Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

MS vs. Linux: A Verdade Sobre o TCO

Notícia publicada por brain em setembro 22, 2003 09:01 PM | TrackBack


Nelson Ferraz (nferraz@phperl.com) disse: "Aqui vai uma análise sobre o recente relatório da Giga Research [à qual a Folha deu a chamada mais irônica do ano: "Windows é mais barato que Linux, diz estudo pago pela Microsoft" - veja a nossa matéria anterior]. Curiosamente, para chegar à conclusão de que o Windows poderia custar menos, o relatório da Giga precisou partir do princípio de que o Linux tem um maior custo de licenças. Como? É simples. Ao invés de comparar Windows vs. Software Livre, o relatório considerou Windows vs. Linux + BEA WebLogic + Oracle. Partindo de premissas como essas, fica fácil provar qualquer coisa."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Penetro () em 22/09 21:16

Uma coisa que sempre fico impressionado é que nunca levam em conta nestes estudos a quantidade de tempo perdida com os travamentos "normais" do windows. São horas e horas de RETRABALHO em cima de documentos, simplesmente porque o word caiu, ou que a rede saiu do ar e o Windows travou como um todo.
Também acho engraçado falar de TCO em empresas pequenas, onde o custo das licenças de windows e de office torna proibitivo o uso de versões legalizadas.


» Carlos Wagner () em 22/09 21:28

Será que o Windows com o M$ SQL Server, ou seja lá como ele estão chamando o antigo Back Office não seria mais caro que qualquer distribuição Linux?

É claro que sim, mas o que vocês queriam que eles dissessem?!?!?


» #startx# () em 23/09 09:30

Tudo que termina com CO não presta: TCO, SCO, COCÔ, Francisco CUOCO e por aí vai.


» Davide () em 23/09 10:33

O engraçado é que usam os mesmo argumentos, furados, a anos, as mesmas pesquisas, manipuladas, também a anos, e até hoje tem gente que se guia por elas para vender seus serviços m$, e tem gente que acredita e compra!!!
Por falar nisso, tô vendo uma ponte usada no Rio de Janeiro, quem interessar é só me procurar. Baratinho, baratinho.


» critico () em 23/09 12:13

Claro. Nao podia existir outra opiniao contraria a isso. Imaginem quem patrocinou a entrevista? SUN Microsystems. o velho dinossauro quer puxar a brasa para a sua sardinha.
O custo de TCO em minha opiniao depende da empresa e dos implementadores.

Se eu pegar 10 caixas de produtos windows e atirar a agua, e pegar 10 caixas de produtos da SUN e atirar a agua qual vai ser mais barato?
Ora, na empresa onde as 20 caixas nao foram atiradas a agua. (comparar, meio idiota)


» critico () em 23/09 12:14

Claro. Nao podia existir outra opiniao contraria a isso. Imaginem quem patrocinou a entrevista? SUN Microsystems. o velho dinossauro quer puxar a brasa para a sua sardinha.
O custo de TCO em minha opiniao depende da empresa e dos implementadores.

Se eu pegar 10 caixas de produtos windows e atirar a agua, e pegar 10 caixas de produtos da SUN e atirar a agua qual vai ser mais barato?
Ora, na empresa onde as 20 caixas nao foram atiradas a agua. (comparar, meio idiota)


» Edson Gonçalves de Aguiar () em 23/09 15:16

Alguém pode me dizer o que é possível ser feito somente com Windows instalado no equipamento?
Se compararmos o Windows seco com o Linux + Oracle + BEA WebLogic é lógico que o Linux fica mais caro, mas totalmente funcional enquanto que o Windows...


» kaka () em 04/05 21:45

ja que windows é ruim.. pq vceis usam ele, larga o windows e usa o linux! pronto uai!


» koko () em 04/05 21:47

me diz uma coisa, qts de vceis tem windows em casa?

provavel respostas: 99%, se naum for todos.

sem mais comentarios.


» Guilherme () em 04/05 23:45

Eu não tenho e acho q mta gente não tem


» Carlos Andre () em 31/05 08:44

O curioso é que todos vcs criticam a pesquisa, que o windows é pior e mais caro, que o linux de longe é o melhor, mas ninguem informou paginas, links, sites.... onde podemos ter dados de custo/beneficios do linux e windos para compararmos, ou seja, até então o que prevalece é o que se pode provar. Vcs estão parecendo apaixonados iludidos que não querem ver que sua amada os trai, vêr se parte para pesquisa e divugem dados concretos seu linunaticos.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.