Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Ford adota o Linux

Notícia publicada por brain em setembro 15, 2003 12:04 PM | TrackBack


Veja neste artigo como a Ford anunciou que trocará o Windows pelo Linux em suas áreas de vendas, recursos humanos, CRM e no restante de suas operações de infra-estrutura. O parágrafo conclusivo do texto é interessante, ainda mais por não estar localizado em uma publicação técnica pró-Linux, mas sim em um site de negócios: "Aplicações empresariais podem rodar tão facilmente em Linux quanto no Windows"

Atualização: este artigo do NewsForge relata a reação da Ford após a divulgação desta notícia: negar tudo e dizer que todos seus contratos atuais estão mantidos, embora ela esteja mesmo em busca de alternativas. Já os revendedores de Linux consultados confirmam que há uma forte negociação em andamento, mas não podem dar detalhes a pedido da própria Ford.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Raul () em 15/09 12:27

a M$ anda perdendo + do q o rubinho....


» SS_Sputnik () em 15/09 13:17

ela perde uma aqui e ganha duas ali!


» clayton () em 15/09 13:19

Sem flames ok, mas em outras épocas a situação era
outra. Que tal avaliar a coisa pelo lado positivo?


» linux () em 15/09 16:57

"Sem flames ok, mas em outras épocas a situação era outra. Que tal avaliar a coisa pelo lado positivo?"

Qual situação era outra ?
A da M$ ou do Rubinho ?


» bach () em 15/09 17:27

Espero que outras empresas da area decida pelo mesmo.


» zlow () em 15/09 18:10

São noticias como essas que me deixam feliz..
Espero ver ainda a queda da M$!!(Falencia)


» BIll () em 15/09 18:32

>Espero ver ainda a queda da M$!!(Falencia)

Eu espero que a Microsoft nunca quebre! Eu gostaria sim, que ela retirasse o pensamento Americano/Imperialista de sua forma de trabalhar.

Mas a microsoft, assim como diversas empresas que apóiam, estão em cima do muro ou desaprovam o linux, gera milhares de empregos e renda para muitas pessoas, inclusive no Brasil!

Eu gosto muito do linux, minha vida gira em torno dele, mas não é por isso que ele é a melhor solução para todos os problemas do mundo (incluindo ai a geraçao de renda para estas familias)!

A microsoft podia melhorar muito a sua postura, mas enquanto não cair a ficha vamos fazendo a nossa parte! :)


» linux () em 15/09 18:37

"Eu espero que a Microsoft nunca quebre! Eu gostaria sim, que ela retirasse o pensamento Americano/Imperialista de sua forma de trabalhar."

Eu espero que quebre, e quebre logo.

Ela quebrou várias empresas ao longo de sua existência, usando práticas monopolistas.
Quanto as pessoas que trabalham na M$, elas encontrarão emprego nas várias empresas que surgirão para cobrir o espaço
que a M$ deixar.


» liquidSLAVE () em 15/09 19:27

Só uma curiosidade sobre os "empregos" Microsoft . Ela possue 30.000 funcionários no mundo inteiro , e desses 30.000 , 28.000 são publicitários !
Dados da própria microsoft

See Ya


» Marcos Alexandre () em 15/09 21:39

Você está olhando somente os empregos indiretos. Se você olhar os indiretos, vão ser milhões de empregos.

Mas eu espero que a MS caia mesmo. Tudo bem que hoje ela perde um e ganha dois, mas até pouco tempo ela não perdia era nada.
E as primeiras conquistas do linux eram nos servidores, mas agora está começando a entrar no desktop corporativo. Isso vai atrair mais empresas que desenvolvem soluções corporativas para o Linux.

E com a concorrência, a MS vai ser forçada a rever suas políticas. Aliás, está revendo. O Shared Source é um avanço. A redução de preços na Asia é outro. E o .NET também tem muito mérito devido a concorrência.


» Douglas Augusto () em 16/09 01:22

Que tipo de emprego indireto a Microsoft produz e que o crescimento do Linux não poderia cobrir?
Já parou pra pensar que uma parcela do imposto que o contribuinte brasileiro paga vai parar na mão do Bill Gates (através de custos com licenças, etc).
A utilização em massa do Linux criaria muitos empregos, como de treinamento, administrador, mantenedor, etc. E o capital todo ficaria no país.
a parcela do imposto que você paga poderia ser transferido para educação, saúde, obras sociais e por aí vai.


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 16/09 08:40

Eu não quero ver a falencia de nenhuma empresa da informatica nem de qualquer outro ramo. Eu gostaria de ver mesmo é a informação podendo ser livremente difuldida pelo o planeta e que não só uma empresa tenha o dominio da tecnologia é por isso que eu admiro o projeto da FSF que resultou na GNU e nas GLPs.

Fico muito feliz em saber que mais uma empresa também acreditou nisto, mesmo sabendo que ela só adotou pq é menos caro que a outra, mais um dia isso vai mudar até mesmo entre nos apaixonados pelo o linux seja por ele ser free ou seja pela a ideologia que tem por traz de toda essa coisa ai.


