Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO se diz vítima da IBM; Open Source Initiative responde

Notícia publicada por brain em agosto 22, 2003 04:25 PM | TrackBack


O tiro no péEm mais um lance intrigante (ou até cômico) da batalha da SCO contra o restante do mundo, seu diretor executivo Darl McBride afirmou que os ataques que sua empresa vem recebendo através da imprensa e da comunidade de software livre são na verdade uma orquestração da IBM. Que petulância tem esse sujeito... Como se precisássemos ser manipulados para oferecer resistência aos seus ataques contra o Linux, a GPL e tudo o que se coloca no seu caminho para obter lucros com um produto que não oferece méritos suficientes para concorrer com as alternativas de mercado.

A Open Source Initiative já divulgou uma resposta oficial, aprovada por Linus Torvalds e assinada por Eric Raymond. Num estilo bastante diferente do que estamos acostumados a ver em disputas entre corporações, Eric Raymond encerra sua resposta ao Sr. McBride assim: "Você tem escolha. Retire o elmo escuro e lide conosco como um ser humano dotado de razão, ou continue por um caminho que pode significar problemas para nós, mas será a ruína - muito possivelmente incluindo prisão por fraude, roubo de propriedade intelectual, abuso de ações judiciais e manipulação do valor de ações - sua e do restante da alta administração da SCO. Você tem meu e-mail, pode ter meu telefone se desejar, e você tem minha palavra de honra de que terá uma audiência justa para qualquer verdade que queira oferecer".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Mahna Mahna () em 22/08 17:01

Igualmente bom foi a segunda nota do editor: "If, as Mr. McBride claims, the amount of attention SCO has gotten from the computer press is a rational measure of the company's relevance, then -- at for least this week -- the authors of the sobig.f virus are far more relevant than SCO." Toma!


» Roger de Almeida () em 22/08 17:43

O que é a criatividade. O logotipo - tiro no próprio pé - descreve essa intrigante história, que poderia ser chamada de estória também. Mas o que o Eric Raymond disse é importante. Foi uma declaração filosófica e incisiva.

O McBride deve ter pesadelos todos os dias. Um pinguizão bicando a nuca dele.

[]
Roger


» Paulo Junqueira () em 22/08 17:58

Eric rules!!!


» aijá () em 22/08 18:21

Na realidade é o contrário. Era a comunidade linux que cobrava uma atitude ousada de empresas como a IBM.


» Pasquale () em 22/08 18:43

Off-topic e sem querer, de maneira alguma, criar confusao:

"estória" é uma palavra que já a alguns anos foi removida da lingua Portuguesa, permanecendo apenas a palavra "história".

Não estou fazendo flame, considerem como uma dica :)


» aijá () em 22/08 19:21

O Michaelis assim define estória:

Narrativa de lendas, contos tradicionais de ficção; "causo"

Como aqui falamos sobre SCO, este "causo" é difícil de acreditar mesmo.


» Lewis () em 22/08 19:35

Vexi mano, agora os cara vão sair na porrada. Será que a Fox vai televisionar a luta?

Hehe


» Marcus Grando () em 22/08 21:52

Para mim a SCO deu sua última palavra quando foi mostrar o código supostamente dela. Depois disso agora é melhor fechar as portas ou vender a empresa por uma ninharia, pois não resta outra alternativa, duvido que sobre muita coisa da SCO nesse caso... Se fosse eles retirava a ação e dizia que não passou de um mal entendido, ou até mesmo publicava o resto do suposto código como GPL para se redimir e talvez não afundar de vez...

Onde está o conselho de uma empresa dessa, que não faz nada, ou pelo menos não quer fazer... Deixar terminar de vez uma empresa assim é burrice.

Para mim foi mais que um tiro no pé...

Abraços


» Trombel () em 23/08 09:55

Aqui no sul, diríamos que o Eric e Cia. estão gastando chumbo em Chimango. Estes desafios ao diretor executivo da SCO, Mcbride, soam ingênuas.
As páginas da Internet não são o Fórum adequado para "convocar" o pessoal da SCO a mostrar o código que afirmam estaria violando direitos da SCO. Eric faz papel quixotesco e romântico, muito próprio para um romance de Cervantes, mas inócuo no caso em questão. A SCO pleiteia muito dinheiro da IBM e talvez de outras grandes empresas do mundo ca computação. Iria abrir mão da possibilidade de ganhar todo este dinheiro, numa possível vitória nos tribunais (acho plausível que eles acreditem nisso) em troca de uma conversa olho-com-olho com o pessoal ccom poder de decisão no kernel linux. Arrematada tolice!!! A SCO quer dinheiro, não acordo ou conversa. Quer ganhar no tribunal. O código que a SCO deu a público como exemplo de uso ilegal de código seu no linux parece que foi um fiasco. Pode ser que seja este tipo de prova que a SCO vai levar ao tribunal. Eu não creio nisto. Acredito que seja despiste. Mostrar provas tão fracas e ineptas num processo de US$ 3 bilhões seria de um amadorismo imperdoável. Portando sugiro que aguardemos o dia em que as verdadeiras provas e argumentos serão apresentadas diante do homem de preto. Ele e não a SCO ou IBM ou qualquer outro é quem vai decidir.


