Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna software: todas as funções do Excel e muito mais

Notícia publicada por brain em agosto 25, 2003 11:10 AM | TrackBack


Abro a coluna desta semana com uma dica que é minha mesma, e não do nosso time de colaboradores: este final de semana marcou o lançamento do Gnumeric 1.1.20, a primeira versão da planilha integrada ao GNOME com suporte a 100% das funções do MS Excel (embora sejam as da versão em inglês). A série 1.1.X do Gnumeric é para desenvolvedores, mas segundo eles esta versão já está com qualidade para usuários finais - ou você pode esperar pelo lançamento da 1.2.0, que deverá ocorrer na segunda semana de setembro.

Agora vamos às contribuições do nosso time, que hoje falaram sobre o próprio Gnumeric, o screen e o Visual PPP. Incluí também uma participação especial do Rauklei P. S. Guimarães explicando como converter suas caixas de mensagens do KMail para o Sylpheed (indicado na coluna Software de sábado):

Gnumeric

por André Filipe de Assunção e Brito (decko)

Gnumeric é a planilha de calculos do Gnome Office. Desenvolvida em GTK2. possui um visual que agrada aos olhos alem de ser bem leve. Possui, assim como o Abiword, suporte a plugins, uma variedade de arquivos que podem ser importados ou exportados. Porem, em certos pontos, ela ainda está bem imatura, como a construção de graficos estatisticos, por exemplo. É uma boa alternativa, se você precisa apenas fazer calculos com ela, e acha o OpenOffice.org Calc, muito pesado e lento. Veja mais em http://www.gnome.org/projects/gnumeric/

Screen

por Fabio Rafael da Rosa (fabio@astitecnologia.com.br)

Hoje eu vou falar do GNU screen (http://www.gnu.org/software/screen/). Não me lembro se ele já foi mencionado aqui, então, vale muito a pena para quem usa bastante o linux em modo texto. O screen é uma espécie de gerenciador de janelas para modo texto. Com ele, você pode criar diversos "ambientes" dentro da mesma tty, copiar/colar entre os ambientes, manter algumas informações (% CPU, nome da janela, nome da maquina, e diversas outras) no rodapé da pagina. Alem disso, ele permite mostrar 2 janelas ao mesmo tempo (com ta tela dividida na horizontal) e muitas outras coisas. Realmente uma _benção_ para quem esta no modo texto. Eu já não consigo viver sem ele. Experimente! :)

Vppp - Visual ppp

por Antonio Carlos (acvsilva@terra.com.br)

Programeto para dial-up utilizando-se a interface gráfica. Muito leve, de fácil instalação (source ou binário), não exigindo nada a mais que sua distro já não tenha instalado por padrão... Para os iniciantes, dispensa a configuração "na unha"... (http://www.linux-kheops.com/pub/vppp/vpppGB.html)

Convertendo o MailDir do Kmail para o Sylpheed

por Rauklei P.S. Guimarães (rauklei@ligbr.com.br)

Esta dica foi criada no momento em que resolvi utilizar o Sylpheed como cliente de e-mail e me surpreendi com sua espantosa rapidez, mas caí no problema de abandonar o Kmail e perder todos os e-mails e pastas que havia criado nele.

Para resolver isso descobri que havia um aplicativo, escrivo em Perl, que fazia a conversão, que aliás , é muito fácil de utilizar e funciona assim:

CUIDADO: Para evitar eventuais "dores de cabeça" sugiro fortemente que se faça backup da pasta Mail do Kmail.

Baixe o aplicativo "maildir2sylpheed.pl" do endereço:
http://cvs.sourceforge.net/cgi-bin/viewcvs.cgi/sylpheed-claws/sylpheed-claws/tools/

Execute-o assim:

./maildir2sylpheed.pl --kmaildir=/home/fulano/Mail

onde a opção "--kmail=" é o local da pasta Mail do Kmail

Atenção: Dependendo do tamanho de suas pastas este processo pode levar algum tempo.

Fim!

Obs: Dica extraída da lista do sylpheed: http://www.tmtm.org/cgi-bin/w3ml/index.cgi?ml=sylpheed e http://sylpheed.good-day.net/

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Aly Lalgy () em 12/09 10:39

eu gostaria de saber todas as funcoes que o excel pode ezercer


» alinne de souza machado () em 29/10 16:08

Nessa merda, nunca achei nada DE INTERESANTE!!!


» alinne de souza machado () em 29/10 16:08

Nessa merda, nunca achei nada DE INTERESANTE!!!


» Pepeu () em 04/03 09:53

Alinne antes de criticar, vamos pesquisar um pouquinho.... o excel é uma das mais desenvolvidas planilhas eletronicas do mercado, muitas pessoas nao usam nem 10% de seus recursos, e desenvolvem tabelas que ate o word executa. O excel realmente desenvolve trabalhos muito profissionais (com profissionais desenvolvendo). Poucas pessoas sabem o poder das macros, VBA e formulas combinadas. Não estou defendendo microsoft nem ninguem... mas vamos respeitar pq o excel é um senhor programa....

valeu...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.