Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software especial - 14 sugestões para Mozilla e KDE

Notícia publicada por brain em outubro 3, 2003 12:27 PM | TrackBack


Para fechar esta semana da coluna Software, publico uma série de 14 sugestões do Caio Begotti. São 7 softwares relacionados ao Mozilla e 7 para o KDE. Confira!

Todas as sugestões abaixo são do Caio Begotti

Parte 1 - Família Mozilla

EnigMail

http://enigmail.mozdev.org/

Hoje em dia é cada vez mais importante adicionar uma camada de segurança às coisas que você faz. O modo mais fácil de começar é adicionar criptografia aos seus e-mails e você pode fazer isso no Mozilla e no Thunderbird facilmente, graças ao EnigMail. O EnigMail é uma forma do Mozilla/ThunderBird usarem os recursos do GnuPG para envio e leitura de e-mail de forma segura. Simplesmente indispensável!

Screenshot: http://enigmail.mozdev.org/screenshots.html

Mycroft

http://mycroft.mozdev.org/

A extensão Mycroft (conjunto de plugins Sherlock) é um jeito fácil de adicionar ao seu navegador baseado no Mozilla mais de 450 sistemas de buscas, diretamente na sua Sidebar! Bastante útil, não? Existem plugins prontos de praticamente qualquer sistema de busca imaginável e de certa forma não é muito complicado fazer o seu próprio plugin.

Screenshot: http://mycroft.mozdev.org/screenshots.html

Download Statusbar e Download Sort

http://downloadstatusbar.mozdev.org/index.html
http://downloadstatusbar.mozdev.org/downsort/index.html

Essa é a dupla que você deveria testar pra tomar conta dos seus downloads. O primeiro software, o Download Statusbar, serve pra você monitorar como anda seus downloads em uma barra própria, como a barra clássica de status. O StatusBar possui vários recursos, vale a pena usar. Já o Sort é uma forma interessante de organizar os arquivos salvos. Você pode configurar diretórios específicos para guardar cada tipo de arquivo que você faz download, além de, claro, ter outras opções.


Screenshot Statusbar e Screenshot Sort

http://downloadstatusbar.mozdev.org/screenshots.html
http://downloadstatusbar.mozdev.org/downsort/screenshots.html

CaScadeS

http://cascades.mozdev.org/

O CaScadeS (sim, se escreve assim mesmo, para que as letras em maiúsculas formem "CSS") é o editor de folhas de estilos (CSS) do Composer, o editor HTML da suíte Mozilla. Nada melhor do que o premiado Mozilla ter seu próprios editores web. Adicione ao grupo a extensão Checky e você terá um conjunto de programas excelentes para desenvolver suas páginas.

Screenshot: http://cascades.mozdev.org/screenshots.html
Checky: http://extensionroom.mozdev.org/more-info.php/checky

Extension Room

http://extensionroom.mozdev.org/

A Extension Room é o quartel general de vários softwares excelentes desenvolvidos para os projetos da fundação Mozilla (ThunderBird, FireBird e a suíte Mozilla). Lá você encontra listados cerca de 117 extensões que fazem de tudo um pouco, estão lá desde o famoso Calendar, até os destaques Linky e Checky.

Calendar: http://extensionroom.mozdev.org/more-info.php/calendar
Linky: http://extensionroom.mozdev.org/more-info.php/linky
Checky: http://extensionroom.mozdev.org/more-info.php/checky

Creating Applications with Mozilla

http://books.mozdev.org/

Esse é o site do livro vermelho, pode-se dizer. É onde o conteúdo do livro da O'Reilly "Criando Aplicações com o Mozilla" é mantido atualizado e aberto à leitura. Se você pretende começar a desenvolver algo tendo o Mozilla em mente, esse é o caminho. O livro abrange (com exemplos) tudo que você precisa saber inicialmente para meter a mão na massa.

Capa do livro: http://books.mozdev.org/screenshots/mozilla_web_apps_comp_small.gif
Análises do livro: http://books.mozdev.org/reviews/index.html

PluginDoc

http://plugindoc.mozdev.org/

O PluginDoc não é exatamente um software, mas pra terminar a lista ele é uma boa pedida visto que muitos usuários acabam tendo algum tipo de problema com plugins no Mozilla. No site do PluginDoc você encontra instruções em várias línguas sobre como instalar e configurar praticamente qualquer plugin. Vale a pena a visita!

Instruções pra Windows: http://plugindoc.mozdev.org/windows.html
Instruções pra Linux: http://plugindoc.mozdev.org/linux.html


Parte 2 - Família KDE

Cuckooo

http://artax.karlin.mff.cuni.cz/~kendy/cuckooo/index.php

O projeto Cuckooo tem como objetivo integrar o ambiente KDE com a suíte de escritório OpenOffice, assim como a Ximian faz com o GNOME. Basicamente a idéia é permitir ao KDE e seus aplicativos abrir qualquer arquivo do OOo facilmente, bem como integrar isso no Konqueror (já é possível visualizar diretamente no Konqueror os arquivos do OOo).