» Roger de Almeida () em 23/08 14:07

Retiraram a palavra ESTÓRIA. Essa foi de lascar mesmo.

Pasquale!! Quem deu "rm estória -f"???



» Pacozila () em 23/08 14:20

Trombel, por outro lado esta carta afirma oficial e publicamente que tanto a OSDL quanto a comunidade estão interessadas em remover qualquer código que esteja ferindo patentes, tanto da SCO como de qualquer outra empresa, e isso pesa muito num possível julgamento. Tudo isso num tom que acalma o grande público.

Estória ainda consta no novo Houaiss.


» George Tavares () em 23/08 17:22

O QUE MAIS ME INTRIGA EH PORQUE A SCO AINDA APARECE NO SITE DO UNITEDLINUX (WWW.UNITEDLINUX.COM). SE EU FOSSE OS OUTROS PARTICIPANTES DO CONSORCIO (CONECTIVA,SUSE E TURBOLINUX) ME SENTIRIA ENVERGONHADO DE VER MEU NOME AO LADO DESSA EMPRESOCA.


» Eder Silveira () em 23/08 23:11

Na minha opinião a SCO está tentando se promover, fazer markenting com essa história, e na realidade está se prejudicando, com essa briga só irá fortalecer o nosso LINUX e vai fazer com que "adoradores" de Linux e software livre não utilizem mais produtos SCO.
Um grande abraço
Mais informações em www.familialinux.kit.net


» Augusto Campos () em 23/08 23:26

George, eu acho que elas estão é dando mais corda para a SCO se enforcar. Enquanto a empresa fizer parte do consórcio UnitedLinux, ela estará distribuindo o kernel do Linux sob a licença GPL. E isso pode ser mais uma peça difícil do quebra-cabeça dela nos tribunais depois...


» EdCrypt () em 24/08 01:52

Não creio que essa ridicularização a qual a SCO se submeteu vá fazer algum bem para a imagem deles...


» EdCrypt () em 24/08 01:58

Quer dizer, com o codigo que eles apesentaram...


» Estoria () em 24/08 21:27

estória .
S. f. 1. V. história. [Recomenda-se apenas a grafia história, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções

Ta no Aurelio.

----

estória
Se não souber a grafia,clique a letra inicial, selecione a
palavra na lista de verbetes e clique "Busca".
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


-------------------------------------------------------------------------


s. f. História.
(Apesar de alguns fazerem distinção entre estória e história, recomenda-se apenas a última grafia, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções).

Essa ta no Melhoramentos.


» todorov () em 25/08 08:53

Não podem remover a estória, ela está sob a GPL!!! hehehe
Vamos dar um fork e criar a istória!!


» domus () em 25/08 09:21

putz todorov , quem foi que te ensinou isso?? carla perez??

"iscola com I"

aquela foi inesquecivel, rs


» Gustavo () em 25/08 09:51

Se é que a Microsoft tem alguma relação com a SCO, (não tenho certeza disso, mas lembro de algum tempo atrás ter lido algo dessa razão), com certeza a mesma está tentanto "minar" o consórcio United Linux visto a participação da SCO na mesma, e com certeza tentando arranhar um pouco a imagem do Linux. Esforço em vão.


» Davide () em 25/08 09:53

Na verdade estória é uma palavra morta no português já a alguns séculos, que foi trazida de volta por um brasileiro, no início do século passado, para criar uma diferenciação entre História e Folclore (estória). Mas nunca "pegou", até o surgimento de um livro que foi lançado na década de 60, senão me engano do Guimarães Rosa.
Essa palavra somente existe no Brasil, não em Portugal.
Nunca aceitei "estória" como palavra válida. Para mim é anglicismo demais para suportar.


» Roger de Almeida () em 25/08 18:16

A palavra "estória" é válida, e, inclusive para esse caso em que a SCO se meteu.

As palavras morrem por desuso e não por uma canetada de algum burocrático. No máximo, pode-se mudar a grafia. Recomendar o uso não que dizer tem que usar.

Em relação a existência unica,l, o que dizer da palavra "saudade". Por acaso em outras línguas há palavra igual?

Mas voltando ao caso SCO. Mudando a palavra. É uma vergonha.

[]
Roger


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.