Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novidades aqui no br-linux.org

Notícia publicada por brain em setembro 24, 2003 12:24 PM | TrackBack


O público que lê o site diariamente vai crescendo, o volume de notícias também aumenta, e nós temos que adequar o serviço de forma a atender a demanda adicional sem perder qualidade. Não sei se vocês notaram, mas ultimamente tem sido raro o dia em que temos menos de 10 notícias novas aqui na capa. E a quantidade de gente que vem ler e comentar as notícias também tem crescido de maneira assombrosa. Em vista disso tudo, realizei algumas mudanças e planejei outras.

Como de hábito, gostaria de discutir com vocês as novidades, afinal somos parte de uma comunidade aberta. Vou apresentar as que eu me lembro e que já foram implementadas, e gostaria de receber os seus comentários aqui mesmo, ou via formulário de contato.

A primeira novidade é discreta, mas importante: criei uma série de seções (aplicações, comunidade, administração, distribuições, etc.), e a partir de agora todas as notícias passam a pertencer a alguma seção específica. Por enquanto todas as seções estão aparecendo de forma igual aqui na capa do site (a única mudança visível é que o nome da seção aparece abaixo do título da notícia, entre colchetes), mas em breve devo ativar índices alterantivos (opcionais) para as seções mais populares.

Outra alteração é agora temos a opção de pesquisar apenas nas notícias. A pesquisa anterior, genérica e baseada no mecanismo do Google, continua funcionando, mas a nova tem a vantagem de localizar 100% das notícias recentes (o Google atualiza seus dados sobre nossos artigos internos apenas duas vezes por mês) e de ignorar elementos externos (cabeçalhos, rodapés, comentários...) fixando-se apenas no texto das notícias.

A lista é grande, inclui comentários sobre os banners, visitação no site, envio de notícias por e-mail, visualização das notícias do br-linux fora do browser (no Evolution, na barra do KDE, no Gkrellm...), os links para as notícias anteriores e mais. Para poupar espaço da capa, ela continua nos DETALHES ;-)

O aumento no volume das notícias diárias levou à necessidade de tratamento especial para os links para notícias recentes. Foi criado um rodapé na área de notícias contendo resumos das notícias recentes, para evitar que as notícias do dia anterior desapareçam da página. A lista de notícias anteriores na barra lateral também ganhou posição de mais destaque, e tipicamente mostra links para as notícias de 3 dias atrás. Assim, se você não quer perder nenhuma notícia, recomenda-se visitar o site pelo menos uma vez a cada 3 dias ;-)

Aliás talvez vocês se interessem em saber que estamos tendo pouco mais de 59.000 hits por dia. Ao longo do mês de agosto tivemos mais de 1.700.000 hits. Interessante, né? Obrigado pela preferência ;-) Naturalmente isto se traduz em interesse comercial, e posso dizer que graças ao apoio do LinuxSecurity (que hospeda a absoluta maioria do conteúdo do site sem cobrar, por puro espírito comunitário) e dos patrocinadores que colocam banners em nosso site, não tenho tido mais prejuízo em manter o site para vocês ;-) Este era um prejuízo que eu não me importava em ter (não vivo do site, meu objetivo é devolver à comunidade algo em troca do que ela me fornece), mas não ter que pagar para prestar esse serviço é bem melhor.

Por falar em patrocinadores, recebi várias reclamações sobre o banner em flash colocado na capa do site na semana passada. Repassei as informações ao patrocinador, e hoje recebi um banner com uma animação bem mais leve (embora visualmente bastante semelhante). Nos meus testes o uso de CPU agora está normal, mas conto com seus comentários. Não vale comentar que preferiria que não tivesse banner - ser patrocinado é parte importante da sobrevivência deste site por mais 7 anos ;-)

Ah, eu tinha prometido distribuir brindes para comemorar os 7 anos do site, né? Ontem mandei a encomenda deles (aquela coisa tradicional - boné, camiseta, chaveiro, mouse pad...) e quando tiver mais detalhes e um calendário, decido como distribuir. Não sei se vai ser concurso ou sorteio, mas conto com vocês para ajudar a decidir.

Vocês viram ali na barra lateral, logo abaixo da Pesquisa no site, o link para os resumos online do site? Vale a pena dar uma olhada, pois ali ensina como colocar um resumo atualizado automaticamente das notícias do br-linux.org na barra do KDE, na tela do Evolution, no GKrellm ou em qualquer programa com suporte ao formato RDF ou RSS (mesmo que você seja usuário de outro sistema operacional)! Experimente, é fácil e divertido.

Os links para envio de notícias por e-mail estão sendo um sucesso. Desde o mês passado vocês podem clicar nos botões localizados na capa do site, junto a cada uma das notícias, e o site envia um resumo contendo link para elas por e-mail para quem você quiser. Façam isso bastante, ajudem a trazer mais gente para cá ;-) Uma dica interessante é que você pode mandar para várias pessoas de uma vez só, separando os endereços por vírgulas. Exemplo: fulano@provedor1.com, beltrano@provedor2.com, ciclano@provedor3.com.

E era isso. Já escrevi bastante, agora é a sua vez!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» gbitten () em 24/09 13:58

Parabéns Augusto. Duas coisas eu acharia interressante para o br-liunx:
- Uma é que as nóticias não fossem publicadas todas de uma vez, ao invés disso fossem publicadas paulatinamente durante o dia. Costumo visitar o br-linux varias vezes ao dia, porem as nóticias são publicadas normalmente entre 10:00 e meio-dia.
- A outra é permitir conferir a notícia que se está sugerindo da mesma maneira que se pode conferir um comentário.


