Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: Gkrellm, Cursed GTK e TIA

Notícia publicada por brain em agosto 29, 2003 11:36 AM | TrackBack


A coluna Software de hoje tem indicações de um software para monitoramento, uma implementação do GTK em modo texto e um ambiente integrado de desenvolvimento que pode rodar no console. Confira!

Gkrellm

por Fabio Rafael da Rosa

Bom, hoje eu vou falar de um programa que é conhecido de muitos, desconhecido de outros: o gkrellm. Como é dito na pagina do programa:
"Milhares de monitores, 1 processo". O gkrellm e' uma barra lateral onde pode ser iniciados diversos programas (diversos mesmo, são muitos programas disponíveis para rodar no gkrellm), desde monitores de CPU, monitores de hardware, disco rígido, email, ICQ, rede, controle do xmms, isso para citar somente alguns.

Interessante também e' o fato do gkrellm possuir a possibilidade de monitorar maquinas remotas, ou seja, você inicia um gkrellm na sua maquina que vai estar monitorando o seu servidor de arquivos, por exemplo. As possibilidades são muitas. O gkrellm e' um verdadeira canivete suíço, tanto para administradores quanto para usuários. Vale a pena dar uma chegada em http://www.gkrellm.net e conferir. Voce não vai se arrepender.

AVISO: O uso do gkrellm pode causar grave dependência.. :P

Cursed GTK e TIA

por Anamim

O Blog do Miguel de Icaza, comentado por aqui recentemente, cita um projeto no mínimo interessante, o Cursed GTK. O software é uma versão para o console do GTK+ que permite rodar aplicações do X no modo texto.

E continuando a onda do console por que não experimentar o TIA, um IDE baseado no ncurses!

Ele suporta linguagens como ADA, C, C++, BASH, Perl, etc. Você pode criar projetos, trabalhar integrado com o CVS, usar o mouse, o debugger, e fazer outras tantas coisas que normalmente é possível em outros IDEs disponíveis. Chega de frescura. Aposente o X !! :-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» asdfg () em 30/08 10:46

Gostei da Tia. É daquelas que vale a pena investir... :)


» Bruno () em 02/07 11:04

estou a meio de um trabalho de linux e não sei para que serve a partição /root


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.