Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Revista do Linux 44 traz o Conectiva 9 em 2 CDs

Notícia publicada por brain em agosto 28, 2003 10:37 AM | TrackBack


A capa amarela torna difícil não notar na banca: a nova edição da RdL traz dois CDs (um a mais do que o seu habitual) contendo o Conectiva Linux 9.0. Nestes tempos de batalha jurídica com a SCO, é interessante notar que os CDs têm o patrocínio da IBM - mas aparentemente o custo do CD adicional foi compensado pela redução do número de páginas desta edição especial. Além de um extenso guia de instalação do software distribuído com a revista, há uma matéria sobre o recente evento LinuxCorp, a minha coluna (neste mês dando dicas sobre como obter melhores respostas nas listas e fóruns sobre Linux) e mais as seções de Variedades, Rádio Linux e Dicas. Para completar, a página central tem um poster duplo com a imagem do guru GNU levitando, idêntico ao deste wallpaper mas sem a temática oriental.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Silveira () em 28/08 10:49

Reduzidíssimo, diga-se, me senti lesado, pois, compro a revista todo mês, e não tenho interesse no cd do conectiva, o que me interessa são as matérias.


» Fernando Ike () em 28/08 12:17

Concordo com o Carlos, o melhor da revista é o conteúdo e esse mês tem menos que trinta página.
Mais um mês assim e vai cair muito o público.



» Luiz Fernando () em 28/08 14:04

Estou aqui para fazer coro com a reclamação. Compro a Revista do Linux desde a sua primeira edição sem perder nenhuma e, pela primeira vez, não vou comprar esse mês. Me sentiria lesado se o fizesse. É uma pena pois ainda me lembro da sensação que as primeiras revistas me causaram. Das últimas edições eu já não posso dizer a mesma coisa. Excetuando a seção do Augusto que consegue manter o mesmo bom nível de sempre.


» EAC () em 28/08 14:26

A impressão que fica é que a revista esta indo para o vinagre. Nas últimas edições 80% da revista esta baseado em "Cases". Tá faltando conteúdo tanto para os experientes quanto para os novatos.
O site da revista então tá pra lá de desatualizado.
Também estou muito decepcionado.


» andarilho () em 28/08 15:24

Só para constar: faz cerca de um ano (talvez mais) que não compro a RdL. Desde que ela virou uma Linux Cases Magazine.


» Douglas () em 28/08 15:51

Vou fazer uma reclamação formal aos responsáveis pela revista assim que esta chegar em minhas mãos.
A revista está muito "política" e como todos disseram aqui, baseados em "casos". Em menos de uma hora é possível degustar a revista inteira, dada a deficiência de material. Minha assinatura não renovo mais, eu busco conteúdo e não brindes. Não posso admitir que por causa de um brinde extra (que não me servirá em nada), o conteúdo da informação estará sendo prejudicado.


» Carlos Paulino () em 28/08 15:53

Bem eu entendo o descontentamento dos Leitores que procuram a revista como forma de informação, mas para pessoas como eu que estão sempre necessitando de soluções Linux em português, para usuários Leigos esta revista é um presente e tanto. Trabalho com Administração de uma rede de uma escola de Pré-Vestibular onde os usuários querem utilizar o computador e não entende-lo e compreender seus detalhes. Portanto compreendo os comentários mas creio que a revista estatendo uma visão ampla do universo de seus Leitores.


» Carlos Paulino () em 28/08 15:54

Bem eu entendo o descontentamento dos Leitores que procuram a revista como forma de informação, mas para pessoas como eu que estão sempre necessitando de soluções Linux em português, para usuários Leigos esta revista é um presente e tanto. Trabalho com Administração de uma rede de uma escola de Pré-Vestibular onde os usuários querem utilizar o computador e não entende-lo e compreender seus detalhes. Portanto compreendo os comentários mas creio que a revista estatendo uma visão ampla do universo de seus Leitores.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 28/08 15:57

Depois dessa, acabou minha compra de "Revista do Linux". Enquanto outras revistas incipientes só fazem melhorar seu conteúdo (principalmente técnico, não se restringindo a casos de uso), como Java Magazine, a Revista do Linux só piora.

