Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: Anjuta, Glade e AMSN

Notícia publicada por brain em agosto 26, 2003 12:48 PM | TrackBack


A coluna de hoje deve agradar particularmente aos desenvolvedores interessados no ambiente GNOME, ao falar sobre o Anjuta e o Glade. Mas para usuários "comuns" também temos a dica do AMSN, clone do MSN para Linux.

Anjuta e Glade

por Fabio Rafael da Rosa

Bom, para hoje, eu reservei um programa que me surpreendeu: O Anjuta.
O Anjuta (http://www.anjuta.org) e' uma IDE feita em GTK (a versão em GTK2 esta quase pronta) para rodar no ambiente do GNOME. A ferramenta e' muito boa, principalmente se voce pretende desenvolver aplicações para em GTK (1 ou 2) e aplicações para o GNOME. A interface e' leve e muito rápida. Alem disse, ele possui um característica interessante: o anjuta usa nada mais, nada menos que o Glade para construir a GUI do programa.

O glade e' um grande conhecido de que desenvolve em GTK, porem, vou dar uma palhinha dele aqui. E' uma aplicacao ja antiga e bem estabelecida. Você cria um projeto e desenha as diversas interfaces, e associa as funções aos eventos de cada widget da tela. O Glade se encarrega de criar todos os arquivos do projeto, fazendo com que você so' tenha que se preocupar com escrever o as funções dos eventos da interface. Unido ao ambiente do Anjuta, cria um ambiente maravilhoso para o desenvolvimento de aplicações gráficas. Eu uso Emacs para praticamente tudo, mas o Anjuta realmente me agradou muito (e o aprendizado e' muito mais fácil :) ). Fica minha dica aos desenvolvedores (mais experientes ou novatos)...


AMSN

por Comandante_Denis

O AMSN (Alvaro´s Messenger) é um clone do Messenger da Microsoft, ele possui todas as caracteristicas do Original. Esta na versão 0.81, possui idioma Português e é super leve! No site você pode fazer o download em qualquer formato(rpm,deb,etc). Aconselho baixar e conferir. O Site Oficial é http://amsn.sourceforge.net/

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre () em 26/08 13:35

O Anjuta é excelente para desenvolvedores, ele tem vários recursos, entre eles um cliente-cvs embutido. Vale a pena usar.
O AMSN é muito bom também. como é novo não tem os recursos de chat por voz nem videos, mas como é um programa novo ele vai evoluir muito.
Ele é feito em tcl/tk


» Adriel Lyra () em 26/08 14:29

Sobre o AMSN, eu já havia publicado algo sobre messenger para Linux no GULIZO. Inclui o AMSN.
Quem quizer maiores detalhes sobre o AMSN e o Yahoo! Messenger para Linux, visite http://www.gulizo.zzn.com que tem mais detalhes sobre vários messenger for linux.


» f2r () em 26/08 15:11

Alem de cliente cvs, ele possui diversas outras coisas, ate' mesmo prompt interno, debugger, auto-completar expressoes, etc, etc...
Ele e' realmente muito bom.. :)


» Arx Henrique () em 26/08 16:34

Uma característica também do anjuta é que ele tem integração com o devhelp, que nos ajuda muito na hora de programar, que por sinal poderia estar aqui também na coluna de softwares.


» a () em 26/08 19:44

Não deixem de ver também o
Gambas, uma IDE estilo Visual Basic!!!


» Logan () em 27/08 09:52

Visitei a página do Anjuta - http://www.anjuta.org - mas ela está fora do ar por causa de um protesto :

Stop the nonsense, Stop the fraud
This page is temporarily closed in protest against software patents.

For the last few years the European Patent Office (EPO) has, contrary to the letter and spirit of the existing law, granted more than 30000 patents on computer-implemented rules of organisation and calculation (programs for computers). Now Europe's patent movement is pressing to consolidate this practise by writing a new law.


» clayton () em 27/08 11:33

Alguém poderia me dizer se através do anjuta eu poderia criar aplicações acessando banco de dados mysql, postgresql e firebirdsql?
Poderiam me indicar algum material?

Grato

Clayton


» Edmar () em 05/10 09:43

Gostaria de saber se não tem jeito para colocar os simbolos de senha em um campo de texto usando o glade, estou fazendo um sistema e preciso colocar um campo no qual é nescessário colocar senha e assim mascarar este campo com asterisco para outros usuários não identificar a senha digitada.


» rweno () em 07/11 15:25

necesito a MSN


» marcelo () em 28/11 17:10

eu quero um messenger do msn


» Nair () em 22/06 15:08

estou com problema co m omeu amsn, eu instalei e quando do click no icone ele abre e fecha rapidamente, alguem sabe me informar o que fazer, tenho outra duvida quanto ao uso do ajunta para fazer debug, nunca utilizei vcs tenha alguma dica na utilização?
obrigada


» Nair () em 22/06 15:10

estou com problema co m omeu amsn, eu instalei e quando do click no icone ele abre e fecha rapidamente, alguem sabe me informar o que fazer, tenho outra duvida quanto ao uso do ajunta para fazer debug, nunca utilizei vcs tenha alguma dica na utilização?
obrigada


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.