Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Comparativo entre processadores de texto

Notícia publicada por brain em setembro 9, 2003 11:49 AM | TrackBack


Esta comparação entre processadores de texto avalia alguns pesos-pesados e outros concorrentes mais recentes desta arena, incluindo o Word 2003, OpenOffice Writer, Star Writer, WordPerfect, TextMaker e Wordpro (note a predominância dos softwares fechados), levando em conta as necessidades de um escritor profissional. A conclusão é interessante, recomendando o StarWriter, TextMaker e WordPerfect (os dois primeiros têm versão atualizada para Linux), e criticando o Word por razões diferentes das que costumam aparecer em artigos quando o foco é o da comunidade do software livre ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rogerio Augusto () em 09/09 12:38

Sou partidario do software livre, mas nao concordo com a afirmação de que o StarWriter ou qualquer outro editor supere o MS Word.


» Augusto Campos () em 09/09 14:08

Rogerio, você chegou a dar uma olhada nos argumentos do autor do texto? Ele fez uma comparação, expôs seus critérios, e classificou os produtos de acordo com eles. E divulgou o resultado, claro.

Óbvio que você pode simplesmente "não concordar". É um direito seu, embora não mude muito o resultado da comparação que foi publicada.

Mas convido você a dar uma olhada no texto da comparação, e aí apresentar argumentos que levem a sugerir que há alguma falha na análise. O convite também é válido caso você queira instalar os softwares citados, fazer sua própria comparação com critérios particulares seus, e expor os seus próprios resultados.


» Daniel Fonseca Alves () em 09/09 15:27

É um bom comparativo, mas irei lançar minha defesa ao OpenOffice.
1º - As fontes do OpenOffice na versão 1.01 era realmente ruim de visualizar no Linux e tinha problemas mas e versão 1.1rc3 vem com uma nova fonte que corrigiu este problema e sinceramente testei no Debian e no Conectiva e não tive o que reclamar.
2º - O formato SXM é um formato novo e deveras não é lido por diversos writers no mercado mas está sendo imcorporado em alguns projetos como o koffice. Como o próprio autor definiu é um XML comprimido e não deve ser difícil ser imcorporado falta apenas um pouco de esforço.
3º - Problemas com dincionários existem mas a versão 1.01 em português não me trouxe problemas para a correção ortográfica é de se esperar que a versão português da 1.1 também não tenha esta dificuldade.
4º - Foi testada um versão de "correção", podemos esperar ainda muito na versão final principalmente quanto a correção de bugs de filtros e outros.
Concluindo: Uso o Openoffice e ele me atende na minhas necessidade básicas e avançadas muito bem.


» andarilho () em 09/09 15:48

Só um detalhe: o StarOffice foi colocado entre os melhores. O SO é um mod do OOo (depois que o OOo saiu do SO). Como software livre, o OOo cresce muito rapidamente.

A Sun adotou a mesma estratégia da Netscape de liberar o código criando um novo projeto e alterar esse código para um público específico, enquanto sugeria para o público geral sua versão aberta.

A Netsape, como todos sabem, se deu bem na empreitada até sair a versão 1.0 do Mozilla. A partir de então, não conseguiu acompanhá-lo mais.

O mesmo pode ainda aconteer com o OOo, por que não? Nesse caso, o SO estar entre os melhores é uma ótima notícia.


» guara () em 09/09 16:56

Em comparações, benchmarks, etc, costumo apenas dar uma olhada e, quando necessário, faço a minha.
O que eu mais gostei foi da última recomendação:

"...
- More platforms. Whether you want to admit it or not, GNU/Linux is here to stay and its market share is constantly increasing. If you don't have a GNU/Linux and OS X version of your software, you're not serious about your customers' needs.
..."


» Incógnito () em 10/09 03:21

Uso o AbiWord há algum tempo e não troco ele por nenhum outro. É rápido, possui uma boa interface, boas fontes e essa última versão possui uma compatibilidade absurda com outros programas: MSWord, Kword,Star Office, Open Office, etc... até hoje nunca tive problemas de compatibilidade. Só falta implementar um editor de PDF's, aí sim seria perfeito pra mim. :)


» amanda de ciquera aragao () em 31/10 14:32

parabens cosegui o que eu queria uma respos com que eu aprendi bastante


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.