Alguém conhece uma publicação em português que possa preencher o vácuo causado pela decadência da RdL? As em inglês estão muito caras. =)


» Clovias Sena () em 28/08 15:59

bom dia,


e o que diz o editorial????


» johnny () em 28/08 17:27

Pensei que só eu estivesse revoltado, tenho todas a 43 revistas, só uns 3 ou 4 cd's realmente foram úteis, o melhor sempre foi o conteudo, há pouco tempo aqui mesmo defendi os "Estudos de caso", pois dão munição para "atacar" os indecisos, mas realmente agra ela descambou mesmo, devo comprar a 44 por que é encomendada na banca, provavelmente irei cancelar essa encomenda.


» Alexandre Martins () em 28/08 17:50

Sinceramente, já me vinha causando estranheza que a revista esteja tardando mais que o habitual para chegar aqui às bancas de SC. Nunca fui assinante mas tenho todos os números.
Confesso que apesar da ambiguidade (tentando ficar em cima do muro entre linunx e windows) em termos de CDs e até de algumas matérias a PC MASTER vem superando a RdL há algum tempo.


» Penetro () em 28/08 18:47

Em primeiro lugar, Concordo com a opinião geral.

Também compro a revista desde a primeira edição. Achei um absurdo o preço de 16,00 reais. E olhe que o CD foi patrocinado pela IBM e a revista veio com menos páginas. Imagina se não tivesse sido....
Acho que teria sido muito melhor se a revista tivesse baixado a qualidade do papel, para manter o número de páginas, ou se suprimisse os custos do poster "brinde".

Sinceramente não consigo entender como uma revista que não tem concorrentes esteja perdendo assim tão fácil os seus leitores, até os mais fiéis.
Fica aqui o meu protesto.!!

Mas não quero apenas reclamar. Vou também escrever um e-mail à revista com este meu ponto de vista e dando algumas sugestões de como eu acho que ela pode melhorar.

Sugiro que todos façam o mesmo, mas de forma ojetiva, porque apenas reclamar não leva a nada.



» Manoel Pinho () em 28/08 19:59

Eu sou assinante da RDL pela segunda vez. Na primeira vez eu desisti porque a revista várias vezes extraviava e eu tinha que ficar mandando emails para receber o exemplar mais de 1 mês depois.

Depois tentei comprar nas bancas, mas a péssima distribuição entre as bancas (e moro no Rio de Janeiro capital !) e a falta de uma data certa acabavam me fazendo perder alguns exemplares. Não adiantava encomendar a jornaleiros perto da minha casa porque nenhum deles tinha a tal RDL.

Assinei novamente para dar uma chance e já tive 1 revista extraviada e vários atrasos. O que valeu a pena foi que paguei menos por cada exemplar e, agora com o aumento, eu me dei bem.

Infelizmente cada vez leio a revista mais rápido. Acho que quem acompanha as notícias linux diárias aqui e em outros sites praticamente não vê novidades. Os cases são interessantes mas eu acho que pagar por isso é demais. Podiam ser colocados no site da revista ou no da Conectiva.

Eles poderiam ter colocado uma versão extra da revista para vender o CL por um baixo custo. Poderia ser uns R$ 20 ou R$ 25 pelos 5 CDs (a versão oficial tem 4 CDs mais 1 de atualizações). Acho que seria mais interessante para todos, inclusive aqueles que ainda não tem o CL9.


» Adilson Bonan () em 28/08 21:08

É verdade pessoal, a Conectiva faz um bom trabalho mas eu acho que a revista deveria ser para nós... aqui ó... olha prá cá....

Pois somos nós que fomentamos o Linux... se a uma empresa x adotou o Linux eu não quero saber... eu quero coisas eu eu posso aprender e contribuir com os meus colagas linux...não é mesmo?

Ela que coloque uma sessão no site deles (acho que já tem) e faça uma chamada na revista, oras.

Ou então eu sugiro uma opinião para os diretores, crie duas revistas então.

1. Revista Empresarial do Linux.
2. RDL (deixe essa prá "nóis" aqui ó).

Tem muito usuário que nao tem ai e nem quer saber o que é downsing... clustering nao sei das quantas de uma empresa x la do pacífico...