» Augusto Campos () em 24/09 14:06

Gustavo:

A primeira já está mudando - confira os horários das notícias que estão hoje na capa, a maior parte foi postada na noite de ontem. Mas eu tenho outras atividades, o site é algo que faço nas horas vagas - não dá de ficar postando ao longo do dia mesmo, exceto em casos especiais. Sempre vai haver acúmulo, embora eu tente atualizar mais de uma vez ao dia.

A segunda eu vou ficar devendo mais um pouco. Estou pensando seriamente em mudar o método de sugestão de notícias, mas isso está com baixa prioridade na fila de atividades pendentes.


» Tiago Cruz () em 24/09 16:19

Poxa Augusto, nem tenho o que dizer...

Só leh dar meus humildes parabéns, e dizer que realmente aqui o Linux é levado a sério :-)

O que eu poderia sugerir... que você enviasse algum brinde para mim, pode ser? :)

Cara, de resto acho que está show de bola, com esse esquema de separar as noticias por assunto acho que fica melhor ainda!

Valeu, abração!


» jcarlos () em 24/09 22:52

acho que o site está ótimo.. também estou percebendo que as noticias tem estado mais detalhadas.. muito bom
parabéns Augusto, e continue /c o excelente trabalho =)


» Lewis () em 25/09 00:09

Eu estou adorando as mudanças.
Parabéns Augusto pela grande visitação, vc merece!

Eu tenho duas sugestões:

1) Se for possível quando houver logon, que o user possa escolher as posições na página de onde ficam as notícias e as outras coisas, além de escolher o tema de notícias que le quer ler.

2) Crie camisetas com aquele pinguim de óculos e nome do site e venda na tempo real que eu quero comprar algumas ;-)

T+ e parabéns novamente!


» Rocini Jr () em 25/09 07:17

Deixo registrado aqui meus Parabéns ao Augusto, mesmo sendo eu um mero expectador, que não contribuo tanto quanto acho que deveria.
São essas atitudes pró-ativas que aumentam o nível do site. Discutir, planejar, mostrar as opções.
Mais uma vez, Parabéns!!!!!


» Osni Passos () em 27/09 12:48

Gostaria de sugerir algum sistema de newsletter para o site, assim informar as pessoas cadastradas dos novos conteúdos disponiveis...

Abraço


» Marco André () em 28/09 01:19

Em primeiro lugar quero publicamente dar meus parabéns ao Augusto pelo sucesso do Linux in Brazil. Para mim é um privilégio fazer parte desta comunidade que contribue para que o Linux seja levado a sério.

Comentando os pontos levantados pelo Augusto na notícia:

-> Número de notícias: senti o aumento das notícias. Tenho conseguido, no máximo ler as manchetes. Acabo por ler as notícas muitas vezes somente no final de semana.

-> Seções: A idéia é interessante e inclusive já havia sido sugerida. Creio que, seguindo seu princípio de se preocupar com o problema quando ele aparece, estava na hora da divisão por seções ser incluída. Quando a indexação por seções começar a existir, vai ajudar bastante na pesquisa por notícias antigas.

-> Resumos das notícias recentes: ajuda, mas creio poderíamos ter também a opção de ver as notícias da última semana (ou mês) neste formato resumido. Atualmente, utilizo a opção do mês corrente quando quero verificar as notícias que ainda não li. No final das contas, o ideal seria que tivéssemos a opção de cada usuário montar a tela como bem entende, incluindo os itens que mais lhe atraem e noformato que mais gosta. Sei que isto daria trabalho e não dá pra fazer já, mas é uma idéia para se ter em mente. Quem sabe se no futuro o Movable Type no implementa uma idéia similar à dos portlets do Web Sphere da IBM?

-> Número de hits: me lembro da festa que foi quando o site alcançou meio milhão de hits mês. Alguém estava por aqui na época?

-> Patrocínio: Que bom que está entrando uma grana. Com tanto picareta por aí ganhando dinheiro , nada mais justo que sobrar um trocado para você que faz este trabalho tao útil pra a nossa comunidade. Que tal começar a dividir? ;-)

-> Banner: Acho que o banner é necessário. Afinal de contas, é um modelo de sustentação que tem dado certo. Supre os gastos e não tira a liberdade de dizer o que se pensa, certo?

-> Brindes: Acho que uma parte dos brindes poderia ser distribuída aos colaboradores mais significativos, como uma forma de incentivar as pessoas a ajudarema a manter o site. Digo não apenas a contribuição com artigos e notícias, mas também com comentários inteligentes e ajuda ao pessoal novato que participa das discussões. Já que nao dá mais pra oferecer os emails, serve um boné. ;-) A escolha poderia ser feita por algum critério definido por você ou por votação feita pelos leitores. Tenho até alguns nomes já para sugerir.

-> Resumos: este recurso eu quase não utilizo e não tenho muito a falar.

-> Indicar notícia: um dos recurso que eu mais pedi, e que realmente é excelente. Creio que este recurso atrairá muitos leitores ao site. É incrível o número de pessoas que ainda não conehcem o Linux in Brazil. Será que não está na hora que cobrarmos da mídia uma divulgação de um site de tão alto nível? Faz tempo que não sai nada na Info, Pc Master, Geek e etc. a respeito do Linux in Brazil.

-> Pesquisa no site: Ficou realmente muito bom. Eu sentia muita falta de um recurso como este. Como o volume de notícias e de comentários de alto n;ivel, precisávamos de uma ferramenta de busca a altura. O Linux in Brazil tem tudo para se tornar uma fonte de consulta sobre assuntos relacionados a Software Livre, uma espécie de "google em português sobre SL".

-> Creio que ainda falta por no ar o nesletter semanal, mas não é algo sem o qual não possamos viver.

-> Flames: mudar a cor do fundo, mudar o nome do site para "Linux no Brasil", fazer a página com frames, dar uma coluna pro crítico. ;-)

É isto.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.