Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Usenet no Brasil

Notícia publicada por brain em outubro 13, 2003 11:29 AM | TrackBack


Guaracy Monteiro (guaracybm@ig.com.br) trouxe um trecho do usenetbrasil.tk: "'Depois do fechamento do news.uol.com.br, onde a maioria dos internautas frequentava, é necessário criar algo neutro e que não se restrinja a um servidor só, promovendo descentralização, o que garante que nenhum servidor sozinho tenha controle absoluto sobre um grupo.' O pessoal ainda está em fase inicial de discussão, mas a iniciativa parece ser muito boa. Agora é o pessoal que possui mais recursos auxiliar no projeto."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» klamath () em 13/10 12:01

Já era hora!
Parabéns pela iniciativa!!!


» Wilfredo () em 13/10 17:40

A página http://forum.uol.com.br voltou a funcionar normalmente. Quem quiser, pode acessar os grupos de Linux na seção Mundo Digital.


» Guaracy Monteiro () em 13/10 21:20

Só que o acesso pela página não é das tarefas mais prazeirosas. Principalmente para quem possui conexão discada, não deseja ver propaganda ou até mesmo quem usa o console e deseja acesso via nntp.
É muito mais fácil fazer a conexão, baixar as mensagens, ler e responder off-line com o seu leitor favorito. Copie as mensagens que são interessantes, etc.

A queda da uol foi apenas um pretexto para a criação de algo mais ambicioso e mais aberto. Realmente era um ótimo grupo de noticias, mas a situação deverá ficar a seguinte:

Acesse o grupo do servidor de sua preferência. Ele saiu do ar ou não está mais disposto a armazenar as notícias. Simples. Apenas mude de servidor.

Começou com quatro servidores modestos e acabou de receber a adesao da UNIPAR (valeu Marcelo) com um link de 2/2 Mbps.

Não quero mais acessar pelo xxx.yyy.org? Vou para o zzz.kkk.com e pronto.


» willedu () em 14/10 08:14

Olá,

É uma pena que o servidor da UOL tenha saído do ar. Participei durante alguns anos dos grupos de discussão de lá, e eram de excelente qualidade. Estava afastado, e essa notícia me faz pensar, mais uma vez, que a maioria dos órgãos de mídia brasileiros não estão nem aí pros seus consumidores.
Boa iniciativa, Guaracy.


» Wilfredo () em 14/10 13:56

Nos últimos meses havia mais gente escrevendo nos grupos de discussão do UOL através das páginas Web que via protocolo nntp.

Eu, por exemplo, prefiro acessar listas e fóruns de discussão em que as mensagens fiquem armazenadas no servidor, pois assim não sou obrigado a baixar todas as mensagens postadas.

Assim como muitos preferem baixar todas as mensagens para lê-las off-line, há outro tanto de pessoas que preferem apenas ler o que interessa sem ter que baixar todas as mensagens.


» guuaracy Monteiro () em 14/10 13:57

Oi Willian. A minha iniciativa foi apenas de enviar a notícia para o Augusto que gentilmente publicou-a no site.
Acho que fica até meio difícil recriminar a UOL por tirar o acesso nntp, já que o mesmo não traz nenhum benefício financeiro (propaganda, etc). Vai apenas ocupar a banda e espaço para armazenamento deles e propiciar que alguém resolva tenha a infeliz idéia de 'colocar fogo na casa por ter um ladrão dentro dela' como parece ter sido o caso (flood no news por divergência de opinião :(. Com o acesso pela web ele podem colocar as propagandas nas páginas.
O grupo de C/C++ já está funcionando, inclusive com alguns integrantes 'famosos' que frequentavam o uol (tá faltando tu para integrar a lista :)


» Guaracy Monteiro () em 14/10 17:26

Bem Wilfredo, não só eu como o pessoal que esta criando este projeto também entendem o teu ponto-de-vista. Estavam vendo a integração do phpBB com a UsenetBR. A liberdade realmente é algo bom, assim como nada impede que algum servidor permita acesso apenas para assinantes, o que também é liberdade ;-).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.