Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

LinuxDicas tira dúvidas sobre licenças do SuSE Linux

Notícia publicada por brain em setembro 24, 2003 12:17 AM | TrackBack


Gurgel (gurgel@linuxdicas.com.br) escreve: "Muito se tem dito e discutido acerca do modo de licenciamento do SuSe Linux e do YaST. Este artigo tem por objetivo sanar algumas, senão a grande maioria, das dúvidas existentes sobre esse assunto."

Um trecho do artigo: "Portanto, a partir dos fatos expostos acima, verifica-se que o modo de licenciamento do SuSE é, em uma enorme parte, similar a maior parte das outras distribuições. Assim sendo, não é ilegal ( não é considerado pirataria ) se forem feitas imagens ISOs a partir dos CDs do SuSE para se disponibilizar gratuitamente pela internet."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Woody () em 24/09 02:38

Ai, no proximo lançamento suse nos ftp pra galera, se alguem quiser fazer unplod eu tento hospedagem ilimitada.


» Incógnito () em 24/09 03:34

Interessante saber isto. Eu sempre pensei que o Yast fosse proprietário, e que ele fosse o motivo deles não distribuirem as isos. Só que eu não concordo com a posição da empresa em não distribuir e desencorajar quem quiser fazer isso, afinal a Red Hat sempre distribuiu e seus lucros são imensos.


» Manoel Pinho () em 24/09 07:39

-------------------------------------
A disseminação de imagens ISO pela internet não é ilegal, mas é desencorajada pois reduz as possibilidades de sobrevivência da SuSE AG, como empresa. Devemos manter em mente o que quase aconteceu com a Mandrake Linux.
--------------------------------------

Balela ! A Red Hat é a primeira justamente porque sempre disponibilizou as imagens iso.

Eu não uso o SuSe justamente por isso e por usar o Yast. E se alguém retirar o Yast e criar uma nova distribuição derivada do SuSe ?

Que tal colocarmos o SuSe no bittorrent ?


» liquidSLAVE () em 24/09 08:06

Eu estou tentando fazer isso , mas tirar o yast do suse da muito trabalho , quase uma centena de pacotes sao construidos para funcionar com o yast.
Estes pacotes vem acompanhados de scripts SuSEconfig
que sao acionados pelo Yast em determinados momentos, a retirada desses scripts dos pacotes praticamente descaracterisa os pacotes que ficam muito parecidos com os pacotes redhat de 6 anos atras ...
Oque me facina no mundo SuSE eh o carinho que os caras tem para manter 3.5 giga de rpm impecavel, mas a quantidade de scripts e macros que automatizam tarefas chega a ser sufocante , muito mais do que no RedHat.

See Ya


» George Tavares () em 24/09 08:45

Resumindo, a suse eh um bando de maletas. Eles podiam pelo menos inventar uma desculpa melhor para nao distribuir os ISO's, Eu ja nao gostava do SUSE, agora comeco a gostar muito menos. Pode ate ser uma distribuicao boa, pode ate o Yast ser bom, mas vou ficando com outras distribuicoes, mais comprometidas com a comunidade.


» Francisco Bispo () em 24/09 08:54

Utilizo o SuSE desde sua versão 8. Antes dele eu ficava pulando de distro em distro, tendo me fixado a maior parte do tempo no Mandrake. Ambos pelo fato de terem tido sempre um forte tendencia aa facilidade de configuraçao sem deixar de lado a possibilidade de mergulhar a fundo nas configuraçoes manuais. Quando vc vai tentar convencer alguem "MS-Like" a migrar pro Linux e mostra a ferramenta Yast ou o Mandrake Control Center a coisa fica bem mais fácil. Agora, depois do SuSE 8 (ja estou com a 8.2) não quero mais saber de outra (pelo menos por enquanto). Na minha opiniao o SuSE eh a distro mais redonda que existe . Ganha ateh mesmo da RH9 que eh show!


» Slackware () em 24/09 09:30

Salve!

Uso hoje em dia slackware e freebsd

Ganhei hoje em dia o Suse 8.2 irei rodar dentro de semanas, sendo que em forum, grupos de e-mail no qual participo realmente ja VEJO falar que e bem redonda em relação a muito distribuições.

