Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna software: man, batchgimp e mais!

Notícia publicada por brain em agosto 22, 2003 12:38 PM | TrackBack


Tenho recebido tantas contribuições para a coluna, que acredito que farei uma edição especial neste final de semana. Obrigado pelas colaborações!

Aproveito para informar que em breve irei montar também uma edição especial também com os projetos individuais mantidos por brasileiros, conforme comentei na semana passada. Aliás, vale a pena mencionar que fiquei impressionado com a quantidade de contatos que recebi por autores de projetos.

Os aplicativos de hoje são o batchgimp e o man, que recentemente recebeu melhorias. Confira! E não perca a edição especial neste final de semana, com o festival de sugestões que recebi ontem ;-)

"man" o pai dos burros

por Gustavo Araujo Bittencourt (gustavo.bittencourt@capes.gov.br)

Aproveitando o lançamento da versão 1.59 do man-pages (contem informações sobre API, protocolos, formato de arquivos do Linux). Hoje o programas que indico é o "man", o pai do burros e administradores linux/unix. O "man" é a pricipal base de informação sobre sistemas Linux/Unix. A final, você sabe usa-lo bem? Por exemplo, você sabe o que fazem estes comandos:
$ man -k nome
$ man -K nome
$ man -a nome
$ man -S5 nome
("nome" pode ser um comando, um arquivo de configuração, uma função do C, etc)
Pois então eu sugiro começar desta maneira:
$ man man

batchgimp 0.1

por anamim

Apesar de ainda ser uma versão beta o batchgimp pode vir a ser uma boa opção para quem está acostumado a processar imagens usando o GIMP e deseja , por exemplo, processar todas as imagens de um diretório de uma só vez.

É uma alternativa para o ImageMagick que facilita para os que já tem experiência usando o GIMP. O programa é desenvolvido em Perl e interage com a scripting engine do GIMP, a interface é a linha de comando e suporta os formatos JPEG, GIF, PNG e PSD.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre () em 22/08 13:41

Valeu Augusto,

Acho muito legal a iniciativa de prestigiar os projetos Nacionais.
Poderia citar nesta futura edição, onde hospedar, buscar apoio, acho que seria interessante, pois aposto que em muitas garagens deste Brasil, tem pessoas desenvolvendo algo legal e querem partilhar.
Parabéns pela iniciativa.

Pierre - DF


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.