Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: Acessando a rede FastTrack sem o Kazaa, e uma dica genérica

Notícia publicada por brain em setembro 30, 2003 09:15 PM | TrackBack


Hoje a coluna software foge do seu formato habitual e ao invés de uma sugestão de aplicativo traz o link para um tutorial. Ou, nas palavras do Magno K. Nardin (magno@direitopenal.net), "Ontem o site LinuxRápido publicou um tutorial de como acessar a rede fast track por meio do Linux sem usar o Kazaa emulado. Embora o programa GiFT já esteja disponível há algum tempo, o tutorial em português é bem vindo pois facilita muito a vida de quem não quer quebrar a cabeça para configurar nada e quer usar o Linux 'just for fun' :-)"

O Tiago Cruz, mantenedor do LinuxRapido, também mandou sua descrição: "Este tutorial de autoria do colega Alvaro Anton visa mostrar mais uma alternativa de como utilizar os recursos da rede FastTrack (utilizada pelo Kazaa) via Linux sem ter que emular nada :-) "

Como recentemente abordamos aqui na Coluna Software o BitTorrent, achei que seria apropriado dedicar um espaço para esta alternativa mais popular (e usada para propósitos bem diferentes).

De brinde, uma dica extra do Ricardo Rabelo Mota (ricardo.rabelo@indyu.com.br): "Olá. Não sei se já rolou por aqui, mas achei um site super interessante, que, a exemplo do rpmfind, que muitos já devem conhecer, auxilia na busca de arquivos em formato .rpm e .deb. Bastante eficiente no que diz respeito à localização dos arquivos. É um pouco difícil localizar o ícone de download :-( . Fora isso, é bem útil. Vale a pena dar uma olhada!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Allyson () em 01/10 00:54

Testei o passo a passo da instalção do gift e do apollon no Conectiva 9 e tudo correu bem. A única diferença foi que ao invés de eu baixar o rpm do apollon eu compilei o fonte, depois usei o checkinstall (programa que descobri nesta mesma Coluna de Software) para gerar um rpm.

T+


» Rodrigo F. Sacht () em 01/10 09:41

Além do rpmfind e do http://www.rpmseek.com tem o http://rpm.pbone.net que acho ser o melhor de todos


» Tiago Cruz () em 01/10 10:46

Tem o RpmFind tb =)

http://rpmfind.net/


» Jair () em 01/10 11:32

Só faltou dizer que é possível acessar também
outras redes usando plugins para o Gnutella e Openap.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/10 14:52

Sobre P2P:

Aos usuários do lopster, atualmente não está dando pra conectar nos servidores porque o serviço napigator está derrubado.

Sobre Sítios de RPM:

http://freshrpms.net ajuda com rpms incomuns ou de licença dúbia. http://jpackage.org ajuda com rpms de programas java.


» Ricardo Rabelo Mota () em 01/10 18:44

Bom, vale ressaltar que o rpmseek localiza arquivos em formato rpm e deb. Com certeza muitos irão dizer que o apt-get é um recurso bem melhor. Concordo em parte. Para quem tem banda larga é uma maravilha. Mas para quem não tem, é um sofrimento. Em primeiro lugar, ao procurar no site http://www.debian.org.br, não localizei o pacote que necessitava, o w32codecs. Ao tentar fazer a instalação via apt, deparei-me com um pacote de 11 MB. Portanto, localizei em rpmseek o pacote, peguei-o no local onde trabalho e levei-o para casa e instalei-o :-))))))))))))). Feliz da vida, resolvi comentar o assunto aqui. Um abraço.


» Mandark () em 01/10 22:09

Galera, o giFT eh muito bom! Ao instalar, não se esqueca dos plugins das redes de p2p. O unico plugin que não eh bom é o do OpenNap que não filtra a pesquisa e nao agrupa resultados...


» Rafael () em 02/10 17:11

Não consegui acessar a rede FastTtrack. Segui os passos do tutorial, e instalei apenas o giFtcurs.
Depois de giFT -d, e abrir o giFTcurs, o programa não mostra nenhum usuário conectado a rede.

Oq pode ser que está errado? Estou usando MDK 9.1, e a compilação (./configure) não reclamou da ausência de nenhum pacote.

Que teve o mesmo problema, já encontrou alguma solução, mesmo que paliativa?


» pele dos santos () em 16/11 16:43

SU PAGINA E UNA MERDHA


» Rodolfo () em 21/11 17:17

Acerca da utilizacão do apt-get dos usuarios sem ADSL em casa, visitem o site www.linuxbsd.com.br, lá tem um material muito bom sobre como baixar os .deb para seu HD e depois em casa instalar apartir do mesmo

Falow


» emerson fagundes () em 26/12 22:31

como fazer p instalar linux em um pc e fazer funcionar e compartilhar arquivos com o win 98 e win xp poderia me ajudar tenho vontade de ter o linux em todas as minhas maquinas mas tenho medo de nao conseguir rodar meus jogos cs e outros do genero eletronic arts o que fasso poderia me ajudar plz possuo o cd de instal conectiva 8 e queria saber mais sobre o mandrake


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.