Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO mostra código que não é dela e acusa o Linux de cópia

Notícia publicada por brain em agosto 20, 2003 12:17 AM | TrackBack


A história do código-fonte que a SCO exibiu em público como tendo sido "roubado" dela e inserido no Linux é tão divertida que merece ser contada com detalhes - até porque o código, no final das contas, não pertence a ela.

slide 1 da SCO
[um dos slides]

Ontem a imprensa do mundo todo fez um carnaval com a exibição das fotos dos slides da SCO mostrando um exemplo de código-fonte do Linux que teria sido copiado do Unix System V (cujo copyright alegadamente pertence a ela).

Embora a maior parte dos artigos simplesmente se perdesse em especulações, alguns se preocuparam em analisar o código exibido. Neste sentido, o Bruce Perens foi mais longe, publicando uma análise completa do texto.


Não vou roubar de vocês a diversão de ler o texto do Perens, que inclui até mesmo as fotos dos slides exibidas pelo CEO da SCO e explica a tosca tentativa de criptografia empregada pela empresa. Mas já adianto que o código exibido:

- não compila, pois possui erros de sintaxe em C. Logo, não pode fazer parte do Linux, embora o comentário da função original tenha "sobrevivido" no código até hoje.
- já foi oficialmente publicado duas vezes sob a licença BSD: uma vez pela AT&T e outra pela própria Caldera (empresa que hoje em dia se chama SCO). Logo, não há problema em o comentário estar presente no kernel atual - a licença BSD permite a inclusão em projetos que usem a licença GPL (ou qualquer outra licença, na verdade).
- foi escrito em 1973 por Dennis Ritchie e/ou Ken Thompson (os autores originais do Unix), e integrada ao System III - bem antes de existir o System V, do qual a SCO alegadamente possui os direitos.
- foi liberado em 2002 pela própria Caldera/SCO para uso em projetos abertos segundo esta licença. (detalhes)
- aparece na íntegra em um livro de 1977 e em outro de 1978
- possui uma versão adicional desenvolvida independentemente pela Universidade da Califórnia (e também lançada pela licença BSD).

Agora é o momento de parar para pensar: se você fosse o CEO de uma empresa que está na situação que a SCO se encontra, e tivesse a chance de falar diretamente para a atenção da mídia em uma conferência, não escolheria um bom exemplo de infração para exibir?

Pois é. Se este é o melhor exemplo que eles conseguiram encontrar, estamos bem ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» andarilho () em 19/08 22:25

Quem diria, hein... Todo mundo preocupado (quase ninguém o suficiente, mas...) por causa disso? Bom, pelo menos eles acertaram a linguagem em que o Linux foi escrito... Já pensou se o "código roubado" estivesse em VB? Hahahah!


» joaocep () em 20/08 00:06

heheheh concordo com o andarilho.. pior se fosse um runtime do vb... :-P
Mas acho que isso serviu para que possamos pensar na seriedade de muitas empresas que tentam entrar no mundo Linux. Acho que a maioria se da bem.. mas devemos separar os picaretas do resto.

abracos.


» Carlos () em 20/08 00:52

Podíamos passar para assuntos mais interessantes... Tô sabendo de uma receita m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a no site da Ana Maria Braga e que.....


» Haroldo Luthor () em 20/08 08:03

Sério? Agora vamos fazer a primeira FlametoBakeACakeWar! Conta mais heheeh
Mas é hilário o segundo slide, espantoso seria o Linux conseguir rodar com um código desse!


» Daniel Fonseca Alves () em 20/08 08:21

A SCO perder para a Ana Maria Braga é demais! :)
Agora a SCO tá na m! , pois mostrou para o mundo todo um código que não pertence a ela alegando cópia.
Isto é fraude e falsidade ideologica!
Deve pesar muito no julgamento do caso IBMxSCO.
Outra coisa, se me lembro bem o código foi identificado dentro do Linux como sendo de copyright da SGI, alguém confirma ?



» Marcelo V. F. Menezes () em 20/08 08:27

Sabe, chega a ser hilário...mas, fazer o quê né?!
É como um famoso pensamento: "Cada um compreende de acordo com o nível que alcança."

A SCO compreendeu no nível dela...

É isso pessoal...


» Augusto Campos () em 20/08 09:36

Sim, Daniel, está identificado como sendo da SGI

Augusto


» Chucky-o () em 20/08 09:41

Achei ridículo mostrar os comentários dos fontes como "prova" de cópia de código.
Outra coisa infantil é utilizar outra fonte para o resto do texto. Parecem crianças que fazem "códigos secretos" apenas trocando letras das frases para se acharem espertos.
Só tenho um pensamento quando vejo uma coisa dessas:
"Será que o pessoal da SCO não tem vergonha de passar por uma situação ridícula destas?"
Se eu fosse funcionário da SCO acho que ia enfiar a cabeça em um buraco.


» Kelekeru () em 20/08 10:17

Acho que ainda vamos ver essa história até pelo menos Fevereiro, onde veremos o carnaval armado pela SCO, que como todos os Sambas-enredo, não dizem nada e não duram mais de dois meses.


» Roger de Almeida () em 20/08 16:19

Agora Sim!!

Essa novela está ficando boa. Daqui a alguns anos, alguém irá fazer um filme sobre isso.

O cuplado é o mordomo!!!


[]
Roger


» TaQ () em 21/08 11:59

Mais uma dela:
http://newsforge.com/newsforge/03/08/21/132219.shtml?tid=23
Só rindo mesmo ehehe.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.