Uma coisa que não sabia e fiquei sabendo pela Suse que " não é ilegal ( não é considerado pirataria ) se forem feitas imagens ISOs a partir dos CDs do SuSE para se disponibilizar gratuitamente pela internet. "

Mais vejo muitos ftp removidos quando sobem as iso, sendo assim vamos liberar na linuxiso entao.


» RedCzar777 () em 24/09 09:40

É só procurar por "suse" no fiel mirrors:

http://www.filemirrors.com/


» RedCzar777 () em 24/09 09:42

O nome é "file mirrors", foi apenas mais um erro de digitação...


» #startx# () em 24/09 10:44

Eles não estão errados. Se as empresas não arrumarem uma forma de ganhar dinheiro, vai ser muito difícil pro Linux conquistar mercado. E aí, só vai ser mais um SO underground usado por geeks enfurnados em seus quartos. Hoje em dia, nem injeção na testa é de graça. Como vcs vão querer que desenvolvedores sobrevivam trabalhando em cima de algo sem ganhar um tostão. Tudo requer dinheiro. Quem não pensa assim tem uma visão muito romântica da vida. A maioria dos hippies, hoje são empresários, advogados, corretores de bolsa de valores... Os brasileiros revolucionários que foram exonerados, hoje são administradores, economistas... Todos mudaram o seu modo de pensar. Em tudo tem que haver coerência. Querer tudo de graça também é muita malandragem, né não?


» Douglas Augusto () em 24/09 11:37

Apesar do patrocínio de empresas ajudar o afloramento do Linux, este não é estritamente necessário. Haja vista a distribuição Debian, que não visa absolutamente nenhum lucro e está entre as mais populares, com mais de 10 anos no mercado. O Linux (ou melhor, GNU/Linux) pode se auto sustentar pela própria comunidade.
Pacotes Linux adquiridos por empresas com fins lucrativos, como Conectiva, RedHat, SuSE, entre outras, possuem a vantagem de vir geralmente com suporte. Mas este pode ser obtido também por terceiros, por membros da comunidade. O problema é que ainda as empresas não se sentem psicologicamente confortáveis para a contratação de serviços que não tenham estampa de uma empresa.


» fabio () em 24/09 17:23

acho que pagar 350 reais por uma caixinha de linux é muito caro. eu , por exemplo, comprava caixinhas. mas o suse ficou muito caro e a minha opção para continuar usando é baixar os isos e gravá-los para uso posterior. é uma das melhores distribuições linux com certeza. e eu já tenho os manuais da 7.3 que são fantásticos. pra que eu iria comprar de novo a caixinha de 350? as empresas que devem pagar tais valores, não pessoas físicas que servem para difundir a distribuição. com essa atitude, eles diminuem a popularidade da distribuição.


» #startx# () em 25/09 13:24

Douglas,

Não seria porque existe muita picaretagem que não te dá as garantias que uma "estampa de empresa" dá? Fazer malandragem como pessoa física é mole, mas como PJ... é outra história. É muito mais complicado. Na minha empresa, se eu tiver que, por exemplo, contratar suporte para implantar o Conectiva (embora eu nunca vá usar essa porcaria), eu vou contactá-los diretamente e não pegar alguém que se diz ligado à eles para fazer o serviço. Inclusive, hoje eu recebi um email deles esclarecendo que há picaretas no mercado falando em nome deles, pedindo para seus clientes tomarem cuidado. Dá prá confiar? Não dá. Você é empresário? Já esteve na pele deles?


» jp () em 27/09 09:34

Uso o SuSE Linux 8.1, e acho sensacional. No entanto, estou pensando em mudar para outra distro, pois essa está cada vez mais cara, principalmente para um home usuário como eu. Acho que as empresas devam pagar um pouco mais, pois precisam da segurança e confiabilidade de uma outra empresa, sem falar no suporte, mas nós home usuários, pagamos para difundir e defender, e na maioria dos casos resolvemos nossos problemas sem nenhum tipo de suporte. Mas não há política perfeita...


