 04:50

Eu também sou um assinante e certamente não renovarei minha assinatura.

Para se ter uma idéia, recebi a edição 45 há uns 15 dias atrás, ou seja, receberei a edição 46 no mínimo daqui a 15 dias, o que é um absurdo. Isto significa que muito do conteúdo da revista eu já esbarrei pela net, seja por sites de notícias, listas, etc.

O CD só serve para dar uma roupagem mais "atual" na revista e encarecê-la. O cômico é ter que ler: "O CD-ROM é brinde...". Está mais para presente de grego.

O conteúdo está totalmente voltado para "estudo de casos", enfoque fortemente empresarial/governamental. É interessante mostrar casos de sucessos de migração, etc. Mas particularmente preferiria uma abordagem mais puramente Linux, não do Linux sendo adotado por uma concessionária. Isto não é um defeito da revista, mas sim da minha relação com ela. Não faço parte do seu público alvo, sou apenas um usuário comum que gosta de ler coisas sobre o Linux em si.



» Peter Parker () em 24/10 17:53

Argh, meu clone tá atacando de novo :(
Isso até a engine do site deixar que usuários que queiram se cadastrar possam usar login e senha.


» Augusto Campos () em 24/10 18:19

attack of the clones!

pelo menos dessa vez ele foi engraçadinho, peter parker...

um dia o engine vai ter suporte a autenticação opcional. mas por enquanto a gente conta com a inteligência dos leitores para identificar essas situações de clonagem :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.