Se eu tivesse um pouco de dinheiro eu mesmo ia lancar minha própria revista... pois isso sim seria o verdadeiro apoio aos usuarios... e ainda seria uma revista aberta... qualquer um poderia contribuir... nem que eu fosse na casa do usuário fotografar o computador dele com linux...

So me falta dinheiro.... quem pode me emprestar 100.000,00 aí?

Fora essa parte temos que reconhecer que a Conectiva faz excelentes trabalhos no mundo linux.

FUI
obrigado por tudo.....


» Lewis () em 28/08 21:28

Eu me senti tambem completamente ENGANADO pela capa, pelos CDs (apesar de ter gostado da dist.) e pelo LINDO poster.

Eu tenho medo que a RDL acabe e fique só porcaria, mas como alguem ai disse, a PC Master ta detonando a RDL.

T+


» TaQ () em 28/08 22:38

Engrosso o coro dos descontentes. Pouca vergonha a quantidade páginas, e nem vou usar os CDs. Só o poster que deu para dar uma animada ... mas mesmo assim, 16 mangos é muito caro. :-(


» ATT4CK3R () em 28/08 22:53

Caros Colegas Linuxistas:

Eu como muito de vc's compro a RDL desde a edição 40 (até então em minha cidade nao havia a distribuiçào da mesma). É fato q a revista é de muito bom gosto, porém a deste mês decepcionou um pouco, não pelos cd's (eu particularmente gostei), mas sim pelo descaso de nem o editorial explicar o pq da diminuição de páginas.
Nem por isso deixarei de comprar (tb compro a PC Master) mas a falta de interesse por parte da redação deveria ser explicada no site ou recompensada com uma edição especial no próximo mês, o que vc's acham?


» andarilho () em 29/08 00:32

Só acho que a RDL (e outras) deviam seguir o exemplo de uma terceira revista nacional, que de tanto conteúdo traz um conjunto de matérias num suplemento PDF incluso no CD: a Geek.

Para mim, uma "visão ampla" seria colocar matérias de casos de uso, junto com artigos para iniciantes até os mais avançados. Se fosse pelo menos assim... A revista já foi boa, mas se não melhorar some. E sobre aquela outra que citaram, de vez em quando compro pelos CDs, mas a revista em si sempre me dá raiva, por seus textos sem tanto domínio.


» Eder S. G. () em 29/08 00:55

Olá a todos os participantes do site Linux in Brazil. Sou leitor mensal da Revista do Linux, mas infelismente devido ao preço não poderei adquirí-la neste mês de agosto de 2003. Gostaria de dizer-lhes que a Revista do Linux demora muito a chegar em minha cidade (Juiz de Fora, MG) enquanto outras revistas como PC Master, Info Exame e a Java Magazine (que passei a adquirí-la) chegam bem no início de cada mês.

Acesso frenquentemente o site da Revista do Linux, e o mesmo não é atualizado com frequência. Passados 10, 15 dias de um mês é que o site coloca um pequeno sumário do conteúdo da revista do mês atual. :(

No mais, gostaria, se possível que o preço da revista sofresse uma queda. Gostaria de mais artigos técnicos e que houvesse uma maior interação com o leitor através do site e da revista. Gosto muito da revista e sempre que posso ($$) compro todo mês.

Um excelente fim de semana a todos.


» Marcos Alexandre () em 29/08 21:36

Olha, pessoal. A RDL mudou o foco e mira o mercado empresarial. Para um gerente de TI é muito mais interessante ver cases do que códigos de programa. E são eles que compram o Linux e não os analistas. E não tem outra revista de Linux nessa área.
O que poderia existir, é duas revistas: uma técnica e uma empresarial. A Conectiva escolheu a segunda.


» Evandro Pastor () em 30/08 10:49

É uma pena mesmo, uma revista que tinha tudo para ser, com o perdão da expressão "uma puta revista" cair tanto de qualidade. A primeira grande pisada de bola foi a queda da qualidade do papel. Não sei quanto a os senhores, mas eu gosto de ter as revistas que adquiri sempra à mão para uma referência rápida, e com esse papel que usam atualmente a durabilidade da revista fica muito comprometida. A segunda foi a falta de imaginação nos artigos, na maioria das vezes usando turoriais prontos da internet. Agora aumentar ainda mais o valor da revista e diminuir o número de páginas, é de lascar. Sinto muito mas a revista perdeu mais um leitor assíduo.