» Beholders_Eye () em 17/10 12:03

Já vi outras pessoas despejando "gentilezas" prá cima da distribuição SuSE. Eu uso SuSE desde a versão 7.x, e a considero a distribuição mais completa que existe no mercado, por isso ela vem em DVD ou em muitos CD's. Só não curto muito o sistema pacotes RPM, mas isso não vem ao caso.
Também acho que a desculpa de utilização de banda é meio estranha. Mas faz até sentido, pois são 5 CD's, e se você instalar a versão FTP do SuSE (o que já fiz uma vez), você baixará em torno de 5~6Gb de rpms e afins. Ou seja, não deve existir estrutra de rede, banda de download que aguente um monte de usuários fazendo download disso tudo, em forma de iso. Via ftp as pessoas não se encorajam.. :-), e a versão FTP do SuSE não vem com os pacotes com licença fechada: Sun JDK, IBM JDK, alguns outros softwares úteis....
Eu vi gente falando que a RedHat sempre distribuiu ISOs da sua versão de sistema. Mas, vamos parar e analisar, a distribuição da RedHat nunca chegou a ser tão completa como a do SuSE... Ela NÃO tem o YaST, que é o núcleo do que faz o SuSE tão bom. Ela também não vem em 7 ou 5 CD's. Vem normalmente no máximo em três (se me lembro bem).
Eu, sinceramente, sempre achei o RedHat MUITO mais pesado que o SuSE. A RedHat faz dinheiro com versões Enterprise do RedHat, e não com versão para Home User. A SuSE é praticamente pioneira em uma distribuição de QUALIDADE focando o usuário caseiro, e não o corporativo. A RedHat declarou que ainda não vai se "aventurar" pelo mercado "Home User", ou seja, a distribuição RedHat NÃO é para um usuário caseiro. A SuSE quando faz a sua distribuição, trabalha meses em cima de muitos aspectos: Usabilidade, Apelo Visual, ESTABILIDADE, Documentação específica. A RedHat tem o seu trabalho, e contribuiu muito na comunidade, sem dúvida. Mas a SuSE também, eles suportam inúmeros projetos Open Source: o Eclipse, o sistema de arquivos ReiserFS... E outros...

Acho que existe um MUNDO de diferenças entre o SuSE e outras distribuições, pois existe uma equipe grande focada só na qualidade da distribuição, o que nas outras são desenvolvedores que trabalham no seu tempo livre em cima da distribuição porque gostam do trabalho. Não estou dizendo que a qualidade das outras distribuições é menor, estou dizendo que, como o Lindows, e até o Xandros, o SuSE tem um foco mais comercial no usuário final, e por isso ela tem que manter uma equipe grande focada só neste nicho do mercado. E eu acho que só isso já justifica o valor (que não é tão alto assim) e a não distribuição via ISO's do SuSE.


» Adriano Caetano () em 17/10 21:33

Salve amigos do BR-Linux.

Só para esclarecer ao nosso amigo "jp" acima, iremos receber a versao Oficial do SuSE 9.0 na segunda semana de novembro, e o preço irá se manter em relação a versão 8.2. O mesmo aconteceu com a versão anterior.

Ate mais.


» Cassio Alexandre () em 25/10 11:48

Gostaria de saber com devo fazer para rodar linux suse 8.2 que foi vendido junto com a revista, a partir do HD por que sempre que quero usar o aplicativo tenho que por CD ROM na unidade para funcionar, ou seja o sistema roda sempre apartir do CD.
Caso alguem tenha uma solução eu agradeço.
Obrigado


» Denilson Villar () em 28/01 01:22

Olá amigos do BR-LInux.

Ainda sou iniciante no sistema operacional Linux, mas sempre achei que todas as distros deveriam seguir o exemplo da SUSE e não disponibilizar o instalador. Isso iria obrigar os usuários a comprar sempre a distro oficial e não fazer downloads dos cd's. Vejo que a maioria dos usuários Linux são meio "mão de vaca" e não gostam muito de gastar dinheiro com o sistema. Todos querem de graça, mas temos que ter em mente que o Linux é um sistema livre e não gratuito - tem uma grande diferença entre esses dois termos. É preciso pensar que as empresas que montam essas distros precisam de dinheiro para sua sobrevivência ou, não demora muito, muitas distros deixarão de existir. Vão sobreviver somente aquelas que conseguem ganhar dinheiro com o sistema. A minha opinião é de que se o Linux não der lucro para essas empresas, embora um excelente SO, pode estar fadado ao fim.


» Thiago Pereira Rosa () em 29/02 16:36

Não consigo fazer o SuSE reconhecer a placa de som, (som ele reconhece pois no inicio do logon ele mostra um som, mas quando tento escutar um cd nada acontece a não ser mostrar que o cd esta rodando, mas nada de som,)nem instalar o drivers de hardware, se puderem ajudar


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.