Screenshot: http://artax.karlin.mff.cuni.cz/~kendy/cuckooo/index.php?page=screenshots

Filelight

http://www.methylblue.com/filelight/

O software Filelight é mais um integrante da família KDE Extra Gear e serve para você ter uma ótima noção de como anda o uso dos seus discos. Ele apresenta graficamente, assim como o KDirStat (mas na forma de anéis segmentados), como anda a organização dos seus arquivos. Bastante útil, e inclusive você pode abrir os arquivos representados graficamente diretamente pela associação de arquivos (clique em um arquivo HTML e o Konqueror entra em ação pra você ver o que ele é).

Screenshot: http://www.methylblue.com/filelight/filelight_0.6.1_1.png

Konversation

http://konversation.sourceforge.net/

Apesar do KDE já ter o seu cliente IRC, esse é outro membro do KDE Extra Gear e serve como substituto ao X-Chat. Sim, o Konversation é um clone do famoso X-Chat mas feito em QT. Possui todos os recursos básicos do mesmo e pode ser bem útil numa possível conversão de usuário GNOME -> KDE :) apesar dos pequenos problemas na interface. Flames à parte, pacotes para vários distribuições estão disponíveis no site do projeto.

Screenshot: http://konversation.sourceforge.net/screenshots/channel_window.png

KMPlayer

http://www.xs4all.nl/~jjvrieze/kmplayer.html

Me deparei com esse software faz pouco tempo e fiquei bastante satisfeito com o que ele faz. Serve perfeitamente como front-end do MPlayer, Xine, ffmpeg/ffserver para o KDE e pode também funcionar embutido no navegador Konqueror, fazendo a visualização de filmes e músicas mais simples de se conseguir. Chega de linhas de comandos gigantes pra sua mãe ou esposa assistirem filmes ou novelas. É possível inclusive usar scripts para controlar o KMPlayer via DCOP!

Screenshot: http://www.xs4all.nl/~jjvrieze/dvdnav.png

KTouch

http://ktouch.sourceforge.net/

O programa KTouch é mais um pacote presente na série educativa do KDE e serve para ensinar digitação ou pra quem quer aumentar sua velocidade de digitação, ou até mesmo pra ensinar pessoas leigas em informática e fazerem-nas terem um maior contato com computadores. O KTouch é similar ao GTouch, para GNOME.

Screenshot: http://ktouch.sourceforge.net/screenshots.php

Scribus

http://ahnews.music.salford.ac.uk/scribus/index.html

O Scribus é um software de editoração eletrônica (DTP) feito em QT e GPL, que tenta reproduzir no Linux as capacidades tão famosas dos clássicos Adobe PageMaker, QuarkXPress ou Adobe InDesign. Estes, para Windows. Seus arquivos são em XML e ele suporta todo tipo moderno de imagens, além de SVG, PDF, PS, fontes Type1 e True Type. Uma lida na lista de recursos do Scribus em seu site dá detalhes mais interessantes :)

Screenshot: http://home.comcast.net/~scribusdocs/scriscreen.html

KSVG

http://svg.kde.org/

O projeto KSVG é uma implementação livre da recomendação do Consórcio WWW para imagens vetoriais escaláveis que virá como parte oficial do próximo KDE (3.2, atualmente em estado Alpha 2). A idéia é um criar um componente KPart que possa ser embutido em aplicações do KDE, como por exemplo no Konqueror, para que você possa visualizar e lidar diretamente com arquivos .svg por ele. Se você ainda não sabe o que é SVG, pense em animações Flash e você não ficará tão perdido.

Screenshot: http://svg.kde.org/Screenshots/index.html

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marco Aurélio () em 03/10 13:44

Isso que é contribuição.
Breve creio que terei alguma pronta nesse sentido.
Boas sugestões Caio Begotti.


» Caio Begotti () em 03/10 15:11

Obrigado, Marco :) se eu tiver sorte e paciência termino outra série de 14... pensei em uma sobre GNOME, jogos ou Softwares Livres pra Windows. Os que gostariam de colaborar até já poderiam ver isso e mandar pro Augusto :)


» eduardo () em 12/11 16:16

Oi, sou monitor no projeto Telecentros da prefeitura da cidade de São Paulo (q como vcs ja devem saber, utliza o GNU Linux, distribuição Debian), queria sber se há apostilas de utilização do Ktouch, na internet (em português) e em que sites posso encontra-la


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.