Realmente é uma pena nós usuários não termos revistas especializadas de alta qualidade e termos que nos virar com "revistas meia-boca" tais como a Revista do Linux, Pc Master, Info-Exame e outras... Realmente é uma pena.


» nOax () em 31/08 02:37

E nem o site eles estao atualizando com frequencia .


» maiko () em 01/09 17:43

É compreensível que alguns estejam chateados, pelo preço, quantidade de páginas, conteúdo, etc., mas analisem: é justo? A distribuição Mandrake certa época pediu concordata, parece que estava passando por dificuldades financeiras, e isto mostra que por mais que se tenha boa vontade precisa-se de dinheiro para manter iniciativas como a RDL, até este site tem patrocinadores, naturalmente. Ou seja, quantos de vocês divulgaram a outros, principalmente a não usuários de Linux, que esta edição da RDL ia trazer CDs do Conectiva e explicações sobre sua instalação? Se você não vai usar os CDs não vá dizer que são de péssima qualidade e que se envergonharia de dar de presente a algum conhecido seu, você sabe, um produto bem apresentado causa boa impressão, ainda mais se a pessoa nunca fez uma instalação de Linux.

Cara, criticar é fácil, mas lembrem que o Brasil não se restringe apenas aos grandes centros, onde você adquire CDs de qualquer distribuição facilmente, onde tem banda larga e se pode fazer download. A iniciativa da RDL foi excelente se olharmos a amplitude, o alcance da iniciativa. Se vocês têm algo a reclamar, por que não fizeram antes? Por que esperaram o melhor momento dos últimos meses da RDL, do meu ponto de vista, para criticar? Analisando os comentários acima é impressionante a quantidade de críticas, será que não há aspectos elogiáveis, vários inclusive? Eu acho muito interessante, por exemplo, que a RDL disponibiliza depois de um tempo todo o conteúdo de suas edições para acesso de quem não pagou um tostão. Ô meu, não é assim que as coisas vão ser aprimoradas, não. Não quero dizer que os comentários acima são totalmente sem razão. Mas acho sinceramente que não é este o caminho.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/09 21:33

Você já chegou a enviar sugestões e/ou reclamações para a Revista do Linux? Eu já. Eles não mudam! Eles se distanciam dos clientes, é esse o problema. A Mandrake passar dificuldades fez ela se aproximar mais dos usuários, criando um clube, aumentando as vantagens; a RdL passar dificuldades (é por isso que as páginas diminuíram?) fez ela se distanciar mais, ignorar as sugestões de diminuir os 'casos de uso' e aumentando o preço ao mesmo tempo em que diminuem o conteúdo.

A paciência ou suporte dos usuários também acaba se a empresa não mostrar respeito por eles, poxa.


» Pacozila () em 02/09 11:09

Se o problema é grana, por que não traduzir artigos de revistas de maior porte, como a Linux World Magazine (http://www.linuxworld.com/), através de convênios? Não precisa nem imprimir, vai dentro do CD em PDF mesmo.
Não tenho acompanhado de perto a dita decadência, comprei a RDL apenas nos seus 3 primeiros anos de vida, depois ela entrou no contingenciamento de verba. Contudo, confesso que ainda estou considerando em comprar a desse mês pelos CDs, mas o preço e a magreza da revista têm dificultado tomar essa decisão.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 02/09 12:01

Reproduzo a resposta do Rodrigo Stulzer sobre o aumento do preço e diminuição do número de páginas aqui:

-------------------------------------
Olá Patola,

A diminuição do número de páginas e o aumento de preço são somente para
este número. A partir da próxima edição volta-se ao preço e páginas
habituais.

A irregularidade de distribuição é algo que estamos acertando, através do
reforço na equipe.

Abraços,

Rodrigo Stulzer
http://www.conectiva.com.br

"A mind once stretched by a new idea
never regains its original dimensions"
--------------------------------------------------


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.