Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Entrevista com o autor da firewall do Linux

Notícia publicada por brain em setembro 23, 2003 11:34 PM | TrackBack


O KernelTrap entrevistou Rusty Russel, o australiano que meio por acaso tornou-se o desenvolvedor do IPCHAINS (o filtro de pacotes do kernel 2.2) e acabou criando o totalmente novo IPTABLES no kernel 2.4. Além disso ele gosta de escrever documentação, sistematizou os futexes, e quando notou que o modo de funcionamento dos utilitários que lidam com módulos do kernel (insmod, modprobe, rmmod...) causavam problemas com um projeto seu, não se fez de rogado: foi lá e escreveu um método completamente novo de lidar com esta questão, e criou novos utilitários bem melhores. Vale a leitura.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» gbitten () em 24/09 09:26

"... da firewall ..." ?
Sei não, prefiro "do firewall"


» Augusto Campos () em 24/09 09:53

Eu usei "a" por causa do gênero da tradução - "parede corta-fogo", ou "parede de fogo" (e muitas outras - já vi firewall traduzida até como "aceiro". Neste caso, seria "o").


» gbitten () em 24/09 11:56

E que tal O "muro de fogo" ou A "muralha de fogo" ou A "barreira de fogo".

A falta de um termo em português causa isso :(


» Fabio () em 24/09 13:36

O gbitten deve ser daqueles caras que sacam muito de portugues, mas não entende porra nenhuma de Firrewall. Deixa de ser chato o gbitten, e vai comentar sobre aquilo que vc entende.


» Augusto Campos () em 24/09 13:43

Não, eu acho que não. Aliás achei interessante o comentário dele.


» omorp () em 25/09 15:58

vc achou interessante o cara preferir um "o" do que um "a" ? bah, se mata augusto.


» Augusto Campos () em 25/09 16:13

Claro, espera só um instantinho


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.