Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Entrevista com Richard Stallman

Notícia publicada por brain em agosto 15, 2003 10:44 AM | TrackBack


O Open for Business publicou ontem esta entrevista com Richard Stallman, fundador do projeto GNU e da Free Software Foundation e autor original da licença GPL. Como de hábito, ele tem opiniões fortes e críticas sobre tudo, incluindo a tecnologia DRM, a SCO, Linus Torvalds, os males causados ao software livre pelas organizações que defendem o open source e muito mais.

Particularmente interessante é sua opinião sobre o Debian - eu achava que esta distribuição tinha a bênção do projeto GNU, mas Stallman deixa bem claro que não, e explica suas razões. Não que esta bênção faça falta para alguma distribuição ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Peter Parker () em 15/08 11:47

Eu NÃO li ainda a entrevista, mas pelos comentários da notícia ele parece estar numa fase meio NIILISTA...


» Augusto Campos () em 15/08 11:51

Não, ele continua acreditando nas mesmas coisas de sempre :) Até reconheceu que o kernel do Linux é importante para a plataforma GNU, coisa que não é sempre que ele diz!


» Peter Parker () em 15/08 12:02

Agora eu acabei de ler a entrevista... acho que ele exagera um pouco... nem tudo no mundo deve ser GPL (jogos, por ex - quem bancaria todo o desenvolvimento?)... e também acho exagero ele falar que não indica Debian (embora use) porque no site deste existe descrição e links de programas não GPL... e ele sempre fala do kernel Gnu (o Hurd): qdo isso sai?


» Augusto Campos () em 15/08 12:15

Acho que não é só por causa do site que ele não indica o debian não. Tem mais razões que ele cita

Quanto ao hurd, ele já saiu. Limitado, mas já saiu. Só que pouca gente usa, e acho que ainda não tem nenhuma distribuição instalável "simples" baseada nele para o pessoal usar em produção.


» EAC () em 15/08 12:19

O problema do Stallman é que ninguem ou nada pode brilhar mais do que ele, por que se não ele é contra, mesmo que seja GPL.


» Peter Parker () em 15/08 16:42

Realmente Augusto, tem developers que usam o hurd... mas ele ainda é altamente instável... acho que pra indicar pra alguém ele no lugar do Linux, ainda é mto cedo... o Hurd é, no papel, um kernel bem projetado, mas não adianta ficar falando nele como alternativa ao Linux na forma em que ele ainda se encontra...


» Lewis () em 15/08 19:14

Eu tenho uma grande vontade de usar o HURD, alguem sabe a versão que ele ta?


» Incógnito () em 16/08 04:01

Acho que alternativas são sempre bem vindas, mas não seria mais "útil" esse pessoal que está trabalhando no hurd, ao invés de se dedicar a criar um kernel do zero, não ajudar a melhorar o linux?


» EdCrypt () em 16/08 18:22

A arquitetura do GNU Hurd é relolucionaria, a do linux nem tanto. O GNU Hurd é necessario, para rivalizar de um outro nivel com o soft proprietario.
Acho que o que o RMS quis dizer é que pessoas que não tenham maior conhecimento do sistema do Debian podem adquirir softs da non-free sem saber, o que pode trazer problemas. O que não aconteceria com o tal GNU/LinEX. Ele mesmo usa Debian! Quer dizer, que sabe do que se trata, blz...


» Woody () em 17/08 15:46

Por acaso procurando documentação para o FreeBsd achei isso aqui http://es.gnu.org/bee/ e um GNU/Hurd, eles tão portando os port do BSD para ele parece interessante


» LordStorm () em 30/06 15:14

O Richard Stalmman e mto bobaum, ele nao consegue criar um kernel decente por isso fica falando mau do linux, ele comecou com o hurd em 1984 e em 1991 ainda nao tinha o kernel, enquanto o linus comecou em 1991 e em 1996 o kernel ja suportava multprocessamento e threads, enquanto o Hurd ate agora roda muito instavel mesmo com o Microkernel ja pronto a muito tempo(mach).
E para ele um programa/sistema so e bom se for GPL, pode ser instavel e lento mais se so usar coisas GPL e excelente.Axo que as coisas nao sao desse jeito, claro que se tem um programa GPL e outro nao GPL e ambos tem a mesma qualidade eu vou preferir o GPL mais nem sempre as coisas sao assim, oq ele deveria fazer era parar de ficar criticando e ajudar no desenvolvimento e na manutencao de programs open source melhores e que possam subistituir os proprietarios.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.