» Davide () em 16/09 09:34

Também acho que a m$ não deve falir. Não pelos empregos, pois eles apenas migrariam para outros sistemas e haveria um novo tipo de profissional no mercado. Novo, porque muitos profissionais m$ não sabem direito o que fazem, o que não é o caso no Linux, por exemplo.
Mas sou contra a sua falência, pois assim, estariamos apenas trocando um monopólio por outro, o que SEMPRE é ruim. Não adiante vir com ideologia. O fez os automóveis evoluírem tanto?? Concorrência!
O que fez o mercado de processadores, vídeo, eletrônicos em geral evoluir tanto?? Concorrência!!
Isso é exencial para que o mundo melhore para todos. Quando ela detiver "apenas" uns 50% do mercado, a coisa estará ficando boa, pois com o fim do monopólio, ela terá que melhorar sempre, o linux terá que melhorar, o mac, o unix, etc, terão que melhorar também, e baratear. Isso, na minha opnião, é o cenário ideal.
Para finalizar, Linux até o fim. eeheheheh


» Manoel Pinho () em 16/09 10:46

É engraçado como as grandes empresas têm medo de assumir que usam linux... Provavelmente têm medo de perder vantagens nos contratos com a M$ e pagar mais caro pelos softwares dela.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 16/09 18:04

Davide, e qual seria o monopólio que iria cobrir o da Microsoft no caso de sua eventual falência? Certamente que não o software livre, que por sua natureza é antimonopolista. Software livre se baseia em padrões abertos, visibilidade, interoperabilidade e compartilhamento. Alguém da RedHat já deu uma entrevista em que explicava muito bem essa diferença...

Por mim, além de a Microsoft falir, os "cabeças" que criam essas estratégias anti-éticas e desonestas de conquista de mercado deveriam, de alguma forma, ser severamente punidos. Merecer eles meceriam... mas infelizmente eu sei que isso não irá acontecer, o mundo é dos espertos. Alguém tem dúvida, por exemplo, que o Darl McBride e seus comparsas da SCO vão sair ilesos de toda essa difamação que estão fazendo?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 16/09 18:08

Achei o URL: http://newsforge.com/newsforge/02/08/26/2219208.shtml?tid=23 (Is RedHat the Microsoft of Linux?)


» Davide () em 16/09 19:44

Patola,
mesmo o do software livre seria um monopólio, se só ele existisse. Uma das coisas que faz com que ele evolua constantemente, em minha opnião, é a tentativa de querer fazer algo sempre melhor. Qual o principal parâmetro de comparação? Os demais sistemas. Resumindo, concorrência.
Voltando ao cenário da m$ cair para 50% do mercado: a própria m$ teria que adotar padrões abertos, pois, num cenário desses, o "lockout" (tá certa a palavra?), por exemplo, do Word cairia por terra. Porém, ela continuaria sempre a evoluir, tentando derrubar-nos, e nós sempre a evoluir também para continuarmos à frente dela.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 17/09 11:03

Desculpe, Davide, mas eu não posso concordar. Software livre é um TIPO de software, não um fabricante específico para caracterizar monopólio. A sua definição está abrangente demais. Além do mais, como eu disse, e como o artigo bem explica, a própria "ecologia" do software livre impede que qualquer tipo de monopólio apareça. E sempre irão, com certeza, existir diversos softwares livres competindo entre si (vide KDE x Gnome, Emacs x vi, etc.).

A motivação para evolução e aparecimento de novos recursos, ou mesmo mudanças de rumo, continuarão sempre a existir pois os softwares livres competirão entre si. Eles não precisam competir com software proprietário.


» GEORGE () em 09/10 19:46

sou um novo usuário linux, e adorei experimentar o linux, trabalho com informatica ha um tempinho desde de 1988, e vejo com bons olhos a concorrência que o linux vem fazendo perante a toda poderosa micrososft. Estou tão empolgado com linux, que já realizo treinamentos para me certificar no LPI 101 e LPI102.


» GEORGE () em 09/10 19:48

Gostaria de saber, qual area seria a mais rentável para se trabalhar com Linux, seria mesmo a Administração de Sistemas Linux, ou desenvolvimento tipo PHP MySQl , java...


» André Malaquias de Lima () em 19/11 00:58

"Aplicações empresariais podem rodar tão facilmente em Linux quanto no Windows". Caros amigos e colaboradores. Tenho a responsabilidade de manter e gerar empregos para famílias que só tem chance de sobreviver dignamente através do uso de ferramentas digitais livres de ter que mandar dinheiro de licenças para o homem mais rico do mundo,(e sim para programadores brasileiros e pequenas empresas que realmente geram 70% dos empregos do país conforme comprovam todas as estatísticas do IBGE /SEADE /FGV/ DIEESE, FIA, SEBRAE entre outros) Eu gostaria de receber informações objetivas sobre programas GNU/GPL (ou GPL-Like) para Gestão de RH, Contábil, Bancos, Administração de Portais e Empresas de E-Learning e afins, preferencialmente tudo que citei em um único programa para GNU/Linux. Qualquer dica neste sentido será valiosíssima tanto para mim como para o Grupo Include e para toda comunidade afeita à científica liberdade de conhecimento e desenvolvimento e à sobrevivência econômica das outras empresas do mundo (fora a MS e suas milhares de parceiras em vendas casadas obrigatórias como fabricantes de antivírus, etc.), principalmente as pequenas. Deixando de pagar R$ 30, 50.000,00 ou mais de licença dá para investir e gerar bem mais empregos.Abraço a todos.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.