Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SSH com chroot: acesso restrito a diretórios

Notícia publicada por brain em outubro 9, 2003 08:37 PM | TrackBack


O Hamilton R Amorim, autor do tutorial sobre DOSEMU com chroot que publicamos ontem, mandou mais uma contribuição: um tutorial mais genérico explicando como montar um ambiente com chroot para dar acesso shell/ssh. Um trecho: "Este tutorial explica como configurar um ambiente para o servidor sshd de forma que o usuário só tenha acesso a seu diretório home, e tenha o minimo de comandos disponíveis, só o necessário para executar suas tarefas, assim incrementando a segurança. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Aridnei () em 10/10 14:11

Muito boa a solução, porém pelo que percebi não teria utilidade para administração remota da maquina. Isso seria bom para liberar acesso a aplicações específicas que estariam na raiz do usuário. Talvez poderia ser utilizado para permitir a usuários remotos realizarem atualização de páginas web no servidor que seriam publicadas na raiz do usuário, utilizando o ssh ou scp.


» Roberto () em 10/10 18:42

Augusto, verifica se nessa notícia não ficou um tag de itálico aberto...

Todo o resto do site está em itálico.


» Augusto Campos () em 10/10 20:09

Valeu! Não era nessa o problema, mas mesmo assim o teu alerta ajudou a consertar. Obrigado


» Luis Fernado Vargas () em 26/04 10:48

tenho um servidor e preciso liberar o acesso ssh nele p/ um seguinte IP como faço?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.